Hauopa, Tibianos!
Este mês, trazemos uma entrevista muito especial com Liamas, um dos Community Managers da Cipsoft! O anúncio de seu ingresso na equipe foi feito em 15 de setembro de 2022.
Portal Tibia: Hauopa, Liamas! Gostaríamos de agradecer a você por participar desta entrevista! Você se juntou recentemente à Cipsoft e desempenha um papel importante na comunidade, especialmente no Auditorium. Primeiramente, gostaríamos de conhecê-lo um pouco melhor, de acordo com sua apresentação no Auditorium, já sabemos que você gosta de jogos, esportes, filmes e de fazer música. Mas gostaríamos que você se apresentasse e falasse um pouco mais sobre você. Conte-nos sobre sua vida fora da CipSoft, você tem algum tipo de hobby?
Liamas: Hauopa, Portal Tibia! Obrigado por me receber.
Uma paixão muito especial minha é de fato criar música. Eu estou especialmente interessado em criar música ambiente. Do tipo mais lento, mais sombria. Eu adoro brincar com meus sintetizadores ou sair e gravar alguns sons interessantes da natureza. Além disso, faço levantamento de peso e corro ou jogo futebol com meus filhos.
Portal Tibia: Pensando que você gosta de jogos, e listou ‘The Last of Us I+II’ como um de seus jogos favoritos, você já assistiu à série? Se sim, como você gosta da adaptação?
Liamas: Não, eu ainda não assisti à série. Meu plano é assistir depois que a série estiver completamente terminada. Agora isto pode exigir alguma paciência, mas eu tive melhores experiências ao assistir as coisas em um curto espaço de tempo de ponta a ponta do primeiro ao último episódio.
Portal Tibia: Diariamente, como é sua rotina de trabalho? Como exemplo: você trabalha presencialmente a partir da sede da Cipsoft ou você trabalha em casa? Seria ótimo se você pudesse nos enviar uma foto de sua mesa!

Liamas: No momento, eu só trabalho no escritório. O que não é difícil para mim. O café é bom, os colegas são legais e a vista da janela é agradável.
Portal Tibia: Como você escolheu o nome Liamas? Como foi o processo de escolha? E o Haviz? Você pode já saber, mas seu nome em português é pronunciado como “llamas”, essa pode ser uma das razões pelas quais a comunidade brasileira comentou tanto sobre seu nome, o que você acha disso?
Liamas: Eu estava procurando por algo que me soa bem. Acho que foi mais uma decisão inconsciente, pois gosto do nome britânico Liam há muito tempo. Talvez tenha algo a ver com isso. Bem, llamas não tem sido realmente um dos meus animais favoritos até agora, mas olhei mais de perto para eles depois que fui apontado que meu nome está relacionado e os acho realmente muito simpáticos. Talvez um dia eu consiga um como animal de estimação.
Portal Tibia: Quando você começou a trabalhar com suporte ao cliente e à comunidade na CipSoft, em sua introdução em setembro passado, você mencionou que é um veterano no campo, poderia nos contar um pouco sobre sua jornada nesta área, como você começou a trabalhar com suporte comunitário e como foi o processo de se juntar à Cipsoft?
Liamas: Eu trabalhei para uma grande empresa por cerca de 17 anos antes. Minhas principais tarefas eram o suporte ao cliente e a gestão de pessoal. Eu também cuidei dos fóruns de clientes por alguns anos. Entretanto, esses eram de assuntos completamente diferentes e nenhum deles tinha nada a ver com jogos.
Sobre meu ingresso na Cipsoft: Depois que deixei meu antigo emprego, um antigo colega meu me contou sobre seu novo cargo e que a empresa para a qual ele agora trabalha está procurando um Community Manager. Então eu me candidatei e consegui uma entrevista. Eles acharam que eu seria um bom candidato e aqui estou eu.
Portal Tibia: Já sabemos que você não jogou Tibia antes de conseguir sua posição como CM, mas como a CipSoft é uma grande empresa na Alemanha, você já teve algum outro tipo de contato com Tibia antes disso?
