Durante os últimos dias, vários jogadores criticaram o novo sistema da CipSoft para diminuir os efeitos negativos de um ataque DDoS. O Product Manager Craban e a Community Manager Mirade fizeram diversos comentários sobre o sistema no fórum oficial. O usuário Tafs, do Tibia Fórum, traduziu os 3 principais comentários que você pode conferir abaixo:
Algumas explicações:
Eu posso ver que há alguns desentendimentos por aqui, então vou tentar explicar melhor algumas coisas:
– Alguns de vocês parecem ter entendido que o sistema foi feito para prevenir mortes dos personagens na condição de um ataque DDoS. Esse não é o caso. Se, sem esse sistema, 100 personagens morressem durante um ataque DDoS, então com o sistema eles irão morrer também. O que o sistema faz é suspender a penalidade de morte caso esta ocorra durante um ataque DDoS.
– Alguns parecem acreditar que o sistema só é ativado em algumas circunstâncias. Isso também está errado. Se o sistema detecta um problema na conexão, ele vai suspender temporariamente a penalidade de morte PvE (jogador contra ambiente) para todos no mesmo servidor.
– Agora, porque esse sistema funciona para alguns e não para outros? Bom, o desafio é que o sistema deve reagir a alguma coisa. Uma reação só pode ocorrer depois de um gatilho ser acionado. Naturalmente, isso significa que haverá um pequeno atraso na ativação do sistema. O que vocês veem é que os personagens que morrem mais rápido infelizmente morrem segundos antes do sistema reagir. E isso geralmente será aplicado aos personagens que são mais vulneráveis, seja em determinada situação (caçando monstros fortes que aparecem em grupos, por exemplo) ou devido as diferenças entre as vocações (HP, capacidade de defesa, etc).
Agora, eu também gostaria de fazer alguns comentários sobre a crítica do o que, como e quanto nós fazemos:
– Bem, nós sempre trabalhamos e continuamos a trabalhar bastante na estabilidade de nossos servidores. Isso inclui investimentos altos e regulares em pessoal, desenvolvimento, hardware e parceiros. Muito disso funciona muito bem, quando funciona vocês não percebem que funciona, porque os ataques não tem nenhum efeito nos servidores.
– Especificamente quanto aos comentários de “consertem seus servidores” eu tenho que falar que nós estamos particularmente bem nisso. A ironia é que exatamente por estarmos bons nisso é que o personagem de muitos de vocês morrem enquanto vocês caçam. O que os ataques atuais fazem, por exemplo, é atacar o servidor que faz a comunicação entre o seu computador e o servidor do jogo em si. Os ataques mais fortes são aqueles que conseguem bloquear o tráfego pouco antes de ele chegar aos nossos servidores. É aqui que nossos parceiros e provedores devem trabalhar e é onde nós temos apenas influência indireta. Agora, se nossos servidores não fossem tão estáveis e bem defendidos como são, não só os personagens sofreriam com lags, mas também as criaturas, e isso provavelmente salvaria o personagem de vocês. O fato de que os personagens de vocês morrem só prova que nossos servidores funcionam sem problema algum, e por causa disso, os monstros continuam atacando e eventualmente chegam a matar o personagem, do jeito que são feitos para serem.
– Agora, nós já dissemos que este novo sistema precisa ser refinado. Infelizmente, nós temos sido arduamente criticados por alguns de vocês apenas por colocá-lo em prática sem estar refinado, especialmente na sexta-feira. Por que fizemos isso? A resposta é simples: Digamos que, durante o final d semana, 500 personagens morram durante o período de ataques. Sem o sistema, todos os 500 sofreriam com a penalidade de morte. Com o sistema que ainda precisa ser refinado, no momento, algo em torno da metade deixa de sofrer a penalidade de morte. Na nossa opinião, é melhor salvar metade do que nenhum. E é por isso que colocamos o sistema em prática assim que passou nos testes funcionais internos.
– Mas por que ele não pôde ser refinado antes? A razão por isso é que tais problemas se manifestam de forma muto específica, sempre mudando e é bem diferente dependendo do momento (quantos jogadores estão online, onde o servidor está, e como o ataque é). Resumindo: não é possível produzir estes testes internamente, porque eles demandam um servidor de verdade, com jogadores de verdade jogando. Simplesmente não é possível testar isso sem ter um sistema de verdade. Agora que já temos ele funcionando, vamos reunir informações durante o final de semana e procurar refinar mais o sistema durante a próxima semana.
– Vamos compensar aqueles que o sistema não foi capaz de salvar? Me desculpem por dizer isso, mas a resposta é: Não. Não haverá qualquer compensação para estes jogadores. Já colocamos o sistema em prática o mais cedo possível para tentar ajudar ao máximo os jogadores. É extremamente difícil fazer isso funcionar 100% e eu não tenho certeza e não posso garantir que vamos conseguir fazer isso, mas não é por isso que não devemos deixar de tentar salvar o máximo de personagens que conseguirmos.
