[Atualizado] Artigo Oficial: Tibianos, qual a sua vocação?


Naqueles dias antigos, os deuses estavam brigando pelo Tibia em inúmeras batalhas. Foi o momento em que Fardos e Uman decidiram criar uma nova raça, a raça dos humanos. Após o nascimento da humanidade e com o objetivo de derrotar essas criaturas do mal andando pelo Tibia, as quatro vocações começaram a se formar. Com base na vocação que cada herói escolheu, as pessoas aprenderam a exercer seus poderes e usar suas habilidades com sabedoria. O conhecimento da magia foi ensinado para druids e sorcerers. Knights e paladins eram dotados de habilidades superiores em corpo-a-corpo e distância. De qualquer forma, mesmo os mais poderosos guerreiros e magos não foram capazes de exterminar as forças do mal. Em vez de lutar juntos combinando seus poderes, inveja e rancor surgiram entre os campeões, contaminando a atmosfera. A falta de características distintivas começou a atormentar mentes humanas. Para o bem da humanidade, os deuses decidiram novamente trazer luz para a escuridão.

Durante as próximas semanas, vamos conhecer as idéias (da CipSoft) sobre uma possível definição para cada vocação. Portanto, será perguntado a você suas opiniões sobre cada vocação, no sentido de sua definição, o seu papel em relação a caças em grupo e sozinho, além de sua jogabilidade. Então, vocês vão dar a sua opinião respondendo algumas perguntas, que serão perguntadas em quatro tópicos especiais semanais.

Por favor, note que não estamos falando sobre balanceamento de vocações agora, mas sobre as suas definições. O objetivo é descrever cada uma das quatro vocações, seu significado, suas qualidades, habilidades e poderes. É claro que um balanceamento será necessário para o que for decidido. Mas agora, estamos falando de oportunidades para o futuro. Na próxima semana, começamos com os knights.

Vamos começar!

Antes de começarmos, vamos explicar como vai funcionar. Como já mencionado, o assunto não gira em torno de fatos que serão adicionados ao jogo num futuro update, mas sim possibilidades. Qualquer alteração feita nas vocações terá efeitos sobre quase todas as outras coisas do jogo. Podemos citar o PvP, equipamentos e criaturas, por exemplo. Além disso, o assunto não é balanceamento, ainda. Vamos começar com idéias para a definição, o papel e a jogabilidade das quatro vocações.
Para conseguir a opinião dos jogadores, vamos dar uma olhada no conceito de cada vocação, e depois você pode responder a um modelo de questões para cada vocação em tópicos separados.

O Básico

Cada vocação é capaz de causar dano, cada uma delas é capaz de agir com sucesso por conta própria e cada uma delas deve desempenhar um papel específico em uma party.

Knights

Definição

O knight, um guerreiro forte, sempre pronto para uma luta, sempre na linha de frente. Ele é aquele que leva os hits e não se rende ao ser cercado por muitos inimigos. Assim, as vantagens do knight são um forte shielding e armas.
O dano que ele faz é físico, mas ele também pode fazer um tipo secundário de dano usando armas mágicas encantadas, por exemplo.
Além disso, dependendo do tipo de arma que ele usa, ele pode decidir se ele está atacando apenas um ou mais adversários ao mesmo tempo.
Com base na sua natureza, ele é capaz de usar alguns “especiais”. Como rage para aumentar seu dano ou protection para aumentar sua defesa por um determinado período de tempo, por exemplo. Ainda assim, o knight não deve se tornar um usuário de magias.
Seu equipamento é classificado como pesado, e portanto, apenas utilizável por ele, pois ele seria o único com força suficiente para usar essas armaduras e armas.

Papel

Caçando solo:
Devido à sua força, o knight é capaz de bloquear e combater diversos adversários ao mesmo tempo. Ele pode usar magias em si mesmo para aumentar seu ataque e habilidades de defesa por um tempo. Usando armas de duas mãos, ele é capaz de causar dano não apenas a um inimigo, mas também a outros oponentes ao seu redor. Usando uma arma de uma mão e um escudo, ele pode bloquear mais que apenas dois inimigos. Além disso, usando novas táticas, o knight é capaz de matar criaturas muito fortes.
Caçando em party:
Lutando em party, o knight é capaz de lurar todas as criaturas ao seu redor usando uma certa magia. Ele luta na frente, criando uma barreira entre os seus inimigos e os membros da sua party, que matam os oponentes à distância. Além disso, o knight é capaz de aumentar as habilidades de defesa de toda sua party usando a magia protection, ou shout para aumentar o dano de todos.

Jogabilidade

Procurando por uma luta, o knight se joga no meio da multidão, então usaria suas habilidades em particular para causar dano. Ele é capaz de parar os inimigos usando seu escudo, sem descansar por um minuto. Devido à sua força e equipamentos pesados, ele ficaria muito tempo lutando até que se tornaria necessário pensar em uma tática de retirada. O knight agora pode usar diferentes estratégias, tanto caçando sozinho ou em party.

Por fim, esse é o primeiro conceito. E o que você acha do knight? Dê sua resposta no tópico. Lembre-se de seguir o padrão pedido!

Agora vamos com o conceito de paladins.

Paladins

Definição

O paladin, um arqueiro sagrado, rápido e infalível. Ele mata seus inimigos à distância com tal velocidade mortal que ele parece ser invisível para seus alvos. Portanto, a grande vantagem do paladin é lutar à distância.
O dano que eles fazem é físico, mas devido a sua pureza espiritual, ele também é capaz de causar dano sagrado e usar algumas magias desse gênero para derrotar rapidamente seus oponentes, por exemplo.
Provavelmente, ele também é capaz de usar alguns ataques adicionais e especiais de suporte como sharpshooter ou swift foot.
Seus equipamentos consistem em armas de distância, como bows, crossbows e outras armas, escudo e armadura e armas corpo-a-corpo de uma mão.

Papel

Caçando solo:
Como um lutador à distância altamente eficiente, o paladin mata seus inimigos à distância. Correndo ao redor dos inimigos ele vai garantir que não será trapado e irá manter seus inimigos longe.
Em uma luta cara a cara, ele pode usar armas corpo-a-corpo e um escudo, mas não tão bem quanto um knight, é claro. Caso ele fique sem munição, ele pode facilmente usar sua magia para criar mais.
Caçando em party:
Durante uma party, o paladin fica atrás do knight atirando em seus oponentes à distância. Se os inimigos cercarem o knight, o paladin pode impedir seus movimentos usando magic walls. Além disso, ele pode dar suporte a toda a party usando a magia regeneration, por exemplo, que aumenta a regeneração de mana por um certo tempo.

Jogabilidade

Durante uma luta o paladin sempre tenta manter os seus adversários longe possível para usar sua vantagem de ser um lutador de distância. Ele precisa estar em movimento o tempo todo para evitar que ele vire um alvo. Caso ele não consiga correr e usar suas técnicas à distância, ele pode mudar para a luta corpo-a-corpo, mas sem alcançar o nível de um knight. Para uma luta bem sucedida, ele pode adicionar alguns ataques especiais e também usar a magia cancellation para cancelar o buff de criaturas, por exemplo.

Eis aqui o segundo conceito. Dê sua opinião sobre os paladins neste tópico.

Druids

Definição

O Druid, devotado e relacionado com a natureza como nenhuma outra vocação. Portanto, tudo que ele faz é baseado na mãe terra. Usando o poder da natureza, ele torna-se um adversário difícil para qualquer um. Suas vantagens seriam mágicas, e naturalmente, o melhor curador que você pode encontrar.
O dano que o Druid faz também é mágico. Além de rods, ele pode usar elementos como ice ou earth, por exemplo.
O Druid é capaz de sumonar até duas criaturas para lutarem ao seu lado. Sua velocidade são proporcionais à velocidade do Druid. Com seus summons e suas habilidades de luta, o Druid seria igual à outras vocações em termos de poder e ganho de experiência. Os summons não iriam pegar a experiência do Druid. Eles também não deixariam o Druid, mesmo que ele suba ou desça um andar. O Druid seria provavelmente o único capaz de escolher entre diversos tipos de summons. O tratamento desses summons seria diferente do que é atualmente. É claro, os summons não seriam capazes de entrar em uma zona de proteção.
Em contraste com o Knight e Paladin, o Druid usa equipamentos classificados como leves.

