
Hauopa galerinha irada do Portal Tibia!
Depois de algum tempo sem entrevistas, estou retomando os trabalhos!
E para fazer uma volta triunfal, nada melhor do que escolher um entrevistado bacaníssimo! Dessa vez, nosso “Ilustre Anônimo” é uma figura ilustre de fato, muito conhecido no universo dos fansites. Um dos maiores maiores entusiastas dos concursos tibianos, Elite Knight level 252, habitante de Julera, ele, Squall Arcalarya!
Recostem-se confortavelmente em suas poltronas e prepare-se para ouvir algumas boas histórias!

Portal Tibia – Olá Squall! Fico muito feliz de poder estar aqui hoje ao lado de um tibiano de carteirinha! Espero que você esteja pronto para abrir seu coração para nós…
Squall Arcalarya – Vamos lá! 🙂
Portal Tibia – Squall Arcalarya, pode nos contar um pouco sobre sua vida real? Nome, onde mora, o que faz da vida além de jogar Tibia, quantos anos tem, hobbies, animais de estimação… Só essas coisinhas bem simples…
Squall Arcalarya – Meu nome é André, tenho 22 anos e moro no Rio Grande do Sul. Durante a semana trabalho em uma escola de inglês e faço faculdade de Publicidade e Propaganda. Aos finais de semana trabalho com eventos (garçom e barman). Hobby? Mmm, o pouco tempo que me sobra geralmente vou à academia… também gosto bastante de correr (se o dia estiver bom). Sobre animais, tenho um hamster.
Portal Tibia – Quando e como foi seu primeiro encontro com o Tibia? Foi o seu primeiro MMORPG ou você já tinha passado por algum outro?
Squall Arcalarya – Tibia foi meu primeiro contato com jogos online. Comecei a jogar em meados de 2003 quando um amigo disse para criar um char, naquela época nem sabia direito o que era um MMORPG. Sempre tinha que esperar para jogar após a meia-noite (quem é da época da internet discada sabe do que estou falando) e aos finais de semana.
Portal Tibia – E quem é que foi o santo que te apresentou ao Tibia?
Squall Arcalarya – Um RL começou a jogar e quando ele ainda estava em Rookgard me convidou. Criei o char no server de Azura e jogávamos falando por microfone pelo extinto MSN. Depois de muito tempo, virei paladin e não sabia que deveria usar armas de distance, tamanha a noobisse. Então, continuei usando minha mace como arma de ataque até o level 15 mais ou menos. Não demorou muito para que ele parasse de jogar e, por influência de outros amigos, acabei abandonando meu char e criando outro em Tenebra, pois na época era servidor brasileiro e parecia a melhor opção.
Portal Tibia – Qual sua primeira impressão sobre o jogo, assim, nos primeiros meses no universo tibiano e o que mais lhe chamou a atenção e fez com que você ficasse por aqui até hoje?
Squall Arcalarya – Era um ótimo passa-tempo, as coisas eram muito diferentes do que são hoje, o jogo era mais difícil, desafiador e eu (criança) tinha grandes problemas em falar com NPCs. Hahah! Apesar dos amigos sempre zoarem o gráfico/falta de som, não ligava muito para esses detalhes. Lembro que era necessário repetir a senha várias vezes até entrar, torcendo para que alguém saísse do jogo ou morresse, pois o server era bastante cheio. Depois inventaram a lista de espera e melhorou um pouco. Com certeza o que mais me chamou atenção foi a interação com outros jogadores, conversar enquanto caça, fazer quests em grupo, etc.
Portal Tibia – Você ainda é bastante ativo no jogo? Quais suas atividades preferidas quando está online no seu char?
Squall Arcalarya – Não. Tenho jogado muito pouco por falta de tempo e ânimo. Atualmente sou um NPC de depot, fico online para atualizar alguns itens no market e treinar offline. O que mais gosto de fazer e que me motiva(va) a jogar ativamente era o role playing mesmo… quests, achievements. Porém, sobraram poucas quests para fazer e a maioria são desses últimos updates que necessitam de times grandes. Como não consigo fazê-las sozinho, acabo me desmotivando, pois meus amigos pararam de jogar ou mudaram de servidor.
