A epopéia do Thunder Hammer


Thunder Hammer, também chamado de Khundahamar (que significa O Libertador para os Dwarves), traduzido ao pé da letra do inglês, fica “Martelo do Trovão”. Essa mística arma desde os primórdios do Tibia desperta o interesse dos jogadores, apesar de hoje em dia, infelizmente, não ser tão difícil obter um – basta ter a sorte de conseguir um em algum boss (Orshabaal, Ferumbras, Morgaroth ou Ghazbaran). Contudo, essa “mancha” (na opinião dos mais extremistas tibianos que cultivam o “RPG way of life“) não acabou com o brilho desse club, que por muito tempo foi o mais poderoso de sua classe e um dia foi a arma mais forte do jogo de uma mão.

Há uma lenda que é desconhecida por grande parte das pessoas: segundo ela, os Dwarfs, que eram prisioneiros dos Cyclops, faziam preces para os deuses para se libertarem da dura escravidão em que estavam submetidos. Com isso, obtiveram o Thunder Hammer, relíquia abençoada pelos céus. Detalhe para a descrição do club: “It is blessed by the gods of Tibia”. Juntamente com esse conto, há uma continuação, em que o Deus Thor teve seu martelo furtado enquanto dormia, e o mesmo foi jogado a 10 milhas abaixo da terra em algum lugar e que uma cobra está o guardando.

Thor é um deus de cabelos vermelhos e barba, representando a força da natureza (trovão) na Mitologia nórdica e também na Mitologia germânica, fazendo justamente seus raios com o seu martelo Mjolnir. Ele é o filho de Odin, o deus supremo de Asgard, e de Jord (Fjorgyn) a deusa de Midgard (a Terra).

FONTE: Wikipedia

Os jogadores antigos, em sua maioria, sabendo disso, tentaram sucessivas vezes desvendar o mistério que cercava (e ainda cerca) a enigmática cobra Basilisk, que sempre foi suspeita de estar envolvida em uma quest complexa, cuja recompensa final seria o Thunder Hammer. Contudo, até hoje, ninguém obteve êxito em solucionar a “charada”.

Fake famosa em que um jogador supostamente teria chegado à sala da cobra

A única quest, de fato, que deu Thunder Hammer como prêmio (além dele, dava também uma Magic Plate Armor e uma Golden legs) foi a Demon Quest de Premia, um evento que ocorreu neste mundo devido ao seu lançamento. Siga uma curta narração de Karrchaos (Morak em Premia) de como foi este marcante acontecimento:

“Era 16 de Junho de 2002. Premia havia sido recentemente introduzida e a CipSoft havia recém criado a cidade de Darashia. Eu e alguns amigos, enquanto estávamos explorando a Mino Tower, recebemos uma mensagem vermelha (Nota: Gamemasters naquela época não possuíam ainda o poder de mandar mensagens vermelhas; apenas brancas). Ela informou-nos de que um terrível Demon havia nascido em nosso servidor, em algum lugar de Darashia. Para salvar o mundo teríamos que derrotá-lo (ou roubar seus itens mágicos).
Doombringer era o mais forte do grupo (seu nível era em torno do 50), mas ele não quis ir. Nomak era o segundo mais poderoso e um bom amigo meu, mas devido ao seu trabalho na vida real, não pôde comparecer também. Lembro-me de alguns que foram à épica batalha: Akitra, Sinner, Ishy kubaba, Xyldrael, Ugraal, Rauko Gurth, Mega Phobia, Vicotnic, Gragner, Domsan, Sinth Ka’agar, Dalith, Kusutoko Yomuro, Dizzy IV, Galarian, Hihual, Vawaz.

Foi uma guerra difícil. Havia apenas dois mages em nossa equipe. O nível deles era na casa dos 30 e seus magic levels era entre 40 e 50. Tentamos algumas vezes, mas sem sucesso. Várias promessas para atrair jogadores em nossa causa (que infelizmente não foram cumpridas) foram feitas. Knightmare ficava nos observando, ansioso por um bom plano para conseguir driblar o desafio. E foi isso mesmo que fizemos (eu, no caso): alguns ficaram distraindo o Demon e as outras criaturas enquanto fui pegar a recompensa. E deu certo!

Morak com suas conquistas no depot de Darashia

Não acreditava que havia conseguido pegar o Thunder Hammer. Depois de tanto sofrimento! Afinal, não é todo dia que se obtém uma arma de 52 de ataques e 35 de defesa, né? (Nota: naquele tempo, esses eram os atributos do martelo)

Contudo, essa minha conquista trouxe muitas infelicidades. Alguns amigos voltaram-se contra mim, exigindo dinheiro que pagassem o prejuízo de suas mortes. Infelizmente, tive que vender a arma. Em Antica recebi 1 Golden Helmet, 1 E-Plate, 2 Giant Swords, Steel Boots, 150k, 4 DSM, 4 K-armor, 3 K-legs, 3 Warrior Helmet, 1 P-amulet, 1 bh-shield, 1 FS, 26bp’s de Hmm e 2154 de Burst Arrows. E em Premia obtive “apenas” 50k e 10 bp’s de SD.

