TibiaNews entrevista CM Rejana!


Prólogo: Rejana. Um dos funcionários que sempre estiveram com a CipSoft, e, neste ano, estará comemorando seu oitavo aniversário na empresa. Em seu trabalho ela já fez praticamente de tudo – de Head Tutor para o comando dos gamemasters, a gerente da comunidade e agora coordenadora de fansites. Embora não tão pública como seus colegas Tjured e Mirade, Rejana deve ser uma das mais dedicadas para estar fazendo o trabalho que ela faz dia após dia. Em toda esta entrevista, você lerá historias dos anos em que trabalhou na CipSoft, por seu cargo atual, alguns feedbacks da comunidade, propostas de jogadores e talvez futuras atividades que poderiam ser vistas um dia no Tibia. Sente-se, relaxe e desfrute a leitura!

TibiaNews: Olá Rejana, e obrigado por nos conceder está entrevista! Primeiramente, como você descobriu o Tibia?


CM Rejana:
Bem, depois que terminei a universidade, eu estava atrás de todos os tipos de empregos, principalmente na área de suporte de diferentes empresas. Eu me deparei com um anúncio de emprego da CipSoft e pensei: uau, isso é interessante. Então, eu verifiquei o Tibia e gostei do jogo – como uma jogadora free account em primeiro momento. Quando eu comecei a trabalhar, eu joguei muito mais, e eu era grata pela premium time grátis, pois me deixava entrar muito mais rápido. Naquela época, havia filas de espera enormes para um jogador free account.

TibiaNews: Há quanto tempo você vem trabalhando para a CipSoft?
CM Rejana: Eu comecei a trabalhar para a CipSoft na Primavera de 2004, eu acho.

TibiaNews: O que fez você querer trabalhar na CipSoft? Foi por que você jogava Tibia?
CM Rejana: Na verdade, foi o fato de que o trabalho não era um trabalho típico. Soava muito interessante trabalhar para um jogo, já que eu sou apaixonada por jogos. Eu gosto de trabalhar com computadores, com o idioma inglês e eu também queria um emprego no qual eu poderia ter contato com as pessoas. O trabalho aqui combina tudo isso. Trabalhar na CipSoft tem efeitos colaterais muito positivos. Por exemplo, você não tem que começar a trabalhar às 7:30 da manhã, pode ser mais tarde.

TibiaNews: Você já trabalha na Cipsoft há um bom tempo, com certeza já viveu momentos engraçados, especiais e memoráveis, que tal compartilhar algum desses momentos com os leitores?
CM Rejana: Hmm… Deixe-me pensar sobre isso. Bem, momentos memoráveis que me vêm à mente agora são mais in-game do que relacionados ao trabalho. Eu era uma típica noob, eu acho… Algumas dificuldades surgiram depois de Rookgaard, como o típico “hunter is pk” – eu temo hunters até hoje, embora eles realmente não sejam mais uma ameaça, graças a Deus ;P

Relacionado ao trabalho: eu já estava acostumada a responder perguntas e e-mails a partir de trabalhos anteriores. O que era incrível e especial, porém, é que eu estava me familiarizando com o suporte às dificuldades que as pessoas precisam em um MMORPG. Tibia foi meu primeiro MMORPG, e houve situações que precisavam de soluções que eu não tinha previsto. Houve muitas discussões sobre os nomes dos personagens, regras do Tibia, sobre o que é “certo” para um jogador fazer e o que não é “certo”.
Naquela época, estávamos também como gamemasters no jogo, e havia de fato alguns momentos especiais. Sempre me sentia bem quando uma situação no jogo podia ser resolvida, ou quando os jogadores ficavam felizes de ver um gamemaster e queriam tirar uma foto :o)

TibiaNews: Como foram seus primeiros meses na CipSoft?
CM Rejana: No começo, eu estava trabalhando em um escritório junto com Solkrin, Manina e Guido. Lembro-me muito bem do meu primeiro dia. A principal questão era: como as mesas deveriam ser colocadas, e onde iria sentar cada um. Solkrin já vinha trabalhando para a CipSoft há um bom tempo, eu e Manina começamos no mesmo dia. Então, nós éramos ambas “noobs”.
No início, estávamos autorizados a jogar no trabalho. Que foi muito legal. Nas primeiras 2 semanas, Manina e eu tivemos que aprender muitas coisas. Guido nos contou sobre a história do Tibia, contou para nós sobre os gamemasters, sobre as regras, sobre o jogo, sobre o que é o suporte para os jogadores. Portanto, no início, o trabalho foi principalmente jogando Tibia, ouvindo e aprendendo. Quando ficamos aptos o suficiente, nós nos unimos ao Solkrin no suporte ao cliente, respondendo e-mails, sendo gamemasters etc…