Portal Tibia – Todo bom e velho frequentador de Fansites já deve ter cruzado com você por aí, afinal, você é muito famoso por ser concorrente (e vencedor) assíduo de concursos de fansite. Você ainda se lembra de seu primeiro concurso e o primeiro que venceu? O que mais o motiva a participar desses eventos?
Squall Arcalarya – Lembro sim, coincidentemente o primeiro concurso que participei, acabei ganhando. Foi um concurso de aniversário do extinto FotoTibia, participei sem muitas pretensões e fiquei com a primeira colocação. Na época não sabia direito o quão raro os prêmios eram, só comecei a ter noção quando recebi o parcel da CM Rejana com um rare item que não existia no meu server (e pouquíssimos no Tibia). Recebia muitas mensagens até de gente que nem conhecia me dando parabéns. Eu era level baixo, não tinha muito reconhecimento e achava bacana o fato de que nos concursos todo jogador competia de igual para igual, independente se ingame ele era level 8 ou 300, bastava talento e criatividade. A partir daí, resolvi ficar “antenado” para participar dos próximos e conhecer mais sobre esse mundo dos concursos de fansite.
Portal Tibia – Você tem ideia de mais ou menos quantos concursos já participou e quantos deles venceu?
Squall Arcalarya – Eu realmente não tenho ideia de quantos já participei, mas posso garantir que foram bastante! No total, ganhei 26 concursos e algumas menções honrosas, entre eles 17 primeiros lugares.
Portal Tibia – Qual foi o concurso mais legal que você já participou?
Squall Arcalarya – Difícil essa… mas gostei muito de participar do Tibia Movie Awards 2011, pois os vídeos dos participantes ficaram sensacionais e também porque acabei ficando em primeiro lugar nas categorias “melhor documentário” (pelo TibiaWikia.com) e “melhor comédia em português” (pelo TibiaBR). Outro que vale ressaltar foi o Royal Painting Contest, onde os fansites concorriam entre si. Fui para a semi-final como representante do FotoTibia e, mesmo não ganhando, achei a ideia do concurso muito bacana.
Portal Tibia – E os prêmios? Sei que você é um grande colecionador de itens e os concursos o ajudaram bastante a aumentar sua coleção… Qual o item que você possui que é o seu preferido? Qual você ainda não tem, mas gostaria muuuuuuuito de ter?
Squall Arcalarya – Meus preferidos são o Frozen Heart (acho o sprite e animação muito bem feitos) e o Epaminondas Doll. Pode parecer puxa saquismo, mas gosto da história por trás do Epaminondas, da forma como ele é relacionado ao site, digamos que existe um “porque” atrás dele. Ele não é como outros itens que são apenas decoração por serem bonitos e que, de fato, não representam determinado fansite. Gostaria de ter o Abacus, Norseman Doll e Phoenix Statue (originais, não as réplicas).
Portal Tibia – Como bom participante de concursos, tenho certeza que você vive sempre ligado nos Fansites de modo geral… Tem algum deles que você considera mais especial? Um que você goste mais mesmo?
Squall Arcalarya – Sou um pouco suspeito para falar, mas gostava muito do TibiaSpace. A ideia do fansite era muito boa e a comunidade era muito ativa. Considero o PortalTibia e o TibiaBR dois fansites “de peso”, pelo tempo de existência e principalmente pela dedicação da equipe, algo difícil de encontrar hoje em dia. O mesmo vale para os Wikis (tanto o BR quanto o gringo), são fansites de extrema importância para o Tibia e dão suporte diário para os jogadores.

Portal Tibia – Mudando um pouco de assunto… Atualmente, as maiores polêmicas do Tibia envolvem jogadores e programas ilegais. Qual o seu posicionamento em relação aos cheaters?