Em 2007, o Thunder Hammer obtido por Morak e vendido posteriormente, como consta acima, podia ser encontrado em uma casa em Thais, juntamente com uma Silver Mace:

Em 2002, o jogador Warrax, de Antica, aproveitou-se de um bug e obteve o Thunder Hammer com o GM que havia comprado (a falha, posteriormente corrigida pela CipSoft, consistia em que cada update havia um respawn da arma na Behemoth Quest). GM Flattery acabou com a festa e deletou o depot inteiro do comprador dela.

No mesmo ano, houve uma convenção em Viena, Áustria, em que vários jogadores e até os donos do jogo foram prestigiar. Em consequência disso, Patryn, que havia organizado praticamente tudo, teve como um presente de obrigado dos criadores do Tibia o Khundahamar. Ainda no fatídico ano, no natal, o martelo abençoado pelos deuses foi repassado a Pytru.

Pytru e Lightbringer - duas lendas vivas em Antica

Tibia Convention em Vienna 2002

Em Eternia, Krin ganhou fama ao também receber um Thunder Hammer ao ser de grande ajuda reportando diversos bugs para a CipSoft.

A “Era Boss”

A partir do dia 26 de agosto de 2005, o destino do Thunder Hammer mudou: Orshabaal, um boss desconhecido até então, apareceu em Pacera. Porém, foi somente com a aparição em Elysia que um grande furor foi causado: Elahrion Avessar, um poderoso knight da época (hoje não existe mais), teve a surpresa de obter a arma como loot da criatura. “Gritei na RL quando vi o loot”, disse ele em uma entrevista ao promoted fansite TibiaBR.

Essa história se repetiu por muitas vezes até hoje, o que de certa forma gerou protesto por parte dos jogadores. “As pessoas simplesmente preferem derrotar um Demon Lord e torcer para que ele caia, do que gastar horar e horas tentando desvendar uma quest que nem se sabe se que está ativa” afirma Dher, colaborador do Portal Tibia e tibiano-historiador há 10 anos.

Amigos em Trimera exibindo seus rares

O primeiro brasileiro a conseguir a mística arma foi Shane Bull, que jogava em Shanera e atualmente é um mero personagem low level, devido ao fato de que foi hackeado há algum tempo atrás. Ele conseguiu obter o item em questão em 2006. “Nunca imaginei que iria blockar o Orshabaal”, diz.

É importante relembrar que Ghazbaran, Morgaroth e Ferumbras também são “culpados” pela grande quantidade do Thunder Hammer existente hoje em dia. Apesar de não ser possível realizar uma pesquisa confiável em relação a que mundos possuem a arma, uma coisa é certa: há, pelo menos, 30 amostras no Tibia. Talvez haja uma quest que também a dê como recompensa, apesar de que, levando em conta a personalidade dos atuais jogadores – a maioria despreza o RPG e preza pelo powergaming -, ela dificilmente será resolvida. Dentro de alguns anos, Khundahamar será apenas mais um item para os iniciantes, sem história alguma. Um triste fim para um club que possui uma grande história.

Antiga casa de Lord'Paulistinha, hoje deletado: Thunder Hammer banalizado

“Apenas torço para que outros itens, com uma história tão bonita quanto está não acabe com o mesmo destino d’O Libertador.”, conclui Dher, resumindo o sentimento dos tibianos mais antigos.

  • Chega a ser triste ler isso.
    🙁

    • Baltser

      Nossa, enfim alguém que pensa assim.

      :/

      Yours

      ~Balt

      • jeff

        ²

  • Ótima matéria sobre esse incrível Club dos Deuses.
    Mesmo perdendo o seu antigo valor, ainda seria um sonho possuí-lo.

  • Tom Stifler

    Sep 30 2010, 00:36:13 CEST Killed at Level 231 by Demus Venun, Elder Hyoga and Razegui.

    AFF O MLK FOI HACKED DIA 30 ¬¬

    VI Q VC AINDA TÁ COM SEU OUTRO CHAR LEK AINDA BEM ;D

    CARA VOU DEIXAR UM FRASE AKI LEK , QUE LEVO SEMPRE COMIGO ….

