Terminada a conferência, Craban está de volta a Regensburg e dedicou 3 posts em seu blog para esclarecer pontos que provocaram duvidas e discussões. (Posts originais: aqui, aqui e aqui)
Tudo bem, eu estou de volta do GDC e, a partir de amanhã, como de costume, estarei novamente. Hoje não tenho nada de novo para relatar, então tentarei esclarecer alguns pontos postados anteriormente, pois, claramente, há alguns mal-entendidos:
O sistema de compensação automática está em funcionamento desde 21 de agosto:
Este sistema reage diante de irregularidades estatísticas que normalmente só ocorrem quando há problemas de conexão. Por quê? Porque, na maioria dos ataques, o ataque real nunca alcança o nosso servidor, mas bloqueia o tráfego muito antes. Alguém neste blog comparou a situação a um castelo, e a comparação foi muito boa. Imagine que nossos servidores estão em um castelo. Nós construímos muitas muralhas em torno dele e há muitos guardas em todas as portas. O problema é que o exército que quer nos atacar nem caminha até o castelo, ele simplesmente bloqueia a estrada um quilômetro antes do castelo. Agora, nós não construimos a estrada, mas dependemos dela para que as pessoas cheguem até o castelo.
Então, por esta razão, nossos servidores realmente não são capazes de detectar o ataque em si. Só podemos detectar anomalias, alterações que não ocorrem em situações normais e reagir a elas. Provavelmente, ainda podemos melhorar um pouco estes aspectos, mas sempre haverá falta de precisão em um certo grau, ele pode tanto reagir para mais ou para menos e, em ambos os casos há desvantagens.
Agora, o segundo problema é que você, como qualquer outro jogador, não podem detectar ou ver quando estamos sob ataque. Você percebe apenas os kicks e/ou lags, comportamentos irregulares do sistema que podem não só serem causados por ataques mas também por um milhão de outras razões.
Por isso, sempre estaremos sujeitos as seguintes situações: nosso sistema pode interpretar algum fato como ataque e você não perceba nada ou vice-versa, você sinta lags e kicks e nosso sistema não reconhece o ataque ou não seja um problema global.
Compensação de mortes passadas
Bem, mesmo este sistema estando implantado desde o dia 21, nós ainda podemos melhorá-lo. O sistema só pode compensar os eventos que acontecerem a partir do dia 21 e, como eu disse anteriormente, ele não vai conseguir identificar nem compensar todas as mortes PvE, apenas as que o sistema conseguir vincula-las a uma irregularidade, como as descritas acima.
A ideia, portanto, é de que se compense também as mortes PvE ocorridas antes da identificação do ataque e, possivelmente, estender um pouco esta compensação para as que ocorreram depois. Provavelmente, nós iremos definir um prazo limite final para o sistema de compensação de mortes estar ativo tão logo possamos afirmar que este sistema não precisa de mais melhorias.
Quando iremos compensar manualmente?
Eu não tenho como afirmar uma data. Definitivamente, nós não iremos realizar esta compensação antes de sentirmos que os ataques estão sob-controle. E, da mesma forma que não tenho uma data precisa para isso, não tenho como estipular quando iniciaremos esta forma de compensação.
Você tem que postar todas as suas mortes no blog?
Não. Qualquer que seja a compensação que formos fazer, ela não depende de você informar as mortes aqui ou entrar em contato com alguém. Temos cada morte ocorrida registrada em nossos servidores. Eu apenas pedi para que fossem informadas apenas as mortes ocorridas a partir do dia 21, que você tenha certeza de que estava relacionada a algum ataque e para a qual você não tenha obtido a compensação automática. Pedi isso para verificar a sensibilidade do sistema. Como explicado anteriormente, não temos como ver e nem perceber como estão as coisas no seu ponto de vista. Podemos ver os resultados das medidas pelo nosso ponto de vista, mas gostaria de compará-lo com a de vocês e só vocês podem me informar sobre isso.
Sobre ajuda externa de qualquer espécie
Apenas uma breve consideração:
Alguns de vocês parecem pensar que nós nunca tentamos isso, que nós ainda não fazemos aquilo ou ainda que nunca pensamos em um aspecto antes de alguém vir aqui no blog o sugerir. Isso inclui, por exemplo, as listas de serviços para atenuar ataques DDoS e autoridades locais. Confiem em mim, temos verificado e contactado cada uma das empresa e endereço que foram mencionados aqui. Alguns deles, inclusive há meses ou mesmo anos atrás, e, atualmente, estamos novamente em negociações.
O ponto é: Você pode pensar que basta um telefonema e, assim, no dia seguinte, tal empresa coloca-se a nosso serviço e ele é feito. Confiem em mim, estamos falando de contratos e serviços no valor de vários 100ks por ano. Esses serviços são tão caros porque são complicados de configurar e requerem hardware especial. Isto não é feito em um dia ou uma semana.
Alguns também parecem imaginar que podemos chamar as autoridades e elas irão bater na porta dos caras amanhã e levá-los presos. Lamento dizer, mas isto nem sequer funcionaria mesmo que a denuncia fosse feita da Alemanha para a Alemanha. Uma empresa alemã tentando este tipo de denuncia no Brasil é uma situação totalmente diferente. Confiem em mim, já tentamos isso em 2007. Leva-se anos para se chegar a algum lugar e, dependendo das autoridades, você tem que ter sorte para eles se importarem com isso.
