Tutorial Básico para Paladin


Apresentação

E aí galera do Portal Tibia! Eu sou um novo colaborador e quero compartilhar principalmente o conhecimento que carrego sobre a vocação paladin. Em breve, quero disponibilizar uma série de tutoriais de hunts e outros assuntos importantes para paladins. Quero destacar também, a importância de vocês participarem aqui nesta seção com opiniões, dicas, críticas e sugestões. Assim, nós poderemos construir junto um excelente espaço de informações e trocas de experiência para paladins de todos os níveis.

Considerações Iniciais

Este tutorial é direcionado para jogadores iniciantes que têm pouco ou nenhum conhecimento sobre o jogo e a vocação paladin. Além disso, vale lembrar que para desfrutar de todos os recursos dos paladins disponíveis no jogo, é preciso ser Premium Account. Peço aos usuários que comuniquem todos os erros que forem encontrados ao longo do tutorial para melhorar o conteúdo e se tornar mais útil aos jogadores iniciantes.

Introdução

Todo jogador de Tibia inicia o jogo cheio de dúvidas. E, logo no início da jornada, já tem uma dura escolha a fazer. Ao chegar na Island of Destiny, o jogador precisa escolher uma das 4 vocações existentes no jogo. Ele não pode sair da ilha sem uma vocação. E é aí que vem a primeira grande dúvida no jogo: Qual vocação eu devo escolher?

Imagem Postada

Essa é uma escolha difícil para jogadores novos que tem pouco conhecimento sobre o jogo. Os jogadores são apresentados a cada vocação na própria ilha, mas é uma abordagem bastante superficial sobre as vocações. Como o foco aqui é a vocação paladin, vou tentar esclarecer alguns conceitos básicos desta vocação e assim ajudar novos jogadores em sua escolha. Quem sabe, alguns até se tornem nobres Paladinos!

Imagem Postada

O que é um Paladin?

O paladin é um guerreiro especialista em combater o inimigo à distância, causando principalmente dano físico. No entanto, o paladin também possui habilidade no combate corpo-a-corpo, chamado de melee, e magia. Ele pode usar a magia para causar dano em seu oponente ou para curar-se. É considerado um guerreiro sagrado por dominar o elemento Holy (veremos mais a frente). O que diferencia o paladin das outras vocações é exatamente essa característica de dominar várias habilidades. Ele é mestre no combate a distância, mas tem grande potencial melee e mágico. Estes fatores fazem do paladin a vocação mais equilibrada do Tibia.

Por que ser paladin?

Imagem Postada

Todas as vocações possuem vantagens e desvantagens. Não existe uma vocação melhor do que a outra, então você não deve escolher esta vocação por achar que ela é melhor do que as outras. Além do mais, cada vocação possui um estilo de jogo diferente e o jogador deve escolher a vocação que mais combina com o seu perfil. Por exemplo, se você é um jogador que gosta de tomar a frente nas batalhas indo para cima dos oponentes, pode ficar frustrado sendo um paladin. Pois esta não é função que ele desempenha com excelência. Já se você é um jogador que gosta de esperar o momento certo para atacar e costuma ser mais estratégico nas batalhas, então você pode gostar de paladin. Assim, para decidir sua vocação, você deve conhecer primeiro o estilo de jogo que combina com o seu perfil. Mas qual é o estilo paladin?

O estilo Paladin…

Imagem Postada

O paladin possui um estilo de jogo mais individualista. Por dominar varias habilidades de combate, ele se torna um tanto auto-suficiente e assim é mais comum ver paladins caçando sozinhos do que em grupos. Isso acontece porque, embora o paladin domine várias habilidades, ele nunca irá superar o Knight no melee e na defesa do grupo. Portanto, um grupo sempre vai preferir um Knight para ser o blocker, que é o jogador que prende a atenção das criaturas e protege o grupo de ataques poderosos. Tampouco o paladin conseguirá superar os mages (Druidas e Sorceres) na função de shooter, que são os jogadores do grupo que tem objetivo de causar o maior dano possível no alvo no menor intervalo de tempo. Embora aqui a disputa seja acirrada entre os mages e o paladin.

Esta é a causa de muitos paladins encontrarem dificuldade para fazer parte de um time, e conseqüentemente acabam caçando solo. Isso não significa que um paladin não possa fazer hunts em grupo, mas ele encontra um pouco mais de dificuldade para se inserir em um time.

Por outro lado, alguns jogadores preferem o paladin no grupo porque ele pode atuar como um “coringa”. Ou seja, ele pode auxiliar tanto como blocker, quanto como shooter. E isso, em determinadas situações, pode salvar um time.