TibiaNews: Você já jogou outros jogos ou MMORPGs?
CM Rejana: Eu jogava mais jogos de console. Eu ganhei meu primeiro Mega Master System em 1986 e jogava jogos como Hang por horas, como uma criança. Mais tarde ganhei um Super Nintendo e simplesmente amei os jogos de corrida e saltos. Antes de Tibia, eu não tinha jogado nenhum outro MMORPG. Depois de um tempo jogando Tibia, eu comecei a amar jogos online e hoje em dia quase não jogo mais os de console. Já joguei vários MMORPGs depois do Tibia. Já joguei Ragnarök online por um tempo, tentei jogar Flyff, depois joguei Senhor dos Anéis online, também tentei jogar World of Warcraft, e agora estou de volta ao centro da terra :o)


TibiaNews: Qual é sua parte favorita no Tibia em si?

CM Rejana: Eu amo o fato de ser necessário interagir com as pessoas. Para mim é o que torna o Tibia muito especial. Suas ações são importantes, e o que você faz influencia outras pessoas. Você pode moldar o seu mundo, o lugar onde quer ir, os itens que deseja. E também tem um pouco de sentimento realista.
Eu também adoro conceitos como “uma bolsa em uma bolsa dentro de uma bolsa em uma bolsa em uma bolsa…..”. Seria tão fantástico se isso pudesse ser feito na vida real. Eu tenho uma caixa no meu apartamento e se fosse possível iria organizar tudo nela. XD

TibiaNews: Atualmente você joga Tibia ativamente em outro personagem que não seja o seu profissional? Se sim, com que frequência?
CM Rejana: Sim, eu tenho uma conta pessoal para jogar Tibia. Recentemente criei um novo personagem e eu estou jogando de vez em quando, juntamente com Tjured e Mirade. Como eu também estou jogando Lotro ativamente, eu passo mais tempo lá do que no Tibia, sem dúvida. Então – é casual, e eu jogo uma ou duas vezes por semana durante um bom tempo. Eu gosto muito do ambiente online e eu gosto de brincar. Não sou um powergaming


TibiaNews: Há muito tempo, você era uma head tutor (Alguzara), logo após Craban desistir do título. Você gostou de ser um head tutor?

CM Rejana: Sim, gostei muito disso. Gosto de trabalhar em estreita colaboração com uma equipe. Depois de ser head tutor, eu me tornei chefe dos gamemasters, e agora estou trabalhando com os administradores de fansites. Assim, a maioria do tempo tenho trabalhado aqui, estava sempre responsável por uma pequena equipe.

TibiaNews: Depois de algum tempo de ser um head tutor, você se tornou uma head gamemaster. Como foi isso?
CM Rejana: Bem, os GMs eram jogadores de longa data e, honestamente, a maioria deles sabiam muito mais sobre Tibia do que eu. Então foi um pouco estranho no começo, de repente ser a chefe de um grupo e não tendo conhecimento detalhado como que os outros gamemasters tinham. Formavam um grupo incrível e geralmente era divertido trabalhar com eles…

TibiaNews: Você gostava de responder os gamemasters diariamente nos fóruns e ajudando-os com situações, reclamações etc?
CM Rejana: Sim, eu gostava, embora fosse bastante difícil às vezes. As vezes você tinha que tomar decisões que não gostava: você tinha que remover um banimento por exemplo, porque simplesmente não havia provas suficientes para mantê-lo. O gamemaster que emitiu o ban, por outro lado, tinha certeza de que ele tinha sido correto. Conflitos surgiam também. é realmente muito difícil decidir uma situação como um árbitro, mesmo que você não estivesse presente. Isso realmente me atingiu às vezes.

