[Ilustres Anônimos] Uma Viagem à Angola com Staiger!

Ilustres-An%C3%B4nimos.png

 

Hauopa ilustres tibianos e tibianas!

Nosso ilustre anônimo desta vez chegou para romper barreiras e superar fronteiras. Ele vive do outro lado do Atlântico, mas está totalmente unido à nós pela forma de se expressar: nossa amada Língua Portuguesa!

Sabemos que os portugueses foram grandes desbravadores no passado. No entanto, restam poucos países que ainda hoje falam o Português.

Dentre estes países, destacamos uma nação da costa africana: Angola! Pessoalmente, nunca havia encontrado um outro angolano no jogo antes. É isto que faz o paladino Staiger, level 226 de Aurea, alguém tão especial! A comunidade brasileira do Tibia é enorme, mas onde estão nossos irmãos de língua?

Pensando nisso também, gostaria de convidar outros jogadores ligadinhos no Portal Tibia e que sejam de outros países de língua portuguesa à deixar uma mensagem para nós! Quem sabe você não possa ser nosso próximo entrevistado?

Sem mais delongas, aí vai a super entrevista com Staiger!

 

projeto-nos-falamos-pt.png


 

Portal Tibia – Olá! É ótimo poder lhe entrevistar hoje e espero que não se importe de nos revelar seus segredos e compartilhar um pouquinho do seu mundo conosco!
Staiger- Ola portal Tibia, é um prazer poder dar essa entrevista a vocês, não me importaria nada em revelar meus segredos e compartilhar um pouquinho do meu mundo.

Portal Tibia – Para começar, poderia nos contar um pouco de quem é você na real life? Seu nome, onde mora, o que faz da vida, quantos anos tem, hobbies, bichinho de estimação…
Staiger- Eu sou o Tomás, vivo em Angola na cidade de Luanda (capital) , estou a fazer a Faculdade no curso de engenharia informática, trabalho como balconista, tenho 24 anos. E como hobbies gosto de ouvir musica, festas e, internet, sair com os amigos, futebol, etc.  Bichinho de estimação não tenho, mas gosto muito de cachorro.

Portal Tibia – Angola! Um dos poucos países remanescentes a falar o português. Nos fale um pouco do seu dia à dia e sobre a cultura do seu país. O que você mais gosta e o que você menos gosta de viver por aí?
Staiger- Angola, como a grande maioria dos países independentes da África é um estado multi e transcultural. Isto quer dizer que abriga em seu território diversas culturas, com línguas, costumes e origens diferentes.

A riqueza cultural de Angola manifesta-se em diferentes áreas. No artesanato, destaca-se a variedade de materiais utilizados. Através de estatuetas em madeira, instrumentos musicais, máscaras para danças rituais, objectos de uso comum.

A música anuncia a riqueza artística de Angola, com os ritmos do kizomba, semba, rebita, cabetula e os novos estilos, como o zouk e kuduro, a animar as noites africanas.

Bem o meu dia a dia é resumido da seguinte maneira: de segunda a sexta, faculdade, casa, trabalho e de noite dou aulas de dança (kizomba e semba) e se tiver algum tempo sobrando jogo Tibia.

O que mais gosto de viver aqui: bom lugar para se divertir de noite, pessoas acolhedoras… etc

O que menos gosto de viver aqui: Pais desorganizado, o custo de vida é muito caro.

Portal Tibia –  Quando e como você foi apresentado ao Tibia? Foi seu primeiro MMORPG?
Staiger- Fui apresentado ao Tibia em 2009, por um RL meu que já jogava o jogo faz tempo (Creio que era o único angolano que jogava tibia), a principio como todo mundo, não via graça no game, até que experimentei. Sim, o Tibia foi o meu primeiro MMORPG e faz parte da minha vida, até hoje.

Portal Tibia – Que outros tipos de jogos chamam sua atenção? PC ou console.
Staiger- Eu gosto de jogos de estratégia como, Grepolis, Travian, e Tribal Wars, mas não me limito só nesses, eu também gosto de jogos como Dota 2, Path Of Exile, entre outros. Obviamente o PC xD.

 

Staiger-1.png

 

Portal Tibia –  Não ouvimos muito falar de jogadores angolanos pelo Tibia. Você diria que o jogo é popular por aí? Tem outros amigos que jogam com você ou é um guerreiro solitário?

Staiger- Como eu disse, fui recrutado por um RL meu que já jogava a muito tempo o jogo, e eu não comecei só, quando fui recrutado, outros 5 foram recrutados também (tudo RL), o jogo por aqui não é popular, talvez pelo motivo de não existir muitos PC Gamers, as consoles são mais usadas por aqui.

