
Hauopa queridíssimos do Portal Tibia!
Como todos devem se lembrar bem, no domingo passado foi o Dia das Mães! E hoje estaremos apresentando à vocês alguém muito especial: Windkilla Land, uma orgulhosa mãe tibiana! É apenas uma singela homenagem a todas as mães do Tibia, tanto as que jogam quanto as que aturam nós, jogadores!
Você já se perguntou como seria jogar ao lado de sua mãe? Pois ela garante que é pura diversão!
Confira a entrevista na integra com essa Master Sorcerer level 231 de Menera, que além de mãe, mulher independente, batalhadora, ainda é uma tibiana com “T” maiúsculo!
Portal Tibia – Olá Wind! É uma honra poder lhe entrevistar hoje! Tomara que você esteja totalmente preparada para receber uma enxurrada de perguntas! Podemos começar?
Windkilla Land – Ueeeba \o/ Bora lá ver se estou preparada. Antes de tudo quero dizer que me sinto honrada.
Portal Tibia – Quem é Windkilla Land? Pode nos contar alguns pequenos detalhes sobre sua vida real? Seu nome, onde mora, o que faz da vida, quantos anos tem, impressões pessoais sobre a vida e o universo… Coisas bem simples assim. 😀
Windkilla Land – Meu nome é Valquíria, atualmente morando em Fortaleza, sou cirurgiã-dentista, paulista, 52 aninhos. A vida é uma obra de arte que vamos criando com o passar dos anos, muito difícil as vezes, mas se capricharmos acredito que conseguiremos pintar um belo quadro. Em tudo temos que nos esforçar e tirar o melhor da gente. O universo é um mistério o qual o homem sonha em conquistar, mas é muito difícil falar dele, o que posso falar é que ele me faz sonhar e ao mesmo tempo pensar de como somos pequenos.
Portal Tibia – Como você foi apresentada ao Tibia? Sempre foi fã de jogos eletrônicos e jogos online? Quem é que lhe apresentou a esse joguinho irritantemente viciante?
Windkilla Land – Bom… eu sempre gostei de jogos eletrônicos. Você me fez lembrar eu grávida da minha filha jogava muito atari huehuehue, aliás entrei em trabalho de parto jogando. Quando minha filha tinha uns 8 anos procuramos por jogos online e encontramos o Tibia só que eu não entendi muito bem e esqueci dele. Depois quando ela já estava maiorzinha uns amigos dela da escola falaram que jogavam… então ela quis fazer um char e fiquei preocupada por se tratar de jogo online. Fiz um char também para ver se eu tinha motivo para me preocupar, em vez de ir falando não a ela. E deu no que deu viciei também ahaha.
Portal Tibia – E quando sua jornada tibiana começou? Já faz tempo ou ainda é marinheira de primeira viagem?
Windkilla Land – Aaaa faz tempinho viu!? Foi em 2006… eu nem tinha rugas ainda :)))
Portal Tibia – Qual foi sua primeira impressão quando começou a jogar? Gostou desde o começo ou demorou um pouco para se acostumar? Windkilla Land foi seu primeiro char?
Windkilla Land – Olha a primeira impressão foi assustadooooooora, abrir bichos e comer o que vinha dentro? E aquele sangue todo? Cruuuuuuzes! Comecei em pvp Empera, e assim que soube que tinha um mundo novo non pvp corri e fiz minha charzinha e aí sim fiquei mais tranquila por que as pessoas foram sempre muito amáveis, a maioria muito educado e isso vai criando um vinculo ainda maior com o jogo. Minha primeira char foi Windkilla Marx em Empera.
Portal Tibia – Ao que parece, você joga Tibia em família. Como é dividir tanto a vida real quanto a virtual com as pessoas que você ama?
Windkilla Land – É uma delícia, acho muito interessante como desenvolve uma amizade bacana entre pais e filhos. Aprendemos a fazer trabalho em equipe e família é isso né? Trabalhar em equipe em tudo, eu recomendaria aos pais tirarem um tempo para participarem com seus filhos em algum jogo que tenha que trabalhar em equipe por que isso estreita o relacionamento e podemos perceber como nossos filhos estão se desenvolvendo até como pessoa.