Também podemos considerar que o paladin é a vocação que tem mais facilidade em fazer hunts (caçar) solo. Por este motivo, muitos jogadores acreditam que é a vocação mais fácil de upar (aumentar o level do personagem). Os paladins conseguem fazer hunts de criaturas fortes sem gastar muito dinheiro, mesmo em leveis mais baixo. Claro que isso tudo é relativo, pois depende de vários fatores como equipamentos, habilidades, entre outros.

Enfim, o paladin tem a vantagem de não depender de ninguém para fazer boas hunts e avançar de nível. Porém, embora domine várias habilidades de combate, ele não alcança as outras vocações em suas especialidades. O que não impede que consiga superá-las em uma disputa.

Características do Paladin

Já sabemos o que é um paladin e como é seu estilo de jogo. Agora vamos nos aprofundar em suas características no jogo.

Pontos por level:

Todas as vocações quando avançam de level recebem certa quantidade de pontos, que é automaticamente acrescida na barra de Hit Points e Mana Points. Também é aumentada a sua capacidade de carregar equipamentos, chamada de cap, que é medida em oz. O paladin quando avança de level recebe 10 Hit Points e 15 Mana Points. Tem também aumentada sua Cap em 20 oz. Este é o motivo porque o paladin é considerado uma vocação equilibrada. Enquanto os knights ganham mais Hit Points que as demais vocações e os mages mais Mana Points, o paladin recebe ambos de forma equilibrada. Desta forma, o paladin consegue suportar fortes ataques, pois possui uma quantidade razoável de Hit Points. E também, consegue usar muitas magias, pois as magias requerem o gasto de mana points para serem usadas.

Regeneração e cura:

Para regenerar os Hit Points e Mana point o personagem precisa estar alimentado. Quando o jogador usa qualquer food (comida), os Hit points e Mana Points começam a aumentar gradativamente, enchendo suas respectivas barras.

Imagem Postada

A regeneração do paladin ocorre de forma semelhante aos seus pontos de level. Quando o paladin se alimenta, os Hit Points são recuperados mais lentamente que os knights e mais rapidamente que os mages. E os Mana Points são regenerados mais lentamente que os mages e mais rapidamente que os Knights. Além da regeneração, os personagens podem recuperar seus Hit points ou Mana points de forma instantânea. Essa regeneração rápida é chamada de cura. Os paladins podem curar-se de forma instantânea usando magias de cura ou potions. Falaremos mais a frente sobre isso.

Tipos de ataque do Paladin:

No tibia, os ataques dos personagens causam 2 tipos de danos no oponente. Dano físico e dano mágico. O dano físico é mais comum e pode ser causado por armas e magias. Este dano pode ser absorvido pela armadura e shield do oponente, mas quando acerta o alvo é comum deixar manchas de sangue no piso. O dano mágico é semelhante ao dano físico, mas não pode ser bloqueado pela armadura ou shield do oponente. O dano mágico é baseado em elementos. São eles Earth Damage, Fire Damage, Energy Damage, Ice Damage, Death Damage e Holy Damage. O paladin é capaz de causar tanto dano físico quanto dano mágico.

O dano mágico do paladin é baseado no elemento Holy e é exclusivo de sua vocação. O dano físico do paladin é causado pelas arrows ou bolts (desde que não sejam baseadas em elementos). Já o dano mágico é causado pelo uso de magias, runas ou arrows baseadas em elementos. As habilidades mágicas do paladin são realmente úteis, mas não é sua principal habilidade. As habilidades dos personagens são chamadas de skill. A principal habilidade do paladin é combater a distância. Logo, a principal skill do paladin é a Distance Fighting.

Principais Skills do Paladin:

Distance Fighting:

É a skill que o paladin aumenta o nível mais rapidamente que todas as vocações. Quanto mais alto for o level da Distance Fighting, maior é o dano físico causado pelo ataque do paladin. Esta skill é facilmente elevada atacando e causando dano usando armas de distância. Lutar a distância é a essência do paladin. Mesmo tendo uma boa defesa o paladin deve sempre evitar que o oponente se aproxime. A maioria das armas tem sua eficiência reduzida quando o oponente está encostado no paladin. Por isso, o paladin deve estar sempre em movimento. Correndo como o vento! Outra skill muito importante do paladin é o Shielding Skill, que nada mais é do que o uso de um escudo.

Shielding Skill:

Embora a maioria das armas usadas pelos Paladinos não permitam o uso de um Shield (Escudo), é muito importante que o Paladino tenha um bom level de Shielding Skill. Quanto maior o level do Shielding Skill, menor será o dano físico recebido pelo paladin quando estiver equipado com um shield. Isso ajuda muito em algumas hunts e em alguns casos pode salvar a pele do paladin. Essa skill pode ser elevada bloqueando ataques físicos com o shield equipado. O paladin avança o nível desta habilidade mais rápido que os mages e na mesma velocidade que os Knights. Daí o porque de os paladins serem também bons blockers. Com um shield equipado, o paladin pode bloquear o ataque de até 2 criaturas simultaneamente. Mas, se houver 3 criaturas atacando o personagem, um dos ataques não será defendido pelo shield. O paladin também possui habilidades com magia, por isso a Magic Level também precisa ser trabalhado.