Liamas: Não. Eu nem sabia que a CipSoft existia, para ser honesto.
Portal Tibia: Você já mencionou antes que passou por um jogo intensivo de Tibia uma vez que conseguiu sua posição. Você pode compartilhar alguns de seus pensamentos sobre o jogo e um pouco sobre sua experiência? Você acha que ele traz de volta uma sensação nostálgica do ultima 6? Você ainda está com seu Sorcerer ou já trocou para outras vocações? Você se lembra de seu primeiro dragão? Como você morreu pela primeira vez?
Liamas: Não me lembro de minha primeira morte, mas ainda estou irritado por causa da última. Mas estou bem ciente de que a pena de morte é uma parte importante de Tibia. Torna-a mais excitante, às vezes frustrante. Portanto, respeito a omnipresente ameaça de morte.
O jogo em si foi um pouco diferente dos jogos que eu joguei ao longo dos anos. E, de fato, surgiram certas lembranças dos primeiros jogos on-line que joguei.
Na verdade, mudei de profissão várias vezes e atualmente estou preso a um Elite Knight. O feiticeiro não me parecia tão adequado para jogar sozinho como um novato.
Portal Tibia: Você mencionou que jogou Ultima Online por cerca de 25 anos, conte-nos um pouco sobre sua experiência como jogador. Os jogadores de Tibia sabem bem o que é jogar um jogo por tanto tempo. Lembro que um dos primeiros jogos de RPG com o qual tive contato antes de Tibia foi o Ultima 8, ainda me lembro do riso sóbrio que foi ativado quando encontramos um lugar secreto no jogo cheio de armas escondidas, rs.
Liamas: Eu não joguei Ultima Online por 25 anos. Acho que escrevi algo como “Eu joguei UO 25 anos atrás”. De qualquer forma, já estou há muito tempo no RPG. O primeiro RPG que me lembro foi o Bard’s Tale 2 no meu Commodore 64. Joguei cerca de 300 horas e depois fiquei preso em um ponto e descobri, que havia um bug com a versão que eu tinha e que era impossível seguir em frente. Sem remendos na época, apenas um disquete que não funcionava. Bons velhos tempos…
World of Warcraft seria o jogo que eu joguei por mais tempo. Talvez cerca de 6 ou 7 anos. Eu adorei completamente. Especialmente os dois primeiros anos.
Portal Tibia: Você poderia nos dizer como você lida com problemas na comunidade que estão além de seu controle? Você tem algum método para trabalhar em situações controversas onde não existe uma solução prática?
Liamas: Sempre é um pouco complicado quando você enfrenta um problema, e uma solução não é viável ou está longe de ser viável. E certamente há tarefas mais agradáveis do que ter que anunciar oficialmente tais coisas em um fórum de jogadores. Mas isso é parte do meu trabalho. Não há uma abordagem especial para mim. Cada problema, cada situação é um pouco diferente.
Portal Tibia: Trabalhar com a comunidade tíbia era muito diferente de suas experiências anteriores? O que você pensa sobre a comunidade brasileira?
Liamas: Sim, a comunidade tíbia é realmente muito especial e eu realmente tive que adaptar minha abordagem ao trabalho. Mas isso não foi e não é um grande problema para mim. Apesar de meus muitos anos de experiência no mundo do trabalho, não tenho nenhum problema em me considerar um aprendiz quando se trata de novas tarefas. Pelo contrário, isso é o que o torna realmente excitante.
Os brasileiros são legais. Muito exigentes, muito brincalhões, mas nunca ressentidos. Pelo menos essa é a minha experiência dos fóruns até agora.
Portal Tibia: O fórum do Tibia tem o mesmo padrão há anos. Você acredita que o fórum é o melhor formato para trabalhar com as demandas da comunidade? Você acha que o site precisa de algum tipo de atualização, ou talvez alguns novos recursos e/ou ferramentas disponíveis para a comunidade, ou quem sabe como investir em outras plataformas?