Eu espero ter sido capaz de explicar algumas coisas com mais detalhes. Nós tentaremos melhorar o sistema e faremos isso nos próximos dias. Contudo, como eu disse antes, é pouco provável que um sistema reacionário funcione 100%, então não esperem que ele funcione assim.
Greets
Crab
Nós partilhamos da mesma decepção e frustração que muitos de vocês expressaram, e estamos levando o feedback muito a sério. Nós pedimos desculpas por deixarmos vocês na mão, e faremos tudo que for possível para resolver essas dificuldades.
Estamos trabalhando em alta prioridade em diferentes frontes para melhorar a situação, e temos um time dedicado de pessoas que estão atualmente focando na avaliação e exploração de formas adequadas de mitigar os ataques DDoS.
Yours,
Mirade
É possível que o tamanho e frequência dos ataques tenha aumentado para testar nosso sistema, e também talvez na tentativa de nos pressionar para não tomarmos outras providências. Nós também fomos informados por nosso provedor de serviços de conexão que outras companhias também estão sendo afetadas por ataques DDoS no momento, o que pode piorar a situação.
Já iniciamos medidas anti-DDoS em diferentes níveis e vamos continuar a trabalhar nelas, mas é sempre possível que tais medidas falhem novamente. Eu recomendaria cautela ao caçar durante os próximos dias. Infelizmente, ataques DDoS não podem ser eliminados completamente, mas faremos o que for possível para aumentar nossa proteção e mitigar os efeitos dos ataques para que vocês consigam desfrutar do jogo novamente.
Sobre a penalidade de morte:
A penalidade de morte faz parte do núcleo do Tibia. É uma parte crucial do jogo que às vezes te faz experimentar uma montanha-russa de emoções. Você é mais cauteloso com seu personagem quando sabe que uma morte significa a perda de algo. Então, se não houver nada a perder, você tomará menos cuidado, e assim você também ficará menos engajado emocionalmente. Se removermos a penalidade, a morte se torna sem sentido. Removendo ela, removeríamos também o perigo, o risco, as emoções, a adrenalina, os gritos de extrema felicidade quando você sobrevive uma luta difícil, e as lágrimas de quando você morre (e os teclados esmagados ;)) – nós removeríamos muitos momentos memoráveis. Resumindo: Morte em Tibia é importante. Nós entendemos que uma morte devido a um problema de conexão não parece justo, e entendemos as reclamações por causa disso.
A última vez que as blessings gratuitas foram ativadas, o jogo sofreu ataques DDoS logo após o anúncio de que as blessings deixariam de ser gratuitas. Então temos certeza que desativar a penalidade de morte não é o certo a se fazer. Isso não só iria acabar com um dos traços mais fortes do Tibia, mas também iria encorajar as pessoas a prolongar o tempo de blessings gratuitas por mais tempo usando ataques DDoS. Entendemos que isso é um tópico controverso, e que opiniões serão divididas, mas como eu disse, para nós, a penalidade de morte é uma parte crucial do jogo e da nossa visão dele. Por tanto, vamos continuar focando em medidas para mitigar os efeitos negativos dos ataques DDoS.
Yours,
Mirade.




melhor salvar 250 do que nenhuma, pqp como sao injustos lol
sem contar que essa mirade deve ser uma otaria
Voces se lembram dos primeiros ataques DDoS massivos deste ano quando teve Double Exp? Essa medida ja era pra ter sido “refinada” des dai. E essas desculpas não passam de um simples desespero da cip de não querer perder os seus clientes lesados.
no começo do ano, os ataques eram nos servidores da cip, e a ferramenta que foi implementada, ajudou e muito, agora os ataques estão nas rotas de conexão ou seja, não é mais diretamente no servidor, é como você culpar a empresa de ônibus por terem tacado uma bomba no meio da rua e seu ônibus ter atrasado.
são dois problemas graves, que a cip esta trabalhando para resolver, a ferramenta implementada obteve o sucesso esperado, no começo do ano, pois se não tivesse, as pessoas continuariam a atacar o servidor da cip e não as rotas.
Concordo com você Nazz, porém ainda assim, no seu exemplo citado, ainda seria possível conseguir uma rota alternativa para chegar no serviço e utilizando a integração do seu vale transporte certo?
No caso, o que esta acontecendo, esta inviabilizando os jogadores de jogarem e a CIP esta deixando bem claro que não seremos ressarcidos.
Creio que seria mais fácil não haver penalidade nas mortes PVE durante esse tempo, mesmo que a maioria dos usuarios utilizassem desse artificio para o seu próprio beneficio (óbvio!).
Mesmo papo de sempre esses CMs e essa CIP com mania de colocar a culpa nos outros nunca o problema e com eles. Ja passo da hora de trocar esses CMs e essa galera administrativa junto com o dept. de TI.
Menos papo e mais ação!
Infelizmente os mais prejudicados somos nós, os jogadores, e mais prejudicados ainda àqueles (como o meu caso) que jogam eventualmente devido a falta de tempo: Entramos no jogo, queremos caçar, nos divertir e… morremos. Dias de premium account sendo jogados no lixo, horas refinando o personagem para caçar, dias para fazer dinheiro e pagar bless…
Não a toa que o Tibia esta cheio de BOT…
Como sempre a cip é especialista em dar desculpas, a cip parece até algum departamento publico brasileiro, só sabe dar desculpas e empurrar a culpa pros outros.