Magic Level:

Esta skill é usada tanto para atacar quanto para curar. O paladin possui uma boa quantia de Mana Points, que são gastos para usar as magias e fazer runas ou munições. Toda vez que ele usa uma magia, tanto de ataque quanto de cura, seu Magic level aumenta. Quanto mais alto seu Magic Level, maior será a capacidade de curar-se ou de causar dano no oponente. Por isso, esta também é uma das habilidades que o paladin precisa trabalhar. O Magic Level do paladin avança mais lentamente que os mages e mais rápido que os knights. Enfim, estas são as principais habilidades que o paladin precisa desenvolver. Quanto mais alto for o level destas habilidades, melhor será o desempenho do paladin em hunts ou em pvp (jogador VS jogador). Agora que você já conhece sua vocação, vamos ver como evoluir seu paladin.

Evoluindo o Paladin

Para evoluir seu personagem ou upar, é preciso ganhar expirience points. Estes pontos podem ser obtidos matando criaturas ou realizando missões para npc’s. A maneira mais rápida de upar é caçando criaturas.

Caçando

Quando um jogador está em um local matando criaturas, dizemos que ele está caçando ou fazendo uma hunt. Ao matar criaturas, elas dão Experience Points (exp) e, acumulando uma determinada quantidade de Exp, seu personagem sobe de level. Algumas missões de npc’s também dão Experience Points, mas a maneira mais rápida de upar é caçando. Para conseguir fazer boas hunts os paladins precisam de suprimentos como munição, potions e outros (que veremos mais adiante). Esses suprimentos são gastos durante a hunt e precisam ser novamente comprados para que o paladin continue caçando. O dinheiro para comprar novos suprimentos deve vir da própria hunt, ou seja, do loot das criaturas.

Loot

Quando você está caçando, não ganha somente exp. Pois, como você já deve saber, quando as criaturas morrem deixam em seu corpo diversos itens, chamado de loot. Geralmente, as criaturas dão em seu loot dinheiro e itens, que devem ser vendidos para reverter em dinheiro e repor os suprimentos gastos. Assim, o jogador iniciante deve ter o cuidado de caçar criaturas que tenham bom loot, para não correr o risco de ficar sem dinheiro para comprar suprimentos. Quando o loot de uma hunt é suficiente para comprar novos suprimentos, diz-se que o loot pagou a hunt. Quando o loot é insuficiente para comprar novos suprimentos, diz que a hunt deu wast. E, quando o loot pagou a hunt e ainda sobrou dinheiro, diz-se que a hunt deu lucro, que é chamado de profit.

Tipos de locais de caça

Em todo o mapa do Tibia existem áreas de caça, que são locais onde tem muitas criaturas reunidas. Esses locais são chamados de respawns. Existem 2 tipos de respawns: respawn aberto e respawn fechado.

Os respawns abertos são livres e qualquer jogador pode entrar nele a qualquer momento. Geralmente é uma área muito grande e vários jogadores podem caçar ao mesmo tempo.

Os respawns fechados geralmente são áreas menores e quase sempre são cavernas ou construções com poucos locais de acesso. Nos respawns fechado, geralmente, apenas um personagem caça de cada vez e quando algum jogador está lá, diz-se que o respawn está ocupado. É importante salientar que nada impede um jogador de entrar em um respaw fechado a qualquer momento. Mas, em mundos open pvp ou hardcore pvp, entrar em um respawn ocupado por outro jogador pode ocasionar conflitos. Assim, o jogador que “invade” um respawn ocupado é considerado desrespeitoso e pode fazer muitos inimigos. Em geral, a regra do respawn fechado é o bom senso. Se o respawn está ocupado, mande mensagem para o jogador perguntado quanto tempo ele vai ficar no respawn e espere ele sair. Em mundos Open pvp é muito usado o sistema de Letters (Cartas), no qual o jogador escreve o nome em uma carta e deixa na entrada do respawn, avisando que o local está ocupado. Assim, quando outro jogador chegar ali vai ler a letter e pode deixar seu nome para ser o próximo a caçar no respawn. Sempre use o bom senso quando estiver caçando em respawns fechado. Para caçar criaturas fortes e fazer hunts mais longas, os paladins precisam de suprimentos e equipamentos.

Assim, antes de sair matando as criaturas, é preciso conhecer quais equipamentos e suprimentos são usados pelo paladin para caçar.