Portal Tibia –  Você joga algum outro jogo online além de Tibia? O que mais lhe chamou atenção para se juntar a essa comunidade e permanecer nela?
Staiger- Para além do tíbia eu também jogo Dota2 que é um jogo online e muito divertido. Agora o  que me fez se juntar a comunidade tibiana e permanecer nela são as dificuldades em determinadas quests e a diversidade de objetivos que se podem alcançar dentro do jogo.

Portal Tibia – Conte um pouquinho pra nós sobre o seu caminho tibiano. Com qual char e vocação você começou no jogo?
Staiger- Comecei a minha Jornada com um “Druid” de nome “Mava pali” em Aurea, no principio foi muito difícil sair de Rookgaard, porque eu não me interessava muito pelo jogo, jogava só por ver meus amigos a jogarem, fiz quase 1 mês só pra sair de Rook.

E quando vou pra Mainland com um dos “RLS” que começou comigo, aparece um cara e me mata, ai eu fiquei irritado e chamei meu outro RL (o que me recrutou) que também era level alto pra gente matar o cara e matamos ele, não acabou por ai, dai o cara depois voltou com o Main char dele (lvl 35+) e me matou novamente, eu fiquei mais irritado ainda e coloquei ele na vip list pra algum dia quando eu pegar mais level mata-lo. Foi praticamente o incentivo que eu tive para jogar. Fui upando e ganhando mais experiencia chegando assim ao nível 20. Até chegou o dia que eu me encontrei com o cara matei ele com meus RLS, fiquei feliz por cumprir a minha vingança, depois disso passei a assumir o Nome de “Sombra Da Moete” (lvl 50+ EK), mas infelizmente não consegui me adaptar, com consequência, eu e meu RL só morríamos com os chars. Por não termos muita experiencia de jogo, passamos a levar nossos Pcs a casa do outro RL (O recrutador), para nos dar as dicas e truques (É bem melhor jogar em grupo no mesmo local), mas mesmo assim, decidi criar uma outra conta, um druid, deixando assim para trás o “Sombra”. Fui enfrentando muito mais aventuras junto aos meus RLS, e por fim dando Origem ao meu char main, um paladin que criei para ser meu maker!

 

Staiger-4.png
Portal Tibia –  E seu atual main char? Nos fale sobre ele! Conte algumas de suas aventuras! Já viveu alguma situação engraçada com ele?
Staiger- Actualmente eu jogo com um Paladin level 226 de nome “Staiger”. Quando eu criei o Staiger foi pra fazer o transporte de alguns loot que eu juntava la em Mistrock, porque é lá onde eu upava com o meu druid “Dombe Grande”.

Como a internet dava alguns lag (ainda dá) e a energia ia varias vezes (já não tem ido) eu morria sempre com o meu Druid (Pela Pouca HP), dai decidi fazer do meu paladin (Staiger) o meu main char, (ate porque eu acho que paladin é a vocação mais equilibrada do jogo) e jogo nele até agora. Aventuras eu passei por muitas, desde o primeiro Dragon ao primeiro Demon, uma das maiores aventuras, foi a Inquisition, eu estava free e meu RL (O recrutador) chamou para fazer, coloquei uma premmy só por essa quest, quando cheguei ao local marcado, eu fiquei surpreso pela quantidade de poucos players que iam, eramos uns 12, inseguro, meu RL insistiu, e eu fui mesmo pela aventura, lembrando que desses 12, só 5 se destacavam, meu RL (“Revrix” lvl 288) e amigo dele (360+) iam na frente como blokers, e eu como pally, ficava com os 2 druids que healavam, o resto atacava como podia, já que dos outros restantes, maioria era knight lvls 100 dando um final trágico que verão ao final da historia. Cheguei a morrer no segundo trono (energia caiu), desanimado, meu RL novamente me convenceu (insistiu mesmo), depois do 3º trono, um dos heal decidiu sair, ficando assim apenas 1 heal para 2 kinas, houve muita waste, tivemos que voltar varias vezes para abastecer, teve um trono que meu RL teve que Blokar sozinho (outro kina se ausentou), não lembro o trono, mais havia bastante criaturas demoniacas e Warlock, por mim, o trono que deu mais waste (Mana Drain). Antes do ultimo trono, houve o trono em que a maioria do povo morreu (Por nervosismo e falta de atenção), e foi para o boss do trono que invoca os sapos, mal entrei já vi meu RL e outro Bloker (que voltou dando tudo) a jogarem firewall por todo chão e a avisar (pelo TS) para geral matar os sapos que eles cuidariam do boss, o problema é que geral não prestou atenção e ficaram a atacar o boss, foi ai que começou a cair um por um (Sapo Monstro), até darmos conta, vários já se encontravam no tempo, sobrando apenas 7, felizmente passamos pelo boss, tendo acesso assim para ultima fase que não foi possível realizar pelo pouco numero de gente, ate hoje não tenho ela completa.