Liamas: Sim, o fórum está sobre uma base bastante antiga. A Internet e os canais de comunicação estão em constante mudança. Veja Discord ou canais similares. Posso bem imaginar que um dia nós também tomaremos outros caminhos de comunicação comunitária. Mas até lá, eu acho que um fórum ainda é uma boa maneira de nos conectarmos uns com os outros.
Portal Tibia: A comunidade tibiana é enorme, inclusive nas mídias sociais e nos canais de streaming. Você costuma seguir algumas streamers de jogos tibianos, ou vídeos de compilações de jogabilidade?
Liamas: Eu não tenho nenhum streamer favorito em particular. Mas no decorrer do meu treinamento eu assisti a toneladas de vídeos streaming sobre o Tibia. Alguns foram realmente úteis e também divertidos.
Portal Tibia: Atualmente temos um monte de coisas na loja do jogo, há muitas roupas, montarias, coisas úteis para tornar seu personagem melhor e a lista continua. Você acha que ter fins de semana de vendas poderia ser útil para ter mais pessoas interessadas em comprar cosméticos e coisas úteis?
Liamas: Uau, essa é uma boa pergunta. Podemos ter algumas roupas de segunda mão em estoque que depois poderíamos vender por um preço especial. Hmm… só estou brincando. Receio que cão estou em condições de tomar uma decisão sobre as campanhas de venda. Na minha opinião pessoal, eu diria: por que não?
Portal Tibia: Por falar em eventos da vida real, a Cipsoft normalmente não faz eventos para os jogadores, mas incentiva os sites de fãs que eles organizam. No Brasil temos um grande evento de jogos chamado BGS (Brasil Game Show), que teve 326 mil participantes em 2022, neste evento o Tibia ganhou destaque no painel principal, quando um jogador conhecido (Rodrigo Bugado – posso esconder esse nome) fez um streaming jogando ao vivo Tibia que chamou a atenção de vários jogadores de outros jogos para o Tibia. Como você vê os eventos cara-a-cara do Tibia, você acha que é necessário? Você acha que seria interessante para a Cipsoft ou para os fansites participar deste evento?
Liamas: O Brasil Game Show soa como um evento muito legal. É realmente um evento bastante grande e, como me disseram, os representantes da CipSoft já visitaram este evento em algum momento no passado. Isso é muito legal, considerando o quão longe o Brasil está da Alemanha. Do meu inocente e fresco ponto de vista como recém-chegado à indústria de jogos, eu diria que as visitas a tais eventos são uma boa idéia, mas provavelmente difíceis em uma base regular. É difícil de organizar e, além dos custos de viagem, também custa bastante tempo de trabalho. Posso até pensar em outros fatores além dos custos que seriam importantes para uma empresa levar em consideração antes de tomar tal decisão. Especialmente quando se trata de reuniões menores, ou convenções particulares organizadas.
Como parece atualmente, duvido que nós mesmos organizássemos uma reunião cara a cara com os jogadores do Tibia. Acho que apoiar os Fansites em fazer algo como isto é um bom compromisso.
Portal Tibia: Há alguma prioridade no envio de relatórios comunitários às áreas responsáveis, como economia, áreas de caça, equilíbrio de vocações, bugs, sugestões, entre outros?
Liamas: O que está claro é o seguinte: Quanto mais drástico for um problema para o jogador, mais rápido ele deve e será tratado. Além disso, os relatórios de erros que resultam de atualizações que acabaram de ser realizadas geralmente têm uma prioridade maior. Você já deve ter notado isto durante as atualizações de inverno ou verão, quando há novas ferramentas e conteúdo.
Portal Tibia: Um dos grandes problemas da tíbia no passado foram os Bots, hoje com battlEye este problema está praticamente terminado, porém as macros do mouse são usadas por praticamente todos os jogadores de alto nível, para funções como saque alto, ou cura no caso dos druidas, além de outras funções. O que acaba se tornando uma desvantagem para os jogadores que optam por não utilizar macros, você acredita que podemos ter implementações no futuro, como o saque alto, por exemplo, a fim de equilibrar os lados dos jogadores? Tal atualização pode se tornar uma realidade, apenas com a manifestação dos jogadores no fórum, ou este tipo de funções precisam de algumas solicitações específicas da comunidade?