Suprimentos:

São os itens que auxiliam de alguma forma o personagem a regenerar seus hit points ou mana points. São obtidos em npc’s ou em loot de criaturas. Os principais suprimentos de regeneração do paladin são as potions, pois elas regeneram instantaneamente vida ou mana. A maioria das potions necessita de um level mínimo para serem usadas e se dividem em mana potions, health potions e a great spirit potion, que é exclusiva dos Paladins.

Health Potions:

As Health Potions são usadas para recuperar Hit Points rapidamente. Por serem mais caras que as Mana Potions, o paladin costuma usá-las apenas em casos de emergência, para evitar a morte.

Health Potion – Esta potion recupera de 150 a 200 Hit Points instantaneamente e pode ser usada em qualquer level por qualquer vocação.

Strong Health Potion – Esta potion recupera cerca de 300 HP instantaneamente. Só pode ser usado por paladins e knights de level 50 ou superior.

Mana Potions:

São usadas para recuperar Mana points rapidamente. O paladin usa seus mana points para usar magias de cura ou de ataque. A forma mais eficaz e barata de o paladin recuperar Hit Points é usando suas magias de cura que gastam Mana Points. Por isso é essencial que o paladin carregue mana potions.

Mana Potion – Esta potion recupera cerca de 100 mana points instantaneamente. Pode ser usada por qualquer vocação em qualquer level.

Strong Mana Potion – Esta potion recupera cerca de 150 mana points instantaneamente. Só pode ser usada por paladins e mages de level 50 ou superior.

Spirit Potions:

Esta potion é exclusiva dos paladins. Somente Paladins de level 80 ou superior podem consumi-las. É usada em casos de extrema urgência, pois regenera hitpoints e mana points simultaneamente.

Great Spirit Potions – Esta potion recupera cerca de 300 hit points e 150 mana points. Só pode ser usada por paladins de level 80 ou superior. Estes são os suprimentos mais usados pelos paladins, mas existem itens especiais que também ajudam a recuperar vida e mana mais rapidamente que o normal. Exemplos de itens são os Life Rings, Rings of Healing e a famigerada Soft Boots. Não podemos esquecer também da importância de uma simples comida, manter o char alimentado ajuda a economizar muitas potions em longo prazo. De nada adianta o paladin ter suprimentos se ele não tiver bons equipamentos. Eles são necessários para que o paladin não gaste excessivamente seus suprimentos.

Equipamentos:

Equipamentos são itens que os personagens usam para aumentar sua defesa ou poder de ataque. São obtidos em npc’s ou em loot de criaturas. Podemos dividir os equipamentos dos paladins em 3 categorias: Equipamentos de corpo, Armas e  Munições.

Equipamentos de Corpo:

Esses itens servem para a defesa de seu personagem, eles possuem variados níveis de defesa. Uma armadura completa, também chamada de Set, é formada por um Helmet (Capacete), uma Armor (Armadura), um Shield (Escudo), uma Boots (Bota) e uma Legs (Calça). Há Rings (Anéis) e Amuletos que aumentam certos atributos quando equipados. Existem também equipamentos exclusivos para paladin, que aumentam sua skill de Distance Fighting. Outros equipamentos aumentam ou diminuem a proteção contra ataques baseados nos elementos do Tibia. O sistema de equipamentos com atributos é bem complexo, e é muito importante principalmente para mages. Paladins não costumam se preocupar muito com elementos, já que seu principal ataque causa dano físico.

Um paladin level alto (high level) pode ganhar até 6 leveis de distance fighting, quando equipado com os melhores equipamentos para a vocação. Mas, como estamos apenas iniciando a jornada do paladin, vamos nos ater aos principais equipamentos para paladins de level baixo (Low Level).

Todo paladin sai da Island of Destiny com o set básico do paladin. Mas, conforme o char vai upando, é preciso substituí-los por equipamentos melhores, que aumentam o desempenho do personagem. Assim, o paladin troca seu set com alguma freqüência. Uma das principais dificuldades de um paladin low level é a baixa cap. Por isso, ele deve preferir equipamentos leves. Vejamos bons equipamentos para paladin iniciantes.

Helmets:

Equipamento de proteção essencial. É equipado na cabeça. Dãã! O paladin deve estar equipado com um Legion Helmet quando Sai da ilha de iniciantes.

Imagem Postada
Legion Helmet
(Arm: 4).
It weighs 31.00 oz.

Uma boa dica é substituir este item por um Crown Helmet

Imagem Postada
Crown Helmet
(Arm: 7).
It weighs 29.50 oz.

O atributo arm (proteção) do Legion Helmet tem valor 4, e seu peso é de 31.00 oz. Observe que o Crown Helmet possui arm 7 e pesa 29.50 oz. Então, substituindo o Legion por um Crown helmet, o paladin ganha mais +3 de arm e fica com um item mais leve. Assim, sobra mais cap e o paladin pode carregar mais suprimentos, ficando mais tempo na hunt.