Umas das situações engraçada com ele foi quando eu deitei sem querer a minha BP com 2 soft, set Prismatic, 650k e muito mais coisas de valor, o cara que apanhou foi muito sortudo.

 

Staiger-2.png
Portal Tibia – Como você vê a comunidade brasileira no Tibia hoje? É a galera com quem você mais se identifica por causa da língua ou tem mais afinidade com pessoas de outros países?
Staiger- A comunidade brasileira, se não é a maior, não está longe de ser em relação a quantidade de pessoas, apesar de maioria ser de menor idade (acho) e com pouco caracter (traidores) há sempre aqueles que são muito boa gente que morrem por ti, que até hoje temos contato, falamos por whatsapp, skype e tudo, pela língua são os que eu tenho mais conversa, apesar de conhecer bastante mexicanos e poloneses também.

Portal Tibia – De todas as atividades possíveis no Tibia, qual a sua favorita? Quests, hunts, achievements? O que você mais gosta de fazer?
Staiger- Eu gosto de fazer Hunts e Quests Cooperativas, Achievements também são importantes, mas o que eu gosto mais, é dar uma relaxada com meus RLS de Pk Team de Maker.

Portal Tibia – Nos últimos anos, muitos dos updates desagradaram a comunidade tibiana. O que você acha da evolução do Tibia? Tem sido para melhor ou para pior?
Staiger- Isso é um assunto bastante polemico, mas vamos lá. Na verdade houve bastante updates, eu não me queixo com as mudanças dentro do jogo, como das magias terem uma nova textura, novas zonas, Tudo que seja novidade e que não atrapalhe com a minha gameplay é sempre bem vindo, a mudança do Pvp, só houve mudanças pelo abuso das pessoas que a usavam de uma forma muito incorreta EX: traps do prédio de Thais, onde você  corre atrás de um pk, sobe, e vem mass log de low lvl, e a única forma de sair, é pegar redskull, e se ficar parado lá sem matar, aparece outros low lvls (usadores de SD) para te atacar ate a morte, por isso houve mudança nessa parte, e  quem se queixa, não pode se queixar por essa mudança. O ponto negativo que o tibia teve, é a venda de scrolls, hoje em dia, é só comprar scroll que já ostenta de full set, full outfit, ninguém é obrigado a comprar, mas matou um muito a dificuldade do game, tibia era mais difícil e bem mais divertido. Trainner offline (MDS), eu lutei muito na mão para ter skill bom para depois a Cip vir com isso, e como consequência, lvls 8 com skill 110+. Quanto ao resto, Magias, itens e etc, não tenho nada contra, eu sou a favor da inovação.

Portal Tibia – Um jogador de um país diferente da maioria, cuja comunidade é praticamente inexistente. Como é jogar online com pessoas de diversas partes do mundo?
Staiger- É verdade sim que a comunidade angolana é inexistente no Tíbia, mas por ser inexistente eu tenho a oportunidade de jogar , trocar experiencia, aprender idiomas diferentes e conhecer pessoas de diversas parte do mundo, por isso tenho sido muito agradável.

Portal Tibia – O que você acha que é necessário para que a comunidade angolana do Tibia possa crescer e florescer?
Staiger- Para começar, criar um comunidade, porque aqui não há, somos um grupo pequeno de pessoas em que apenas 4 incluindo a mim se destacam, para que possa crescer seria um trabalho bem complicado, porque a  maioria não é muito virada a games de PC ou mesmo a MMORPG, é difícil alguém entrar em um jogo como Tibia a não ser que tenha alguém no seu meio a jogar, mas acredito que talvez exista mais alguém por ai, jogando o Tibia, tal como eu e meus RLS.