Portal Tibia – Sua filha, conhecida mundo a fora como Katwo Gamer, tem um canal bastante famoso entre os tibianos no YouTube. Como você vê essa animação toda dela em relação as coisas do jogo? De vez em quando você participa dessas loucuras cinematográficas?
Windkilla Land – Ahahahaha sempre que posso apareço por que me divirto. Aaa não sabia que era famoso o canal dela! Eu dou maior força pra ela continuar fazendo por que sei que ela gosta de ajudar as pessoas e pode ser apenas um jogo, mas existe sentimento por traz de cada pixel ahahaha
Portal Tibia – Atualmente, seu char está no level 231, em um mundo Optional-PvP. Um level no qual um Master Sorcerer como você já é capaz de fazer algumas ótimas aventuras. Qual sua atividade preferida no Tibia?
Windkilla Land – Olha eu não faço muitas loucuras, mas ir na torre do Ferumbras em 2 e sair viva foi uma aventura bem legal. Mas posso desabafar? Hoje em dia com a quantidade de botters que anda nesse nosso joguinho delicioso qualquer cave livre de robozinhos já esta sendo a preferida. Gosto muito de caçar basher e cias. hellhound, medusa, lizard chosen, drakens. Tem muitas hunts legais né?
Portal Tibia – High-Levels e Optional-PvP. Há quem diga que estas duas coisinhas são muito propícias ao uso de bot. Qual o seu posicionamento em relação aos cheaters? Você vê como um grande problema ou algo com o que temos que aprender a conviver?
Windkilla Land – Penso eu que são pessoas que não gostam de jogar e acredito que acharam outro gosto no Tibia, menos o de jogar mesmo. Eu acho que é um problema para nós que pagamos para podermos nos divertir, distrair e quando você entra e se depara com vários e não tendo onde brincar!? Se torna uma coisa muito chata. Acho que alguns dão importância demais para level e pouca importância para as pessoas. Talvez não se divirtam tanto jogando. É difícil julgar, porém posso falar do lado de quem joga por que gosta e não tem um espaço para poder se distrair como quiser, acabamos tendo que nos divertir a hora e quando eles quiserem. e acabo achando isso injusto.
Portal Tibia – Aposto que viver o Tibia em família seja uma aventura e tanto! Existe algum momento especial que você tenha vivido no jogo e que tenha te marcado? Pode nos contar um pouquinho sobre ele?
Windkilla Land – Vários momentos, os que mais me marcaram foram relacionados a amizades. Nossa guild teve tempos maravilhosos onde todos se davam bem e fazíamos hunts juntos, fazíamos festas, amigo secreto e era bem bacana, até ajudávamos nos consolando muitas vezes, um dando ombro pro outro. São coisas que você não espera num jogo. São amigos que nunca vou esquecer. AAaa também teve gritos aqui de alegria por itens raros como o primeiro stuffed toad do Tibia que a Kaká (Katwo) pegou. E quando tem test server? Adoooooooro
Portal Tibia – Pude observar que você faz parte de uma guild bastante antiga de Menera, a Black Dogs, fundada em dezembro de 2007. Existe algum fato curioso que você poderia nos contar sobre sua guild?
Windkilla Land – Tem vários. O que mais achei assim curioso foram amizades mesmo. Achei muito interessante de como existe tanta gente boa, particularmente no Tíbia. O Tibia é o jogo onde mais tem gente educada. Tem um ou outro desfocado, desalinhado, mas é raro. Tinha um label onde deixávamos marcado aniversário de todo mundo e a cada data a gente fazia vaquinha para dar um presente bacana. Aaa deu saudades das crianças lindas. Faziamos uma mesa grande com muita comidinha, tudo enfeitado e todos participavam. Nos sentíamos uma família mesmo. O telhado de Darashia era o point. Aaaa lembrei de uma, fazíamos passeatas ecológicas hauhauhauhuah “As arvres somos nozes” aaaaaaaaaahahaha que graça. Saudades deles todos. Aaaa lembrei outra fazíamos maratona pra noob, quem chegasse primeiro ganhava um premio coisa bobinha tipo plate armor legs.
