Entrevista com CM Tjured!

Hauopa! Devido a descontinuidade do Tibia Bariloche, a entrevista que eles fizeram com o CM Tjured não foi publicada. Por isso, a CipSoft liberou sua publicação para todos os fansites.

TjuredConfiram na íntegra!

———————————————————-

Primeiro bloco:  Inicialmente, gostaríamos de saber mais sobre você.

TB: Quais são os seus gostos pessoais? Você tem algum hobby ou atividade que goste de fazer no seu tempo livre?

Tjured: Olá, é um começo fácil. Eu toco bateria em uma banda; pratico esporte; gosto de ir ao cinema; assistir a bons (e maus ) filmes em casa; ler livros de fantasia e crimes fictícios. Além disso, gosto de futebol (Bayern de Munique ), Heavy Metal e jogos. Prefiro jogos como Baldurs Gate e Dragon Age , mas também sou viciado em jogos como Civilization ou a série Command & Conquer, e, claro, Tibia . Sou muito interessado em política.  E, além disso,  sou o Batman e caço criminosos no meu tempo livre.

 TB: Velvet Aurora, de Secura, gostaria de saber quanto você calça … (talvez, em seu aniversário,  ela queira presentear-lhe com um novo par ou algo assim :P) .

Tjured: Tênis: EUA 9 ½ , EUR 43,5; Botas: EUA 9, EUR 42,5. Eu prefiro sapatos pretos.

 TB: Fosilman, de Secura, quer saber duas coisas: Na vida real você é um ninja de verdade? Na Alemanha, qual o nome do cachorro-quente?

Tjured: Sim, minhas habilidades ninjas são lendárias. Caso contrário, eu falharia como Batman. Cachorro-quente? Se você traduzi-lo,  provavelmente ficaria ” heiße Würstchen “, mas, normalmente, chamamos de hot dog mesmo.

 TB: Fay Memoria, de Secura, tem algumas perguntas para você:

a) Qual lugar no mundo você mais gostaria de visitar?

Tjured: Eu gostaria conhecer Termópilas, na Grécia. Também gostaria de visitar a Escandinávia, Islândia e Nova Zelândia.

b) Se você tivesse uma lista de desejos, quais seriam os 3 primeiros?

Tjured:

  • Conhecer e conversar com Christopher Tolkien sobre os livros de seu pai .
  • Ir ao Rock in Rio Festival.
  • Cruzar os Alpes como Hannibal, mas sem elefantes…

c)  Você acompanha alguma série de TV, e se sim, quais?

Tjured: Sim. Atualmente, estou assistindo Game of Thrones, Breaking Bad, Criminal Minds e Sherlock Holmes. Eu também sou fã de The Big Bang Theory, The Simpsons e Family Guy.

d) Se você não pudesse ter schnitzel, que outro alimento que gostaria de ter?

Tjured: Pizza, sou tartaruga ninja. Cowabunga!

e) Se você fosse ficar preso em uma ilha, na vida real, quem você gostaria que estivesse com você e o que você levaria?

Tjured: Se pudesse levar apenas uma pessoa comigo, seria minha namorada. Se for possível levar mais pessoas comigo, levaria o meu melhor amigo e minha família também. O que levar? O Silmarillion, O Senhor dos Anéis, um jogo de xadrez, e um machado.

Hauopa, Tjured!

2) Segundo bloco: Sobre o Tibia

TB: Como você conheceu o Tibia e como acabou trabalhando para a CipSoft ? Você tem algum char pessoal para jogar?  Se for este o caso, você é um jogador ativo?

Tjured: Um amigo tentou me convencer a jogar Tibia há anos. Eu acho que a primeira vez que ele tentou me convencer foi por volta de 2003 ou algo assim. Sempre respondi que preferia jogos de tabuleiro e que não era fã de jogos como aquele. Bem, ele não desistiu. E, uma noite , estávamos jogando Diablo II na casa dele e ele me disse que teria que alimentar seus chars. Eu o vi fazendo isso e me apaixonei com gráficos do Tibia. Na mesma noite, criei minha primeira conta no Tibia, a qual eu ainda jogo. Jogo tanto em optional PvP quanto em open. Também tenho um personagem em um dos mundos hardcore, mas, há um tempo não jogo nele, para ser honesto, o level dele ainda é muito baixo  para que possa me divertir.

