Entrevista com Benjamin Zuckerer – Diretor da Cipsoft

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Hauopa, Tibianos!

Em junho deste ano, tivemos a honra de receber a presença dos diretores da CipSoft, Steve e Ben, na gamescom latam.

Nós do Portal Tibia tivemos a oportunidade de conhecê-los pessoalmente durante o evento. Hoje, trazemos para vocês uma entrevista exclusiva com Benjamin Zuckerer, que concordou em responder algumas perguntas para nossa comunidade.

Caso queira ouça a entrevista no PortalCast, nosso Podcast no Spotify.

Emulov, Steve e Ben - gamescom latam 2024

Emulov, Steve e Ben – gamescom latam 2024.

Prezado Ben, obrigado por reservar um tempo para esta entrevista. Agradecemos a sua e a presença de Steve na gamescom latam. A comunidade brasileira ficou encantada com o painel de Tibia.

  • Portal Tibia: Para começar, você poderia se apresentar brevemente? Quais são alguns dos seus jogos favoritos atuais? O que você escolheria para jogar em um encontro familiar ou com amigos no fim de semana?

Ben: Meu nome é Benjamin Zuckerer, sou um dos Diretores-Gerais da CipSoft e também co-gestor de produto do Persist Online, nosso próximo MMORPG. Estou na CipSoft desde o início de 2007. Atualmente, estou muito focado no Persist Online, o que me deixa pouco tempo para jogar outros jogos. No entanto, alguns dos meus jogos favoritos de todos os tempos são a série XCom e a franquia Fallout. Em uma reunião familiar, eu optaria por jogos de tabuleiro. Tenho uma vasta coleção de jogos de estratégia em casa, como Settlers of Catan, e até alguns que eu mesmo projetei. Quando tenho a chance de jogar com amigos no fim de semana, prefiro jogos cooperativos ou online, mas equilibrar a vida familiar e trabalhar em um grande projeto de MMO torna essas oportunidades raras.

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Ben, em seu local de trabalho

  • Portal Tibia: Conte-nos sobre sua trajetória na CipSoft: como você começou, quais foram seus principais projetos, seu papel no TibiaME e qual é seu envolvimento atual?

Ben: Entrei na CipSoft em 2007 como Gerente de Produto do TibiaME. Junto com Durin, planejei novas funcionalidades para o jogo e gerenciei seus aspectos operacionais. Trabalhamos juntos por alguns anos até que assumi seu lugar como Gerente de Produto Principal. Meu foco principal durante esse período foi o desenvolvimento de novos conteúdos e funcionalidades, além de transitar o TibiaME de um modelo premium para um modelo gratuito (F2P). Depois dessa fase, passei para a equipe de gestão e comecei a auxiliar Steve e Durin com a estratégia da empresa e operações diárias na CipSoft. Em 2017, quando Durin começou a trabalhar no LiteBringer, assumi como Diretor-Geral. Pouco antes da pandemia, meu colega Tom e eu tivemos a ideia de criar um novo MMORPG em nosso tempo livre, o que levou ao conceito central do Persist Online. Após cerca de 1,5 anos de desenvolvimento, tínhamos um protótipo funcional que demonstrava os ciclos principais do jogo. O resto da empresa gostou da direção que estávamos seguindo, e começamos a trabalhar nisso em tempo integral. A equipe cresceu para 14 pessoas. Meu foco principal agora é o desenvolvimento do Persist Online, mas também represento a empresa em eventos externos e tenho vários cargos no conselho da indústria. Minha trajetória na CipSoft tem sido uma experiência emocionante e gratificante, permitindo-me contribuir para vários projetos e testemunhar a evolução de nossos jogos e da empresa como um todo.

  • Portal Tibia: Como membro da CipSoft, imaginamos que você tenha uma perspectiva diferente sobre Tibia em relação aos jogadores. Você joga? Poderia compartilhar um pouco sobre sua experiência pessoal com Tibia?

Ben: Eu costumava jogar Tibia há muito tempo, e que ótimo tempo eu tive. Éramos bastante jovens e ainda não tínhamos tarifas planas para Internet. Um fim de semana, um grupo de amigos e eu decidimos nos encontrar na casa de um amigo com nossos computadores e montar uma mini LAN party. Jogamos o fim de semana inteiro, completamente imersos no jogo, e esquecemos que estávamos pagando pela Internet pelos dados transferidos. Tivemos um tempo fantástico, mas algumas semanas depois, a conta telefônica chegou e foi um choque. Todos tivemos que fazer pequenos trabalhos de verão para pagar o "estrago" que causamos. Apesar do contratempo financeiro, ainda achamos que valeu a pena! No entanto, meus papéis atuais na empresa e minha vida familiar deixam pouco tempo para jogos. No momento, toda a minha energia e tempo estão dedicados ao Persist Online. Embora eu não jogue Tibia ativamente, minha experiência com o jogo influenciou profundamente minha compreensão de MMORPGs e a paixão da comunidade por eles. É essa paixão que nos motiva a continuar criando experiências envolventes e imersivas para nossos jogadores.