Papel

Caçando solo:
Juntamente com seus summons, o druid seria um lutador de sucesso. Ele provavelmente iria posicionar os summons e ficaria atrás deles. Então, os inimigos viriam, um por um. O druid controlaria a luta e o movimentos de seus summons. Além disso, ele adicionaria suas próprias magias de ataque na batalha. Ele escolheria lutar contra alvos individuais ou causar dano de área usando runas ou certas magias. Ele manteria seus summons vivos, curando-os. Assim, eles permanecem na linha de frente, absorvendo os ataques, enquanto o Druid usa magias e runas contra os oponentes.
Caçando em party:
Numa party, o Druid tomaria posição entre o knight, o paladin e o sorcerer. Então, ele teria uma visão geral sobre a luta e também a cura. Usando seus summons, ele iria posicioná-los próximo ao knight, criando uma parede entre os inimigos e sua party. Provavelmente, os summons poderiam usar seus próprios especiais para dar suporte a party, controlados pelo druid, é claro.  O Druid seria capaz de remover debuffs que foram usados sobre ele ou seus aliados. Por exemplo, se um inimigo usa paralyze ou outro debuff em um membro da party, o druid pode facilmente remover. Claro, o Druid não iria apenas curar ou remover debuffs, mas também dar apoio a party causando danos aos inimigos, com magias de ataque, runas e controlando seus summons.

Jogabilidade

Em contraste com o knight, o druid não iria se meter no meio dos inimigos, mas deixaria os inimigos se aproximarem. Antes dos oponentes alcança-lo, seus summons iriam bloquear seu caminho, e o druid faria uma calorosa recepção com magias de ataque e runas. É claro, ele poderia também enviar seus summons contra os inimigos. Com seus summons na frente, o druid não precisaria se mover muito. E mesmo que ele tenha que manter seus summons vivos, ele tem tempo suficiente para concentrar-se e participar na batalha em curso.

Por fim, esse é o conceito dos druids. O que você acha? Poste no tópico oficial!

Sorcerers

Definição

O Sorcerer, um mestre arcano das artes negras. Sua vida inteira é dedicada ao estudo de magia. Ele é profundamente convicto que superioridade encontra-se na sabedoria e não na força física. Com seu conhecimento e a habilidade para usá-la, o sorcerer seria um combatente equivalente a qualquer um que o desafie. Suas vantagens seriam mágicas.
Além disso, o dano que ele causaria seria mágico. Assim como o druid, o sorcerer seria capaz de usar elementos. No caso dele, esses seriam fire e energy. Usando seu conhecimento de artes negras e destrutivas ele seria o único que é capaz de criar e usar as poderosas runas de sudden death. Em adição, ele seria capaz de usar a própria morte para ensinar a seus inimigos o significado do medo. Junto a isso o sorcerer teria uma grande variedade de magias e outras runas, tanto para suporte quanto para ataque. Claro, ele também usaria wands. Tendo seu foco no lado negro e destrutivo da magia, ele não seria capaz de realizar curas no mesmo nível que um druid, por exemplo. Com esse poder destrutivo ele seria capaz de atacar múltiplos inimigos de uma vez como nenhuma outra vocação. O equipamento de um sorcerer seria classificado como leve também, mas em contraste ao druid ele provavelmente usaria spellbooks ao invés de shields.

Papel

Caçando solo:
Como um lutador espiritual e mágico o sorcerer não teria a constituição física de um knight, um paladin ou mesmo de um druid. No entanto ele evitaria ficar muito próximo de seus inimigos e preferiria lutar contra eles à distância. Sua estratégia provavelmente focaria em invocar magias e usar runas enquanto ele ficaria a uma distância segura para evitar qualquer luta cara-a-cara. Para ter certeza que ele pode sobreviver o sorcerer seria capaz de invocar magias debuff para enfraquecer os inimigos. Com esses debuffs ele poderia diminuir a velocidade dos inimigos, enfraquecer seus danos ou enfraquecer a velocidade de seus ataques.
Caçando em party:
Caçando em grupo, o sorcerer ficaria no final da fila. Lá, não correria o perigo de ser atacado pelos inimigos e poderia focar-se totalmente em trazer morte e destruição a eles. Ele usaria várias táticas para usar todo o potencial de seus ataques e combos consistindo em magias e runas. O sorcerer seria muito bem vindo em qualquer caçada em grupo para aumentar o dano total do grupo usando sua habilidade para ataques múltiplos, por exemplo. Além disso sua habilidade de debuff seria útil não apenas para ele próprio, mas também para o grupo. Por exemplo, se um recuo tático tornar-se necessário o sorcerer apenas enfraqueceria os inimigos na frente e todo o grupo poderia se posicionar em retirada sem pânico. Além disso, se alguns inimigos forem capazes de atravessar a defesa, esse debuff serviria para matá-los mais rápido ou mudar para uma posição melhor.

Jogabilidade

Similar ao paladin, o sorcerer sempre tentaria manter o máximo de distância possível dos seus oponentes. Ele usaria o ambiente a seu favor, para dificultar a chegada de seus inimigos próximos a ele. Com seus debuffs, ele seria capaz de manter seus inimigos longe, e também menos perigosos. Além disso, ele poderia usar várias estratégias para matá-los com todo o seu poder destrutivo.

Esse é o conceito dos sorcerers. Diga o que você acha sobre a vocação clicando aqui.

  • Brunolas

    paladin 😀

    • Guirra

      ~Up~ Pally 4ever!

  • Punish man

    Druid pra sempre :mrgreen:

  • Lucas

    druid gogogo

  • JoJoão

    Knight 😆

  • Paladin 😆

  • Will

    Aii ja vem bomba!!! rs

  • Anderson

    legal espero ajudar sobre os knights

  • Felipe

    Druid 😀 😀 😀 😀

  • Dark Black Magician

    Druid, mestre na natureza e da cura :]

  • Gabriel

    knight senhor da luta estrema força e poder

    • Joseph

      EXTREMA 😀

      Knight foreva *-*

    • Sujo Darkness

      KNIGHT POWER DOMINA 😈

    • Takehide

      É nozes de Kina manolo :mrgreen:

      • Marechal Hawk

        Kina caraio ! Obs.: Sim Marechal Hawk eh pala, mas eu amo kina u.u

  • Guilherme

    Eu jogo com todas as vocações, cada dia eu jogo com uma.
    Segunda-Feira = Druid
    Terça-Feira = Sorcerer
    Quarta-Feira = Paladin
    Sexta-Feira = Knight
    Sábados e Domingos eu vou revesando 🙂
    Adoro todas as vocações.

    • Farrel

      Nosssssa,

      Meu amigo, a graça esta justamente em escolher uma para evoluir nela

      • Marechal Hawk

        Quinta-feira não consta no mês deste cidadao. OMG

        • Marechal Hawk

          Alias, Semana*

  • Sorcerer 4 Ever

  • KNIGHT PARA BLOKAR E GUENTAR OS BIXOS, PALADIN PARA PASSAR DE NIVEL MAIS RÁPIDO E ATK DE LONGE, SORCERER PARA MATAR MAIS RÁPIDO E DRUID PARA PASSAR DE LV MAIS RÁPIDO !!

    By: Vinícius Schuler

  • thiago

    paladin, a vocação mais equilibrada do tibia

    • Sem Nome

      é… voce acha equilibrado um paladino ter mais shielding (blokar) mais que um knight e ainda dar o dobro de dano com assassin star… healando 1k…? Vai nessa de equilibrado…

      • JOGADOR

        8) Caro amigo, a intenção do THIAGO em dizer ” MAIS EQUILIBRADO”, foi no sentido de poder treina a defesa como os knights e utilizar de magias em um nivel melhor que os mesmos, logo não tão adequadamente como os magos, os paladinos são bons, mas tem seus pontos fracos, ex: quando a cip soft tirou o poder de invisibilidade, também quando inseriu sqms específicos para cada munição usada (3 sqm, 4 sqm, 5 sqm), sem falar no preço das citadas ASSASIN STARS (10k cada 100) e quem é R.P sabe que isso dura muito mal 30 min de caçada, as vezes até menos. Quanto a curar 1k, isso não são para todos meu caro amigo, para isso você precisa ter um Royal Paladin com bom nivel, intão deixo a dica aos iniciantes:
        R.P é bom, mas da trabalho e é caro, tenha força de vontade e jogue honestamente!

        • Thais

          Esse é o problema: jogadores honestos! ):

      • Farrel

        Pergunte a sí mesmo porque se vê menos paladinos do que as demais vocações.

        • JOGADOR

          Caro amigo FARREL.
          Sem a intenção de ofende-lo, mas acredito que eu não seja menos paladino como você afirma. Ja que atualmente possou um RP lvl 318, deixando claro que upado por mim e sem auxilio de programas ao longo de 6 anos!
          Intencionalmente eu não vim defender a vocação, mas sim comentar alguns contras que pude perceber…
          Vlw bro!