Portal Tibia – Não é segredo para ninguém que as conexões de internet no Brasil são bastante ruins. O que você diria sobre a qualidade da conexão em Angola? É possível jogar tranquilamente por aí?
Staiger- Impossível, não tem como jogar com a internet daqui, mesmo com proxy não é 100% mas melhora muito. Sem contar que a internet em Angola, é super cara, em uma net de 4mb chegas a pagar 310 dólares (imagina), não sei como é ai no Brasil, mas aqui é super ruim, se for jogar sem proxy, nem adianta.
Portal Tibia – Se você tivesse que contar sobre o jogo para seus amigos, quais os pontos positivos e negativos você apontaria para eles?
Staiger- Ponto positivo: Jogo é free, é online, pessoas interessantes, Mata-se Dragões e Demónios, Eu jogo.

Negativo: Se paga, Booters, é viciante, adeus vida.

 

Staiger-3.png

 

Portal Tibia – Quando você fala para os tibianos que você é de Angola, eles acreditam de cara ou acham que você é um brasileiro disfarçado?
Staiger- A maioria não acredita de inicio pelo simples fato de “como você  fala Português”. Pois é, em Angola falamos português, tal como Brasil, Angola foi colonizada pelos portugueses também.

Portal Tibia – Estamos quase terminando! Mas antes do fim, vamos para algumas perguntas bem rápidas. Preparado?
Staiger- Vamos lá….

Portal Tibia – Uma vocação.
Staiger- Paladin

Portal Tibia – Guerra ou Paz?
Staiger- Guerra

Portal Tibia – Um knight.
Staiger- Revrix

Portal Tibia – Um sorcerer.
Staiger- Kasti lie

Portal Tibia –  Um paladin.
Staiger- Angolano Fatiga

Portal Tibia – Um Druid.
Staiger- Dombe grande

Portal Tibia – Uma cidade para morar.
Staiger- Port hope

Portal Tibia – Um local de caça.
Staiger- Profundezas da Banuta

Portal Tibia – Uma quest.
Staiger- Inquisition

Portal Tibia – Uma criatura para matar.
Staiger- Gaz’haragoth

Portal Tibia – Uma criatura para amar.
Staiger- Medusa

Portal Tibia – Um outfit.
Staiger- Assassin Full

Portal Tibia –
Uma montaria.
Staiger- Black Sheep

Portal Tibia – Angola e Tibia são…
Staiger- Minha vida

Portal Tibia – É isso aí! Muito obrigada Tomas pela incrível entrevista! Você gostaria de deixar alguma mensagem especial para os brasileiros, especialmente para a galerinha do Portal Tibia?
Staiger- Bem para todos os brasileiros quero dizer que continuem a ser o povo que é,  humilde, trabalhador,  lutador pelos seus direitos e acima de tudo ter orgulho no que vocês fazem.

Para a galerinha do Portal tíbia só tenho que agradecer pela oportunidade que me deram para falar um pouco não só da minha trajetória no tíbia como também falar de um pouco do meu pais(Angola) , só espero que depois dessa entrevista outros angolanos possam aparecer. Continuem a fazer o vosso trabalho, sou um dos fieis seguidores do vosso site, todos os dias guardo sempre 10 a 5 minutos só para dar uma olhada no Portal Tíbia para me atualizar dos acontecimento do muito tibiano, força muita Paz e saúde para todos vocês. Hauopa Portal Tibia.

 


E você? Já conheceu algum tibiano de um país de língua portuguesa?

Conte tudo para nós!

  • author image
    Suriah Denick
    jun 13, 2015 @ 20:38 pm

    Adorei a entrevista! Nós sabemos que existem pessoas de todo o mundo que jogam Tibia, mas até hoje nunca tinha ouvido falar de um angolano. Achei ele super simpático e aprovo a ideia do PT de fazer mais entrevistas assim. Acho que não precisa ser HL ou ter feito algo muito fantástico pra ter boas histórias pra compartilhar, até porque com tanto troca troca de char, muitos HL’s nem tem histórias pra contar porque simplesmente não uparam seus chars.
    Parabéns aos idealizadores e obrigada ao Tomás, que dedicou um pouco do seu tempo para nos contar um pouco da sua trajetória.

  • author image
    jun 14, 2015 @ 9:01 am

    Curti a entrevista =)
    Mas nessa onda de estrangeiros, se vc quiser entrevistar um haitiano pode procurar em Florianópolis que tá cheio hein, acho que alguns até jogam tibia heheheh

  • author image
    Silvio Pinto
    jun 16, 2015 @ 15:58 pm

    Olha meu nome ai (Revrix) ´*.*
    Isso ai, Angola em peso nesse mambo!

  • author image
    DeCarvalho
    jun 21, 2015 @ 13:13 pm

    Nao havia encontrado um outro angolano, vc é angolano ou ja havia encontrado um antes?

Tv Epaminondas

Patrocínio

Últimas Notícias

Curta a nossa página!