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Velhos tempos da conexão discada.

  • Portal Tibia: Como foi sua visita ao Brasil na gamescom latam? O que você achou da comunidade brasileira?

Ben: Foi uma ótima experiência. Foi minha primeira visita ao Brasil e eu realmente gostei. Todos foram muito calorosos e acolhedores. A comida e as bebidas foram simplesmente incríveis, e a gamescom latam foi muito bem organizada. Encontrar os fãs de Tibia na gamescom latam foi definitivamente o destaque da semana! Ouvimos tantas histórias diferentes de jogadores sobre como Tibia mudou suas vidas, como aprenderam inglês e até como alguns conheceram seus futuros parceiros no jogo. Foi realmente inspirador e comovente ouvir esses relatos pessoais.

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Comunidade tibiana em peso na gamescom latam.

  • Portal Tibia: Na gamescom latam, vimos a presença de vários jogos, incluindo MMORPGs, que parecem inspirados em Tibia. Como você vê a influência de Tibia na cena atual dos jogos?

Ben: Encontramos vários desenvolvedores que compartilharam suas histórias sobre como Tibia os inspirou a ingressar na indústria de jogos. O Brasil tem uma cultura de jogos muito vibrante, e Tibia ocupa um lugar especial nela. A popularidade do jogo no Brasil é impressionante. Tibia se tornou mais do que apenas um jogo para muitos jogadores — se tornou parte de suas vidas. Muitos jogadores cresceram com o jogo, forjando amizades e construindo comunidades que se estendem além do mundo virtual. A paixão e a dedicação da comunidade brasileira ao Tibia são notáveis e moldaram significativamente a cultura geral dos jogos no país. Sentimo-nos muito honrados que nosso jogo tenha essa importância mesmo após tanto tempo!

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Steve e Ben, no Palco Journey.

  • Portal Tibia: Em 2020, a pandemia impactou muitas empresas, mas a CipSoft cresceu significativamente. Qual é o segredo para esse sucesso? Quais mudanças a CipSoft passou após a pandemia? Quais foram os principais desafios e benefícios dessas adaptações?

Ben: Na verdade, não há um grande segredo para o nosso sucesso. A indústria de jogos viu um aumento no engajamento, pois as pessoas procuravam maneiras de se manterem conectadas com amigos e familiares em casa. Tibia, com sua jogabilidade centrada na comunidade, foi uma combinação perfeita para essa necessidade. Os jogadores podiam se encontrar no jogo, jogar juntos e compensar a falta de contato social causada pela pandemia. Quando a pandemia começou, tivemos que fazer a transição da empresa para o trabalho remoto em um curto período de tempo. Essa mudança apresentou vários desafios, incluindo encontrar novas maneiras de manter a comunicação e colaboração eficazes entre os membros da equipe. Apesar desses obstáculos, a transição para o trabalho remoto foi relativamente tranquila, graças à flexibilidade e dedicação de nossa equipe. Durante esse período, nos concentramos em recursos que agregavam valor tanto para jogadores que voltavam quanto para nossa base de jogadores existente. Isso incluiu a implementação de melhorias na qualidade de vida, atualizações de novos conteúdos e eventos comunitários. Nossos esforços foram bem recebidos, levando ao aumento da retenção e crescimento de jogadores. Pós-pandemia, retornamos ao escritório. Um dos principais benefícios dessas adaptações foi uma cultura corporativa mais resiliente e adaptável. Aprendemos a navegar pelas incertezas e manter o foco em nossos objetivos, o que fortaleceu nossa equipe e nossa abordagem ao desenvolvimento de jogos. A pandemia foi um período desafiador para todos, mas também destacou a importância da comunidade, tanto dentro de nossa empresa quanto entre nossa base de jogadores. Esse senso de comunidade tem sido um pilar de nosso sucesso durante esses tempos difíceis.