TibiaNews: Você ficou triste por ter deixado a equipe de gamemasters para se tornar uma community manager?
CM Rejana: Deixar uma equipe é sempre triste por causa das pessoas que você deixa para trás. Profissionalmente, porém, foi uma boa decisão me tornar uma community manager. Não me arrependo disso.

TibiaNews: Foi difícil para você e sua co-head gamemaster (Neofine) se adaptarem para se tornarem community managers, concentrando-se mais em questões relacionadas com a comunidade e não mais com o foco na aplicação da regra?
CM Rejana: Não estar mais envolvida no aplicamento de regras era realmente um alívio para mim. Os community managers não existiam antigamente. Então, eu e a Neofine (Mirade) começamos (junto com Andasstra, que não trabalha mais na Cipsoft). Então, poderíamos participar na formação de nosso próprio trabalho, que foi muito especial também.

TibiaNews: De todas as três posições (head tutor, chefe dos gamemasters e community manager), que posição você mais gosta? Por quê?
CM Rejana: Eu diria que é o cargo de community manager. Eu gosto da variedade que o trabalho oferece, por exemplo escrever artigos, ler fóruns, recolher e avaliar feedbacks, trabalhar em conjunto com os administradores de fansites, discutir estratégias, fazendo pesquisas e assim por diante – e eu gosto do fato de que eu não tenho mais que decidir sobre as violações de regras.


TibiaNews: Parecia que você e a Neofine (agora Mirade) faziam uma boa equipe como chefe dos gamemasters, é por isso que ambas decidiram mudar para community manager ao mesmo tempo?

CM Rejana: O departamento estava sendo formado, e todo mundo poderia fazer parte dele. Nós ainda não tínhamos decidido nos tornar community managers juntas. Várias pessoas poderiam assumir esse posto, e eu acho também que “os chefes” pensaram que formávamos uma boa equipe. Eu acho que nos completamos muito bem. Mirade adora trabalhar nos fóruns, e tornou-se chefe dos community mannagers muito rapidamente – e eu prefiro trabalhar em conjunto com uma equipe menor. Então, poderíamos dividir responsabilidades principais facilmente.

TibiaNews: Por que você e Mirade mudaram o seus nomes quando se tornaram community managers? (Alguzara para Rejana, Neofine para Mirade).
CM Rejana: A razão para isso era, principalmente, que os nossos antigos nomes foram associados a um determinado trabalho, como por exemplo gamemastering, e com isso, ao trabalho de sempre responder sobre a regras no Tibia. Então, para facilitar a transição e para fazer um corte lá, optamos por novos nomes, é como ter uma nova identidade.

TibiaNews: Como é um dia típico no escritório dos community managers?
CM Rejana: Bem, geralmente Tjured chega primeiro, Mirade é a segunda, e eu sou a última a chegar ao escritório. Em seguida, no início, falamos sobre coisas que aconteceram, trocamos notícias e procedemos todos com negócios diários. Eu verifico os e-mails de fansites e do conselho de fansites, respondo e-mails e mensagens, e depois faço o que mais é preciso fazer. Analiso o formulário de feedback, ler os fóruns de fansites e coletar feedback, pensar em uma nova enquete, escrever um artigo para o site, ou responder a perguntas de entrevistas ;P (ok, isso não acontece muitas vezes…), por exemplo.
Também muitas vezes falamos sobre estratégias de como reagir a um problema ou a uma mudança, ou então participamos de reuniões com os desenvolvedores, para que possamos saber o que vai acontecer no Tibia, e o que está na agenda geral para o jogo ou os nossos outros produtos.

TibiaNews: Você é uma daquelas pessoas que não podem começar o dia sem seu café? ;]
CM Rejana: Na verdade, sim ;P eu tenho o meu primeiro café em casa. Então, geralmente eu tenho outro no trabalho, mas não logo no início do dia. Normalmente, em torno de meio dia ou um pouco mais tarde…

TibiaNews: Como foi começar um novo cargo junto com Tjured, depois que Ogrey saiu?
CM Rejana: Fiquei realmente muito impressionada de como foi fácil. Tjured se encaixou na equipe muito bem. E ele é jogador de Tibia há anos, e também foi bastante útil tê-lo aqui. Mirade e eu jogamos, mas nós duas nunca chegamos a conteúdo de alto nível. Tjured é mais experiente nessa área, também se tratando em PvP.

