Entrevista Stephan Vogler – God “Steve”!


For the English version, click here!

Neste ano, a equipe do Portal Tibia entrevistou Stephan Vogler, popularmente conhecido como “Steve”. Além de ser um dos criadores do Tibia, atualmente é um dos Managing Directors da CipSoft! Nesta entrevista, ela fala um pouco sobre sua experiência com o Tibia, projetos em andamento e próximos trabalhos! Boa leitura.


Portal Tibia: Hauopa Steve, obrigado por abrir um espaço na sua agenda para o Portal Tibia e os fãs brasileiros. A comunidade Tibiana se refere a você como um dos deuses do Tibia, um “god”. Você se vê assim? Aproveitando a história tibiana, com qual dos deuses anciãos você mais se identifica? Por quê?

Steve: <sorrindo> Não, definitivamente, de forma alguma, não me vejo como um deus. Prefiro recusar qualquer forma de comparação divinos! Eu sou um dos dois Managing Directors da CipSoft, isso já é suficientemente desafiador e excitante!

No começo do Tibia, quando o jogo passou a existir, os jogadores passaram a se referir a nós, os criadores, como “gods”. Na época, esta foi uma ideia muito divertida, pois “criávamos” as coisas e éramos os “todo-poderosos” dentro do jogo. Assim, fluímos junto com ele. Porém, jogar Tibia com os chamados “god-chars” não foi nada divertido. Então tratamos logo de separar o “jogar Tibia” com o “trabalhar no Tibia” e assim estes personagens foram transformados em meros instrumentos de trabalho.

Portal Tibia: Atualmente você ainda joga Tibia? O que mais o diverte? Qual seu tipo de mundo, vocação e cidade favoritos?

Steve: Nos primórdios do Tibia, eu jogava ativamente em Antica – que naquela época não tinha este nome, pois era o único mundo de jogo. Infelizmente, hoje em dia, não tenho mais tempo para jogar ativamente. Quando entro é apenas para verificar certos aspectos do jogo.

Estive intimamente envolvido na criação de algumas das cidades tibianas, por isso, peço desculpas caso chegue a ser nostálgico pelas lembranças desses primeiros anos… Minha cidade favorita é Thais. É claro que, ao longo dos anos, tenho acompanhado progressivamente seu crescimento.

Tenho uma ligação profunda com Thais. As vezes me encontro rindo quando passo pela taverna do Frodo ou “Sam’s Smithy”. Fui eu mesmo quem projetou suas primeiras versões, há mais de 15 anos. Por muitos anos, o texto escrito no quadro negro da taverna do Frodo foi o mesmo, uma frase que eu havia colocado lá, na época, com a intenção de atualiza-la regularmente. No entanto, nunca cheguei a fazer. Assim, por muitos anos, os Thaianos se deparavam com uma notícia muito antiga… lembro-me disso toda vez que olho para o quadro. Depois de um tempo, a frase foi finalmente alterada e meu texto substituído… Essas pequenas lembranças me divertem até hoje.

Também sorrio quando me lembro da primeira versão da ponte levadiça de Thais. Era um recorte de uma foto que tirei da minha mesa de madeira, digitalizei a imagem para obter algo que se parecesse com madeira.
Quanto a minha vocação favorito, eu diria que é Knight. É a vocação que ainda hoje mais se aproxima de nosso projeto original. É fácil para jogar e evoluir.

 

thais

Portal Tibia: Em sua opinião, quais as maiores dificuldades em manter a continuidade de um jogo que existe há tantos anos como o Tibia? O que o motiva a superá-las?

Steve: Para mim, os maiores desafios estão nas constantes mudanças das condições básicas existentes hoje no Tibia. A comunidade evolui, as expectativas dos jogadores evoluem, a forma de jogar se modifica e, também, as condições técnicas. Por estas razões, mudanças no Tibia são inevitáveis, o jogo sempre precisa ser ajustado às circunstâncias atuais.

Por exemplo, nos primórdios do Tibia, os jogadores utilizavam-se da leitura de longos textos. Este comportamento não é comum nos jogadores atuais. Outro exemplo é a questão da penalidade de morte no Tibia: no início os jogadores não se importavam em morrer e perder tudo, era natural morrer e ter que recomeçar. Hoje em dia, os jogadores se acostumaram a não perder tanto quando morrem, atualmente, a morte dentro do jogo não afeta tanto o personagem como antes.