    Não me importo que me olham da cabeça aos pés .. pois nunca farão minha cabeça e nunca chegarão aos meus pés

    • Tom Stifler

      BROW DO BAHANOT AKI

    • Tom Stifler

      AFFF APAGARAM O MEU COMENTARIO

    • Marcelo

      grande frase do Bob Marley ;]

      • Tom Stifler

        hehehe , pois é Bob será sempre eterno , e é a frase q eu deixo para o Shane Bull mlkão fmza do Karalho

        • Gui

          Aposto que você nem sabe qm é ele, uihesiuaheia
          vc sabia que ele vendeu o char para o Sanky de tenebra ? falando q é mlk fmz iuhasiuahsa nem conhece vei, eu rasho com nego assim,

          • Tom Stifler

            ¬¬

          • Tom Stifler

            as minhas respostas adequadas a vc gui ( Fã do restart ) o portal tibia está apagando :S

  • Muito legal isso motiva muito agente…Mas a cipsoft podia nos explicar melhor pq n pode impedir esses abusos de raker e bot…sabemos pouco quando isso nasceu e o pq dele e como da fim nisso…

  • 0.o

  • Eddy Kirl

    De fato, chega a ser triste ler essa matéria… Tantas histórias e segredos. Lendas… De certa forma perdidos e até então um tanto obsoletos…

  • Fing

    belo post
    pena pelos rares nao serem + tao rares como hj

  • Muito legal essa história do Hammer, até inspira agente e nos encoraja a investir em quests, e é mesmo uma pena coisas tão valiosas perderem o valor e a raridade, como anda acontecendo. =/

  • Alquimista Mike

    Otima matéria! congratulações!

  • Felipe

    Até ke em fim um topico descente aki, sem ser topico oficial =)

  • paulinh

    matéria showwww
    podia ser feito uma assim pra cada item com historia como a do TH

  • Alisson

    Como ja foi dito em alguns comentarios acima e triste ver que itens tidos como reliquias, hoje em dia não tenhão tanta expressão no mundo tibiano.

  • e eu estava vendo isso antes de ontem,antigos rares e tinha visto a reportagem com Shane bull pelo tibiabr um kra gente boa sem arrogancia, so q logo reparei q eli foi hacked dia 30 🙁

    @Topic
    muito boa a materia,Gz

  • Sapo

    Ótimo o artigo , finalmente podemos refletir sobre a história do lendário Khundahamar ou “O Libertador” , que com o tempo virou um item comun , não só levando em conta os bosses mas também a facilidade de transferir para outros mundos…

    Infelizmente não é so este que fica comun … são vários

  • Guilherme Willian

    Pois é neh. Um jogo com tanta história poderia ser muito melhor aproveitado se não fosse por essa frescura do powergaming, esse martelo especial não ser mais raro como era. É uma pena =[

    Bela matéria, parabéns ao autor …

  • Como muitas matérias esta foi mais uma de grande feito hoje em dia realmente pessoas perderam o antigo espirito =[ antigamente era um sonho ver um item raro em uma screenshot hj em dia é mero acaso espero que não aconteça o mesmo com – Golden Helmer – Blesses Shield – DSL – Winged helmer – Horned helmet – entre outros seria uma distruição ao valor desses itens’

  • Sim os jogadores mais antigos sabe como é isto , como a lenda de joga monte de itens para fazer um caminho em kazz , voz de um pecador mudo algo assim , coisas que os mais novos nunca vão saber =( , foram epocas muito boas
    hoje em dia é só quem tem mais lvl ou war war war

  • sempre achei q nao deveriam colocar como loot esses itens raros… um exemplo disso eh a golden boots, q tbm ta dropando de bixo, acabando com a historia dela. a cip nao fez nem uma historia pra explicar como o thunder hammer foi parar na mao dos demons, e isos eh pior ainda D:

  • Crowfox

    =[ itens raros nunca deveriam existir…

  • Jordan

    cara eu vo chorar T.T
    brinks..
    Mas eh triste msm… poxa cara, ngm mais liga pra rpg =/
    Queria um grupinho de amigos pra sair tentando descobrir umas coisas por ai =/

  • é triste algo como um Thunder Hammer, que é algo que a muito tempo atraz, muitas pessoas a queriam ter… hoje basta esperar um boss que você a consegue! ;/

    Tibia Killed! D:

  • jorginho

    Ótimo artigo, simplesmente perfeito
    Para a galera da antiga que jogava antes de 2005 Thunder Hammer era a lenda de uma quest não resolvida que muitos tentavam desvendar ate hoje se procurar bem ainda da pra encontra em alguns fórum ou ate mesmo no orkut discurçoes gigantescas com teorias sobre como resolver a quest ainda com varias lacunas em branco, gostava mais do tíbia da quela época onde ainda existia jogadores que curtiam fazer isso, acredito que os novos jogadores não conhecem nem metade dos antigos segredos mas isso se dar pelo propia cip que transformou os jogadores em maquinas de pega lvl pra fazer gerra permitido os PowerAbuse, tirando toga a graça do jogo

  • ótima matéria !!