Como vim parar aqui? Bem, estava à procura de um novo emprego e pensei, por que não tentar encontrar um emprego na empresa que desenvolve o jogo que eu tanto amo? Como você sabe, eu tive sorte e aqui estou eu – há 2 anos e meio.

TB: Usiris, de Phytera, enviou a seguinte pergunta: Dentro da CipSoft, você é o mais envolvido em Tibia (enquanto jogador)?

Tjured: Acho que eu sou um dos jogadores mais ativos dentro da equipe CipSoft, se você quis dizer isso.

tjured2

3) Terceiro Bloco: Sobre seu Trabalho

TB: Em que consiste o trabalho de um community manager? Como é um dia normal de trabalho no escritório? Qual parte do seu trabalho que você mais gosta e que parte você mais odeia?

Tjured: Somos responsáveis ​​pela interação com a comunidade. Isso significa que temos que a recolher as demandas e encaminhá-las aos setores competentes. Também acompanhamos as outras formas específicas de feedback, como por exemplo, os feedback forms e também nossa página oficial no facebook . Respondemos as perguntas no Auditorium da melhor forma possível. Infelizmente, às vezes, os jogadores não ficam 100% satisfeitos com as respostas. Muitas vezes , simplesmente não podemos dar a resposta que os jogadores gostariam de ouvir. Algumas das informações são confidenciais e, as vezes, antes de respondermos temos que aguardar uma autorização interna. Portanto, pode demorar para que possamos dar uma resposta concreta sobre alguma questão e, também, pode acontecer de não nos ser permitido fornecer uma resposta mais completa do que a já fornecida.

Além disso, somos nós que escrevemos tickers, notícias, artigos do mês. E, um de nós fica encarregado de cuidar dos supported e promoted fansites. Assim, é claro, também temos coisas internas, como por exemplo, reuniões com outros departamentos, serviços burocráticos, autoavaliações, etc.

Um dia normal, começa com uma xícara de café e com a verificação dos fóruns. Olhamos se existem perguntas que precisam ser respondidas. Se assim for, respondemos ou, se necessário, pedimos informações aos colegas de outros departamentos. Então, checamos se há alguma notícia ou ticker a ser elaborado. Nesse caso, temos que ter a certeza de possuirmos  todas as informações necessárias para escrever a notícia ou o ticker. Por isso, pode acontecer de precisarmos marcar uma reunião com os responsáveis ​​para obter as informações . Além disso, nossa equipe tem reuniões internas. Nelas discutimos sobre o feedback recolhido, o analisamos e o enviamos. Também planejamos projetos futuros e atribuímos tarefas. Facebook também demanda algum tempo. Por exemplo, quando fazemos uma screenshot precisamos criar as configurações que queremos, invocar monstros, dar aos nossos personagens as indicações necessárias como roupas ou quests, etc. Também temos os projetos nos quais estamos trabalhando, como por exemplo, concursos para os jogadores.

Qual é a parte que eu mais gosto? Bem, eu acho que é a fase de test server. É o momento em que você pode se divertir com os jogadores . Eu realmente gosto disso. Além disso, eu amo escrever teasers.

Qual é a parte que eu mais odeio? Bem, o ódio é uma palavra tão forte . É claro que há coisas que são irritantes . Em qualquer tipo de trabalho existem tarefas irritantes. Para mim, a parte mais chata é quando estou à espera de informações. Mas, não posso culpar ninguém por isso, é mais pela minha falta de paciência. Contudo, estou muito satisfeito com o trabalho em si .