TibiaNews: Qual é a pessoa com quem você mais se da bem no escritório da CipSoft? (se você não pode escolher um, com quem você preferia ficar 7 dias seguidos presos em uma ilha?) ;]
CM Rejana: Eu levaria Mirade e Tjured comigo. Eu sei que existem excelentes funcionários aqui, e realmente somos uma equipe harmônica, e sempre tem um par de risos durante o trabalho. Então ficar em uma ilha com eles por uma semana seria divertido.

TibiaNews: Não é nenhum segredo que você se concentra mais em questões internas dos CMs, como principalmente no trabalho com fansites. Você gosta de ser chefe do programa de fansites?
CM Rejana: Sim, como expliquei anteriormente, eu realmente gosto de trabalhar em conjunto com uma equipe. Eu também acho que é impressionante que existem alguns jogadores do Tibia que gostam tanto do jogo, que decidem dedicar muito do seu tempo livre não só para jogar, mas também para a criação de um fansite para ele… Muitos não são “profissionais” (profissional é provavelmente a palavra errada aqui…) Refiro-me ao fato de que seus administradores ou criadores não ganham um único dólar com eles, eles preferem pagar com dinheiro, a fim de fornecer o seu conteúdo para a comunidade.

TibiaNews: Desde que você é a coordenadora de fansites, você os visita muitas vezes? Se sim, quais fansites que você visita ou mais gosta?
CM Rejana: Sim, eu visito fansites frequentemente. Eu leio suas notícias e seus fóruns, que fazem parte da minha atividade diária. Como o fórum do TibiaBR é realmente o mais ativo, eu estou lá com mais frequência. Eu uso o google tradutor e tento entender o que está sendo dito lá, meu português é muito ruim, para ser honesta. As vezes, é realmente muito engraçado ler textos que foram traduzidos por um tradutor automático…
Para a pergunta que fansite que eu mais gosto: é difícil dizer, todos têm seu próprio charme e estilo próprio. Eu posso dizer embora que seja os sites estatísticos, TibiaLottery e TibiaCubix por exemplo, eu visito com menos frequência, uma vez que de acordo com os feedbacks sábios, não há muita coisa acontecendo por lá. Isso não significa que eu não goste deles. Como você deve ter notado, nós CMs tivemos bastante diversão brincando com alguns Cubixs, e também olhamos as estatísticas de tempos em tempos.

TibiaNews: Como vocês três distribuem as tarefas entre si?
CM Rejana: Mirade e Tjured frequentam o Auditorium. Tjured também passa algum tempo no TibiaME e no board de propostas. Mirade, como líder dos community managers, muitas vezes tem reuniões de organizações e está ocupada com monitoramento e planejamento. Eu sou a principal responsável sobre os fansites, e também cuido dos formulários de feedback e das enquetes. Todos se revezam para escrever os artigos em destaque. Mirade também escreve principalmente notícias, no entanto, Tjured muitas vezes ajuda, e eu também.
Para nós, CMs, é importante podermos substituir uns aos outros, por isso, enquanto todos nós temos os nossos campos específicos, nós sabemos o suficiente sobre os outros campos de trabalho que poderíamos ajudar, se necessário.

TibiaNews: Se você fosse capaz de criar qualquer tipo de evento (global, para qualquer tibiano que quisesse se envolver), que tipo de evento seria?
CM Rejana: Eu adorei os trabalhos do concurso “Royal Painting” que nós fizemos junto com os fansites. Acho fantástico que os jogadores possam fazer algo que poderá ser colocado no jogo. Tais eventos sempre serão uma exceção – embora nem todo mundo goste deles.
Um evento que a maioria dos jogadores iria participar – isso é difícil, já que os gostos são muito variados.

TibiaNews: Que tipo de prêmios eles teriam?
CM Rejana: Definitivamente nada que possa dar ao ganhador uma grande vantagem dentro do jogo, algo que faça dele ou dela invencível… Em vez disso, algo único e decorativo.