Armor:

A armadura é o item que deve ser equipado no centro do inventário do seu personagem, o dorso. Este equipamento freqüentemente é o que lhe concede uma taxa de defesa mais elevada quando comparado a outros tipos de equipamentos, mas provavelmente será a parte mais pesada do seu Set. Algumas armaduras têm atributos que podem conceder, desde um simples aumento na velocidade até uma proteção (resistência) a determinado dano. Entre eles, as armaduras que oferecem atributos que aumentam os skill do jogador, são as mais usadas.

O paladin deve sair da Island of Destiny com uma Ranger’s Cloak e deve trocá-la o mais rápido possível. Uma boa armor para substituí-lo é uma Belted Cape, pois é mais leve e dá +3 de defesa.

Imagem Postada
Belted Cape
(Arm: 10).
It can only be wielded properly by paladins. It weighs 35.00 oz.

Legs:

Elas só podem ser colocadas no slot de calças em seu Inventário. Algumas legs tem atributos que podem conceder, desde um simples aumento na velocidade, até uma proteção (resistência) a determinado dano.

O paladin deve sair da Island of Destiny com uma Ranger leg e deve substituí-la o mais rápido por uma Plate Legs. A plate é mais pesada, mas oferece +3 de armor. Depois da Plate Legs, a Blue Legs é a melhor opção.

Imagem Postada
Plate Legs
(Arm: 7).
It weighs 50.00 oz.

Imagem Postada
Blue Legs
(Arm: 8).
It weighs 18.00 oz.

Boots:

Elas só podem ser colocadas no slot de botas em seu Inventário e podem conceder mais armor e aumentar outros atributos.
O paladin deve sair da Island of Destiny com uma Leather Boots e uma boa opção de troca é um Zaoan Shoes. Este último aumenta em +5 a velocidade que seu personagem se movimenta e é mais leve que a Leather Boots.

Imagem Postada
Zaoan Shoes
(Arm: 1, speed +5).
It weighs 7.00 oz.

Estes são os principais equipamentos de corpo dos paladins iniciantes. Além destes equipamentos, o shield também pode ser considerado um equipamento de corpo, pois servem para proteção do paladin.

Shields:

Só podem ser colocados no slot de escudo em seu Inventário. Usar um escudo faz você bloquear alguns ataques de criaturas ou de outros jogadores, e irá aprimorar seu skill de shielding. Existem também escudos que oferecem alguns atributos adicionais além da defesa.
Um bom shield para se adquirir nos leveis mais baixos é um Dwarven Shield.

Imagem Postada
Dwarven Shield
(Def: 26).
It weighs 55.00 oz.

Todos estes equipamentos citados são para paladins iniciantes, não são muito caros e vai ajudar o paladin a upar mais facilmente no início. Seu set inicial devera ficar assim:

Imagem Postada

Armas:

Os paladins usam armas de ataque a distância. Estas armas possuem um determinado alcance, chamado de Range. Quanto maior o range da arma, maior é a distância que o paladin pode atacar o oponente. As armas dos Paladins podem ser classificadas em 3 tipos: armas de arremesso (permitem uso de shield), Crossbows e Bows.

Armas de arremesso:

São armas muito boas para paladins iniciantes, uma vez que é possível o uso de Escudos, diminuindo gastos e a chance de morrer. Elas possuem range menor que as outras armas. Existem muitas armas deste tipo, mas para um paladin iniciante a mais fácil de obter são as Spears. Também existem Throwing Knifes e Stars, mas são mais caras e somem mais rápido que as spears.

Crossbows:

De todos os tipos de armas de paladins, esta é tipo de arma que mais oferece munições com grande ataque, além de terem as armas que dão um bônus de ataque maior para munições. Só podem ser usadas combinadas com bolts (munição). Os bolts são mais pesados do que as arrows (munição) e costumam causar dano maior. Mas a porcentagem de acerto é menor do que as arrows. São mais utilizados por paladins high level. Um único crossbow é disponível para inciantes.

Bows:

De todas as armas de paladins, está é a que oferece vantagens em certos pontos, como alcance, peso e chances maiores de acertar o alvo (Hit%). Outra vantagem também é de ter as únicas munições que causam danos mágicos no jogo, as arrows baseadas em elementos. Só podem ser usados combinados com arrows e são mais leves que os bolts. Para paladins iniciantes existem 2 bows disponíveis. O Bow e o Elvish Bow, que tem Hit% +5 e por isso é melhor que o bow comum.

Munição:

Existem duas categorias básicas de munições, as arrows (ou flechas) e os bolts (ou dardos), ambas podem ser colocada no slot de munições/Fonte de luz no seu Inventário. Elas são diferentes em algumas características e só podem ser usadas com suas respectivas armas. As características que ambas compartilham são o ataque à distância, ou seja, você será capaz de atacar seus inimigos sem estar encostado neles.