TB:  Lupus Aurelius, de Lunara, quer saber: Sei que o personagem de um CM tem alguns super poderes… você se importaria em listá-los ? 😛

Tjured: Bem, já que não temos super poderes em nossas contas, não seria uma boa ideia. Muitos de vocês provavelmente já viram este poder nos test server públicos. Podemos criar itens , criaturas, teletransportar a nos mesmos e aos jogadores, coisas assim…

TB: Lenorah, de Olympa, pergunta: Você costuma ficar frustrado/bravo com certos jogadores? Como você lida com isso? Qual é a sua experiência no jogo? Das propostas feitas pelos jogadores, você tem alguma favorita?

Tjured: Nem sempre, mas às vezes acontece. Por exemplo, se os jogadores não leem o que escrevemos e fazem as mesmas perguntas repetidas vezes. Bem, mas isso é parte do trabalho e concordo que o fórum poderia ser melhorado e tornar-se mais fácil para os jogadores e para nós,  assim como para seguir determinados tópicos.

Às vezes, é frustrante quando os jogadores levantam suas vozes, mas não de uma forma construtiva, apenas inflamam discussões, reclamam e até mesmo insultam. Mesmo que nós compreendamos que determinados temas são realmente frustrantes,  um feedback constituído de nada além de calúnias não ajuda ninguém. Mas, até isso é parte do trabalho .

Como eu lido com situações muito frustrantes? Bem, nós somos uma boa equipe. Conversamos  sobre essas coisas e, geralmente, depois que você desabafa com alguém, você se sente melhor.

Minha experiência in- game? Eu acho que você quer dizer a minha experiência como jogador. Bem, eu comecei a jogar Tibia anos atrás e eu ainda estou ativo. Quando estou jogando Tibia, sou apenas um jogador como você, com os mesmos sentimentos de satisfação se supero um desafio e com a mesma frustração se morrer, por exemplo, por problemas de conexão.

Sobre as propostas: Bem, há várias que são boas , mas não tenho uma favorita.

TB: Kalasbruden, de Premia, tem algumas perguntas para você:

a) O que você está fazendo no trabalho quando você não responder a perguntas no Auditorium ?

Tjured: Já respondi isso anteriormente… não foi mesmo?

b) Me lembro de quando você começou como CM, por algumas semanas, você foi muito ativo no Proposal Board. Você fechou tópicos e também explicou o motivo. Você fez um bom trabalho lá, percebemos que você realmente se importava. Hoje em dia, o Proposal Board não está bem moderado, está sem tempo? E, se assim for, você se sente sobrecarregado? Gostaria que existisse mais CMs ?

Tjured: Bem, nós ainda nos importamos. Mas, no momento, como você pode ver, todo o processo das proposta está parado. Além disso, os processos são tão lentos que não quero levantar falsas esperanças. E, você está certo, há também uma indisponibilidade de tempo. Mas, é mais uma questão de prioridades do que ter muito o que fazer. Se tivéssemos mais alguns CMs poderíamos pensar em fazer coisas mais divertidas. Por exemplo, fazer mais eventos, e até mesmo eventos dentro do jogo seriam possíveis. Talvez possamos moderar melhor o Proposal Board mas isso é apenas uma teoria.

TB: Druid Druz, de Amera, enviou esta pergunta: Grande parte da antiga comunidade que já tiveram, progressivamente tem abandonado o jogo. Vocês têm algum plano em mente para ‘construir’ o senso de comunidade que havia antigamente no Tibia?

Tjured: Essa é uma pergunta difícil. Acho sempre difícil resgatar as coisas de volta. Além disso, os jogadores cresceram, e muitos dos antigos jogadores pararam de jogar devido a questões da vida real ou estão jogando outros jogos. Estou certo de que é um fenômeno que todos os jogos “velhos”, mais cedo ou mais tarde, experimentam. Acho que é difícil para qualquer desenvolvedor encontrar o caminho certo para restaurar velhos sentimentos. Além disso, a comunidade é uma coisa viva, e é difícil definir uma programação de como uma comunidade deve evoluir em si. Quando se fala em uma comunidade de um jogo de MMO deve-se ter em mente que você tem pessoas de todo o mundo jogando. Isso significa que temos que lidar com diferentes culturas, opiniões, desejos, gostos e desgostos, várias faixas etárias, diferentes maneiras de jogar, etc. Tudo está sempre em desenvolvimento e é difícil dizer se ele se desenvolve para melhor ou para pior. É subjetivo. Então, eu sinto muito, mas eu não tenho como responder melhor à sua pergunta.