    • Sem Nome

      Caro JOGADOR , voce acha equilibrado ou justo , um paladin treinar a defesa do mesmo modo e dificuldade de um knight? e olhando o seu comentario, percebi que os pontos fracos dos paladins, é algo nada mais que justo que deveriam haver. E quando cito em relaçao as ASSASIN STARS (desculpe-me o erro) não é em relaçao somente a caçada, mas tambem em relaçao a relaçao PVP. E convenhamos quem é R.P de verdade e sabe caçar as coisas certas, o mal 30 minutos de caçada com as 100 Assasin Stars podem sem muito bem recompensados.(com up e grana).
      Mas nada disso é tão agravante, só o que realmente me deixa intrigado é em relação ao shielding.

      • JOGADOR

        Caro amigo SEM NOME, acredito que a habilidade de aumentar o shield na mesma velocidade que um knight seja justo, até porque isso não significa que bloka tão quanto, ja que sua arma de atk é 0 (falando de paly), e pesa bastante! Bem, quanto aos bichos, eu me refiro a classe media, frost, dl, para niveis medianos e a classe alta, para niveis obviamente altos, como drakens, cholsen, demons, grim reaper…
        Quanto a exp, sem comentarios, concordo plenamente que sempre será recompensado pois, upa d+.
        Bem, claro que isso é uma opnião minha, formada pela pequena experiencia de 6 anos de tibia e um RPZINHO LVL 318 ATUALMENTE EM MUNDO PVP CLARO…
        Mas é sempre bom analisar a otica de outros players 🙂
        vlw brow, até!

        • Marechal Hawk

          Caro amigo.

    • de fato meu caro,paladin é a vocação mais “balanceada” do jogo,
      o que infelizmente torna o jogo desbalanceado…
      espero que todo o feedback resulte nao so no fortalecimento,mas em tornar knights mais divertidos de jogar,
      isso sem deixar de criar novidades pras outras vocações …

      • JOGADOR

        Fico imaginando se: a cip soft resolve-se inovar de vez e lança-se mais 2 profissões, logico medievais; quem sabe um mercador ou piker.

        • Dark Nightmare

          Eu votaria para uma vocação que vi em um jogo chamado Fiesta Online.
          Chama-se Trickster, este usa 2 armas, 1 em cada mao, e estas armas tem 3 laminas, (Tipo as garras do Wolverine) ou 2 espadas balanceadas, com ataques de roubar a alma e etc… xD

  • Sako Cered

    Knight

    Não acho paladin a mais equilibrada do tibia caro thiago, muitos jogadores ate em um topico muito antigo da CipSoft diz que em luta corpo a corpo kina são melhores mesmo pala usando distançia pq os bixo vao ficar do seu lado dando hit em vc

  • Under

    VAI FU#$% AINDA MAIS COM AS VOCAÇÕES BYE TIBIA SERIO MSM , COLOCARAM COUTDOWN em todas as classes Agorah sim eu paro

    • Gom

      Primeiro,não é COUNTDOWN e sim cooldown,e segundo eles AINDA não vão balancear as vocações.Aprenda a ler antes de criticar.

      • lol

        Desculpa aew pelo erro ( ¬¬ ) , e vão sim balancear as vocações , aguarde e verá !

  • Lincoln the imperial knight

    EK FOREVER :mrgreen:

  • Leonardo

    o bom era qdo druid só healava sorcerer destruia nas magia paladin nao tinha distancia certa pra bate e kina num lembro bem isso sim era legal na MINHA OPINIAO!

  • Criti

    paladin forever

  • DRUID RULES

    DRUID RULLEX :mrgreen:

  • Dark Black Magician

    Druid pra sempre 🙂

    • 😈 Pally Forever

  • alexandre

    Paladin 4life :mrgreen:

  • Duas Mãos

    “….Usando armas de duas mãos, ele é capaz de causar dano não apenas a um inimigo, mas também a outros oponentes ao seu redor….”

    Não entendi essa.

    • Nathan

      É ilustrativo eauheauaheaueaheaeauheauahe

    • Lucas Karsten

      Acho que, ele quis dizer ao fato das armas de duas mãos terem (na teoria) atk maior que as armas de uma única mão, e magias como exori/exori gran são dependentes do atk da arma utilizada!

  • Dark Nightmare

    Tenho todas as vocações, porem as que eu mais gosto sao Sorcerer e Paladin

  • Badanha Brunaum

    Bahh…. muito boa a matéria.

    Estão de parabéns.

  • Preeh

    Sorcerer 4ever

  • Coronel jack spearow

    elite kina sempre

  • Nathan

    Haha, joguei muito tempo da minha vida de kina, e agora resolvi mudar pra sorcer.
    Kina se tornou profissão bot, não tem mais nada de foda pra fazer com um kina sozinho…eles poderiam colocar uns movimentos de ataque, iria sair um pouco do campo da imaginação, que enche o saco você matar um trilhão de bixos vendo hit sair dos pensamentos de um knight…isso não faz nem um sentido, acho que em vez da ideia do flash, essa ideia seria muito mais bem vista pelos jogadores.
    Enfim, comecei a jogar de sorcer, é mais motivado ^^

    • Farrel

      Talvez você quer dizer que o legal mesmo pe ver o bicho sofrendo o ataque.

      Devo concordar, a emoção de ver minhas magias “voando” em direção aos monstros é bem mais legal que apenas ver o sangue saindo deles.

      • Nathan

        Então, pois é, Kina ultimamente tem ficado uma profissão legal, só que por mais que você goste fica difícil…todas as outras vocações tem algo sendo mostrado como um hit normal, os sorcers e druids aparecem a animaçãozinha das wands e rods, os paladins aparece a animaçãozinha do que ele estiver atacando, mas e os knights? só tem animação quando se usa magias…isso desanima viu amigo.

  • JOGADOR

    😀 Vamos falar de Knight!
    Para iniciar o jogo não há melhor vocação, há uma facilidade natural do jogo, pois tal vocação permite a exploração dos lugares com um pouco mais de segurança em níveis medianos. São os Duques do Tibia devido a sua grande facilidade em angariar dinheiro!
    Seu ponto negativo ou talvez positivo é a grande demora em passar o nível de habilidade (lvl de skills) quando se está em alto escalão (skill 95/95+), porém uma vez alcançado você não tem somente uma parede a colocar na frente dos amigos indefesos, MAS sim uma maquina de matar, blockar (defender), destruir oque tiver e onde estiver.
    Um Elite Knight nivel 200 (oque hoje em dia se tornou comum) e habilidades (skills) 100/100 (oque não é impossível, porem “chato”) e seu full set (armadura completa) é um otímo boneco que trará muita diversão ao proprietário[a]!

    Dica: Joguem LEGALMENTE, VALE A PENA!!

    • Sem Nome

      Agora… diga todas as vantagens dos mages… incluindo os cooldowns.. =D

  • Royal

    Band-Aid Ambulantes! Em… Quer Dizer… DRUIDS!

    DRUID FTW!!!!

    • Murilo

      O “Band-Aid” são os druids por causa da cura? 🙄

      …enfim,pra mim é Knight 4ever 😉

  • Sla

    KNIGHT 😆

  • pensei que seria algo melhorzinho esse negocio da cip, isso praticamente todo mundo sabe =/ e qm nao sabe encontra isso em quase todos os fansites

    • Meh

      É Só um Artigo cara, eles querem que as pessoas discutam. :S

      • agora q eu entendi o que é, nem tinha me ligado kk

  • CARLOS

    um paly nunca foi top tibia pq . sera que quem joga de paly é noob ou kina ta apelao de +++++..
    so paly mata de um em um .. mas san bate nada .

    • Sem Nome

      Mas é top shielding….

    • Nb

      caralho, mas sann hitanda–‘ wftnb–‘
      veuma pally grim lvl 300 caçando, e dps vem dasua opnião
      tem pally que usa ategfb pra caçamano, como que mas san n vai hita? gfb jahita bem –‘
      cara esse cooldown, fico meio ridiculo :|’

      era somuda a exp do tibia… msm com cooldown, vaifica essa zona de lvl 400 500, 600:|’

  • Sadden

    Druid é a melhor vocação, alias a vocação do momento né?? Lembro que druid era o esquecido da galera RRSRS Mais depois de alguns updates, druid se tornou prioridade junto com knight em hunts arriscadas com poi check hell down
    :] fica ai meu pensamento :]

  • Danja fire

    Sorces e druids, tem boa healing, logo nao precisavam de shielding,paladins, tao balanceados, logos precisam de “1/2” de healing e shielding, e knights tem bomshielding, logo nao precisam de cura

  • Dire

    aff neguinho querendo tirar as ass star dos pallys .. é pq nao sabe o custo das ass star e pally nao tem nenhuma magia de area como as outras vocações . um pally com ml muito bom mesmo tira no maximo uns 350 no mas san e olhe lá . E estão reclamando que pally é o top skill . claro o kina nao quer fazer a função dele né de blokar ! quer ser um shotter fica só dummies e nao upa shield ‘-‘ .