Arrows:

Arrows são conhecidos por sua leveza e precisão. Juntamente com os bônus de alguns Bows, como por exemplo, o Warsinger Bow acabam tendo tamanha precisão que será raro errar seus alvos. Arrows não têm tanto poder de ataque como os bolts, entretanto se você possuir um arco bom, a sua precisão irá suprimir o defeito de pouco ataque e por vezes é possível ter uma média de dano melhor com arrows. Devido a sua leveza, hunts com arrows podem ser mais longas do que com bolts. Além do mais, as arrows baseadas em elementos causam dano físico e mágico simultaneamente.

Esta munição é ótima para explorar fraquezas das criaturas. Por exemplo, os dragões são imunes ao fogo, mas muito vulneráveis ao elemento gelo. Então, usar Shiver Arrows (flecha de elemento gelo) para caçar dragons é uma boa escolha. Pois explora a fraqueza dos dragons causando além do dano físico, o dano mágico de gelo.

Bolts:

Bolts por sua vez são mais pesados e têm um ataque maior que as arrows. Em geral os crossbows têm bônus de ataque, o que fará com que seus ataques causem danos impressionantes. Entretanto o grande defeito dos bolts é a falta de precisão, desta forma alguns ataques irão falhar. A falta de precisão acaba equilibrando o seu poder de ataque com as arrows. Não existem bolts baseados em elementos, sendo que seus ataques só causam dano físico. Os bolts são mais usados por paladins de level alto.

Magias básicas e runas dos Paladins

Como já vimos, o paladin também tem habilidade para usar magia. Conforme ele avança de level, também se torna capaz de aprender novas magias. Existem 4 tipos de magias para paladins. São elas ataque, cura, suporte, suprimento. As magias de ataque são usadas para causar dano no oponente. As magias de cura são usadas pelo paladin para curar-se. As magias de suporte são usadas para substituir o uso de algum equipamento ou até mesmo para aumentar a skill do paladin ou de seu grupo. As magias de suprimento são usadas pelo paladin para conjurar munição.

Inicialmente, o paladin tem poucas magias disponíveis. Nenhuma delas de ataque. Quando ele sai da Island of Destiny, é capaz de usar apenas 3 magias: Light Healing (cura), Light(Suporte), Find Person(Suporte). Geralmente, as magias são compradas em npc’s que “ensinam” a magia ao paladin. As magias consomem mana points e muitas delas requerem certo level e Magic level do personagem. Para usar uma magia o personagem precisa dizer a palavra correspondente a magia. Vejamos as magias mais usadas por paladins iniciantes:

Magias de cura
Imagem Postada

A primeira magia de cura do paladin é a Light Healing. Ela é ativada dizendo “exura”, e instantaneamente ele recupera uma pequena quantidade de Hit Points, gastando apenas 20 mana points. Daí a importância das magias de cura. Se não houver mana points suficientes a magia não é ativada. Em leveis mais altos, o paladin é capaz de usar magias de cura mais eficazes

Magias de ataque
Imagem Postada

A primeira magia de ataque que o paladin pode usar é a Etherial Spear. Paladins de level 23 ou superior podem usar esta magia dizendo “exori con” após ter comprado em um npc. Esta magia acerta o alvo causando dano físico, como se fosse uma spear mágica. Gasta 25 mana points quando usada. Mas e o dano mágico do paladin?
O paladin pode causar dano mágico através do elemento holy. A vantagem de ataques baseados em elementos é que não podem ser bloqueados. Um paladin pode usar este tipo de ataque a partir de level 27, quando pode fazer e usar a Holy Missile Rune. Esta runa causa dano mágico baseado no elemento Holy. Mas é preciso que o paladin tenha elevado seu Magic level pelo menos até o level 4 para usá-la.
A primeira magia de ataque baseado no elemento holy que o paladin poderá usar é a Divine Missile. Ela pode ser usada a partir do level 40 e requer 20 de mana. Para usá-la basta o paladin dizer a palavra “exori san”.

Imagem Postada Imagem Postada

Etherial Spear (em cima) e Divine Missile (em baixo)

Magias de Suporte
Imagem Postada

Existem muitas e variadas magias de suporte disponíveis para paladins. A mais importante delas, em leveis iniciais, é a magia Haste. Esta magia pode ser usada a partir do level 14 dizendo a palavra “utani hur”. Ela consome 60 mana points e aumenta a velocidade que o se personagem se move durante 33 segundos. Útil para manter a distância os oponentes enquanto ataca ou para fugir de criaturas muito fortes.