Portal Tibia – De todas as coisas que existem no Tibia (quests, hunts, tasks, RPG, power leveling, amigos, família) o que mais motiva você hoje a continuar jogando?
Windkilla Land – Amizades, família que joga junto quando um desanima o outro anima o outro e assim vamos.
Portal Tibia – Nos últimos anos, muitos dos updates desagradaram grande parte da comunidade tibiana. O que você acha da evolução do Tibia? Tem sido para melhor ou para pior?
Windkilla Land – Acho que tem sido legal, de forma geral foi pra melhor. Acredito que eles queiram nos agradar e as vezes podemos não gostar disso ou aquilo. Uma coisa que não gostei foi o delay (cooldown) nas magias, mas tudo bem a gente acostumou e da pra encarar.
Portal Tibia – Mãe, mulher, passeando em um universo dominado por homens. Tibia é lugar de mulher? Como é conviver nessa realidade?
Windkilla Land – Vivemos num mundo machista, acho muito triste isso. Em outros jogos a gente percebe como estamos atrasados na educação. Como tratam as mulheres em jogos, falta respeito. No Tibia é mais fácil por que são poucos que insistem em ser atrasados, arcaicos, são mais mente aberta, mais pacíficos. Pelo menos é assim que sinto. Antigamente era mais difícil encontrar mulheres no jogo, mas de repente começamos a conhecer um monte, inclusive muitas mães. Achei bem legal isso, de não ser a única que joga com a filha, em Menera tem pelo menos umas 4 que jogam com os filhos.
Portal Tibia – Qual você acha que é o maior desafio de se jogar em família no Tibia?
Windkilla Land – Ahahaha a conta hauhauha . Aaa e controlar os chilics qdo algum charzinho vai parar no templo. Eu ia contar uma da Kaka, mas ela não quer deixar, eu não vou contar que quando ela tinha uns 14 anos roubaram o vamp shield dela e ela gritava, e também não vou contar que as 2 gritavam na frente do pc aaaaaaaai nem vou contar óhhh. E também não vou contar quando meu marido fica todo atrapalhado gritando “vou morre vou morreeee genteeeee vou morreee”, você tem a ligeira sensação de que o teclado dele é de madeira ahahaha pelo barulho que aqueles dedões desesperados fazem tentando livrar o char do templo.
Portal Tibia – Você acredita que o fato de ser mãe e, consequentemente, ter mais experiência na vida, lhe dá alguma vantagem no jogo? Ou traria mais problemas?
Windkilla Land – Boa pergunta. Poxa me fez pensar num monte de coisas. Mas, pensando na experiência de vida levo vantagem numa coisa, nas contas. Como já tive muita conta pra pagar e ainda tenho a responsabilidade acaba ensinando coisas que quando somos jovens nem queremos saber, uma delas é a vergonha de fazer coisas que possa parecer covardia. De repente você percebe que se trata de administrar sua economia. Sei que vai ter gente me xingando por isso, mas compreendo a visão dos jovens também já fui uma jovem cheia de coragem e pouca economia. Sabe que com essa pergunta pensei tantas coisas aqui!?
Portal Tibia – Não é muito comum encontrar por aí mães jogando com seus filhos em comunidades online. O que você diria para as mães de tibianos? É uma boa ideia se juntar a seus filhos e cuidar deles virtualmente também?
