O tibia está crescendo agora: “No começo riram de nós”



Não é por acaso que o nosso querido Tibia tem se destacado e crescido cada vez mais, encontramos uma entrevista, no site MeinMMO, com um dos fundadores do nosso tão querido game e trouxemos aqui para vocês… A entrevista está disponível em Alemão, no seguinte endereço: https://mein-mmo.de/deutsches-mmorpg-tibia-boomt-interview/?fbclid=IwAR1YMfmfy1P9E_O3cW1BcGHbp8sjIJJbOmatqwyCY5aLdYfIpB2EcogOrSA

O MMORPG alemão está crescendo agora: “No começo riram de nós”

O MMORPG Tibia (PC) existe desde 1997. O RPG online de Regensburg é um sucesso internacional e comemora novos recordes de jogadores em 2021. A equipe do MeinMMO conversou com Stephan Vogler, um dos fundadores do estúdio, sobre o sucesso do Tibia e sobre “MMORPGs made in Germany”.

O grande destaque da entrevista é: O MMORPG alemão Tibia funcionou tão bem em 2020 que foi possível pagar royalties aos funcionários, que a princípio dobraram seu salário anual.

Todas as métricas relacionadas ao Tibia e ao estúdio MMO CipSoft parecem fantásticas em 2020:

  • O número médio de jogadores ativos em 2020 no Tibia aumentou em um terço para 100.000 jogadores simultâneos
  • O faturamento da CipSoft cresceu 10 milhões de euros para 25 milhões
  • O lucro da empresa dobrou

Ao fazer pesquisas internacionais sobre notícias emocionantes de MMORPG, sempre encontramos algo sobre Tibia, um MMORPG de 1997 que raramente é lembrado na Alemanha. Tibia foi criado há mais de 25 anos em Regensburg como uma ideia de alguns alunos. Sua empresa, a CipSoft, ainda está sediada em Regensburg e cresceu para 100 funcionários.

Para o pessoal do MeinMMO, era hora de fazer uma entrevista com os criadores do MMORPG. Stephan Vogler co-fundou a CipSoft na época e agora é o diretor administrativo do estúdio MMO.

Citar

“O Yahoo não tinha uma categoria para o nosso jogo”

MeinMMO: Olá, Sr. Vogler, para colocar isso em ordem cronológica. Tibia foi lançado em 1997. Helmut Kohl ainda era Chanceler, Toni Kroos tinha 7 anos e o grande casamento dos MMORPGs só começou 8 anos depois com WoW. Você teve a ideia para o Tibia ainda antes. Como você teve a ideia de desenvolver um MMORPG em Regensburg em 1995? Quais jogos te inspiraram a criar Tibia?

Stephan Vogler: Depois de terminar o ensino médio, entramos em contato com a Internet na universidade. Isso realmente nos fascinou. Também era algo completamente novo. Naquela época, muitas universidades tinham as chamadas salas CIP – daí o nome de nossa empresa, aliás – com computadores que você podia usar para ficar online. Mesmo sem fazer login.

Como jogadores ávidos, é claro, a primeira coisa que fizemos foi procurar jogos. Éramos fãs de Ultima e particularmente interessados em jogos de RPG, então rapidamente nos deparamos com os chamados MUDs , chamados de “Masmorras Multiusuário”. Mas eles eram puramente baseados em texto, então queríamos fazer tudo com gráficos.

O nome do projeto era, portanto, também “GMUD” – “MUD gráfico”. Essa foi, por assim dizer, a nossa ideia básica e o nosso argumento de venda único: um RPG online com gráficos. Quando entramos online no Tibia em 7 de janeiro de 1997, o Yahoo não tinha uma categoria para isso. Foi apresentado especialmente para nós. ?

Tibia_-ClientArtwork_Sommer2020-1024x576.thumb.jpg.ed8ee4ecc93eb199020385d2f99ac07c.jpg

Citar

“Quando contei a ele sobre o projeto, ele riu de nós”

MeinMMO: Havia uma espécie de cenário de “jogos online” na Alemanha naquela época, você trocou ideias com outros desenvolvedores?

Vogler: Não houve uma cena real, não. Trocamos apenas um pouco com o administrador de um MUD alemão. Quando contei a ele sobre nosso projeto, ele riu de nós. O que havíamos planejado também era muito ambicioso.

Quando começamos a fazer pesquisas na Internet para o projeto, nos deparamos com anúncios de empregos dos fabricantes do Ultima e pudemos trabalhar juntos no Ultima Online. Simplesmente não havia mais nada sobre o assunto. Encontramos um único livro sobre programação Unix para Internet e o compramos.

MeinMMO: Como você recrutou os primeiros funcionários?

