A história do Tibia começou no em 1995 quando três estudantes alemães (Stephan Börzsönyi, Ulrich Schlott e Stephan Vogler), tiveram uma ideia inicial de criar um RPG (Role-playing Game), com uma interface gráfica, que na época era novidade, visto que em predominância existiam apenas os jogos baseados em texto com finais e direções predeterminadas.
Somente em 1996, começou a se iniciar as primeiras programações do jogo. Em 1997, o jogo foi lançado. Inicialmente o jogo não se diferenciava muito do famoso Ultima VI, apenas um ponto ou outro se sobressaia, quests ou missões foi o ponto forte e diferencial durante a evolução do jogo, e por sinal é até hoje o ponto mais forte dele.
Ultima VI
Comparação imagem (Ultima 6 vs Tibia Alpha 4.0)
No ano de 1999, ocorreu a mudança que fez o Tibia, ser hoje, como o conhecemo-nos. A crescente demanda por parte dos jogadores fez com que uma mudança no código fonte do servidor fosse realizada, uma notável, foi a construção da ilha de Rookgaard, todas essas modificações levaram quase todo o ano. Então, novidades como:
- Gamemasters
- Novas áreas
- Novos itens
- Reformulação de quests
- Mudança no gráfico
Todas essas mudanças entraram durante o ano de 1999 – 2000, fazendo o Tibia ganhar um grande espaço no cenário gamer da época!
Outro ponto forte, ocorreu em 2001, quando as Premium Accounts foram introduzidas, o que rapidamente transformou-se na principal fonte de receita da empresa. Graças ao crescimento sustentável, Tibia é até hoje um dos maiores RPG online na Europa.
Hoje a raiz do RPG está quase totalmente esquecida, pouco, e quase nenhum game criado hoje, se baseia tanto na história quanto o Tibia. Por tal motivo, muito da história desse game, está contida nas bibliotecas e nas falas dos NPC’s do jogo. Tibia não é somente um amontoado de monstros e vários cenários, acima disso cada atualização, é baseada e envolta numa organização de histórias. Cada quest, cada fala de um NPC, cada parte integrante de um cenário, cada cidade, seu clima, seus habitantes, é ambientado e pensado como um todo.
É de senso comum que uma porcentagem muito pequena de jogadores, realmente lêem sobre uma cidade, ou sobre uma história, ou até mesmo sobre uma quest, que é a parte mais bela deste incrível jogo. Por esse motivo, essa nova coluna será Alfarrábio, cujo significado no dicionário é: um livro, antigo, porém muito útil. Pretendemos reavivar a essência do Tibia, relembrando histórias fascinantes que estão esquecidas e empoeiradas em livros.
Agradecimento especial a: Gladiadora e Ruan Exonari!








Gostei muito!!
Espero poder ler mais sobre o tibia, comecei na epoca do 7.6 as spears caiam no chão conforme era lançada, o paladino tinha que correr atraz pra pega-la de volta, era um tanto trabalhoso… as hotkeys eram apenas para magia…
Espero poder ler mais sobre o artigo.
Excelente ideia… serei um fiel leitor !!!
TALVEZ se estivesse em português ficaria mais fácil atentar para a história do game.
3?????
Sempre li que eram 4 criadores :s
Ta certo isso?
Kaminsky, são três criadores, os quais foram citados acima, porém, um quarto integrante aliou-se a equipe posteriormente, mas a ideia de criação partiu de apenas 3.
No ano de 1999, ocorreu a mudança que fez o Tibia, ser hoje, como o conhecemo-nos. A crescente demanda por parte dos jogadores fez com que uma mudança no código fonte do servidor fosse realizada, uma notável, foi a construção da ilha de Rookgaard, todas essas modificações levaram quase todo o ano. Então, novidades como:
Todas essas mudanças entraram durante o ano de 1999 – 2000, fazendo o Tibia ganhar um grande espaço no cenário gamer da época!
Acho que faltou um pedaço do texto, novidades como??
Editado e corrigido, obrigada Everton!