O tempo de jogo também mudou. Naquela época, nunca imaginei que alguém passaria do level 500, e também tenho que considerar os bots nesta afirmação. Quando começamos a desenvolver o Tibia nunca imaginamos que os jogadores utilizariam desse tipo de ferramenta para jogar nosso jogo.

Todos estes exemplos mostram circunstâncias que exigiram alterações – que foram implementadas no jogo atual e que também existirão no futuro. Contudo, em um jogo tão antigo quanto o Tibia, as mudanças nem sempre são fáceis. Qualquer modificação no design do jogo é um desafio de equilíbrio, temos que tentar fazer as mudanças necessárias sem sacrificar a ideia central nem mudar muito a essência. Alcançar a harmonia entre o design novo e o antigo, como dizem, tudo é questão de encontrar um ponto de equilíbrio.

É claro que aceitamos este desafio com entusiasmo. Queremos que o Tibia exista por muito mais tempo e todos nós estamos trabalhando duro para tornar isso possível.

 

Portal Tibia: Há um ano, observamos que a CipSoft tem se mostrado mais receptiva as opiniões dos jogadores. Em virtude disso, vários posicionamentos têm sido revistos, como o caso da possibilidade de termos um servidor no Brasil e da criação de mundos retrôs. Podemos esperar da CipSoft mais flexibilidade e uma maior abertura para discussão de propostas anteriormente descartadas?

Steve: Normalmente não desconsideramos as propostas da comunidade. No entanto, realmente, desde o ano passado, temos dado mais atenção aos anseios da comunidade.

O Tibia é muito complexo. É difícil realizar alterações sem ocasionar efeitos colaterais indesejados. Desta forma, sempre precisamos avaliar cuidadosamente quais propostas são viáveis e quais problemas poderiam causar.

Como mencionado anteriormente, tanto o Tibia quanto as possibilidades técnicas evoluem. Por isso, pode acontecer de, em um certo momento, uma sugestão não ser viável e com o tempo passar a ser.

A respeito de um servidor localizado no Brasil – esse sempre foi um assunto interno que nunca foi de todo rejeitado. Vocês devem se lembrar de que, originalmente, Tenebra foi localizado no Brasil. A transferência para outro servidor foi motivada pela latência que os jogadores experimentavam. Desde esta época, muito tempo se passou e estamos novamente empenhados em localizar um servidor no Brasil. Contudo, não é uma tarefa tão fácil quanto parece.

 

Portal Tibia: Em uma entrevista anterior (2005), você afirmou que a popularização do Tibia no Brasil o surpreendeu e que, mesmo assim, não haviam planos para a tradução do Tibia. Você continua com a mesma opinião? Não seria interessante, ao menos o site oferecer opções em português e um serviço de suporte também em português?

Steve:  Temos a convicção de que a internacionalidade do Tibia é uma das características que o torna um jogo especial. Contudo, também temos a consciência de que o fator “linguagem” muitas vezes representa um problema que as pessoas se interessem pelo Tibia. Portanto, é realmente viável pensar em alguma forma de regionalização – ao menos de algumas partes – possa ocorrer algum dia. Contudo, atualmente, isso não está em nossos planejamento.

 

Portal Tibia: Por que os mundos retrô só trariam mudanças no PvP, sendo que o que realmente daria o aspecto de retrô seria a remoção de facilidades implementadas ao longo dos anos? O que impossibilita a criação de um mundo mantendo todos os aspectos das versões 7x/8x?

Steve:  Em muitas das atualizações anteriores o foco foi à correção de falhas do jogo que estavam sendo abusadas pelos jogadores. Então, simplesmente restaurar o jogo a uma versão 7.x ou 8.x traria de volta ao jogo todos este pontos fracos.

Então, mesmo que tecnicamente seja possível a restauração, as versões antigas teriam todos os erros, os pontos fracos e também só rodariam com os conteúdos anteriores. Provavelmente, grande parte do novo conteúdo, que não existia na época, não iria funcionar. Além disso, novas atualizações do Tibia também não seriam possíveis em uma versão totalmente retrô. Dessa forma, um mundo realmente retrô seriam muito pequeno e estagnado.