TibiaNews: Aproveitando o assunto, qual sua world quest favorita?
CM Rejana: Eu amo a ideia da Demon’s Lullaby, ou o evento A Piece of Cake. É divertido :o)

TibiaNews: Voltando a abril de 2005, um recrutamento para um “Gerente de Eventos” foi postado na página do Tibia, como pode ser visto aqui. Mais tarde foi dito que foi uma “brincadeira de primeiro de abril”. Entretanto, a ideia de um “Gerente de Eventos” parece ser criativa, intrigante e algo que pode realmente despertar grande interesse da comunidade tibiana e aproximar as pessoas, assim como as world quests. Você acha que um cargo como um “Gerente de Eventos” poderá um dia surgir? E por que ou por que não?
CM Rejana: Bem, como há muitos mundos no Tibia, eventos in-game controlados manualmente jamais poderiam ser organizados ou levados a todos eles. Então, eu duvido que um “gerente de eventos” seria mesmo contratado. é possível que nosso suporte aos eventos in-game possa ser melhorado, mas no momento nada está planejado.

TibiaNews: Há algum plano para ampliar as funções dos community managers para que eles fiquem mais focados, mais próximos da comunidade e dos jogadores, em vez de apenas no fórum ou nos fansites?
CM Rejana: Isso também está nos nossos planos – contudo, pela mesma razão do “gerente de eventos”, é pouco provável e um pouco difícil de se realizar. Somos apenas três, e existem 77 mundos que teríamos que atender ao mesmo tempo, sem favorecer um ou outro mundo. Outros meios de comunicação poderão ser implementados ou instalados, entretanto, eu duvido que só nós três conseguiríamos ter um foco dentro do jogo que seja satisfatório para a maioria dos jogadores. Encontros in-game permanecerão em ocasiões especiais, presumo eu.

TibiaNews: Muitas propostas da “CM Proposal Collection” já foram adicionadas ao jogo, e muitas outras parecem ser boas ideias que permanecem intocadas desde 2008. Como a equipe dos community managers decide o que vai para a proposal collection?
CM Rejana: Primeiro de tudo, a proposta precisa ser viável e precisa se encaixar no contexto do Tibia. E precisa ser algo que muitos irão gostar. O community manager responsável verifica as propostas e, então, adiciona a lista, ou não. Nós sabemos que a situação não vai muito bem no proposal board, e existem algumas ideias de como nosso trabalho lá poderia ser melhorado. Tjured poderia responder isso com muito mais detalhes, visto que ele vem trabalhando no proposal board recentemente.


TibiaNews: Como as atuais propostas viram parte do jogo? Você precisa sentar e conversar com a equipe de produção, por exemplo?

CM Rejana: Sim. Para cada update há reuniões de planejamento. Nessas reuniões, nós apresentamos as propostas.
Os product managers decidem, então, o que será implementado no update. Como existem muitos tópicos que deveriam ser acrescentados ao Tibia, por exemplo balanceamento de vocações ou de PvP, algumas propostas ótimas acabam sendo adiadas, porque quem estaria encarregado delas acaba tendo que fazer alguma outra coisa.

TibiaNews: Qual proposta você gostaria que fosse implementada?
CM Rejana: Pessoalmente, eu iria amar ver efeitos climáticos, e num lado mais prático, hotkeys escolhidas para cada personagem não só no Flash, mas também no stand-alone client. A propósito, eu amo o market, que foi um avanço que eu esperava há um bom tempo, na verdade :o)

TibiaNews: Vocês community managers podem escolher o que será implementado em updates ou patches?
CM Rejana: Nós apresentamos as propostas e ideias, contudo, a decisão não cabe a nós.

TibiaNews: Numa semana ou em um mês, você acha que vocês tem cerca de quantas reuniões com os product managers e desenvolvedores?
CM Rejana: Nós temos reuniões regulares uma vez por semana com os product managers, onde nós repassamos as opiniões dos jogadores obtidas durante a semana e falamos sobre assuntos especiais. Há também encontros regulares com a equipe de conteúdo, onde também repassamos as opiniões. Entre essas reuniões, existem algumas “excepcionais”, se algo precisa ser discutido e não faz parte da rotina ou das atividades diárias. Então – elas acontecem bastante :o)

