Tochki Entrevista os Artistas Gráficos!


Recentemente o supported fansite de TibiaMe Tochki.su fez uma entrevista com os artistas gráficos da CipSoft, Jan (Penciljack) e Hannes (Lyxoph), confira abaixo a tradução dessa entrevista e conheça um pouco mais os responsáveis pelas artes do Tibia e do TibiaME!

TochkiAlgumas palavras sobre os seus apelidos. De onde eles vêm?

Jan: Existem um fórum de arte por ai, que tem o mesmo nome, mas não tem nenhuma conexão com o meu caso. Penciljack é o nome do meu personagem no Tibia. Para mim, um bom desenho é a base para ser um bom artista. Eu amo o bom e velho lápis como ferramenta de desenho, e eu queria refletir algo relacionado a arte, então é disso que essa parte do nome (pencil) vem. Eu também admiro os artistas que sabem como se expressar em diferentes estilos, ou mesmo diferentes meios e disciplinas, de modo a ser um “Jack for all trades“, no sentido de versatilidade e curiosidade, a vontade de ficar melhor dentro da área escolhida e nas artes em geral, é representado pela parte “Jack”. Sim, é isso.. eu acho bastante profundo.

Hannes: Quando eu tive que escolher um apelido para o Tibia, eu primeiro tentei colocar um nome que fosse de alguma forma relacionado com o que eu faço. Eu queria que fosse único, então eu chequei cada nome na internet. No entanto, todos que eu pensei já existiam, no final, eu só combinei várias letras aleatórias e formei Lyxoph.

TochkiComo vocês começaram a desenhar e como vocês se tornaram artistas profissionais?

Penciljack: Eu sempre amei desenhar, e fazer isso profissionalmente foi o que eu sempre quis. No entanto, não é algo que você teria considerado um carreira convencional, com poucos e pequenos projetos sobre como realmente ganhar a vida nesta área. Especialmente se você não conhece alguém que poderia lhe mostrar o caminho. A riqueza de informações fornecidas pela internet com todas as suas comunidades maravilhosas de artes e as possibilidades de aprender com outros artistas online ou assistindo tutoriais não é nada perto do que ela tem para oferecer hoje em dia… A “dica” de costume, era você obter uma educação “real” e um “bom” emprego primeiro, e depois, de alguma forma, talvez você tenha talento e sorte… Então, por volta de 1998, após poucas tentativas sem inspiração em carreira “convencional” eu acabei fazendo um estágio em um estúdio de design de pequeno porte. A partir de então, eu estava no meu caminho. Meu primeiro emprego em tempo integral foi na Cipsoft alguns anos mais tarde.

Lyxoph: Eu comecei a desenhar assim que eu fiquei velho o suficiente para segurar uma caneta na minha mão. No final da minha carreira escolar eu fiz questão de colocar uma ênfase em cursos de artes, já que a arte sempre foi minha matéria preferida. Neste momento eu já sabia que eu queria ser um artista gráfico, então combinei este trabalho com as únicas coisas que eu era bom: desenhar e jogar. Depois de meu dever de serviço civil, peguei um estágio em uma empresa de jogos e mais tarde trabalhei como freelancer em uma empresa de jogos para celulares. Então, eu decidi que era uma boa coisa eu ter algum tipo de diploma e ganhar conhecimento na área de modelagem 3D, por isso passei os próximos quatro anos estudando “MultimediaArt”.

TochkiVocês participaram de outros projetos de jogos?

Penciljack: Na faculdade eu fiz alguns trabalhos relacionadas à artes de jogos ao tentar construir um portfólio. Também fiz um pouco de arte para um Mod, no entanto como a maioria dos tais projetos, ele morreu. Eu fiz e ainda faço ilustração freelancer também.

Lyxoph: Antes de ingressar na CipSoft, eu fiz trabalho para outras empresas no mercado de jogos para celulares. Eu também fiz alguns desenhos (infelizmente) inacabados para jogos indie.

Clique para ampliar!

TochkiQuando vocês entraram para a CipSoft?

Penciljack: No verão de 2004.

Lyxoph: Comecei a trabalhar na CipSoft como estagiário. Minha primeira tarefa para o TibiaME foram os gráficos para o Update de Outono 2008. Após uma pequena pausa, voltei para a CipSoft durante minha tese de diploma em meados de 2009, e fiquei trabalhando aqui desde então.

TochkiQuais os tipos de artes que cada um de vocês criam em seu trabalho atual?

Penciljack: Trabalhamos tanto no Tibia quanto no TibiaME, fazendo Sprites, Ilustração e Concept Art.

TochkiQuais ferramentas vocês usam em seu trabalho? Quais são os seus modelos de gráficos?

Penciljack: Photoshop CS5 com uma Wacom Intuos3 (tamanho A4), Painter12 e o bom e velho lápis e papel 😉

Lyxoph: Photoshop, Cosmigo Pro Motion, Wacom Intuos4 A4, várias canetas, um caderno de desenho e folhas soltas de papel.