Modificando apenas os recursos de PvP esperamos oferecer aos jogadores algo de que eles gostem. Assim, os mundos na modalidade Retro Open PvP terão as mesmas atuais vantagens dos demais mundos, a oportunidade de evoluírem e de se beneficiarem de atualizações futuras.

Vou dar alguns exemplos de situações indesejadas do passado, que me veem a mente agora, para esclarecer melhor esta questão. Um exemplo seria o comando de clicar na runa antes de apontar na tela. No passado, cheaters modificaram o cliente do Tibia de forma que fosse possível mirar através da battle-list, recurso que o cliente oficial do Tibia não possuía. Dessa forma, os cheaters conseguiam uma grande vantagem PvP sobre os jogadores non-cheaters.

Desde que disponibilizamos o cliente do Tibia para download não temos como impedir que jogadores com conhecimento modifiquem os códigos. Então, naquela época, a única forma de abordar esta situação foi disponibilizar esse recurso para todos os jogadores e assim retirar a vantagem dos cheaters.
Outros pontos seriam:

  • a venda de runas em lojas: Há vários anos atrás os jogadores tinham que comprar runas uns dos outros e o mercado de runas era controlado por jogadores que possuíam grandes quantidades de druidas “farms” que ganhavam fortunas com a utilização de ferramentas ilegais. Também tínhamos que por um ponto final nisso.
  • o treinamento offline: Muitos jogadores usavam de cheats para aumentar seus skills enquanto estavam offline ou afk. Mais uma vantagem para os cheaters e um incentivo para o uso de ferramentas ilegais, até mesmo para tornar seus personagens competitivos em meio aos cheaters.

Lembram-se de que há algum tempo vocês poderiam perder toda a sua conta no Tibia simplesmente por realizar muitas “player kills”? Estas exclusões automáticas por “player kills” excessivo também estariam de volta com uma versão totalmente retrô…

Desta forma, todas as mudanças realizadas no passado tiveram seus motivos e, essas razões, simplesmente, não nos permitem voltar no tempo. Os problemas que existiam anos atrás só iriam aparecer novamente.

 

Portal Tibia: Bots são os maiores motivos de queixas dos jogadores. Por que demora tanto para se tomar medidas contra personagens que toda a comunidade sabe que estão em situação irregular e os denunciam? Todas as denuncias feitas no client são analisadas? Com a Steam podemos esperar melhoria neste aspecto?

Steve:  Por favor, entendam que manterei nossa rigorosa política sobre este assunto, que é a de comentar o mínimo possível em relação a este tipo de questão.

Direi apenas uma coisa: Por favor, continuem reportando os botters, suas denuncias realmente nos ajudam. Estamos constantemente analisando as denuncias e melhorando nossas ferramentas.

Em relação a Steam, posso dizer um pouco mais: Planejamos que os jogadores que começarem a jogar Tibia via Steam joguem nos mesmos mundos que os outros jogadores que já jogam, ou que venham a jogar e vice-versa. Não haverá mundo de jogo privativo para a Steam e isso significa que também não haverá diferenças em relação aos botters. Ao menos é isso que por enquanto temos planejado. Ainda não temos nenhuma experiencia com a Steam e seus serviços. Por isso, é quase impossível prever o futuro.

 

steve smallPortal Tibia: A possibilidade de comprar itens cosméticos no site pode ser um indício de o Tibia se torne sustentado por micro-transações? Podemos esperar a possibilidade de troca/venda de itens usando o market da Steam? Qual o risco do Tibia, originalmente desenvolvido para ser um jogo livre e aberto, se transformar em um jogo pay-to-play?

Steve: Sempre pensamos com muita cautela a respeito de que forma podemos estender ou adaptar nossas ofertas e serviços e também em como não nos indispormos com clientes mais antigos que adquiriram ofertas anteriores.

Por estas razões, no momento, decidimos não oferecer produtos que possibilitem vantagens consideráveis no jogo. Somos da opinião de que quem tem uma conta premium já tem o suficiente para se competir no Tibia, sem a necessidade de adquirir qualquer benefício extra.