    Sempre quis ter um Thunder :/

  • Deedoc

    Faltou falar da lenda de que juntar 1k de Iron Pieces fazia parte da quest do TH =P

    Excelente o artigo, Parabens!!

    • Thodo Fron

      Essa lenda, até aonde eu sabia, era para pegar a Warlord Sword. Enfim, independentemente da arma, sua veracidade nunca foi comprovada. 😛

  • Akann

    Como sempre Thodo Fron invariavelmente excelente nas matérias, muito bom.
    Basilisk…omg…já procurei tanto …mas vou continuar … ñ perco a esperança de achar o caminho xD^^

  • Leorf Zanera

    uma otima materia gostei mesmo parabens portal tibia ;D

  • ” Podem Tirar uma Lendá Mas Nunca Chegaram Á Ter Uma Igual.! ”
    Graatz Topico

  • Pedro

    gostaria de sabe se esse tibiano historiador dono do portaltibia
    ja descobriu alguma quest sozinho
    e qual foi?

  • Lucas

    Lembro até hoje as altas discussões geradas em sala de aula por causa das quests do Tibia, isso era em 2004/2005, mais enfim essa do TH foi apenas uma delas, é triste que hoje em dia seja tão “obvio” obter um item desse.

  • Alee

    Ótimo Post !
    Que pena que Tibia está perdendo sua história ;x

  • Maluco 17

    aff eu tenho inveja de todo mundo seus merda, eu nunca fui premiun nunca vou ser, jogo a 4 anos e sou level 40 no meu char mais alto. nunca vou poder matar siquer um demom e é por isso q tento usar bot mas num consigo. heuheuehue alguem ae pode me ajudar a usar bot

    {=[]

    • Hooligans

      se mata filho =S

    • Felipe

      kill yourself –‘

  • Rodolfo xD

    eu lamento por duas coisas:
    eu realmente queria ter nascido bem antes pra poder jogar tibia em sua melhor faze xD nao q hj nao seja um bom jogo mas antes tinha toda a magia e tals
    pelas historias q eu leio em forums como este de itens raros e outras quests q players lendarios me da vontade de ter jogado tibia antes mas enfim
    tomara q essa encrivel e milenar club nao se torne só mais um iten no tibia uma realidade dificil de aceitar
    flw ^^

  • Rodolfo xD

    desculpa por ter flado tanto no meu ultimo comentario e por tar comentando esse tmb XD mt gente acha o tibia ruin e tals pelo grafico e outras coisas tah o grafico é +/- mas em relaçao as primeiras versoes do tibia o grafico esta muito bom msm e se for comparar jogabilidade com outros jogos de hj por exemplo jogos maravilhosos com graficos e tal q voce mata bixo em 1 hit e upa 2 mil lvl (eceto no kbal q vai 3 anos p upar p lvl 2) esses jogos sao uma porcaria e tmb sao dominados pelo cash . aki no tibia todos começao iguais e tmb nao é caro premy acc xD nao espliquei mt bem oq eu quis dizer e fiz 1 comentario gigante mas enfim eu gosto do tibia pq me sinto em casa sem nuubs filhinhos de papai q compram 2 salarios minimos de cash e saem por ai se achando rox …. a e morte aos bots ¬¬ flw

  • Felipe

    cara eu por isso que eu amo tibia muitas coisas que ninguem sabe …. mas a cip como sempre estragando os itens raros… mas creio que enquanto o thunder hammer esta virando um item “normal” outros itens raros estao vindo ;D thunder hammer era meu sonho de consumo , agora …

  • fyre dragon

    CIP por favor volta com o tibia de antes, ate com o mesmo gráfico 🙂

  • Well

    pena q hj em dia os jogadores só pensem em upar lvl e eskecem da melhor coiisa q é o Tibia, q sao suas boas histórias, sobre questes, personagens, etc…

    Tibia nunca mais sera como antes :/

  • Leo

    Uma certa parte tem razão na questão de voltar como era amtes ,pois o jogo ta perdendo a graça items raros virando pupolares ta cabando o rpg e tal Cif volta pra quando era no 7.6 ;P

  • Matheus Vieirah

    N eh muito ass

    e dificil dropa un desses rares mais n e impossivel
    concordo ke alguns estaun perdendo o valor mais nem tanto
    e outra tem um comentario ke sincerament foi o pior ke eu ja vi
    só pq o kra n tem p.a ele vai usar bot ¬¬ eu n tenho p.a e tenho un lvl 42 kina um pala 29 un otro kina 34 un sorcer 49 e um pala lvl 69 ‘-‘ e nun uso bot vo jogando na raça msm ‘-‘

Tv Epaminondas

Patrocínio

Últimas Notícias

Curta a nossa página!