Magias de suprimento
Imagem Postada

As magias de suprimentos são usadas para conjurar munição para o paladin. A partir do level 13 o paladin é capaz de usar a magia Conjure Arrow. Esta magia conjura 10 arrows consumindo 1 soul points e 100 mana points.

Uma das armas mais utilizadas por paladins de level médio é a Enchanted Spear. Paladins costumam fazer esta arma tanto para usá-las em hunts como para vendê-las e fazer gold.

Runas

Existem diversos runas no jogo e elas classificam-se em 5 categorias. Mas, como o paladin é capaz de fazer apenas 3 runas no jogo, não vamos nos aprofundar neste assunto. Para fazer qualquer runa, é preciso primeiro comprar a magia para fazer determinada runa. Depois, ter blank runes, mana poins e soul points disponíveis. A blank rune deve ser posta na mão do personagem e, quando o personagem diz a palavra correspondente a runa, é transformada em uma runa específica gastando mana points e soul points. Para recuperar os soul points gastos para fazer uma runa, basta matar criaturas.

As 3 runas que o paladin pode fazer são Destroy Field Rune (categoria suporte), Desintegrate Rune (categoria suporte), e Holy Missile Rune (categoria ataque).

Imagem Postada
Desintegrate Rune
Palavra: adito tera
Grupo: Suporte

Imagem Postada
Destroy Field Rune
Palavra: adito grav
Gupo: Suporte

Imagem Postada
Holy Missile Rune
Palavra: adori san
Grupo: Ataque

Destas a mais usada e a Holy Missile Rune, que pode ser tanto usada para caçar quanto vendidas para juntar dinheiro. Ela pode ser feita a partir do level 27, consome 300 mana points e 3 soul points. Esta runa terá 5 cargas (poderá ser usada 5 vezes). A melhor maneira de usar esta runa é deixando em sua backpack e configurando uma hotkey (atalho de teclado) para usá-la de forma rápida e prática.

No geral, a maioria dos Paladins só usa runas em leveis mais alto e em hunts mais avançadas. Praticamente não são usadas por paladins iniciantes.

Dicas finais

Dicas de hunts

Lembre-se que o paladin é mestre no combate a distância. Quando estiver caçando não deixe as criaturas encostar em você. Carregue sempre suprimentos em sua backpack, mas não esqueça de deixar cap sobrando para carregar o loot das criaturas. Paladins geralmente caçam no modo full attack porque quase não sofrem ataques físicos devido a distância.

Imagem Postada
Criaturas como Rotworms, Trolls, Goblins e Larvas são excelentes opções de hunt para paladins iniciantes.

Dicas de Treino

Treinar nada mais é que atacar uma criatura várias vezes fazendo-a sangrar. Fazendo isso com arma de distância, o paladin aumenta sua skill distance fighting.

Jogadores antigos costumavam treinar várias horas antes de upar. Pois, com um skill mais alto, eles conseguiam caçar criaturas mais fortes e assim upar mais rápido. Porém, com a adição do treino offline, esta deixou de ser uma prática comum.

Além de não ter nenhum custo, o treino offline acontece automaticamente quando o personagem está offline, não precisando da atenção do jogador. Para usar o treino offline é preciso ser premium account.

Existem duas formas de treinar offline, a primeira é dormindo em uma cama, ao usar uma cama um menu aparecerá para que você escolha qual skill quer treinar. E a outra é simplesmente usar a estátua de treino correspondente em uma escola de treinamento para sair do jogo e ativar o treinamento offline com seu personagem.

Imagem Postada

Imagem Postada
Distance fighting + Shielding

Aqui estão mais algumas informações adicionais relacionadas ao treinamento offline:

  • Um personagem só começará o treinamento offline dez minutos depois de ter saído do jogo. Mesmo que um ou mais de seus personagens estiverem treinando offline, você poderá jogar com um outro que não esteja treinando.
  • Você só será capaz de treinar seus skills offline por um tempo limitado. Cada personagem poderá treinar offline por apenas 12 horas consecutivas. O tempo de treinamento offline que você tiver disponível será mostrado na sua janela de skills, como a stamina, por exemplo.
  • Cada segundo gasto em treinamento offline será descontado desse limite. Você irá regenerar um segundo de seu limite a cada segundo que você ficar online nesse personagem. Além disso, essa regeneração também ocorre se você ficar offline nesse personagem sem treinar.
  • Se você estiver treinando offline e seu limite chegar a 0 enquanto estiver fora do jogo, cada segundo depois de acabado esse limite passará a regenerá-lo. Entretanto, para que você volte a treinar offline, você terá de entrar no jogo e usar a estátua ou a cama de treino novamente. Eis um exemplo que demonstra essa situação: seu personagem tem 6 horas de treinamento offline restantes e você sai do jogo ao usar uma cama ou uma estátua de treinamento. Você permanece offline nesse personagem por 10 horas. Ao logar, você obterá o ganho de skill por seis horas offline, e seu limite terá aumentado 4 horas. 