Vogler: O primeiro funcionário que contratamos era responsável por cuidar dos jogadores. Percebemos com relativa rapidez como essa função é importante para um jogo online e que não podemos fazer isso sozinhos. Isso foi engraçado: nós sentamos no sofá empoeirado da minha avó durante a entrevista enquanto o candidato suava de terno e gravata no calor escaldante. Era tudo muito pouco profissional naquela época.

Mas nosso primeiro funcionário ainda está trabalhando na CipSoft e se certificou de que desde então sempre dissemos que você não precisa se vestir formalmente para uma entrevista.

Citar

Nosso parceiro de entrevista : Stephan Vogler, nascido em Regensburg em 1976, é um dos fundadores e diretores da CipSoft. Ele se formou na Universidade de Regensburg em informática de negócios. Ele gosta de esquiar e viajar para países distantes, gosta de arte contemporânea e jogos de computador. Seu jogo favorito absoluto é o Tetris.

MeinMMO: Tinha certeza desde o início que você ficaria em Regensburg ou você teria considerado se mudar para Munique ou Berlim?

Vogler: A ideia de mudar continua zumbindo pela sala, especialmente quando estamos procurando novos funcionários. Você pode ter uma vantagem em uma cidade grande, especialmente quando precisa de pessoas especializadas. Por outro lado, muitos estão conosco precisamente porque estamos localizados no Leste da Baviera. Qualquer pessoa que mora aqui e quer jogar vem até nós primeiro. Portanto, nenhuma mudança está planejada. Basicamente, a sede da empresa não é tão importante porque você pode jogar jogos online onde quer que haja internet.

Buero_Besprechungsraum-1024x683.thumb.jpg.cb4d0a331a7e27230ca925eee94e2f00.jpg

Citar

“Não temos ondas de demissões e problemas”

MeinMMO: Quantos funcionários você tem hoje e o que você diria que caracteriza sua cultura corporativa? O que é típico para você como estúdio?

Vogler: O número de funcionários tem crescido constantemente desde que fomos fundados. Quase 100 pessoas agora trabalham na CipSoft. Isso também se deve à nossa cultura corporativa: Valorizamos a consistência. O sucesso a longo prazo e empregos seguros são mais importantes para nós do que o lucro a curto prazo. Sempre nos mantemos independentes, então nenhum investidor fala conosco e podemos definir nossos próprios objetivos. Ondas de demissões ou crise, conforme ocorrem repetidamente na indústria de jogos , não existem na CipSoft.

Ao mesmo tempo, não nos apoiamos no nosso sucesso, mas estamos sempre à procura de novas ideias. Seja para o Tibia ou um projeto completamente novo, como nosso jogo de blockchain LiteBringer.

Teamfoto-1024x683.thumb.jpg.40a4aef08db959e03a7e14eef01a480d.jpg

Citar

“É por isso que quase todo mundo no Brasil conhece a tibia”

MeinMMO: O interesse mundial no Tibia é maior na Polônia, Venezuela, Brasil, Chile e Suécia. De acordo com o Google Trends, Tibia dificilmente desempenha um papel na Alemanha hoje: o interesse pela Polônia é 25 vezes maior do que o interesse pela Alemanha. Você tem uma explicação para isso?

Vogler : Não existe uma explicação única. Isso tem diferentes causas dependendo do país. No Brasil, Tibia ganhou uma posição por motivos diferentes do que, por exemplo, na Suécia.

Veja o Brasil, de longe o mercado mais importante para o Tibia. Quase todo mundo no país conhece o jogo. Uma das razões para isso é que o World of Warcraft inicialmente não estava disponível para compra lá. Mais tarde, o WoW só estava disponível como um CD caro nas lojas, não como um download. As taxas de importação no Brasil são muito altas, o que torna os computadores, assim como os jogos, muito caros. Um MMORPG que você pode puxar da rede como o Tibia e que tem baixos requisitos de hardware tem melhores cartões no Brasil. O fato de termos optado por um modelo freemium desde o início, o que significa que você pode jogar o jogo de graça, acabou em nossas mãos.

MeinMMO: Uma vez tivemos uma história no MeinMMO que muitos jogadores na Venezuela jogam MMORPG Runescape para ganhar dinheiro lá. No Tibia, também, a economia parece ser muito importante para mim. Você leu sobre itens que são vendidos pelo equivalente a milhares de euros . O que você acha dos jogadores ganhando dinheiro no seu MMORPG?

Vogler: A liberdade dos jogadores é muito importante para nós, e isso vai mais longe com Tibia do que com outros jogos. Queremos que os jogadores possam repassar os itens que ganharam para outras pessoas. Faz parte do jogo e da liberdade que você tem no Tibia. No entanto, isso quase sempre cria um mercado negro. Nossa influência sobre isso é muito limitada, pois a transferência de dinheiro real ocorre fora do nosso jogo e, portanto, está além do nosso controle.