    • Sem Nome

      Ninguem nunca disse que queria tirar as ass.star dos paladins , somente comentamos os danos absurdos obtidos com a tal(coisa que eu nao tenho nada contra). Logicamente o paladino nao tem dano em area, existem outras classes para isso , e se pally ainda tivessse dano absurdo idem as assasin stars em area… seria muito mais roubado. E sinceramente é broxante ver um pally top skill. Muitos dos knights quando veem um pally top skill shielding… desanima… pra que treinar skill shielding num kina… se pally ta ae pra isso…

    • Meh

      Bravo! Bravissimo!

      Acho que devia ter alguma magia de area que Usa por exemplo 2/3 Distance 1/3 ml como o Exori dos Kinas

  • Lucas Karsten

    Boa tarde. Bem como sempre há um desvio muito grande em relação ao que realmente é proposto pela cip e seus supported fansites. Acho que, ninguém vem até aqui para ver comentários do tipo:
    “Cello disse:
    8 de julho de 2011 às 14:27

    Paladin 😆 ”

    “Lincoln the imperial knight disse:
    9 de julho de 2011 às 17:01

    EK FOREVER :mrgreen:

    Enfim, se você tem alguma preferência pela vocação, explique o porquê dessa preferência.

    Quanto ao Artigo, acho de extrema importância a Cip tentar voltar as origens de cada vocação, muitos já sabem que, pela lógica de RPG’s um Paladin não tem nada a ver com um arqueiro, nos mmorpgs criados recentemente, os Paladinos já vem como uma classe de defesa com poderes sagrados. E depois de muita gente reclamar disso, a Cip fez do Royal Paladin isso. É uma grande vocação, com suas assassins stars, conseguem matar um player numa velocidade absurda, hitando de 350~500 em níveis mais altos. Tanto quanto com suas incríveis enchanted spears/mms e “magias san” consegue solar os mais temidos monstros atuais.

    Quanto aos usuários de espadas cintilantes, machados brutais e clavas avassaladoras, têm uma pequena chance de reclamar de suas habilidades, mas podem ter certeza que fazem seu papel, um knight experiente, com um bom shield em seu braço esquerdo, e uma quantia significante em sua bolsa enorme, com uma capacidade para absurdos montantes de health/mana potions, conseguem correr de uma horda de inimigos por um longo período, sem a chance de morrer, além de conseguirem gratificantes “hits” em monstros com suas armas de duas mãos.

    Agora falando em balanceamento, por experiência. Vejo que no Tibia já há um grande equilíbrio nas vocações visto que, player vs player, aonde duas classes diferentes de level semelhante, em condições normais, jamais conseguiram se matar, esse equilíbrio já é bem grande, mas o mais gratificante de ver no Tibia, é a necessidade de um knight precisar de um healer e shooters em suas hunts. Isso faz do Tibia algo sensacional, algo que em 7 anos de jogo, jamais vi. Algo “inovador” para o jogo, algo que realmente merece parabéns, Assim como as Worlds Quests e tudo mais, coisas que necessitam da presença de mais jogadores. Concordo que ainda há muito o que ser melhorado, mas a ideia está posta, só ser trabalhada. Funcionará, acredito que funcionará.

    Entretando em melhorias de opinião particular, penso que as support spells deveriam ter uma duração maior. Para um knight por exemplo, usar alguma spell que aumenta seu ataque, até ele encher sua mana, usa uma spell de ataque, encher a mana, usar outra spell. Enfim, fazer seu melhor combo. Sua spell de support já vai ter acabado a um bom tempo atrás. Do mesmo modo as de Paladinos e Druidas, spells de recovery, skills e afins são muito úteis, porém pouco usadas por não compensarem. Estou à espera dessa melhoria, esse seria o balanceamento perfeito ao meu ver. Cada vocação se tornar dependente de outra vocação em grandes hunts.

    Abraço a todos e a todas.
    Adoro ler críticas, mas pense bem se irás me criticar.

    • Akkanns

      é claro q isso é a sua visão, eu diria até um pouco egocêntrica, pois o mundo ñ gira em torno do q vc pensa, nem se pode tomar como verdade absoluta, mas enfim ali no final vc diz q o balanceamento perfeito seria cada vocação se tornar dependente de outra vocação em grandes hunts, então vamos deixar claro q isso é perfeito pra vc, veja bem, “pra vc”, eu por exemplo gosto de gdes hunts sim, mas solo, não tô nem um pouco afim de dividir xp ou loot, não deixo de ter amigos por isso, mas como já disse, só caço solo, então sou contrário a sua idéia. Por exemplo, knight hj em dia, como diz um amigo meu, só tem lucro se tiver a p…ha de um druid colado na bunda…. pqp né… eu por exemplo encostei um kina 148 e começei do zero um rp pra poder caçar solo e tô lvl 137 nele já e bem feliz, um amigo meu encostou um kina 150 e começou um druida tb do zero, e se quiser te dou os nomes, e olha q tem mais gente fazendo isso, então meu amigo, caçar em grupo é vontade de alguns, mas não necessariamente a vontade de todos.

      • Lucas S Karsten

        Akkanns, Boa Tarde.
        É claro que a minha opinião é importante para mim, o balanceamento que eu acho legal, é o que iria me “favorecer”, mas olhando por outro lado, caçar solo também é interessante, na verdade. Eu sempre gostei mais de caçar solo até pouco tempo atrás, mas olhando o Tibia hoje em dia, não parece ser o que a Cip quer dele. Embora um Paladin consegue upar muito bem sozinho, tanto ele quanto os mages, mas as hunts que realmente compensariam já estão se tornando dependentes de times.
        Imagino que, para jogar solo, ainda falta “aquela” vocação, por exemplo uma vocação chamada *assassin* digamos assim, como há na maioria dos outros mmorpgs, que geralmente é usada por quem gosta de upar sozinho, mas creio que seria inviável para o Tibia uma nova vocação.

        A questão disso agora, é que independente dos nosso gostos, vai depender somente da Cip, fazer duas das 4 vocações capazes de upar solo, ou limitar todas elas a andarem juntos.

        Agora a minha opinião, imagino que não irão fazer isso, infelizmente será cada vez mais complicado, assim como o Druid já é o sapato do Knight, outras vocações serão dependentes de outras, hoje em dia upar solo, geralmente ficou coisa de bot (jamais, em momento algum me refiro a você). Ainda mais que, se uma vocação se destaca para matar os bichos mais fortes sozinha, ela também se destacará nas wars. Assim como o Paladin consegue matar bichos fortes mais tranquilamente sozinho, ele é quem também se destaca no player versus player.

        Claro, que tudo isso é dependente de como o char foi upado, de quem está jogando nele, e outras variáveis, mas enfim. O gosto do players de Tibia é estupidamente (não de estúpido idiota, mas estúpido de grande) variável, e isso faz com que, eu ou você ou todos os outros players careçam de se acostumar. Até mais.

        Falei nada com nada.
        Abraço a todos e a todas. Adoro ler críticas, mas pense bem se irás me criticar.

      • Ricardo Quintanilha

        Vale lembrar que o tibia foi criado justamente para as pessoas caçar em grupo, sendo que existe vocações diferentes justamente para isso. Não vejo graça nenhuma caçar solo só para ganhar mais xp ou loot e falo mais, caçando em grupo você faz muito mais xp e loot do que solo (tenta caçar draken com 3 player que você vai esquecer isso de caçar solo). Por isso os caras chegão no lvl 148 e começam outro char por não ter mais sentido ficar solo caçando algo (puta coisa chata caçar sozinho). Concordo com o que o Lucas falou e acho que o tibia esta ficando cada vez melhor por estar virando um jogo coletivo.

    • Nathan

      Gostei muito de seu comentário, foi quase um post, especialmente a parte em que desbanca o tipo de pessoa ignorante (ignorante que provém de ignorância que significa falta de conhecimento, não ignorante de grosso) que chega na pesquise e fala qualquer tipo de merda, e vendo que você é uma pessoa sábia deixo a pergunta:
      O que você acha dos sorcers atualmente?
      Eu penso pelo lado positivo…que fazem a runa de ataque mais forte do jogo, que existe uma diversidade grande de spells, só que andei olhando nos últimos updates e criaram diversas magias para druid, magias de ataque, onde uma pessoa a favor dos sorcers logo pensa: “Pra que vou jogar de sorcer sendo que druid faz tudo isso e ainda heala?” isso me deixou encucado, eu até fui em fãnsites de tibia para comparar a quantidade de magias e acho que druid acabou levando uma melhor nos últimos updates, gostaria de saber o que você pensa a respeito.
      PS: Viu que pouco se falou nos sorcers nesse post né?
      Obrigado, E um abraço. (:

      • Lucas S Karsten

        Obrigado por ter gostado, mas lembre-se essa é minha opinião, não precisas pensar/agir assim.