TibiaNews: Como você deve ter notado, a comunidade tibiana mudou muito ao longo dos anos (seja positivamente ou negativamente). O que você faria para mudar a comunidade, para tentar deixá-la como era antes? Você acha que há alguma esperança para o futuro da comunidade do Tibia?
CM Rejana: Eu não tenho certeza do que você quis dizer com “esperança para o futuro da comunidade do Tibia”. Você acha que a comunidade do Tibia está fraca, frágil ou não está funcionando? Então eu discordo. A comunidade tibiana cresceu muito ao longo dos anos, e portanto também mudou. Eu não diria melhor ou pior. Ela simplesmente evoluiu e mudou.
Talvez as pessoas que passaram por esse crescimento agora percebam que a comunidade não está tão “unida”, “prestativa” ou “amigável” como era antes. A razão para isso pode ser o grande número de pessoas que existe atualmente, o que faz com que você não conheça mais todo mundo. No começo, era como se quase todos se conhecessem.
Quando você tem uma comunidade grande como a do Tibia, você pode achar muitas sub-comunidades. Eu estou certa de que a familiaridade e a confiança entre os membros de uma sub-comunidade atual é parecida com a situação global no início do Tibia. No Tibia, as sub-comunidades são organizadas pelo idioma, por exemplo. Pessoas que falam inglês tendem a formar um grupo juntos, assim como quem fala polonês, português ou qualquer outra língua que prevaleça numa parcela significativa da comunidade.
Então, respondendo a pergunta – o que eu faria para mudar a comunidade? Eu não tentaria mudar a comunidade. Eu tentaria adaptar meu trabalho às necessidades dela.
Claro que eu tentaria influenciá-la positivamente, mas seja lá o que eu fizesse, algumas pessoas gostariam, outras não.
Pessoalmente, eu acho que, como a maioria da comunidade do Tibia fala português atualmente, ter um community manager que falasse português, por exemplo, poderia melhorar um bocado o trabalho da comunidade e isso seria, na minha opinião, “adaptar o trabalho às necessidades da comunidade”, e não o contrário…

TibiaNews: Como você descreveria a comunidade tibiana em uma palavra?
CM Rejana: Só uma palavra? Isso é impossível. Há muitos aspectos diferentes na comunidade tibiana. Ela varia da graça à seriedade, da prudência à falta dela, da bondade à crueldade, do role-playing ao power-gaming, e assim por diante. Qual a combinação disso tudo? Todas essas pessoas apreciam esse jogo 2D chamado Tibia, um jogo que tenta oferecer, em troca, todos esses aspectos.

TibiaNews: Nas recentes festividades dos 15 anos, você decidiu tomar a forma de um esquilo (como vimos em várias fotos). Há alguma razão em particular para essa escolha?
CM Rejana: Eu adoro esquilos, simplesmente amo seu modo de vida. Uma vez por ano eles hibernam. Durante o inverno, essa é a coisa mais inteligente que se pode fazer. Na primavera e no resto do ano, eles pulam por aí e se divertem e coletam alimentos para o próximo inverno. Então, quando o tempo esfria novamente, eles dormem em suas tocas, acordam apenas para comer, e voltam a dormir. Vida perfeita! :o)


TibiaNews: Sites de relacionamento mudaram a forma como vemos a internet, e também mudaram a forma de nos vermos e nos comunicarmos com outros jogadores e até mesmo com a CipSoft. Pessoalmente, você gosta de atualizar os sites de relacionamento para o Tibia? (Twitter, Facebook etc.)

CM Rejana: Sim, nós estamos todos impressionados com o desempenho da página no Tibia no Facebook. Pessoalmente eu gosto do Twitter, Facebook e tudo isso, e posso ver-nos usando o Twitter de uma forma ainda melhor – mas sejamos honestos, atualmente não vou dedicar mais tempo ao Twitter do que já dedico. Eu duvido que isso valeria a pena de alguma forma. No entanto, o Facebook é fantástico – 100.000 fãs! Yoooohoooo!!! Você viu o vídeo fantástico do nosso artista gráfico? Eu gosto muito do que podemos fazer no Facebook.

TibiaNews: Você acha que um dia o Tibia poderá se ramificar em um Tumblr ou manter um blog atualizado frequentemente com informações sobre o que acontece nos escritórios? (como uma carta ao editor, se vocês fizerem…)
CM Rejana: Hmm… talvez um dia. Eu acho que se nos estendermos a essa área, dedicar mais tempo ao Twitter será o primeiro passo – mas isso é só uma especulação. No momento não planejamos abrir um blog, ou começar a usar o Tumblr.