Contudo, gostaríamos de oferecer mais produtos aos jogadores que se interessam por áreas mais cosméticas, como outros outfits, montarias e produtos de conveniência.

A propósito, o Tibia nunca foi um jogo de código aberto, pela pergunta eu suponho que seja este o contexto…

 

Portal Tibia: Você conhece a linguagem Lua (www.lua.org/portugues.html)?Já considerou utilizá-la para permitir que os jogadores customizem o client?

Steve: Sim. Eu, pessoalmente, já utilizei Lua e gostei muito! Nós a utilizamos um um projeto anterior, o Fiction Fighters. A Lua tem um interpretador extremamente compacto, o que permite que ele seja usado de muitas maneiras diferentes! É bem provável que utilizemos a Lua novamente em algum outro novo projeto. No entanto, utilizá-lo no Tibia para, por exemplo, permitir a customização da “skin” do cliente, não está em nossos planos no momento.

 

Portal Tibia: O que podemos esperar do Tibia para 2015? Quais serão os projetos prioritários?

Steve:  Em breve, realizaremos nosso planejamento estratégico para o próximo ano. Contudo, estou certo de que estaremos voltados para os seguintes temas em 2015: balanceamento das vocações; primeiros testes com o Steam; um novo cliente do Tibia e em alterações no PvP (especialmente no sistema de guerra) e, infelizmente, os “bots” continuarão a ser uma temática recorrente.

Não temos como garantir que seremos capazes de concluir todos estes temas em 2015 nem de que ofereçamos conclusões palpáveis a eles, mas, certamente, todos eles desempenharão um papel importante em nossa rotina diária…

 

Portal Tibia: Encerrando, alguma mensagem para os jogadores brasileiros?

Steve: Muito obrigado por nos apoiarem! Somos muito gratos por haver tantos fãs do Tibia que permanecem conosco por tanto tempo!

  • Shady

    Teve 3 pontos da conversa que me chamou a atenção:
    1º) Quando ele foi perguntado sobre os bots, “Por favor, entendam que manterei nossa rigorosa política sobre este assunto, que é a de comentar o mínimo possível em relação a este tipo de questão.” na verdade ele quis dizer, “não estamos fazendo nada em relação aos bots, mas não posso falar isso abertamente pra não pegar mal pra cip, mas continuem se iludindo e reportando os bots.”

    2º) Quando perguntado, se o tibia vai virar um pay-to-play. Ele responde “Por estas razões, NO MOMENTO, decidimos não oferecer produtos que possibilitem vantagens consideráveis no jogo.” Ou seja, como eu já tinha comentado em outra noticia, a vende de mounts e outfits pode ter sido somente o carro feche para a cip começar a vender itens especiais,

    3º) Quando ele fala o motivo porque um servidor totalmente retro não pode ser criado, e começa a citar as mudanças que foram feitas, hk, treino off, venda de runas por npc’s, que na época foram duramente criticadas, inclusive por mim, forem todas criadas para tentar equilibrar o jogo entre cheats e não cheats, e essas mudanças, de uma maneira ou de outra são culpa nossa também, a comunidade ajudou a estragar o jogo, e a cip em vez de tomar medidas mais firmes, optou por fazer essas mudanças. Não vai demorar muito pra cip começa a vender kk’s, ai vocês vão reclamar, eu vou reclamar, os bots vão reclamar pq não vão mais ter essa renda extra, mas se lembrem, isso vai ser culpa dessas pessoas que comprar kk’s de outros jogadores, porque são cotocos demais pra conseguir dinheiro jogando e fazendo loot, e essas pessoas, e varios amigos meus entram nesse grupo, que vive reclamando de bots nas hunts, mas vão lá e compram 10kk-20kk de outro jogador, de onde acham que esses kk’s saem? Mas é claro que é daqueles 200 farms que ficam o dia inteiro nas tuas hunts te atrapalhando, e você vai lá eu ainda compra os kk’s deles.

    Em resumo, o Tibia só é só um reflexo dos jogadores e da cip.

    • Paulo

      Só é só mesmo.

      Tão sentindo o cheiro? É merda vindo por aí.

    • Unnoted

      Assino embaixo tudo que você disse, sem acrescentar nada.