Squall Arcalarya – É lamentável ver o jogo cada vez mais vazio de verdadeiros players, enquanto caves e respawns são ocupados por bots. Não consigo ver mérito algum em jogadores milionários que, por trás da sua conta principal, tem dezenas de contas secundárias caçando com robocop. Além de arruinar a economia do jogo, desmotiva jogadores honestos a continuarem. No fundo todos tem a perder com isso, mas o egoísmo de cada um e a vontade de “crescer” a qualquer custo parece falar mais alto. Em relação a CipSoft, acredito que já demorou demais para tomar sérias providências, os massbans periódicos acontecem há anos e só servem para amenizar a situação e dar esperança, mas não resolvem o problema de fato.
Portal Tibia – Você joga em um servidor Open-Pvp. Você é ligado em guerras e conflitos, ou se considera mais como um jogador neutro, que usa a boa e velha diplomacia para resolver situações tensas?
Squall Arcalarya – Sempre fui neutro. Me considero um jogador tranquilo, não costumo me envolver em tretas, mas ao longo dos anos já fui morto algumas vezes por não abaixar a cabeça e aceitar power abuser. Respeito quem se diverte lutando war, mas meu jogo é outro.
Portal Tibia – De todas as coisas que existem no Tibia (quests, hunts, tasks, RPG, power leveling, amigos) o que mais motiva você hoje a continuar jogando?
Squall Arcalarya – Apesar de estar meio parado ultimamente, o que sempre me motivou desde o início foram as quests do jogo. Lembro quando o update dos achievements foi lançado, eu já comecei em primeiro lugar com maior número de pontos do meu server e sexto no top global (na frente de vários jogadores famosos da época). Consequentemente, isso fez com que eu fizesse mais quests, tasks, hunts chatas e achievements dos mais complicados aos mais idiotas.
Portal Tibia – Nos últimos anos, muitos dos updates desagradaram grande parte da comunidade tibiana. O que você acha da evolução do Tibia? Tem sido para melhor ou para pior?
Squall Arcalarya – Em geral, acredito que para pior. Sabe aquela história de que os Pokémons deveriam ter parado na segunda temporada? Hahah! Me parece que alguns updates são feitos mais para os bots do que para os players que jogam com a mão. Alguns respawns específicos, treino offline, bônus de level até o 50, enfim. No meu ponto de vista, o jogo está ficando muito fácil, o que acaba deixando as coisas um pouco sem graça. Outra coisa que desvaloriza jogadores old school são mudanças em quests, por exemplo, tasks de Sea Serpent que antes eram 2000, hoje são 900 junto com as Youngs e respawns maiores. Tasks da Hive (insetos) agora podem ser pedidas todas de uma vez… e o que acontece com quem fizeram estas tasks antes, no modo “difícil”? Nada, apenas trabalho extra. Apesar de não ter muita experiência com PvP, acho que inventaram muita frescura. Não conheço um jogador que tenha aprovado essas novidades. Pelo o que sei, hoje em dia se você morre para player não perde quase nada. A CipSoft não está mais conseguindo atrair novos jogadores e isso é perigoso para a empresa.
Portal Tibia – Voltando aos fansites… Já que sua história tibiana é tão ligada a eles, você já teve a oportunidade de conhecer um por dentro, fazendo parte da equipe e organizando pessoalmente os eventos que você também gosta tanto de participar?
Squall Arcalarya – Sim, fiz parte da equipe do fansite TibiaSpace. Trabalhava na parte de moderação de grupos, criação e revisão de conteúdo, organização de concursos, etc., era muito divertido. Conheci bastante gente legal e aprendi muito lá.
Portal Tibia – Qual tipo de concurso você mais gosta e mais se dá bem?
Squall Arcalarya – Gosto de concursos que exijam a criatividade, resultando em trabalhos inesperados dos participantes. Até hoje sempre me saí melhor me concursos de vídeo, mesmo não sendo um bom editor, foi a categoria que mais obtive êxito. Sou péssimo criando histórias ou desenhando sprites.
Portal Tibia – O que você acha que é necessário para zerar os concursos de Fansite?
Squall Arcalarya – Não existe uma fórmula, mas acho o participante precisa surpreender, mostrar algo novo, algo que ninguém pensou. Confio mais nos concursos em que a CipSoft dá o julgamento final, pois infelizmente existem fansites que não são tão confiáveis e imparciais no julgamento como parecem.