        Estou ocupado agora, mais tarde faço um post sobre sorcerers.

        • Lucas S Karsten

          Ah, uma coisa. não quis ofender nem chamar de ignorante pessoas que postam tais comentários em vão, podem ser pessoas muito melhores que eu em qualquer assunto. Eu só acho desnecessário esse tipo de post, apenas para poluir o artigo.

    • Ilusion Master

      Esse cara realmente entende do assunto 😮

    • Marechal Hawk

      Eta Biblia manolo o.o’ resume isso ae

      • Marechal Hawk

        Eu postei antes de ler, concordo plenamente com voce, a essencia do Tibia é isso mesmo, mesmo com toda a brutalidade de um Knight, precisa de shooters e healers pra hunt, eu jogo tibia a 7 anos tambem, e assim como voce nunca vi algo q me surpreendesse muito.

    • nb

      cara, eu não concordo com o termo, magias desupport termaior duração… um kina level alto, experiente.. ele poderámto bem , coloka a mana full, ecomba, e da ate 2 combos, com exorigran, no caço com utito tempo..
      kinas level mais baixos. não, precisa no caça da utito tempo pracomba:| ele vai toma mto waste.. por ser lvl baixo.. embora, não sei todasmagias de support dekina, + no caço deattack, acho que essa duração, esá de acordo..

  • Hehehe Pally

    na minha opnião pally’s são os melhores
    conseguem solar diversos bixos mais susegados enquanto os kinas ainda gastam algumas pots os pally’s n gastam quase nada
    mages tbem são otimas profissões porem gastam até o talo e são mais dificeis de upar pois a def é muito baixa e na maioria dos monsters e quests precisam de um bloker mais..
    eu jogo com todas as profissoes gosto de todas e elogio todas pois todas tem um importante papel como um grupo formado pelas 4 profissões sendo todos amigos o jogo fika mto mais divertido e facil
    sem contar as hunt’s q da pra se fazer
    bom.. akele abras ;D

    • nb

      mages, tem defesabaixa, + se tiverum setbom,
      elelvl 50 não vai toma quase hit fisico de dl.. :|’
      e todos as voc, se tiver full set, um bom nivel, não vai ser dificil deupapor causa dadefesa, attack, joagabilidade..todas tem suas facilidades,hoje vejo mage fazer 2kk + em 2kk+ em 1 hora;x ‘ ,não quer dizer que é mage, que é so wast
      necromancerno caso, pra mage élucro ;x’

  • elii

    dizem que knight todos jogam porque é o mais fácil,porem eu não eu gosto de knight por sua função e druid tbm

  • KINAAAAA POWER SWORD 😀
    8)

  • DRAXENA

    Tem certeza que essa magia existe, e é de paladin?

    ” a magia regeneration, por exemplo, que aumenta a regeneração de mana por um certo tempo”

    • Akkanns

      pensando a mesma coisa aqui, isso foi traduzido do tópico oficial?? lol ñ existe essa magia pra pally

  • KNIGHT Uzumake Naruto hokage foi banido injustamenta.

  • Gabriel O.

    _
    [ ]
    [_]
    | |
    | | Knight :mrgreen: 8) :mrgreen:
    | |
    | |
    \ /
    \ /
    V

  • vou criar uma proposal nova …
    definitivamente tornaria knights mais hardcore de jogar,
    deixaria algumas hunts mais dificeis
    e iria obrigar os players a usarem mais o cerebro,
    mas claro,se a cip aceitar,oq é dificil,
    é uma mudança bem trabalhosa…
    enfim
    espero que esse artigo
    resulte em nao so magias novas etc,
    mas em um verdadeiro balanceamento
    no futuro

  • Nadinux

    Paladin DESTROI um kina no pvp DESTROI

    sem mais

    :mrgreen:

  • Galera, pelo que saquei, de acordo com a proposta da revisão de classes o knight vai ficar bem mais forte do que já é, podendo blocar vários oponentes, ou atacar vários sem custo, além ganhar armas elementais, escudos e armaduras significantemente mais poderosos.

    Enquanto o Paladin possivelmente se manterá com seu nível de defesa atual, com adição de itens exclusivos. Não esperem muitas mudanças positivas, o provável é que ele ganhe limitações em troca de uma variedade maior de armas e equipamentos.

    Mas os Paladins podem se tranquilizar que certamente não vão perder o dano alto de suas AS, nem a alta cura.

    É muito provavel que os Knights comecem a avançar em escudo tão rápido quanto Paladins avançam em distance.

    • Sem Nome

      Vai sonhando… :mrgreen: sonhar é bom de vez enquando neh,,,

  • Anaquilador Infernal

    Desculpem meus comentários, mais atualmente é o que achei lendo vários pots aqui, gosto e opinião é igual B…, todo mundo tem a sua, e vão puxar sardinha para o seu lado, porém encontrei vários post aqui sensatos, não sou o rei da verdade ainda mais como eu disse todos vão correr pro seu lado, eu jogo desde 2006 na mesma vacação, e ainda sou um mero sorc 305.

    Levando-se em consideração o tempo de jogo e vários update, poderia muito bem reclamar que acabaram com os sorc, mais não é a evolução do jogo, tentativas de melhorar e balancear, concordo plenamente que a uns update atrás, sorc era um animal, uma classe tida como superior o que hj em dia não é mais, mais um verdadeiro amante de sua vocação ele continua tanto nos momentos ruins como bons.

    Mais falando em jogabilidade, dependendo do lvl que vc possui, skills e sets, não impedi de fazer qualquer coisa no tibia, ou ninguém viu sorc, druid, paly e kina fazerem check boss de poi solo ?, para mim tudo depende de sua jogabilidade, vc encontra profissões ai que o cara é um verdadeiro cone, sem braço e por ai vai.

    A pessoa que conhece bem sua vocação e sabe aproveitar tudo dela e tem um lvl 300+ o que hj em dia ta cheio por ai, faz praticamente tudo sozinho.

    Mais ai existe um outro lado, hunt solo muitos adoram essa pratica, mais será que são apaixonados msm ?, eu sou um que amava d+ hunt solo, mais chegou um momento que acaba cansando, ai vão dizer que não se caça em qualquer lugar, poxa gente cast ta ai, vc encontra todos os tipos de loucos que fazem coisas absurdas com seus char’s, isso vai da jogabilidade de cada um.

    Como ia dizendo, eu na minha vocação cansei de hunt solo, caço atualmente com 2 RL’s meu, kina e druid, onde somos quase que inseparáveis, quando um não pode se não houver substituto, praticamente não jogamos, pois hunt em grupo é mais alegria, ainda mais se vc tem amizade com seus companheiros de jogo.

    Paladin esse sim acredito eu que se tornou um nômade, pois a maioria (eu disse maioria) de hunt que vejo não existe um paladin junto, e neste caso eles são obrigados a hunt solo, desta forma acredito que necessitem sim ter uma maior necessidade em poder se virar sozinho com mais facilidade.

    Todos reclamam de mudanças e tal, única coisa que digo é acostumem pq, mudanças sempre vão ter, isso que é a beleza do ser humano, é se adequar e superar as mudanças.

    Como eu disse gosto e opinião é igual B…. todo mundo tem a sua, e esta foi a minha, não sou o dono da verdade e nunca serei, mais acredito que muitos vão concordar com algumas palavras minhas

  • kininha

    🙄 adoro ser kina, com todos os problemas que tem e com a falta de druid no meu mundo…
    o mais terrivel eh ter skill 102. e na sword tirar 520..e logo depois 06 ,e sem falar no sheild isso as x me desanina .
    Muitos acham que Kina foi feito so para blocar e druid somente para curar, eh bom sair em grupo mais eh legal tambem ser solo. No tibia nao to vendo muitas vantagens para knight solo. e sim para palas e mages.. ainda mais em bichos novos. uma mudança seria bem vinda =))

    • Malako

      reclama por tirar 520 e depois 6? e druid e sorc ke so tira no max 70 a cada rodada? e ainda gasta uma mana violenta? sem tirar a vida ke mage tem… knight eh o apelo em pessoa para caçar… hj em dia um knight 100 n leva kase hit pra matar dragon e nem gasta 1 de mana quase ja druid e sorc no min 300 de mana pra matar um dragon no lvl 100…

    • Sem Nome

      Caro Malako , discordo totalmente do seu comentario , pois um sorcerer suprido de muitas runas nao gasta nada de mana para matar um draggy…

  • Panda Marron

    Eu prefiro druidas e um sorcerers , prefiro os altos hits com magia ,+ se bem q eles são bem melhores com P.A, sem ser premiun é bem melhor knight e paladins.