TochkiVocês jogam Tibia ou TibiaME? Se sim, quais suas vocações e leveis?

Penciljack: Eu jogo um pouco de Tibia de vez em quando. Eu sou um Sorcerer de level muito, muito baixo 😉

Lyxoph: Eu não tenho jogado muito TibiaME, eu só tenho um knight de level 9. Estou jogando com um knight no Tibia, atualmente estou no level 71.

TochkiComo vocês se sentem quando vocês finalmente veem os mundos dos jogos desenhados por suas mãos?

Penciljack: Ainda é um sentimento muito legal, mesmo após todos esses anos!

Lyxoph: É obviamente um sentimento gratificante quando você pode finalmente ver seus gráficos vivos no jogo e observar como os jogadores interagem com os itens que você criou.

TochkiQuem é o seu artista/ilustrador favorito?

Lyxoph: Eu sempre desenhei com grande inspiração nas fantásticas paisagens de Roger Deans. Quando se trata de pixel art, eu admiro muito as obras de Henk Nieborg e Fool.

Penciljack: Frazetta, James Ryman, Matt Dixon, Jim Murray, Adrian Smith, Simon Bisley, Iain McCaig apenas para citar alguns. Também admiro o trabalho dos artistas de pixel art que Lyxoph mencionou. Existem tantos artistas que eu gosto, porém, abrangendo muitos diferentes gêneros, temas e períodos.

TochkiQue tal uma pequena demonstração de suas habilidades? Vocês podem desenhar uns aos outros?
E também desenhar o meu retrato. E também os retratos dos meus amigos do TibiaME. E…

Tjured: Espere, espere! Esta tarefa é um pouco trabalhosa. Mas eles vão tentar editar os sprites do jogo referindo-se à sua solicitação.

TochkiQuais são seus hobbies?

Penciljack: Artes, Basquetebol, Tênis, Cinema, Quadrinhos & Livros, Jogos.

Lyxoph: Além de desenhar e pixelizar, eu coleto e jogo videogames, assisto filmes, tiro fotos de carros clássicos ou ando de bicicleta.

TochkiDiga algo ruim sobre o outro. Por que “aquele cara” te irrita algumas vezes?

Penciljack: Eu odeio quando ele pega o seu “Hat of the Mad” cor de rosa e fica lá rindo… sempre significa problemas 🙂

Lyxoph: Ele deveria cortar o cabelo! Não, sério, não há nada ruim que eu poderia dizer sobre Penciljack, caso contrário não estaríamos trabalhando juntos tão bem.

TochkiVocês recomendam a nossos leitores com talentos artísticos tornar-se artistas profissionais e participar na criação de jogos? É divertido?

Lyxoph: É divertido trabalhar em jogos, é claro. No entanto, nem sempre é fácil – muitas vezes você tem que vir com idéias novas quando você está criativamente drenado. Provavelmente não é para todos. No final, sempre trabalham de uma forma ou de outra. Se você está determinado a prosseguir uma carreira artística, trabalhando na indústria dos jogos é certamente uma opção viável. Você realmente deve colocar seu coração e alma nele.

Penciljack: Sim! Nunca deixe ninguém lhe dizer que não é um plano de carreira viável. Acho que nunca houve um melhor momento para ser um artista, na verdade, por isso, se você realmente quer isso, vá em frente e não desista.

Gostaram da entrevista com os artistas gráficos do Tibia e TibiaME?

Vocês podem ver a versão original da entrevista aqui.

  • author image
    Thiago
    jan 31, 2012 @ 22:28 pm

    Muito boa entrevista ;D adorei

  • author image
    guardianoo
    fev 2, 2012 @ 16:28 pm

    apesar de jogar Tibia e nao TibiaMe, acho o grafico do java mto melhor do q C++ e, pelo q vejo na matéria eles parecem gostar mais de desenhar no Java tb. Pq a cyp nao faz um cliente Java do tibia ao invés de Flash? O Flash ja é ultrapassado e nao tem atualização pro futuro.. ja o Java além de mais bonito graficamente é uma plataforma em expansão =). Gostei da matéria parabéns!!

  • author image
    Nathan
    fev 2, 2012 @ 17:03 pm

    Realmente, excelente entrevista! Eu desejo trabalhar na área de jogos, gostei muito, valeu das dicas *-*

  • author image
    Levi
    fev 2, 2012 @ 17:39 pm

    gostei mto da entrevista! apesar de eu nao jogar o Me gosto mto dos graficos do jogo. Acho q a Cyp deveria fazer um client em java do Tibia, pois como demosntrado na entrevista, os profissionais até preferem o Java ao C++ e, como o flash trava mto e nao tem mais suporte, é uma tecnologia morta ao contrario do Java. Muito boa a entrevista gostei 😀

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!