TB: Unkillable White Deer, de Honera, nos disse que no último test server você teve um comportamento abusivo e pergunta: Como você está planejando matá-lo agora?

Tjured: Um nexus teleport deve resolver esta questão.

TB: Fay Memoria, de Secura, pergunta: Se você pudesse desenvolver outro trabalho, em paralelo ao que faz, onde você trabalharia e por quê?

Tjured: Acredito que você esteja falando sobre outros trabalhos fora da indústria de jogos e não dentro CipSoft. Bem, eu sempre quis ser um policial. Deve ser aquela coisa de batman novamente. Eu também poderia me imaginar trabalhando como professor de história e estudos sociais já que estudei para isso.

TB: Zain de Loughlan, de Amera, quer saber: Por que Guido saiu sem ao menos um adeus?

Tjured: Só posso citar o comunicado oficial, aqui. Foi decisão do Guido.

tjured tswinter2012

Quarto bloco: Gostaríamos de fazer-lhe algumas perguntas que não estão relacionados ao seu trabalho enquanto CM. Sabemos que você não pode nos dar respostas oficiais sobre elas,  mas,  ao menos gostaríamos de ouvir a sua opinião pessoal, e em alguns casos nos dar algumas poucas pistas a respeito.

a) Os Antigos Mistérios Tibianos: O que você sabe e o que você poderia nos dizer sobre eles?

TB: Mago Rani, de Elysia, e Erfu, de Solera, em nome de todos os aventureiros e amantes do mistério querem saber: Ainda há algo no Tibia que não sabemos a respeito ou que ainda não tenhamos encontrado? Existe uma solução para alguns dos mistérios conhecidos? Apenas uma pequena dica ou confirmação nos daria a motivação que precisamos para manter esta comunidade caminhando!

Tjured: É proibido falar sobre isso.

TB: Zain de Loughlan, de Amera, pergunta: Por que a CIP realmente não conta aos jogadores se algumas das antigas quests estão completas ou não? Muitas vezes, as novas quests tem spoilers, o que nos permitem ter certeza de que realmente são solucionáveis. Enquanto que, nas antigas, não temos sequer a possibilidade de verificar se são realmente quests. Acho isso muito frustrante…

Tjured: Bem, eu entendo o que você quer dizer, mas essas quests são lendárias e cheias de mitos e isso é uma parte do Tibia.  Mitos sobre estas missões têm crescido com os anos, e seria um sacrilégio destrui-los.

b) TB: No seu ponto de vista, qual é a melhor parte do Tibia? e a pior? O que poderia ser feito para melhorar o jogo?

Tjured: Bem, na minha humilde opinião, a melhor parte do Tibia está no fato de que, se você realmente deseja desfrutar do jogo, você tem a possibilidade de se comunicar e interagir com os outros jogadores. Ao longo dos anos, eu fiz vários bons amigos, de todas as partes do mundo. Ainda mantenho contato com a maioria deles, mesmo os que já se aposentaram.

A pior parte? Bem, as coisas demoram muito para serem melhoradas. Mas, isso é mais um dos problema dos recursos do jogo em si .

E, o que poderia ser feito para melhorar o jogo? Eu não sou a pessoa certa, nem estou em posição de decidir o que seria o melhor. Acho que muitos jogadores querem ouvir algo como: devemos ouvir mais a comunidade ou algo similar. Bem, parcialmente essa afirmação pode estar certa. Mas, definitivamente, não é a solução para todos os problemas, grandes ou pequenos.

Há uma variedade significativa entre os desejos e sugestões dos jogadores pois dependem de suas ideias pessoais e crenças de como o jogo deva ser. Mas, o desenvolvedor pode ter outros planos, objetivos, estratégias, etc, que ele tem que seguir.