  • Lincoln the imperial knight

    EK pelas spells novas, e sempre fui ek 😛
    nao tem pq de eu mudar de voc agora 😀
    4 anos de EK 😉

  • DJ Junior

    a cipsoft bagunça demais o jogo, muda tanto que estraga.

  • Aew gostei da parte que poderão reforçar os summons, gogo cip liberar os druids pra sumonar Ghazb 😈

  • Knights podendo atacar mais de um monstro ao mesmo tempo, druids podendo mexer summons para cima e para baixo, e que ainda vão ter especiais!…. tenho medo do que está reservado para nós, sorcerers!

    • premium

      se lembra q a atualização dos sorcerers ta vindo ai.
      obs: sorcerers tb summonam

  • Caro amigo. Druid 😈

  • Unic volcon

    Sorcere, no momento nao sei qual melhor vocaçao mais a um tempo atraz quando jogava era os mages.. so q o tibia so tem piorado cada vez mais .. espero q daqui uns temposs eles percebam q mage foi feito pra matar em todos os jogos de rpg é assim creio eu ne…cada vocaçao tem q ter seus atributos.. nao fazer o q estao fazendo com o jogo.. CADA VEZ FICANDO PIOR..

  • Vermilion

    CADE OS SORC? ‘-‘

  • N TE ENTEREÇA

    e os sorc ?? KNIGHT 4EVER

  • De lumi

    e os sorc?

  • Gabriel

    Cara,nao existe vocaçao melhor,ou pior,e sim jogadores,um char é feito pelo seu jogador,se uma pessoa tiver pvp,rula em qualquer classe,mas se pararmos pra pensar,existe hunts e hunts,hunts que kinas rulam mais que mages,ou que mages rulam mais que kinas,como elementais é otimo para mages,logico que um kina mata ou HL knia mata de boa,mas estou dizendo em situaçoes de low lvls de 50-100.mas numa war,todas vocaçoes sao boas,menos os kinas,pois as wars de hoje em dia,é muito mages e makers,entao um kina na war só lvl 200+que iria rular,pois é só tacar paralyse,e empurrar que ja morreu.
    eu sou bom em todas as vocaçoes,mas a minha preferida é o sorcerer,pois ele ataca de longe, e faz um belo estrago,e nao preciso me preocupar em healar os outros,bem é logico que atualmente jogo em um knight,mas deixa quieto =x

  • Thiago

    gostei da ideia dos sumons subirem escadas e tbm de nao ganharem xp por que o monstro sumonado vai querer xp?
    e mesmo q ganhasse seria legal se ele acumulasse assim quem o matasse ganharia a experiencia dele ^^
    mas eu nao decho de ser knight numk!

    um salve para todos os knights!

  • Druid

    Druid Pra Sempre! 😡

  • Matheus

    Nossa druid e sorc ja eram as melhores e ainda vao fica melhor ainda , druid caçando com summon sem precisar de bloker e sorc dando paralyze e ainda aumentando o seu poder de ataque e ainda por cima que mage já tem o melhor ataqe do jogo , e nao vem com mimimi ,
    nao é a melhor vocaçao e sim o jogador , ta certo sorc fazendo 1.9kk de xp sem wast e agr com essas magias fodonas que vao ter , vai fica mais facil ainda de faze , e ainda sorc lucra pacas , é o melhor pvp , pelo amor de deus , eu jogo de pally , eu vejo tamanha desvantagem , eu jogo de pally pq gosto mais é puta sacanagem ve mages ganhando essas magias , pala e kina ficam aonde?? pala soh vai ganha magia inutil ;/ , e ainda por cima kina vai ter ekips pesados só pra eles e ainda magias de defesa .Eu sinceramente achei que a cip esquece dos palas , com a ideia de assassin ser a melhor coisa do jogo ;x , ao mer ver podia até tira assassin , eu uso elas e nao fais muita diferença e msm , uma avalanche hita em 3 dl , 250 , entao da 750 . Eu n comento em site oficial , só achei absurdo pala n ganha nada

  • Tiago

    brincadera esse “balanceamento” da cip,onde os mages só levam a melhor…
    enquanto isso existe uma subvocaçao que é knight,onde coitados que não hitam nada,e sempre depende de outros para caçar um bixo decente,o que adianta ter bastante vida se ele não consegue heala sua vida direito sozinho,onde mage e pallys healam mais de 1k de vida,e blokam bixos tanto como um knight (atualment top shield eh um pally) e mages com sets que protegem de danos magicos o que fica ridiculo o ataque dos bixos ja que as criaturas mais fortes para hunt só dao danos magicos(e ainda tem gente que tem a cara de pau de fala que mage tem baixa defesa ,que eu diria que eh a melhor do jogo),e depois de certo lvl as hunts que dao uma otima exp dao wast para os knights(ex:demon com knight lvl 300 comparado ao um mage lvl 300)

  • Sayo

    Kina rulex

  • Towezog

    Nós gostaríamos que você respondesse as seguintes questões:

    Resumidamente, quais aspectos deste conceito você particularmente gostou?
    Gostei do fato de restringirem o Spell Book como shield para o Sorcerer.
    Gostei de ter mais danos em área do que as outras vocações. 😀
    Gostei da SD e magias death serem exclusivas, à vocação mais fragil do jogo. 😀

    Qual aspecto você não gostou e por quais razões?
    Acho que os debuffs deveriam ir para os Druidas, e que focassem mais em DANO, e DPS ( dano por segundo ), aos Sorcerers.

    Você vê algum problema para o sorcerer se ele for concebido desta forma?
    Depende da forma, que aplicarem essas mudanças. 🙄

    O que você mudaria sobre este conceito? E como faria isso?
    Sobre os Spells Books, eu gostei MUITO da ideia. Só que devera haver uma variedade muito maior, que proporcione mais ML tambem. Para que torne efetivo a perda de Defesa e ganhe em dano.

    Sobre os danos em área, não foi especificado, por focarem no tal debuff. Creio que seja nescessario danos em Área exclusivos para os Sorcerers, como danos em area em torno do sorcerer (como MINI-UE’s), para que possa causar dano ao redor, um dano equivalente as waves. Novas waves de death. E magias que causem DPS, como uma Mini-UE de death que tire um dano inicial, e depois continuase tirando um dano continuo.

    E é claro, gostaria que mudassem a FORMULA das magias de dano dos Sorcerers. Já que tornaram a vocação ainda mais fragil, é nescessario um aumento no Dano das magias.

    E gostei muito da ideia do amigo ali, que disse das Wands de 2 mãos.

    Para finalizar, gostaria que algumas pessoas prestacem atenção no que esta escrito ao inves de sair escrevendo qualquer coisa. Tem alguns posts que o cara não sabe nem o que esta se passando, mas esta criticando e vomitando coisas NO-SENSE.

    Esta é minha Humilde opinião, um abraço a todos. 😉

  • Ferrari

    Ate agora quase nao li ninguem que realmente responde ao topico corretamente, muitos poucos comentarios realmente interessantes. ainda mais no começo dos coments.

    Falando a respeito de cada vocação:

    Knight aparentemente pelo artigo, nao ira mudar muito, este artigo apenas deixou claro q ele é o bloker. Nao sei se intendi direito mas se ele for dar dano em area com algumas armas, mas provavelmente o dano da arma ira diminuir para atakar mais de um mob, sera muito bom, pq eu ja joguei muito com knight e pra ser sincero é um saco, depois de um tempo, ainda mais se vc huntar sosinho, da muito sono, akela coisa chata e parada matando de 1 em 1 ( a nao ser é claro quando vc ja ta mais forte e hunta na exori gran, melhora um pouco, mas gasta pra kralho ).

    Pally, tbm nao vi muita mudança no q diz respeito a mecanica do jogo, vai ser basicamente o q é hj, atacar de longe com suas armas e algumas magias. pally ja é uma classe muito boa, nao ah pq alguem me dizer q nao eh. Ele pode ate nao fazer imensas quantidades de xp por hora em hunt solo. Mas kra, hunt solo eh muito chato, a nao ser q vc seja um desses botter q nem ve seu char upar. Huntar em grupo é sempre melhor, e é isso q a cip ta querendo fazer.