Liamas: É claro que notei que o tema do Loot no Tibia é um problema maior e é discutido de forma controversa. Como já foi mencionado em nossa comunicação no fórum várias vezes, é que atualmente não há nenhum plano para implementar algo como o autoloot, que vários jogadores levantam de tempos em tempos. Os canais para propostas são os fóruns, os formulários de feedback, basicamente todas as áreas em que se pode dar feedback. Nós o lemos e coletamos suas idéias. A decisão sobre uma característica é tomada internamente, no entanto.
Não posso dizer se haverá alguma mudança no jogo a este respeito no futuro. Em geral, porém, eu gosto quando os jogos e seu conteúdo são debatidos calorosamente. Isso mostra que a comunidade está viva e apaixonada pelo jogo que está jogando.
Portal Tibia: Tibia é um dos jogos MMORPG que tem estado ativo por mais tempo. Ao longo dos anos, uma das razões para isso foi a Cipsoft e os gerentes da comunidade saberem diferenciar o que poderia ser benéfico para o jogo, bem como o momento certo para ouvir ou não a opinião dos jogadores. Um exemplo disso foi a implementação da proposta “Promover a caça com todas as vocações” (threadid=4162182) que revolucionou o jogo e a forma de jogar Tibia em equipe. Sabemos que os CM’S estão sempre de olho no Fórum, assim como muitas sugestões de jogadores são absorvidas durante os servidores de teste. Como saber diferenciar o que pode ser útil ou não para o Tibia, assim como sobre uma crítica que pode ser construtiva, ou apenas baseada em interesses pessoais?
Liamas: Às vezes isto de fato não é tão fácil. Uma grande idéia pode ser escondida em um post muito mal escrito e vice-versa, uma idéia bastante ruim pode ser explicada em uma proposta perfeitamente estruturada, mas é apenas fumaça e espelhos.
Nos anúncios no quadro de propostas você pode encontrar um modelo que ajuda a estruturar bem a sua proposta. A utilização desse modelo facilita e torna mais confortável para nós CMs a leitura das propostas dos jogadores. Nós, CMs, lemos propostas e feedback e encaminhamos idéias que consideramos promissoras para a administração do produto. Em nosso julgamento sobre o que consideramos promissor, é claro que tentamos ser neutros e deixar de lado nossas próprias preferências.
A coleta de propostas é um processo periódico. Como mencionado anteriormente, a administração do produto toma as decisões finais sobre as características, de acordo com sua visão do Tibia.
Portal Tibia: Tibia tem um formato RPG, onde os jogadores são livres para interagir com a comunidade, com os NPCs, fazer missões, resolver mistérios, caçar em grupos, entre outras coisas que fortalecem a amizade, e vários laços entre as pessoas têm sido criados ao longo dos anos, fazendo com que Tibia tenha uma quantidade razoável de jogadores leais, mas com o passar do tempo e o desenvolvimento da comunidade, o jogo tornou-se muito focado na “Agricultura”, tornando-se uma fonte de renda para vários jogadores, que exploram os lugares mais vantajosos, missões mais lucrativas, fazendo com que muitos itens tenham valores astronômicos, inclusive com a forja, há a possibilidade de fazer itens com o valor de carros ou mesmo de uma casa, você acredita que isso seja benéfico para a comunidade, a exploração do investimento real no jogo? E sobre RPG em Tibia, você acha que ainda há espaço para novos mistérios?
Liamas: Para mim, foi realmente um pouco estranho no início quando ouvi dizer que os jogadores melhoravam seu salário mensal através do Tíbia ou até mesmo ganhavam seu pleno sustento com ele. O incrível valor de alguns objetos parecia quase surreal para mim. Como podem alguns pixels que nem sequer podem ser tocados custar tanto?