De uma forma ou de outra, isso não é uma pergunta que pode ser respondida agora. É uma questão que, dia após dia, nossos desenvolvedores estão tentando responder da melhor maneira possível. É óbvio que queremos melhorar nosso jogo. Queremos os clientes satisfeitos, que gostem de jogar e que fiquem conosco. Somos uma empresa e temos que trabalhar como uma.

Quinto bloco: Rodada difícil. UH?… : P , a seguinte pergunta  não é fácil de ser respondida… mas sinto-me forçado a fazê-la, uma vez que foi solicitada por muitos jogadores … Só estamos repassando-a:

TB: Qual a sua opinião em relação ao cheating? Você acha que os fairplayers estão se tornando uma espécie rara?

Tjured: Eu estava esperando por isso. Bem, eu não quero falar sobre esta questão. Como eu disse anteriormente, como jogador,  posso compreender e compartilhar de sua frustração sobre este tópico. Minha account management também está cheia de reports.  Além disso, não há muito que eu possa dizer-lhes. Estamos trabalhando nisso, sempre em busca de formas de melhorar nosso sistema ou à procura de novas abordagens para lidar com o problema. Como nosso lead product manager twittou recentemente: temos uma ideia que parece promissora, mas, algumas questões ainda estão sem respostas. Ainda será necessário algum tempo, trabalho e testes.

Mas, como um community manager gostaria de acrescentar algo a esse comentário. Aprendemos uma lição no passado e, portanto,  não vamos prometer nada. Então, tudo o que pode ser feito agora é trabalhar duro em soluções e dar o nosso melhor .

TB: Por último, mas não menos importante, você gostaria de dizer algo para a comunidade?

Tjured: Inicialmente, gostaria de agradecer a comunidade pelo tempo que passam conosco no fórum, lendo nossas declarações e comentários. Obrigado também pelo seu feedback, negativo ou positivo. E, especialmente, OBRIGADO por nos apoiarem nos momentos difíceis que passamos durante os meses de agosto e setembro. Vocês são ótimos! Além disso, desculpe se não pude responder a todas as perguntas ou interpretei mal alguma delas. Dei o máximo de mim para respondê-las da melhor forma possível.

TB: Tjured, em nome da comunidade tibiana , muito obrigado pelo seu tempo e esforços em responder às nossas perguntas e também pela sua dedicação no trabalho como  community manager.

Tjured: O prazer é meu. Muito obrigado. Nos vemos no Tibia!

  • author image
    Gabriel
    dez 17, 2013 @ 18:35 pm

    Eu realmente gostaria de terminar de ler a entrevista, visto que eu sempre quis conhecer um pouco mais sobre quem trabalha na Cip e, em especial, o Tjured. Mas com tantos erros de grafia se torna impossível. Revisem o texto e re-postem, por favor.

    • author image
      dez 17, 2013 @ 18:48 pm

      Será feito… é que a tradução e postagem foi feita via celular e dentro de um ônibus parado no meio de uma manifestação de greve…
      =(

  • author image
    Munfa
    dez 17, 2013 @ 19:39 pm

    para de reclamar da tradução, pelo menos eles postaram rápido. seu troll fdp

  • author image
    combi
    dez 23, 2013 @ 2:34 am

    “Tjured: Bem, eu entendo o que você quer dizer, mas essas quests são lendárias e cheias de mitos e isso é uma parte do Tibia. Mitos sobre estas missões têm crescido com os anos, e seria um sacrilégio destrui-los.”

    A própria empresa já destruiu toneladas de lendas, e items q eram lendas.. wtf.
    Deixar uma dúvida de algo que nem sabemos se é quest ou não é muito diferente de algo que sabemos que é quest e que tem rpg por traz.

  • author image
    Anderson Zinzo
    jan 1, 2014 @ 13:00 pm

    Realmente uma bela entrevista, legal saber como funciona as coisas dentro da CIP e a função bem estabelecida para cada funcionário…

Tv Epaminondas

Patrocínio

Últimas Notícias

Curta a nossa página!