    Vamos a minha vocação, druid. Achei otimo a nova mecanica dos druidas a respeito dos summons, pelo q esta no artigo, o druida tera uma ampla escolha entre diversos outros summons, q toranaram melhor a jogabilidade, soh espero q algum desses summons dure mais q os de hoje, pois vamos ver, os unicos summon q pode durar alguma coisa eh o monk e o ds, que é ate bem usado em hunts hj, batendo ao lado dos knights para quebrar a defesa do mob, e causar um bom dano, porem ele morre com mal 1 ou 2 hits, isso considerando um behe( ate hj foi o bixo mais forte q usei ds pra ajudar o kina a quebrar defesa ), q nem chega perto de ser um dos bixos mais fortes do jogo. Espero tbm q tenha algum sistema q possa ser usado para curar os summons com uma eficiencia melhor, realmente nao espero q eles estejam esperando q os druidas os curem com runas de IH/UH, ou a exura em massa, pois ela heala o mob tbm, e isso nao da muito lucro na hunt.
    o Summon poderia ter dano respectivo ao ML do druida, isso seria bem interessante.

    o Sorcerer achei muito interessante o sistema de debuff dele, ele sera quem ira fu*** com as defesas, velocidades dos mobs em hunts e nas Wars, e ele sendo o unico a poder usar SD, realmente sinti muito nessa ja q sou druida e nao poderei soltar a runa do mal, hehe. mas isso torna o jogo mais interessante, ja q sorceres nao poderao mais usar shields e terao q usar os frageis spellbooks. Suas spells de atack tbm serao mais fortes q dos druidas, totalmente compreencivo, e pelo q vi a cura dos druidas sera melhor q a deles, entao compensara pelo sorcerer ser o dono da morte e nao da cura.

  • Anaquilador

    O que me deixa desanimado em ver esses post, são as pessoas criticarem outras vocações, sendo que muitas vezes nem jogam ou conhecem direito.

    Vão tomar conta da vida e vocações de vcs, aprendam a respeitar a opinião de quem joga no char, de sua propria opinião com respeito a sua propria vocação.

    Dizem que sorc é animal, que faz 1,9kk/h, mais não sabem o custo disso, quanto se ganha, ou mesma quando se da waste, procure ver quem são os tops em xp diaria, quem são os top tibia, conheço muito kina lvl 300+ que faz mais de 1,2kk/h com lucros absurdos.

    Então deixem de reclamar das outras vocações e deem enfase apenas a sua vocação.

    Com relação a sorc, cada lvl é uma experiencia diferente, xp diferente e xp diferente, alguns fazem menos xp com mais lucro, outros querem mais xp com menos lucro, isso vai de cada jogador, do seu estilo de jogo.

    Sorc não é mais o mesmo como antes, nem por isso é tão ruim assim como dizem, em relação a seu companheiro de magia Druid, sim estamos abaixo sim, hoje vocês encontram mais kinas caçando apenas com druid, que com sorc por perto.

    Vocês encontram mais sorc em hunt solo que em grupo, para que ter um sorc do lado pra dividir xp e grana se pode ter apenas um druid que é um sorc melhorado ?

    Maioria dos sorc estão acostumados a hunt solo devido os fatos acima descritos, não reclamo de minha vocação não, mais se houver uma melhora otimo, se ficar como esta, sem problema também, pq sei me virar sozinho, agora piorar mais do que esta ai não da.

    Cip percebeu que as hunt em grupo estão mais focadas as kinas e druid apenas, em poucos casos necessita-se de sorc ou paly, desta forma acredito que querem dar uma melhorada e mudar algumas magias para forçar mais essas hunt solo.

    Pelo menos é isso que estou percebendo

    • Ferrari

      amigo, pelo contrario, eles estao forçando é nao ter hunt solo, vao almentar o dano das spells dos sorcerers, soh eles soltaram SD e provavelmente ate terao mais spells melhoradas, os druidas por sua vez serao quase apenas para heal e retirar debuffs. realmente hj tem muito mais druida com kina, mas se nao for o druida healando o kina, qual sera a função do druida? ja q eh pra ele ser o healer do jogo?
      agora mais q nunca vao querer sorcs em hunts, ja q provavelmente ele dara o maior dano do jogo, principalmente em area ( talvz o dano em area nao seja tao bom pra mundo pvp ), mas ainda sim o maior dano.

  • Anaquilador

    Olhando por este lado Ferrari, concordo com você, porém o que me deixou mais fulo da vida, é ver muitos reclamando, ou falando coisas que não sabem, pois ouvem falar que um faz isso o outro aquilo, mais no final não sabe bem por não jogarem na vocação, ou por não terem-se adaptado corretamente a este.

    Eu sou um sorc lvl 300+, minha diversão é jogar com meus amigos, hunt em grupo, onde estes também adoram este modo de jogo, faço menos xp do que poderia fazer em hunt solo, porém o que me agrada nisso é a diversão que temos junto.

    Sorc dependendo do level não faz tudo isso de grana como dizem, depende muito da jogabilidade de cada um, sorc escolhe entre muita xp ou muita grana, “não existe” uma hunt que de os 2 ao mesmo tempo, logico depende como eu disse da jogabilidade de cada um

    Sou contra forçar hunt em grupo, deveria sim ter incentivos e não a obrigatoriedade, druid bem como outras vocações devem ter sim sua liberdade em fazer o que bem entender, nenhuma vocação deve ficar presa a outra, devemos ter o livre arbítrio de escolher o que fazer e bem entender com sua vocação, vai de cada um fazer o que bem entende, pelo menos é assim que eu penso.

    Não existe uma vocação coitadinha, que é a pior, toda vocação tem sua característica, vei de cada um saber como usa-la corretamente, acredito que cada um nasce pronto para domar sua vocação corretamente, aqueles que jogam em todas, as vezes não conhece a fundo todas as vocações e do que ela é capaz, mesmo na atualidade onde praticamente todos reclamam.

    O jogador amante de sua vocação, tende a aprender com as adversidades de cada update, se adequando e mostrando que tudo pode mudar mais não seu amor e sua jogabilidade com seu char

    • Ferrari

      Anaquilador Concordo plenamente, o que mais tem no tibia hj, sao pessoas que soh sabem reclamar de sua vocação, e nem conhece as outras pra ficar falando.
      Da pra ver isso perfeitamente com a maioria dos posts feitos nesse Artigo.
      hehehe
      abraço pra vc, e que venha o update, e vamos ver no que vai dar, pq convenhamos, nao da pra saber direito como vai ficar apenas com esses poucos detalhes que a cip disponibilisou. ^^

  • MS DA CAVERA VERMEIA

    😈 MASTER SORCERER NAATO RAPAIZ! BORA RECUPERAR O PODER QUE A CIP NOS TIROU COM ESSA PORRA DE CD;

    MS 4EVER! *.*

  • Felippe

    O Q????nao quero falar nenhuma asnera MAS PELO Q PERSEBI DRUIDS VAO PERDE SD!!!Oo
    O q q a cip coloka pra gente??sumons q nn sugao xp e sobem e decem escada.REPARO Q PERCA????Levels baixos ate 45 td bem agora 45 mais kd sd??
    CONCORDO PLENAMENTE COM O MEU AMIGO ANAQUILADOR!!TEMOS A LIBERDADE DE ESCOLHER O Q E DE Q FORMA VAMOS CAÇAR.ADICIONARAM O CD E COLOCARAM gran frigo hur E DAI??CD MTO ALTO!!FALAM DA NOSSA UE!!CD ABSURDO E HITA MENOS Q A DOS SORC!!TIRA SD EH LOCURA!!SE QUISER TIRAR TIRA MAS COLOKA UMA ICICLE DO MESMO NIVEL OU PARECIDO!!

  • Wesleyzinho

    Caralho esses druid são muito chorões,druid atualmente e a melhor vocação do tibia alem de fazer todo q o socerer faz ainda tem exura sio e paralize,espero q a cip diminua o poder do druid,e tb quero saber pq kina q foi feito para blokar tem mais magias de atk do q paladino. 👿

  • Legal eles falam, vamos mudar.

    Logo eles esboçam suas opinioes sobre as vocaçoes que sao a seguinte

    Kina – vai fica mais forte
    Druid – vai ser a melhor vocaçao do jogo
    paladin – enfim vai continuar destrutivo e vai pode usar espadas
    Sorcerer- ai vem o sorcerer, ah o sorcerer vai atacar de longe usando runa e spells como um paladino e so ele ira poder fazer a famosa runa SD, ta e agora onde ta a mudança nisso ?

    Druid vai continuar atacando igual um sorc, so que com um elemento melhor e 2 sumons que nao vao robar EXP ???????? nossa pq ja nao fala logo, atençao tibia agora so tem uma vocaçao druid..

    Pra mim, tem que da uma feedada nos sorc, eles eram pra serem maquinas de XP em lvls mais altos, pra ter total liberdade pra usar seus spells… eu achio ateh que o sorcerer deveria ter um dano critico de magia que seria relacionado ao life dele, qto mais life o sorc tivesse mais % critica ele teria, isso pq ele tem mais life e logo ta mais concentrado.. eh so uma ideia, mas o principal mesmo seria tirar os delays pra sorc apenas, druid ia fica com o heal sem cooldown apenas..