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Cipsoft cresce em um ambiente de mercado desafiador

  • Portal Tibia: Na gamescom latam, a CipSoft anunciou o novo MMORPG, Persist Online. Poderia nos contar mais sobre o jogo?

Ben: Claro. Persist Online é um MMORPG de zumbis. Não é um jogo de tiro ou de sobrevivência no sentido tradicional. É um MMORPG hardcore onde as ações dos jogadores dentro do grande mundo aberto são cruciais. A localização do seu personagem no mundo importa, e as melhores histórias são criadas através das interações com outros jogadores de todo o mundo. Tom e eu adoramos a experiência old-school onde o jogador não é guiado pela mão e não recebe recompensas a cada passo. Somos apaixonados pela ideia de explorar o jogo e seu mundo de forma independente, preenchendo lacunas com sua imaginação e dando aos jogadores o espaço para criar algo único e pessoal. Persist Online é projetado para desafiar os jogadores, incentivando-os a pensar estrategicamente e colaborar com os outros para superar obstáculos. O jogo visa proporcionar uma experiência imersiva e dinâmica, onde as decisões que você toma têm um impacto duradouro no mundo ao seu redor. Estamos ansiosos para ver como os jogadores vão se envolver com este novo universo e as histórias únicas que irão criar dentro dele.

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  • Portal Tibia: Como você espera que o Persist Online seja recebido pelos brasileiros?

Ben: Acreditamos que Tibia e Persist Online compartilham o mesmo DNA central, que foi bem recebido pelos jogadores brasileiros. A comunidade de jogos brasileira sempre foi incrivelmente apaixonada e dedicada, e somos otimistas de que Persist Online também ressoará com eles. A ênfase na comunidade, exploração e histórias dirigidas pelos jogadores está alinhada com o que muitos jogadores brasileiros adoravam em Tibia. Esperamos que Persist Online capture suas imaginações e se torne uma parte amada de suas experiências de jogo.

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  • Portal Tibia: Você acredita que a comunidade estará mais envolvida em sobreviver contra mobs ou contra outros jogadores em Persist Online?

Ben: Estamos animados para descobrir. Atualmente, os jogadores tendem a se unir contra os mobs, mas nem todos os recursos para guildas e PvP estão implementados na versão atual ainda. Será interessante ver como as dinâmicas evoluem à medida que introduzimos mais conteúdo.

  • Portal Tibia: Recursos do Persist Online, como penalidades altas por morte, fogo amigo e perda de itens, lembram os antigos jogos PvP do Tibia. Esses recursos criarão a necessidade de trabalho comunitário, como as guildas de Tibia, ou o jogo solo é possível?

Ben: Embora o jogo solo seja possível no Persist Online, acreditamos que o jogo será mais divertido quando jogado com amigos ou como parte de uma guilda. Os recursos desafiadores incentivam os jogadores a colaborar e formar fortes laços comunitários, assim como em Tibia. Jogadores em guildas podem trabalhar juntos para resolver missões de guilda, e enfrentar os perigos do mundo aberto no Persist Online é definitivamente mais fácil quando você tem aliados ao seu lado. No entanto, o jogo também incorpora elementos de incerteza e risco. Você nunca pode ter certeza se seus amigos não vão se virar contra você quando chegar a hora de coletar o loot, certo?

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  • Portal Tibia: O jogo será exclusivamente em mundo aberto, ou podemos esperar outros modos de jogo, como arenas semelhantes a Counter-Strike ou Valorant?

Ben: No Persist Online, apenas seu bunker seguro é instanciado. Aqui, você pode criar itens, gerenciar seus personagens, conduzir pesquisas e até enviar personagens em missões offline para reunir mais recursos ou subir de nível. O resto do jogo é ambientado em um mundo aberto completo e persistente. Haverá áreas especiais onde guildas podem lutar pelo controle de nós no mundo do jogo. Esses nós fornecem vantagens significativas, como aumento nos ganhos de recursos ou desbloqueio de funcionalidades únicas para a guilda controladora. Esse sistema adiciona uma camada de profundidade estratégica e incentiva o jogo competitivo e cooperativo entre guildas. Persist Online é um MMORPG completo, com todos os recursos que você esperaria. Possui um sistema de itens e habilidades muito elaborado, permitindo que você configure seu personagem para se adequar ao seu estilo de jogo individual. Há uma casa de leilões onde os jogadores podem trocar itens e um sistema de cartas que permite enviar itens ou cartas para outros jogadores, até mesmo com um preço sugerido anexado a um item. Também temos um sistema de guildas abrangente, com líderes e oficiais. As guildas podem subir de nível e têm suas próprias missões de guilda. Esta é apenas uma pequena lista de recursos que você encontrará no Persist Online, o que acho que mostra que é um RPG de coração.