Primeiro só acontecia com os brasileiros e a culpa era da NET e Speedy.. LOL
Agora viram que fico serio e a culpa é de terceiros nos quais eles nao podem fazer nada..
E para resolver ou pelo menos minimizar o problema USAM A GENTE COM COBAIA para os teste da morte sem penalidade pq ele “precisam simular com muita gente”, segundo o Crab.
Ano passado nao teve um aumento no lucro da CIP ? Pq eles nao usaram esses lucros e fizeram testes logo no começo ao invés de fazer tudo correndo e testar em nós jogadores ?
Em contra partida.. minha premmy só vai gastando os dias sem retorno nenhum…
É isso mesmo Fernando, esta corretíssimo!
Os dias de Premmy sendo jogados no lixo, e a CIP ainda diz que não haverá ressarcimento nenhum.
Muito legal isso.
Servidor luminera nao da mais para jogar, e kick , lag,freze todo dia.
Mano o Tibia tá um lixo totalmente nojento , garanto que o sistema de premy deles está ok , enquanto tivermos pagando pra eles qualquer resultado mediocre é satisfatório.
Agora eles superaram, querem que nós agradeça quando ta bom.OMG, nós pagamos por um serviço de qualidade.
Se todo mundo ta reclamando é porque esta completamente horrivel,estao tomando medidas freiadas,tem q ser radical, alguem tem q perder,nao só os players,agora se caça bicho forte , ou o char for lvl baixo,que se dane ?
Façam algo realmente que nos confortem.
Só vo renova p.a quando isso acaba…
O pior não é as mortes e tal, o pior é pagar pra jogar e ta lag, kick, mass kicks, trava toda.
Enfim, vcs continuam ganhando grana do povo, e o povo continua sendo prejudicado !
Palhaçada tudo isso, o cara perde horas na frente do pc, gasta dinheiro com premmy, com programas anti lagg, tudo pra ter uma diversão dahora, ai quando acha que ta ficando bom, kicks e mais kicks…
a cip jah perdeu uma galera, eu sou um que não vou renovar premmy nenhuma.
tibia lixo so da desculpas.
bani pessoas injustamentes, e cada dia mais perdendo players!
TORÇO PARA O FIM!
O fim está proximo se continuarem assim!
tibia lixo pois se os botters q pagam 50 premmys imagina ser deletado em 50?
kero ver trazer 50 players pra jogar …. tibia ja perdeu a graça a tempos ;x
o fim esta proximo!
Mais que Falta de respeito a CIP tem com todos nos, fazendo teste que poderia ter feito antes para melhorar cada vez mais, agora e tarde estamos pagando com todo esse transtorno, pagamos para ter serviço de qualidade e o que podemos mais fazer me diz? Poxa vida jogo dês de que nasceu o Tibia, mas esta se acabando com esses ataques isso tem que ter uma solução rápida porque se não já sabem o que pode acontecer player parando de jogar, se desanimando, CIP eu te digo não faça isso porque quem vai sair perdendo não são vocês, samos nós que quer jogar se divertir, conhecer novidades, interagir, brincar, fazer amizades, curti e etc….
Tome Providencia o quanto antes.
Continuem falando o que for. Daqui a pouco a Cip lança outra promoção de outfit ou montaria na compra de uma premium de 6 meses, e vai ter uma pancada de trouxa comprando e depois ainda reclama falando que não vai dar dinheiro mais pra Cip, que não vai mais comprar p.a., etc.
Essa novela já é velha e só se repete. A Cip tá levando a situação a sério, mas quer fazer mais pressão ainda pra melhorar mais rápido? Deixa de comprar p.a. É simples. Eles já saberão o porque da queda de compra de p.a., e vão trabalhar mais ainda pra consertar o que tá afastando os clientes.
Concordo , o povo fala que não vai mais pagar p.a ai lança um promoção ridícula e todo mundo ae se mata pagando pra ter a sua roupinha exclusiva :/
faz meses que eu não jogo mais devido a basicamente os updates e o novo pvp , muitos reclamam e vão continuar reclamando e pagando p.a e jogando :S
Não adianta, essa situação só tende a piorar, são as mesmas desculpas injustificáveis, são novamente os players prejudicados, perdendo seus dias de premmy, perdendo seu tempo TENTANDO jogar, e quando isso acontece mal dá pra tirar o char dos treinos e levá-los ao dp devido os mass kicks e lags. Ou os players ficam nos dps, parados, ou deixam só treinando, que é o meu caso pq não há como caçar! Isso reduz a vontade de jogar Tíbia, e os que realmente gostam de ter alguma diversão com jogos acaba procurando outros, que é o meu caso. Não compensa se esforçar pra pegar lvl, ou xp e morrer por kick, lag ou frezze… É só dinheiro pra bless e premmy jogada fora, não há como aproveitá-los…
A gente paga a premmy e não tem um jogo de qualidade, e nem com segurança.