  • Old Tibia

    Por que Fan Sites não fazem perguntas sem enrolação como essas?

    1 – A Cipsoft tem real interesse de deletar os botters? (pois se deletar todos botters muitos servidores ficariam vazios)

    2 – A Cipsoft ja pensou em criar o proprio Tibia cast e liberar de vez a venda de premium scrolls? (Cipsoft perde MUITA grana com serviços que deixa de prestar, mercado negro cresce consequentemente mais bots coletando gold surgem)

    A Cipsoft não tem interesse de repassar o jogo para Square Enix ou outra empresa especializada em RPG para tomar a frente dos graficos e mecanismos do jogo? (ultimos updates o grafico foi um fiasco, desde o novo designer contratado)

    3 – A Cipsoft ja pensou em criar o proprio Tibia cast e liberar de vez a venda de premium scrolls? (Cipsoft perde MUITA grana com serviços que deixa de prestar, mercado negro cresce consequetemente mais bots coletando gold surgem)

    • Gladiadora

      Hauopa Old Tibia,

      Nós e também outros fansites já perguntamos diretamente sobre os bots em várias situações e para vários membros da CipSoft, a resposta sempre girou em torno de “melhorar nossas ferramentas de detecção” isso, se não fazem como o de costume… sair pela tangente e não responder claramente.

      Sobre a outra pergunta, não nos ocorreu perguntar sobre esta temática… anotado, para uma próxima oportunidade.

      Obrigada!

  • Diogo

    Não é fácil…. É até um pouco desanimador…
    Mas uma coisa é certa: Ninguém é obrigado a permanecer jogando.
    Você pode sair a qualquer momento e a Cipsoft está de fato percebendo a saída de cada um dia após dia.
    Os próprios jogadores percebem as mudanças de comportamento dos outros jogadores como se fosse uma reação em cadeia.
    Não sei se nos outros mundos está acontecendo de muitas casas estarem à venda como em Calmera.
    Isso é uma coisa muito anormal em um servidor Optional PVP.
    Dá impressão de algo como “salve-se quem puder” ou algo do tipo.

  • Nansinhu

    entrevista muito boa, parabens! deu para dar uma clareada nas ideias.

  • Tibia fail – so questão de tempo

    a maneira que cip soft vem administrado o tibi e sua criação ate mesmo as entrevista e uma das melhores que existe……Fazem pouca coisa contra bots e assim leva anos dando entender que estão fazendo algo e ganhando dinheiro com esperanças…….gráficos e jogabilidade….ao longo de muitos anos estaremos atualizando…( parece windows )…..entrevistas e melhor maneira de manipular as expectativas dos jogadores…..e levar mais 10 anos para fazer minimo possível…..porem se a comunidade tibiana deixa de dar lucro….ai sim eles fazer algo para mudar isso…………..estão amigos pensem na hora de comprar p.a cipsoft so vai fazer algo se mexer no bolso deles

  • Joao Paulo

    muito grande a matéria.. nem rola ler..

  • Joao

    Quando comecei a jogar Tibia ele era um RPG medieval (lá pra sua época de 7.x), não existiam baboseiras como esses eventos globais cheios de fofurinhas e fantasias mirabolantes, docinhos e bolinhos de festa. Não existiam players montados em ovelhinhas, pandas ou bicicletas de uma roda, não existiam 1000 tipos diferentes de outfits, você se vestia como cidadão, mago, paladino, druida ou cavaleiro!
    Não existiam 100000 locais de caça, era difícil conseguir um local para caçar, eram disputados, era difícil subir de nível e morrer uma completa decepção, isso tornava Tibia muito mais desafiador. Agora a Cipsoft mastiga e te dá a experience na boca.
    Eram espadas, magias, monstros, história e RPG de primeira.
    Infelizmente hoje o Tibia perdeu todo sentido histórico e medieval e se tornou mais um jogo online pague-para-ser-deferenciado e suba-de-level-para-ser-feliz…

    • Thiago

      É verdade! Bons tempos.

      Hoje não jogo mais, apenas acompanho de muito longe as notícias relacionadas ao jogo, me despertando a saudade daquele tempo. Costumo checar as notícias uma vez a cada dois ou três meses mais ou menos.