    Kina, so teria uma skill de ataque em grupo
    Paladin qto maior a distancia, maior o dano dele.. podia ter um buff tbm, pra da mais ataque pra unidade que atacam a distancia…

    E o kina tem que ter um grito pra chama tdos os bicho pra si

    E tbm acho necessario a criaçao de 2 novas classes, uma delas disponivel apenas para players com determinados lvl.

    Sei la um Dark Sorcerer ( ele podia domina o fogo negro, e a magica negra )
    a outra Um assassino ( ele poderia ter skill como, danos criticos por atacar de costas, invisibilidade de uns 25 sec, uma shuriken que tirasse um dano legal sei la
    Sei la um heroi rapido

    • Ferrari

      Cara tenho alguns comentarios sobre o q vc falo ae:

      1º Vc realmente leu o q o artigo fala? pq parece q nao.
      2º Acho q ate agora vc foi o q falo mais besteira em todos os comentarios ate agora
      3º Aprenda as magias q o proprio jogo JA TEM, antes de falar pra eles criarem uma magia q ja existe.

  • ah e eu acho que assim como os palla o sorc e o druid tbm usam distance skill, se imagine um sorc, vc vai ter que calcular a força que vc vai joga aquelaaa fireball na lata do mob, entao acho justo o dano dos magos e druid ter influencia pelo distance, bem como, qdo ataca usando wand ou spell ou runa vc ganha um poco de distance tbmmmmmm…….

  • Wesleyzinho

    @bitoka la demonho
    Cara vc falo algumas coisas q são verdade a cip ta cagando o pal fazendo com q o druid seja a melhor vocação do tibia,mais uma coisa q não concordo e esse negoço q vc falo de mage ganhar distance nada a ver.
    O q a cip tem q fazer e colocar um papel diferente para cada vocação em hunt solo,hunt em tean e wae e não colocar uma vocação q faz todo isso q e o druid atualmente.

  • Bom.. eu tenho um ek , ms , ed e rp , porem o mais irado nas wars para mim sempre foi o sorcerer , eu combo ue e talz.. mais druid continua sendo mais util , dando sio , paralize e claro sds ( coisa que sorc tb pode usar ..)
    agora falando de eks, eks são bons em wars tb.. trapam portas , pegam pk e nao tem tanto risco de morrer , fora que quando é para fazer uma pessoa gastar pots ,quem rula mesmo é os knights …
    Paladin..paladin ajudam em wars ,quase como um mage , porem precisa ter level alto (150+) e não ajudam tanto em combos como druids ou sorcerer.. porem qnd uma pessoa está 100% trapada , um pally arrebenta mt a pessoa.. e não gasta mt .. (power bolts ou assasin stars, muitas vezes royal spear

  • bruno

    bom pelo q vi druid nao tera mais SD…ai nao rola né.. vo matar com o q?

  • Junior

    Como assim Druid não terá mais SD…???
    Ai eles ja estão avacalhando demais…
    já achei podre qnd colocaram esses potions, druid não tinha mais como vender UH e IH…Agora querem tirar SD de druid…Ai nem da né 😕

  • Ascalad Haurek

    Na minha opinião acho que a decisão a respeito da SD está bem viavel. Porra druid atualmente é a melhor classe do tibia. Cade o balanceamento? Sorcerer foi esquecido a muito tempo pela cip. Não ganharemos nada com isso, porem assim sorcerer estaria mais balanceado com druid.

  • Ascalad Haurek

    Acho que as summons para cada vocação poderiam ser baseadas nos elementos que elas usam. Por exemplo Sorcerer Energy Elemental e Fire Elemental e Druid Earth Elemental e Water Elemental.

    • Folks

      tá e qual a graça? druid ainda seria melhor não em por ter “water elemental” como você citou por que isso nem existe e sim por druid conter ice element. Já que a cip quer tanto fazer esse balanceamento, acaba que desbalanceando em algumas coisas mais ainda -.-

  • Sorcerer e Knight. o que eles fazem ecoa na eternidade 😈

  • Folks

    Quanto ao negócio do druid não tacar mais SD isso é uma ótima coisa que a cip vai fazer nunca tinha pensado nisso antes… Druid iria praticamente apenas servir mais para healar que é o certo, druid não é pra ser “O Destruidor” não sei porque os druid’s estão reclamando iriam continuar com o ice element.
    Em uma war por exemplo druid iria só pra heala por o que deveria mesmo, a não ser que quisesse tacar hmm 😛

  • Junior

    Ata…e na war o druid ia se ferrar pq o que ele iria atacar?icicle??? lol
    tem que deixar SD pra druid cara…sempre teve pra que estragar mais tibia, ele ja ta ruim, ai chegam do nada e tiram SD do druid –”
    Agora so falta coloca tibia em 3D ;/
    ja ficou podre qnd entro essas coisas de potion e qnd mudaram a cor da UH e IH…Na minha opinião que eles deveriam deixar no 7.6 ou 8.0 melhores versões 🙂

  • Wesleyzinho

    Junior vc ta dizendo q druid ta ruim?faz min rir ne cara.
    Druid e a melhor vocação atualmente!!!
    Achei uma boa a cip tira sd pq druid e support e não power game.

  • Druid Rulez

    Druid Power !! |,,|

  • Junior

    Wesleyzinho se vc não entendeu o que eu falei, eu te explico…Eu não to dizendo que o druid está ruim, mais sim que sem SD ele vai ficar ruim, numa WAR ele vai atacar de que…???
    Foi isso que eu quis dizer…Entendeu???

  • lol

    mano c sorc c kiser healar compra UH e druid c kiser ritar compra SD’s e boa

  • Jacob de Julera

    gogo 5º vocação

  • Vi que muita gente fala das classes quando já estão em altos niveis mais pouca gente fala delas de inici, e principalmente quanto as suas falcilidades como premiun acouts e free acounts. bom com relação a ser P.A ou F.A fica facil de falar sobre cada uma um kina free acc consegue se virar durante muito tempo e consegue se dar bem em hunts com party. um sorcerer sem free acc pena bastante pra se dar bem tanto solo quando com party. um paly fre acc consegue se virar muito bem assim como o kina ja o druid tbm sofre bastante como o sorcerer sendo free acc. Ao se falar em balancemento das classes temos que enfatizar o fato de ser premiun ou free.

  • tiago

    quem liga pra lvl baixo ,sendo que questao de 3 ou 4 meses ja da pa pega um hl facil,e venhamos e comvenhamos uma p.a ta 20 reais,qualqer hj em dia paga uma,entao fica meio irrelevante balancear accs de lvls baixos e free,seria apenas uma perda de tempo 😉

  • thiago

    Sorcerer 4ever!

  • DRUIDINHA

    DRUID =D
    Pois ajuda pessoas em apuros nao só kinas quanto paladins e ate sorc pois ja salvei sorc , mas nao só a cura ele tem aquela runa que eu adoro que é a paralize,
    Gosto tando de ve os kininhas patinarem nela e tomando combinho de SDs :mrgreen:

  • Sorcerer ‘-‘

    SORCERER 8)

  • Victor Alexandre

    Vou deixar meu comentario, sinceramente faz 2 anos que nao jogo tibia, tinha um kina level 130 com skills e full set… enfim na minha opniao o knight eh mt roubado em questao de “blocar” ja que um paladino level 300 bloca muito melhor e com muito menos gasto que um knight no mesmo level…. Nao sei se continua assim, se estiver errado me corrigem…. a diferença n pode aparecer em leveis inferiores a 200… talvez a cipsoft poderia cancelar um atake a cada 5 tomados ou sei la, eh uma ideia boa minha…. OKSAKOASOKAS knight e sorcerer sao as vocaçoes menos equilibradas …. 🙄

  • knight

    Verdade por que se for ver, druid x sorcerer = Druid na vantagem…. knight x paladin = Paladin na vantagem…. Isso eu digo as 2 vocaçoes hl principalmente knight e paladin lvl 200 + no x1 da Paladin com certeza… Realmente eu sei que tibia nao existe x1, mais si o kina foi feito pra blocar, deveria healar mais que o pally e com menos gastos…. de que adianta ter uma boa def e um bom life sendo que seu healler nao eh suficientemente bom! e nao adianta falar que a ASSASSIN STAR é cara porque eh disculpa… hl normalmente eh rico e paladino pega dinheiro facilmente nas caçadas… isso de dizer que knight é duque é a mais pura mentira, duque é um paladino level alto com um skill maleavel, esse sim faz grana rapido e facil xD

  • knight

    na minha opniao o healler do paladino devia ser muito menor, independente que ele eh equilibrado e tem ml bons e tralala… o druid nao deveria perder o direito de atacar sd, mais deveria tirar menos que o sorcerer, ja que o sorcerer é a verdadeira vocaçao da sd… ow entaum o knight podia ser um ssa ambulante e cada 5 hits blocar 1 OKSAKOSAKOAS mais ai ia ficar muito apelativo

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!