Portal Tibia – Sei que você também é muito ligado em Achievements e tem uma ótima pontuação, passando dos 740 pontos. O que você acha de mais fascinante em relação a eles, já que motivam tantas pessoas a continuar lutando para acumular mais e mais pontos?
Squall Arcalarya – Hoje em dia já nem acho que seja mais uma ótima pontuação, pois não fiz os achievements de Roshamuul/Oramond e eles dão muitos pontos! Para falar a verdade não acho que tenha nada de muito fascinante. O que mais motiva as pessoas a fazerem é a disputa por ranking, pois atributos ou vantagens ingame não existem. Ao meu ver, a CipSoft podia dar recompensas (montaria, outfit…) ou novas quests específicas com porta selada para jogadores acima de 400, 500 ou 600 pontos, por exemplo, para estimular o roleplaying.
Portal Tibia – Além dos itens que você ganhou por aí, você também coleciona outros tipos de rares ou itens aleatórios? O que você mais gosta de colecionar?
Squall Arcalarya – Não chega a ser coleção, mas tenho a clássica backpack de backpacks, comidas, itens de quests, chaves, itens de addons, etc. Também tenho alguns itens de bosses da PoI.
Portal Tibia – Muito bem! Estamos chegando ao fim! Vamos fazer agora algumas perguntas bem rápidas. Preparado?
Squall Arcalarya – Bora!
Portal Tibia – Um knight.
Squall Arcalarya – Knight Do Sangue.
Portal Tibia – Um sorcerer.
Squall Arcalarya – Setzer Gambler.
Portal Tibia – Um paladin.
Squall Arcalarya – Mattryxzin.
Portal Tibia – Um Druid.
Squall Arcalarya – Vand Woodstock.
Portal Tibia – Uma cidade para morar.
Squall Arcalarya – Venore.
Portal Tibia – Um local de caça.
Squall Arcalarya – Antigamente, Banuta.
Portal Tibia – Uma quest.
Squall Arcalarya – Demon Oak Quest.
Portal Tibia – Uma criatura para matar.
Squall Arcalarya – Drakens.
Portal Tibia – Uma criatura para amar.
Squall Arcalarya – Ferumbras.
Portal Tibia – Um outfit.
Squall Arcalarya – Mage full.
Portal Tibia – Uma montaria.
Squall Arcalarya – Midnight Panther.
Portal Tibia – Um item de fansite.
Squall Arcalarya – Music Box.

Portal Tibia – Muito bem! Obrigada Squall pela fascinate entrevista! Gostaria de deixar alguma mensagem especial para a galerinha do Portal Tibia e para todos os tibianos espalhados por aí?
Squall Arcalarya – Eu que agradeço ao PortalTibia pelo convite. Digo a todos que ninguém é melhor ou pior do que ninguém por ser level mais alto, ter dinheiro/itens ou ser de determinada guild em um jogo 2D. Apenas jogue e se divirta sem prejudicar ninguém.
Deixo aqui um abraço para uma galera, se não vou apanhar depois… hahah!
Lá vai: Mattryxzin, Filipezyn, Knight Do Sangue, Leles, Combi, Rasunik’Nevah, Ardilla Selassie, Silent Assas, Vand Woodstock, Gabi Woodstock e Loopz Woodstock.
Obrigado! 🙂
Muito bem, pessoal! Espero que tenham curtido ler esta entrevista tanto quanto eu gostei de fazê-la!
Agradecimentos especiais ao nosso entrevistado e a toda comunidade do Portal Tibia!
Você conhece algum tibiano com boas histórias pra contar? Faça sua sugestão para nosso próximo entrevistado!




adorei a reportagem também sou um colecionador mas não tenho muita sorte nos concursos :/
Me lembro Do Rafa (Matt) enchendo a boca no ts de Aurera pra falar de vc, e o Alan (Suttle) xingando uahsua uahsuahshsuahs
Pena que perdi a war ai em Julera, se não eu te dava um Hunted e pegava esse Epaminondas de vc!!! uahsuas
Nice entrevista <3
Muito bom pequeno padawan de concursos! 😀
Sucesso!