      O problema de Tibia é que se preocuparam demais com mapa do que com recursos novos. Eles aumentaram tanta a variedade locais novos/roupas/outfit que não sobrou tempo para pensar em novos recursos, como itens que você poderia usar para dar dano (realmente usar o item), arena pvp livre, skills como puxar ou empurrar alguém, skills como prender alguém, etc.

      Lembro que no Tibia 7.2 eu utilizava as traps para caçar aqueles 2 cyclops da quest do Dark Shield. Aliás, o Dark Shield era bom na época!! Era muito bom tu ter que ir lá pegar ele, pegar a Scale Armor e torcer pra dar tempo de chegar no NPC do templo pra te curar do veneno (exana pox era caro!). Depois disso, treinava bastante pra você mesmo dar a sorte de pegar um Dwarven Shield na Dwarf Bridge. Isso se você não morresse pra gs ou dl no caminho.

      A emoção de comprar um dragon shield não se compara a de comprar um Prismatic Fucking Master Power Shield

      Saudades…

  • Isaqui

    A Cipsoft está realmente tentando se livra dos bolts de uma semana pra cá mais de 50 LEVEIS 300+ FORAM PRA DELETera, é só ir em qualquer site e checar.
    Dizer que a cip tá cagando e andando pros jogadores é no minimo ignorancia, isto é a médio prazo, não tem como deletar todos os bolts de uma só fez sem cometer erros(deletar jogadores injustamente/)
    só hoje…

    Player Level World Last Login Deleted at
    (*) Hantro Shaymorn 210 Elera Oct 16 2014 16:14:53 Oct 22 2014
    (*) Miauzeraah 212 Furora Oct 17 2014 17:56:32 Oct 22 2014
    (*) Lidor Tankzua 200 Rowana Oct 16 2014 22:16:33 Oct 22 2014
    (*) Nackenmann 176 Kenora Oct 18 2014 02:12:41 Oct 22 2014
    (*) King Paralyzer 192 Vinera Oct 18 2014 04:33:34 Oct 22 2014
    (*) Attractive Luanzin 384 Julera Oct 20 2014 17:41:21 Oct 22 2014
    (*) Dreams Colletor 331 Amera Oct 21 2014 00:17:26 Oct 22 2014
    (*) Klopel 237 Elysia Oct 16 2014 17:22:44 Oct 22 2014
    (*) Aj Em Buti 285 Secura Oct 16 2014 20:05:37 Oct 22 2014
    (*) Leh Of Insomnia 253 Libera Oct 16 2014 12:49:29 Oct 22 2014
    (*) Lero Tyrell 255 Rowana Oct 20 2014 22:36:46 Oct 22 2014
    (*) Supcio Elder 252 Askara Oct 21 2014 00:16:41 Oct 22 2014
    (*) Khoty 239 Tenebra Oct 21 2014 03:31:17 Oct 22 2014
    (*) Elmas Loco 233 Shivera Oct 17 2014 04:28:56 Oct 22 2014
    (*) Miguelito Shoow 326 Fortera Oct 20 2014 21:55:21 Oct 22 2014
    (*) Siir Campos 162 Menera Sep 22 2014 20:07:38 Oct 22 2014
    (*) Masternemo 193 Berylia Oct 17 2014 21:12:52 Oct 22 2014
    (*) Tigre de Fogo 176 Menera Oct 16 2014 03:02:49 Oct 22 2014
    (*) Lell Crechias 219 Solera Oct 14 2014 06:31:31 Oct 22 2014
    (*) Edi rolnik 213 Danubia Oct 20 2014 12:27:01 Oct 22 2014
    (*) Daryn Merius 152 Refugia Oct 17 2014 19:02:55 Oct 22 2014
    (*) Syror Galion 178 Aurora Sep 28 2014 20:40:33 Oct 22 2014
    (*) Aredis Daru 188 Fidera Oct 17 2014 10:16:36 Oct 22 2014
    (*) Allpaczino 301 Secura Oct 16 2014 20:07:17 Oct 22 2014
    (*) Kapiroto Hell 218 Elera Oct 20 2014 18:47:08 Oct 22 2014
    (*) Kal Drodo 187 Fortera Oct 17 2014 10:22:51 Oct 22 2014
    (*) Bundlles 169 Obsidia Oct 18 2014 07:16:21 Oct 22 2014
    (*) Roddyk Grion 271 Calmera Oct 16 2014 23:46:03 Oct 22 2014
    (*) Francielle Brai 188 Solera Oct 18 2014 10:27:03 Oct 22 2014
    (*) Fryss Dekipo 157 Antica Oct 18 2014 07:44:30 Oct 22 2014
    (*) Zezinho do Papelao 212 Astera Oct 16 2014 17:50:34 Oct 22 2014
    (*) Griffy Sya 151 Pythera Oct 16 2014 12:49:59 Oct 22 2014
    (*) Ardenaze 302 Honera Oct 19 2014 17:28:53 Oct 22 2014
    (*) Rosaledaren 200 Galana Oct 16 2014 23:33:42 Oct 22 2014
    (*) Giggsyy 246 Elysia Oct 20 2014 18:04:36 Oct 22 2014
    (*) Don Kennon 153 Pacera Oct 14 2014 23:10:43 Oct 22 2014
    (*) Kind begalis 152 Aurera Oct 15 2014 05:21:02 Oct 22 2014
    (*) Affyb 349 Shivera Oct 07 2014 21:56:48 Oct 22 2014
    (*) Hades hifi 170 Elysia Oct 16 2014 17:01:09 Oct 22 2014
    (*) Lipe Suddendeath 192 Fortera Oct 16 2014 14:47:00 Oct 22 2014
    (*) Jakub Szymoniak 155 Celesta Oct 13 2014 18:27:56 Oct 22 2014
    (*) Trus Edus 178 Honera Oct 12 2014 03:31:19 Oct 22 2014
    (*) Championship 229 Luminera Oct 16 2014 01:19:24 Oct 22 2014
    (*) Lufaroth 190 Nerana Oct 17 2014 18:13:15 Oct 22 2014
    (*) Nights Chimaruh 210 Magera Oct 14 2014 18:36:11 Oct 22 2014
    (*) Ithalo Warlord 234 Aurera Oct 16 2014 04:44:57 Oct 22 2014
    (*) Lady Bonitaty 210 Guardia Oct 16 2014 12:53:34 Oct 22 2014
    (*) Slyarko Chraveryda 169 Solera Oct 18 2014 05:07:53 Oct 22 2014
    (*) Black Sheeph 163 Pacera Oct 17 2014 23:57:24 Oct 22 2014
    (*) Krisby 233 Guardia Oct 17 2014 02:50:39 Oct 22 2014