Windkilla Land – Sou totalmente a favor e deveria ser obrigatório, a mãe aprende muito com os filhos e por outro lado os filhos começam a respeitar os pais muito mais. Fora que a gente pode perceber a conduta dos nossos filhos, como se trata de jogo muitas vezes os jovenzinhos falam “a isso é só um jogo” e pensando assim se liberam para colocar pra fora coisas que tem dentro das suas cabeças que sendo vigiados não teem coragem de fazer e no jogo tem. E isso mostra predisposições que ele possa vir a ter e assim… como se trata de um jogo a mãe ou o pai pode ajudar seu filho administrar melhor seu emocional, sua conduta, sua empatia. Sempre temos oportunidade de crescer junto com os filhos. E ensinando também se aprende. E uma das coisas mais importante, internet tem de tudo, é muito bom poder saber o que esta rolando. Falo de crianças por que não se tem um controle real.

Portal Tibia – Supimpa! Estamos quase no fim! Vamos fazer agora algumas perguntas bem rápidas. Preparada?
Windkilla Land – Bora
Portal Tibia – Um knight.
Windkilla Land – Pode ser 2? Ursao Styller, Coiote Rubro
Portal Tibia – Um sorcerer.
Windkilla Land – Lady Legend Croft *.*
Portal Tibia – Um paladin.
Windkilla Land – Blink’sky
Portal Tibia – Um Druid.
Windkilla Land – Mashtumb <3
Portal Tibia – Uma cidade tibiana para morar.
Windkilla Land – Liberty Bay
Portal Tibia – Um local de caça.
Windkilla Land – Farmine
Portal Tibia – Uma quest.
Windkilla Land – Banuta
Portal Tibia – Uma criatura para matar.
Windkilla Land – Fury
Portal Tibia – Uma criatura para amar.
Windkilla Land – Dog
Portal Tibia – Um outfit.
Windkilla Land – Assassin
Portal Tibia – Uma montaria.
Windkilla Land – Ursagrodoon
Portal Tibia – Ser uma mãe no Tibia é:
Windkilla Land – É uma Farra
Portal Tibia – Uhuhu! Muito obrigada Wind por esta super entrevista! Gostaria de deixar alguma mensagem especial para as mães e especialmente os filhos do Portal Tibia?
Windkilla Land – Primeiramente eu gostaria de agradecer essa oportunidade, me sinto muito honrada. Agradeço a todos tibianos por que no fim o tibiano pra mim mostrou que idade não é barreira para brincar, conversam comigo de igual pra igual, são gentis, educados. Parabéns às mães desses meninos e meninas pela educação que tem lhes dado. Que Deus abençoe todas as mães do mundo. E muito obrigada por eu poder aqui hoje falar bem dos tibianos. São pessoas de verdade que muitas vezes estão atrás dos seus pcs tristonhos e acabam encontrando aconchego num jogo que muita gente pixa, mas nenhum jogo que eu conheci tem um número desses de gente educada e amorosa. Adorei a entrevista, gostaria de ter escrito muito mais coisas, mas tentei resumir o máximo pra não ficar muito chata e cansativa pra vocês. Feliz Dia das Mães. Penso naqueles que não tem uma mãe e gostaria de pedir para que não fiquem tristes, esse dia é um dia para se lembrar das mães como forma; acredito eu… para trazer mais empatia entre nós todos. Todos nós deveríamos ser pais, mães e irmãos uns dos outros. Um grande beijo à todos e um abraço apertaaaaaado com carinho <3
Yupi! Um salve à todas as mamães, tibianas ou não!
E aí, conhece alguém interessante que mereça ser entrevistado? Aceitamos sua sugestão!




Muito bacana a entrevista !
Eu me lembro nos tempos de Lan house onde a gente via mamães e até tinha uma vovó tibiana.
Quando eu era mais jovem, comecei a respeitar cada vez mais os mais velhos.
Pode ver que muitos dos high leveis hoje, já tem mais idade e mais cabeça.
A minha guild por exemplo, a maioria já é pai de família, assim como eu.
E o Tibia está aí para evoluir, jogo esse jogo a 11 anos e cresci junto com ele.
Boa parte do que sou hoje e do que faço lá fora, devo aos ensinamentos que tive no Tibia.
Como disse em Unitera, o jogo é apenas um reflexo da nossa sociedade.
Parabéns ao pessoal do Portal Tibia !