  • Portal Tibia: O Tibia tem um extenso sistema de conquistas, títulos e outros rankings que incentivam a competição entre os jogadores. Podemos esperar aspectos semelhantes no Persist Online? Como você percebe esses elementos influenciando a jogabilidade?

Ben: Tenho certeza de que você pode esperar alguns sistemas semelhantes no Persist Online. No momento, já temos placares de pontuação bastante extensos em cada habilidade disponível no jogo. Você pode ser o melhor em usar pistolas, rifles, pescar ou qualquer outra profissão no jogo. Definitivamente queremos adicionar mais recursos nessa área ao longo do tempo. Além disso, Persist Online possui um sistema de facções. Cada personagem tem um relacionamento com as várias facções controladas por NPCs no jogo. Suas ações mudarão a maneira como eles veem você, variando de odiado, onde eles atirarão em você à vista, até exaltado, onde você receberá novas opções de missões e comércio. Estamos tentando construir um mundo vivo onde suas ações terão consequências, é claro, dentro do cenário de um MMORPG que esperamos durar muitos anos.

  • Portal Tibia: Temos uma data oficial de lançamento ou janela de lançamento para Persist Online?

Ben: Não, não temos uma data oficial de lançamento ainda. Queremos garantir que o jogo esteja polido e atenda às expectativas da comunidade antes do lançamento. Queremos levar o tempo necessário para alcançar isso.

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Stand da Cipsoft na gamescom latam

  • Portal Tibia: O Persist Online será lançado apenas em inglês ou haverá uma versão em português?

Ben: Planejamos lançar o Persist Online com suporte para vários idiomas, incluindo português brasileiro e espanhol LATAM.

  • Portal Tibia: Persist Online tem uma equipe de 14 pessoas trabalhando em tempo integral no desenvolvimento. As equipes de Tibia e Persist Online trabalham juntas, e há alguma influência entre elas?

Ben: As equipes não trabalham diretamente juntas, mas frequentemente aproveitamos o vasto conhecimento de outras equipes em relação ao design e à administração de um jogo por décadas. Temos muita sorte de ter um jogo de longa duração que podemos usar como referência e, felizmente, não precisamos inventar tudo do zero. Se funciona bem no Tibia, também pode fazer sentido no Persist. Claro, existem algumas diferenças entre os jogos. Tibia é 2D e Persist Online é um jogo 3D. Muitas vezes, precisamos de novas soluções para problemas que ocorrem aqui. Mas pudemos usar muito do conhecimento existente do Tibia para projetar e construir o novo jogo.

  • Portal Tibia: Em 27 anos, Tibia teve inúmeras atualizações, tornando-se um dos maiores jogos em termos de conteúdo e jogabilidade. Podemos esperar o mesmo nível de dedicação e expansões contínuas para Persist Online?

Ben: Sim, estamos planejando ter muitas atualizações para Persist Online. Já estamos lançando uma nova versão do jogo a cada poucas semanas, então já estamos nesse ritmo. Expansões e atualizações contínuas serão uma parte central de nossa estratégia.

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Painel sobre o Tibia na gamescom latam

  • Portal Tibia:  Olhando para os próximos cinco anos, quais são suas principais aspirações para a CipSoft e a comunidade?

Ben: Olhando para os últimos 27 anos, tivemos uma jornada incrível até agora, e estamos ansiosos para ver o que os próximos cinco anos trarão. Tenho certeza de que a comunidade adicionará novas histórias aos livros de história do Tibia! Estamos trabalhando em algumas ótimas novas atualizações para o Tibia e, claro, esperamos que o Persist Online encontre uma forte presença no mercado. Nossa principal aspiração é continuar entregando experiências de jogo de alta qualidade e ouvir nossa comunidade. Queremos continuar nos engajando com nossos jogadores, ouvindo seus feedbacks e evoluindo nossos jogos para atender às suas expectativas. Queremos criar jogos que não apenas entretenham, mas também unam as pessoas em mundos online vivos!

Muito obrigado por esta entrevista. A comunidade brasileira de Tibia ficou empolgada com a presença da CipSoft na gamescom latam, e esperamos encontrá-lo em outras oportunidades.

Esperamos que tenham gostado da entrevista, aproveite e confira nossa matéria sobre Persist Online publicada recentemente aqui.

Te vejo no Tibia.

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