    • Thiago

      Só hoje? Tem várias datas diferentes aí.
      E 300+ só tem 6 aí!

      • Isaqui

        Varias datas diferentes? você tem algum problema mental! as datas diferentes são de login e não do dia que foi deletado, e eu falei nas ULTIMAS SEMANAS E NÃO ANTES DE ONTEM DIA 22/10/2014. dar próxima leia com mais atenção para não fala asneiras. boa tarde e boa leitura. E aliais veja a lista de deletados de hoje 24/10/14, já foram excluidos 18 trapaceiros level 300 +.

  • Matheuz

    Acho bom msm eles traduzirem o jogo para varias regioesse quiserem jogadores novos inves de colocarem tanta coisa doida, antigamente o q se restava pra qm tinha um pc ruim, era o tibia, e dai com o tempo a pessoa se sentia maravilhado naquele mundo matando Rats, pouco importava o grafico e o ingles era obrigado a aprender na epoca. Mas pra uma pessoa hj em dia ve um jogo quadrado e no brasil q quase ninguem sabe ingles direito ve o jogo como tibia, nao da nem chance, sem som ainda? puts Eu lembro q pouco ligava pra som quando ia jogar tibia, esses dias fui jogar tibia depois de 3 anos, caramba, eu n sei se eu precisava de tempo pra me acostumar denovo, mas o coisa monotona. Por mais bom q Tibia seje, eh cada mais raro algum jogador novo dar chance pro tibia isso ainda se o cara tiver amigos q jogam.

Tv Epaminondas

Patrocínio

Últimas Notícias

Curta a nossa página!