Esperamos, é claro, que a situação das pessoas na Venezuela mude para melhor e que as pessoas possam voltar ao trabalho regular.

Citar

“Para o personagem mais caro do Tibia, um jogador pediu mais de € 10.000”

MeinMMO: De acordo com o seu site, as vendas aumentaram ao longo dos anos e cifraram- se em mais de 15 milhões de euros em 2019. Como você ganha dinheiro com o Tibia? Por exemplo, li que você ganha mais de 400.000 euros por ano apenas com um imposto sobre o comércio no jogo.

Vogler: Você sempre pôde jogar Tibia gratuitamente em grande escala. Se você quiser mais, pode atualizar sua conta para uma conta premium, que lhe dá acesso a mais conteúdo e outros recursos. Você também pode comprar montagens e similares.

Em agosto de 2020, lançamos o “Char Bazaar”, que na verdade é um grande sucesso. O comércio de personagens sempre existiu, embora nunca o tenhamos apoiado. Mas não há nada que você possa fazer a respeito, porque isso também ocorre fora do jogo – com todos os riscos associados para compradores e vendedores. Por isso, queríamos criar uma solução sensata e segura para os jogadores. O personagem mais caro vendido no jogo até agora foi um druida de nível 1123, pelo que eu sei. Um jogador pediu o equivalente a mais de 10.000 euros.

Tibia-Umsatz.thumb.jpg.3ab6aa91cd99895addfc1e4d121eebf9.jpg

MMORPG Tibia aumenta durante a pandemia, recompensa os funcionários

MeinMMO: 2020 foi dominado pela pandemia. Como isso afetou o sucesso do Tibia? Você acha que seu MMORPG se tornou ainda mais importante para os jogadores?

Vogler : A pandemia definitivamente mostrou como os jogos online são importantes para muitas pessoas. No ano passado, vocês foram uma das poucas oportunidades de manter contatos sociais e fazer algo juntos. É claro que nos beneficiamos disso. O número de jogadores diários no Tibia aumentou quase exatamente um terço para mais de 100.000 e também fomos capazes de aumentar nosso lucro significativamente novamente.

Como nossos funcionários participam do sucesso da empresa, isso significa que eles recebem um bônus igual a um salário anual integral. Além disso – com o apoio da grande comunidade do Tibia – doamos mais de 350.000 euros a várias organizações de caridade que estão envolvidas na luta contra Corona. É muito importante para nós dar algo em troca, especialmente em tal situação.

MeinMMO: Muitos desenvolvedores de MMORPG dizem: Os gostos dos jogadores mudaram. As pessoas querem investir menos tempo consecutivo, jogar menos em grupos, fazer mais sozinho. Você percebeu essa tendência e está respondendo a ela?

Vogler: Sempre houve certas tendências e os jogadores sempre foram muito diferentes. No passado, havia menos alternativas, hoje existem muito mais jogos que visam especificamente determinados tipos de jogadores. A mecânica básica de um MMORPG ainda funciona tão bem como sempre. Tibia tenta levar todos consigo: você pode se encontrar com seus amigos, competir com outros jogadores ou explorar o mundo agora incrivelmente grande e sua história.

Você também pode fazer coisas que não são permitidas em outros jogos. Em essência, trata-se de dar ao jogador a escolha de ser bom ou mau. Se ele não pode fazer algo maldoso, ele não tem escolha de ser bom. Mas isso pode estar ficando um pouco filosófico agora. ?

MeinMMO: Qual é o papel do Twitch para você hoje? Tibia dificilmente é representado no Twitch em inglês, mas existem alguns streamers no Brasil que o exibem 24 horas por dia. Você está em contato com os streamers? Você está tentando ativá-lo especificamente ou você o deixa ir?

Vogler: Nós achamos que o sucesso do Tibia no Twitch é ótimo, é claro. Por causa das muitas liberdades, o jogo é muito interessante para streamers e espectadores. Existem dramas regulares no Tibia. Temos alertado nossos jogadores sobre os streams nos últimos anos, mas não trabalhamos diretamente com o Twitch. O jogo em si é interessante, não qualquer campanha de marketing.

Também não temos contato com os streamers. Muitos estão em uma guilda que está em uma discussão com outros jogadores, então preferimos ficar de fora para não dar a impressão de que estamos tomando o partido de alguém.

Tibia_Screenshot_Deeplings.png.d70aba2d72c02c0f8182717e08bce391.png

Citar

“O smartphone teve a maior influência nos MMORPGs”

MeinMMO: Qual foi a maior mudança como estúdio de jogos nos últimos 20 anos? Você viu a mudança da mídia impressa para a online, o advento do YouTube e do Twitch apenas no lado da mídia. Isso foi relevante para você? Ou são coisas completamente diferentes?