TibiaNews: Qual sua rede social favorita para manter o Tibia atualizado e comunicar-se com os jogadores?
CM Rejana: Bem, Facebook (pela parte social) – e comunicação com os jogadores, ela acontece no Auditorium do tibia.com ;o)

TibiaNews: Eu lembro que quando eu era um gamemaster, sugeri que a CipSoft se ramificasse e criasse um escritório aqui nos Estados Unidos. Você foi uma das pessoas que apoiaram a ideia e disse que você seria a primeira a ajudar se a ideia se concretizasse. Você ainda considera a possibilidade de a CipSoft se expandir a nível global e se mudar para os Estados Unidos? Se sim, você mantém sua palavra e seria a primeira a ajudar a por o plano em ação?
CM Rejana: Bem, para ser honesta, não acho que a CipSoft abrirá um escritório nos Estados Unidos. Mas, se fosse o caso, eu ainda estaria à disposição para ajudar na mudança, apesar de que me mudar para os Estados Unidos não seja, atualmente, meus planos de vida.

Perguntas Rápidas

TibiaNews: O que você mais gosta de fazer no seu “tempo livre”?
CM Rejana: Reunir-me com os amigos e passar um bom tempo juntos.

TibiaNews: Qual seu eletrônico/gadget favorito?
CM Rejana: Hmm… difícil decisão… meu celular ou meu iPad…

TibiaNews: Qual seu aplicativo favorito no iPad?
CM Rejana: Além de alguns jogos (você conhece Astroslugs?), eu amo o aplicativo “The Star Walk”. Estou realmente impressionada com ele.

TibiaNews: Qual sua comida favorita?
CM Rejana: Schnitzel com batatas fritas. Se você me fizer a mesma pergunta num outro dia, minha resposta poderá ser diferente… ;p

TibiaNews: Sua cor favorita?
CM Rejana: Laranja ou azul, dependendo do meu humor.

TibiaNews: Dia da semana preferido?
CM Rejana: Sexta-feira!

TibiaNews: Estação preferida?
CM Rejana: Primavera!

TibiaNews: Banda ou músico favorito?
CM Rejana: Hum… eu gosto de Morcheeba, Jack Johnson e Pink Floyd, por exemplo…

TibiaNews: Muito obrigado por reservar esse tempo para sentar-se conosco e responder às nossas perguntas!


Essa entrevista foi feita pelo fansite TibiaNews. A versão original pode ser conferida aqui.

Tradução: Mat Preparit e Striker Skazy.
Revisão: Dher, Leohant e Sanosuke’Matheus.

  • author image
    Fiel Alus
    mar 23, 2012 @ 11:22 am

    Fraco, falta trabalho in game, pessoas que aproximem o cliente a CIP.

    Deveriam, contratar mais pessoas para trabalhar no apoio fora e dentro do jogo.

    Acredito que ferramentas automáticas são boas, mas seriam melhores se tivesse a percepção humana in game também.

    • author image
      Fiel Alus
      mar 23, 2012 @ 11:24 am

      Quanto a entrevista, legal, ela parece ser bem esforçada.
      Deve entender bastante do game, e por vezes deve ter suas idéias restringidas.

      gostei da entrevista.

  • author image
    Sem Nome
    mar 23, 2012 @ 13:40 pm

    Se ela mesmo diz, que joga mais Lotro do que o proprio game em que trabalha(sendo cansativo ou não), das duas uma, ou o jogo vai se tornar mais parecido com o Lotro, ou o tibia está acabando.

    Porque eu sinceramente acho o Lotro um jogo tão fantastico como o Tibia (leia-se Tolkien), mas por tibia fazer parte da minha origem, ou digamos até da minha biologia(é muito tempo jogando a parada fica no sangue),é muito dificil de se abandonar.

    Vamos ver o que virá…

    • author image
      Rammuh
      mar 28, 2012 @ 22:18 pm

      Bem, ela passa o dia inteiro envolvida com Tibia, acho que quando ela chega em casa ela quer ficar bem longe de Tibia xD

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!