Em geral, acredito que há espaço suficiente para todas as preferências dos jogadores no mundo do Tibia. Não importa se você está atrás de realizações, se quer relaxar, ou se gosta de boas histórias. Há algo para todos. E as lendas e mistérios nunca se apagam.
Portal Tibia: Tibia realmente parece estar enfrentando problemas com o equilíbrio das áreas de caça e a correção da inflação causada por diferentes razões. Como você acha que as mudanças mais recentes feitas nas Taxas de Mercado, nas áreas de caça e nas vocações através da Roda do Destino impactam a comunidade de jogadores? Como exemplo: você acredita que os jogadores que perdem faixas de nível diferentes são afetados da mesma forma?
Liamas: Eu acho que na verdade é um pouco como na vida real. Jogadores de diferentes níveis são influenciados pelos eventos e mudanças dentro do Tibia de diferentes maneiras. Para alguns, as mudanças são interessantes para outros, às vezes elas também podem ser um pouco frustrantes. Nós nos esforçamos para oferecer um campo de jogo no qual cada jogador possa encontrar o que está procurando. Queremos fazer o maior número possível de jogadores felizes, a longo prazo. É claro que isto nem sempre é fácil.

Portal Tibia: Atualmente existem muitos jogadores que alcançaram níveis astronômicos, como 1500 e até 2000. Como você acha que ter muitos jogadores com altos níveis impacta a comunidade e a economia tibiana? Você acha que um limite de nível, ou mana/HP Limite para cada vocação, é uma solução?
Liamas: Acho que o limite de nível em falta é uma das razões pelas quais os jogadores gostam de ficar em Tibia. Não há restrições. Portanto, se você investe muito no jogo, você também recebe muito. Isso me soa justo.
Portal Tibia: Atualmente Tibia tem um grande foco no jogo em equipe, como exemplo as missões mais recentes têm um aspecto onde você precisa de um grupo de jogadores para ajudar uns aos outros, a fim de resolver alguns passos. Como você acha que isso pode impactar o interesse de uma parte da comunidade que tem maior probabilidade de “jogar sozinho” o jogo? Você acha que este aspecto do jogo é algo que ajudaria a CipSoft a alcançar novos jogadores para a comunidade?
Liamas: Bem, Tibia é um MMORPG. O foco, portanto, está no aspecto de jogar com os outros. Eu pessoalmente prefiro uma mistura saudável. Gosto de partir sozinho e explorar o mundo com freqüência, mas também jogo frequentemente com outros para alcançar objetivos ou para culpá-los pelo fracasso. Por isso, sempre valorizei os jogos on-line que oferecem ambos os aspectos. E Tibia está fazendo bem em criar conteúdo para jogadores individuais e jogadores de equipe, em minha opinião.
Portal Tibia: A Cipsoft adotou uma postura de pouca intervenção na comunidade, na história interveio algumas vezes, como quando uma guilda inteira foi apagada por abuso de poder. Atualmente, praticamente todos os servidores têm uma guilda dominante, que domina os melhores campos de caça do jogo e predomina em algumas missões, além de cobrar de cada jogador uma taxa para participar da guilda. Você pode compartilhar suas idéias sobre como essas pessoas estão impactando a chamada experiência “neutra” dos jogadores no jogo?
Liamas: Estamos cientes desta situação, vários jogadores nos deram feedback a respeito da situação em seus mundos de jogo. Em alguns mundos de jogo realmente não parece tão fácil sobreviver sem fazer parte de uma guilda ou de uma aliança. Penso que, além da possível frustração que existe dentro desta situação, há também uma certa atração por esta situação.
Portal Tibia: Muito obrigado pela entrevista, saiba que o papel do CM para a comunidade é muito importante para seu crescimento e desenvolvimento, por isso estamos gratos por seu papel nesta equipe ser a ponte entre os jogadores e a Cipsoft.
Liamas: Obrigado por suas amáveis palavras e obrigado por me receber.