Considerações finais

Este tutorial foi feito pensando em ajudar paladins iniciantes no jogo, mas certamente ele não supre todas as necessidades de jogadores novos. Por isso, um bom jogador deve fazer pesquisas e ler bastante sobre sua vocação. Sites como Tibia Wiki e Portal Tibia são excelentes fontes de pesquisa, pois trazem informações e notícias atualizadas sobre o jogo.

Em breve trarei novos tutoriais de hunts para iniciantes e algumas hunts um pouco mais avançadas. Aguardem!

  • author image
    Wood
    maio 13, 2013 @ 20:20 pm

    Eu costumo ver paladinos como a vocação com maior dano single target (como vivo falando no TS, ainda espero um update em que deixe isso em maior evidencia), e mages como maior dano AOE. Pensando assim, na minha opinião não é que paladinos e mages competem como shooters, só tem funções diferentes, e devido ao metagame de hoje em dia o qual hunt em grupo se resuma a lurar e causar dano AOE, paladino não se sai muto bem.

  • author image
    Wood
    maio 13, 2013 @ 20:22 pm

    PS: . E a outra é simplesmente usar a estátua de treino correspondente em uma escola de treinamento para sair do jogo e ativar o treinamento offline com seu personagem.

    Essa parte esta duplicada. rs

  • author image
    João Roberto
    maio 13, 2013 @ 21:41 pm

    Meus parabéns!

  • author image
    Dark Black Magician
    maio 14, 2013 @ 3:04 am

    Caramba, excelente tutorial. Colocar ‘básico’ no título foi modesto, na minha opinião.

    Sem dúvida, uma das melhoras coisas que li aqui do Portal Tibia, parabéns =D

  • author image
    Rodrigo
    maio 14, 2013 @ 11:32 am

    Muito bom o tutor 😀

  • author image
    maio 15, 2013 @ 2:27 am

    Tenho uma dúvida. Se o nível mágico afeta a cura das magias, em algum ponto mana potion seria sempre melhor do que health? ou a preferencia pela health potion é por ela ser mais imediata? (especialmente para Kinas apenas com exura?)

    • author image
      Sahnvontier
      maio 15, 2013 @ 13:05 pm

      Sim. Para paladins a cura através de magias instantâneas é mais eficaz e mais barata do que através de Health Potions. Por isso a preferência dos paladins é por mana potions+Magia instantânea. Enquanto a melhor health potion cura uma média de 300 hp, a melhor magia instantânea cura cerca de 450 hp. Podendo variar para mais ou para menos conforme o magic level. Isso em leveis mais avançados. Em leveis mais baixos as health potions são mais eficientes. As health potions só são usadas em emergências mesmo, naqueles casos que esgotou a mana e não há tempo para usar mana potions para recuperar mana e usar a magia de cura novamente.
      Já para knights, eu acredito que as potions são melhores opções por serem mais eficazes. Penso que as magias instantâneas dos Kinghts não são muito eficientes devido ao baixo magic level da vocação. Logo, as potions recuperam mais hp do que suas magias instantâneas.

  • author image
    Sheldon
    maio 15, 2013 @ 12:02 pm

    Saundra O. Alford há no wiki que sai mais vantajoso usar mana potion e depois curar-se do que usar apenas health potion, pois além de aumentar magic level, você gasta menos gp por hp recuperado

    fonte: tibiawiki

  • author image
    Silks
    maio 16, 2013 @ 0:07 am

    Nunca vi um tutorial tão bom em toda minha vida, parabéns 🙂

  • author image
    Rick
    maio 19, 2013 @ 18:13 pm

    Tutorial ótimo, um tutorial de qualidade,… Mas, você tem que aprender excitar o leitor, não cansar o leitor com seu texto, tem de fazer um texto que prenda o leitor até o último ponto. Sim, está de parabéns… Mas amigo, fiz essa crítica por que poucas pessoas tem paciência de ler, no caso esse teu texto, da um pouquinho de sono (sem ofensas), então faça algo para que estes, ficam presos em seu texto…

    • author image
      Sahnvontier
      maio 19, 2013 @ 22:14 pm

      Olá Rick! Eu agradeço a crítica e trabalharei para melhorar o meu texto, que eu reconheço estar pesado neste tutorial. Porém, perceba que o tutorial é um texto explicativo e a motivação para o leitor continuar a leitura (neste caso) deve ser o próprio interesse em aprender. Se eu realmente quisesse um texto para excitar leitores eu teria escrito um romance, ou quem sabe uma comédia (sem ofensas).

  • author image
    maio 25, 2013 @ 1:21 am

    so olha vai ver

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!