CIP só se preocupa com o dinheiro e não com os jogadores
Bem, se é este o conceito que você tem sobre nós, eu provavelmente não serei capaz de mudar sua idéia. Mas, eu gostaria de dizer como nos sentimos em relação a estas declarações:
Somos uma empresa e é claro que precisamos ganhar dinheiro para sobreviver. No entanto, só sobrevivemos se os jogadores estiverem satisfeitos e jogarem o jogo. Tratar o jogo como um negócio não significa não se importar com os jogadores. Pelo contrário, para sermos bem sucedidos temos que nos importar com você e com o que você pensa.
Por outro lado, confie em mim, nenhuma das pessoas que trabalha aqui precisa de um incentivo financeiro para começar a se importar, todos são jogadores como você e, nas últimas semanas, muitos de nós temos sofrido exatamente os mesmos problemas que você. Desse modo, nossa compreensão do problema não é dada apenas pelo nosso ponto de vista, mas temos também o mesmo ponto de vista que você.
É, também, por isso que eu não puni ou silenciei aqueles que foram extremamente agressivos neste tópico. Eu entendo isso e eu não os culpo. Eu também não culpo aqueles que dizem que não temos ideia do que estamos fazemos e que qualquer outra empresa faria melhor. Não os culpo simplesmente porque não espero que compreendam que o desafio está no que fizemos no passado e no que aconteceu com outras grandes empresas de jogos que têm de fato, sofrido com ataques que levaram a interrupções dos jogos, especialmente este ano. Você tem razões para reclamar e ficar com raiva e tem direito de expressar isso.
Se você não acredita em mim quando eu digo que nós nos importamos profundamente, que realmente estamos fazendo tudo o que podemos e que, na verdade, sobre DDoS, nosso conhecimento técnico é impressionante, até mesmo comparação a outros profissionais de jogos (noto isso muitas vezes quando converso com eles nas conferências), eu não serei capaz de mudar sua opinião apenas repetindo estas coisas.
Então, eu sei que você está com raiva, eu também estou. Eu sei que, a partir de sua perspectiva, cada discurso retórico sobre nós é compreensível. Sei também que a única coisa que pode mudar a sua mente será quando você perceber que o que fazemos está funcionando. Porém, eu também sei dos milhares de casos nos quais trabalhamos muito bem nos últimos anos, você não tem conhecimento sobre eles justamente porque as nossas medidas funcionaram.
Eu também sei que você não vai mudar de ideia antes de ver os resultados positivos de nossos esforços. Nesse meio tempo, eu sei que você acha que os problemas precisam ser corrigidos em um dia mas, na verdade, é impossível faze-lo tão rapidamente (veja acima). É por isso que eu não tentarei convencê-lo do nosso carinho pelos jogadores. Nas coisas nas quais eu centrei meus esforços estamos conseguindo os resultados tão rápido quanto possível. E, mesmo que, neste meio tempo, eu tenha que lidar com as más impressões de vocês eu terei que conviver com elas, pois não posso mudá-las tão cedo.
Esclarecendo alguns pequenos mal entendidos
– O sistema de atenuação automática, às vezes, ajuda no momento que ocorre a morte. Nesse caso, você não perder nada e também não recebe indenização. Por isso, se você reclamar de uma morte, por favor, inclua a mensagem que você tem no log do servidor.
– Se você morrer antes das medidas de compensação automática ser acionada não haverá atenuação. Nesse caso, você será recompensado com a XP, skills e os amuletos das bênçãos. Você não terá nenhum dos itens perdidos de volta, porque, para isso, teríamos que enganar o sistema uma vez que, no momento da morte, os itens caem do inventário para o mapa. Portanto, neste sistema, você não terá perda alguma apenas se estiver com as bênçãos ou equivalentes.
– Por que dizemos que os objetivos dos ataques era eliminar a pena de morte? Resposta: Nós não afirmarmos isso. Você precisa reler as declarações com exatidão. Eu disse que, se retirarmos as penalizações por morte, daríamos mais motivos para sermos atacados de forma a forçar a manutenção desta medida. Até o momento, eu não afirmei que foi esta a motivação. O problema é: a cada nova motivação que dermos para que nos ataquem, também estaremos criando novos atacantes. Não, os que nos atacam agora não tem essa motivação, mas estamos convencidos de que se retirarmos as penalizações por mortes teremos ataques adicionais causados por novas pessoas com essa motivação.
– Retirar a pena de morte é simples e funciona: Isso também está errado. A pena de morte é tão profundamente conectada com o jogo e as características dele que simplesmente removê-la não é fácil. Um fato é que, com sua remoção, os personagens passariam a ter um magic level infinito. Esse é a penas um exemplo de que valor “0” para a pena de morte não funcionaria em conformidade com todo o conjunto do Tibia. É este tipo de coisa a qual nos referimos ao definir algo como sendo uma característica fundamental do Tibia. Assim, para removermos completamente a pena de morte, teríamos que mudar tanta coisa no jogo que o resultado final seria um jogo diferente.
Amanhã passarei a vocês atualizações mais específicas dos nossos progressos.
Greets
Crab




Craban e Portal tibia de parabéns por ta nos informando de tudo que ocorre!
🙂
eh o jeito eh esperar mesmo
Oiee, eu tenho uma duvida morri algumas vezes pra mass kick, antes do dia 21, queria saber se serie recompesado e quando? eu li por cima D:
Será, quando a Cip tiver o problema sob controle.
eu jogo tibia há 7 anos e nunca vi um “CARINHA” de dentro de uma garagem causar tanto problema ssim mano!!!
Os GMs precisam retornar.
Apoiado mano. Se os GMs estivessem na ativa, o problema que aconteceu em Elera teria sido detectado e solucionado antes, e não causaria tamanho problema pra todos os jogadores. Claro que falando em Elera, isso não exclui outros possíveis focos de ataque.
vlw pela traducao xD