Vogler: Claro que vimos muitos ir e vir. O smartphone provavelmente teve a maior influência. MMORPGs atingiram o pico antes de 2008/2009; Com o advento dos smartphones, o número de jogadores em praticamente todos os MMORPGs diminuiu. De certa forma, vimos isso chegando e desenvolvemos TibiaME, o primeiro MMORPG móvel.

MeinMMO: O MMORPG Runescape é um pouco mais novo que você e, como Tibia, é considerado um MMORPG da velha escola. Isso tem passado por um renascimento nos últimos anos. Você vê paralelos aí?

Vogler : Runescape é legal e estamos felizes que outros tenham tido sucesso por tanto tempo. Existem, é claro, alguns paralelos. O interesse pelo Tibia também aumentou antes da pandemia. A propósito, Corona evitou o encontro há muito planejado entre a CipSoft e a Jagex, fabricante do Runescape. Nos encontramos em várias conferências nos últimos anos e queríamos finalmente nos encontrar e trocar ideias.

MeinMMO: O que atrai as pessoas a um MMORPG tão antigo? Existem muitos jogadores novos ou as pessoas estão apenas permanecendo nesses MMORPGs por um longo tempo?

Vogler: Sempre há novos jogadores, mas muitos deles permanecem conosco por muito tempo. Ou eles voltam depois de alguns anos. Também estamos ativamente tentando reativar jogadores antigos, pois agora resolvemos muitos problemas que Tibia teve no passado. Ataques DDOS, problemas de conectividade e botting dificilmente são mais um problema. Realmente fizemos algum progresso que outros desenvolvedores nos invejam. No entanto, ainda estamos com a bola e não descansando sobre o que conquistamos.

Um MMORPG 2021 de sucesso poderia vir da Alemanha?
MeinMMO: Seria possível hoje desenvolver um MMORPG moderno e de sucesso internacional na Alemanha?

Vogler : Sim, claro. Na Alemanha, existem alguns estúdios que têm tudo para fazer esse tipo de jogo. A Sandbox Interactive mostrou isso com o Albion Online. Mas você deve pensar com cuidado sobre como deseja se destacar da concorrência. Mas até o governo federal agora vê o potencial e está fazendo mais para promover os jogos.

Buero_Empfang-1024x683.thumb.jpg.e8714ff32fa3a29a380d8cafceebd53b.jpg

MeinMMO: Como seria um MMORPG que você está desenvolvendo hoje se você tivesse todas as possibilidades do mundo?

Vogler: Se tivéssemos as possibilidades de hoje nos anos 90, provavelmente teríamos tornado o mundo ainda mais animado e, por exemplo, dado aos NPCs uma vida própria. Naquela época, tínhamos até a visão de que os jogadores podiam conversar livremente com NPCs, e é por isso que Tibia tem uma interface de texto que é um tanto incomum da perspectiva de hoje. A tecnologia simplesmente não existia. Hoje, graças às inteligências artificiais, você está mais longe e pode fazer coisas realmente incríveis.

MeinMMO: Muitos MMORPGs do passado trazem servidores clássicos nos quais o jogo volta a ser como era há 15 ou 20 anos. Isso também seria uma ideia para o Tibia?

O requisito para restaurar o jogo a um estado anterior pode ser encontrado em todos os MMORPG. Mas isso é uma ilusão, porque as mudanças que foram feitas desde então teriam que ser feitas novamente. Por exemplo, tivemos que mudar certas coisas na jogabilidade naquela época porque havia bots. Se você desistisse, os bots estariam lá novamente. Todos os aspectos quebrados e tóxicos voltariam à vida. Do nosso ponto de vista, uma abordagem melhor é pensar sobre o que os jogadores realmente querem, o que eles estão perdendo, e então tentar captar esses aspectos. É por isso que existem diferentes tipos de servidores no Tibia, por exemplo, com PvP retro hardcore.

Citar

“Com o primeiro MMORPG móvel do mundo, a CipSoft era muito cedo”

MeinMMO: Você trouxe Tibia para o mobile em 2003, tornando-o o primeiro MMORPG mobile do mundo. Hoje, os MMORPGs móveis são enormes, especialmente na Coréia do Sul e na China. Você chegou 10 anos antes da ideia?

Vogler : Sim, definitivamente. Naquela época não havia taxas fixas, o que significava que alguns jogadores tinham que transferir centenas de euros para a Telekom no final do mês. O ponto de viragem foi a introdução do iPhone, porque com ele vieram as taxas fixas. Só então o jogo online móvel se tornou um problema. Nossas possibilidades com TibiaME eram um pouco limitadas. Mesmo assim, o jogo tem uma base de fãs leais no sudeste da Ásia e vem crescendo desde o final de 2019.

MeinMMO: Muitos de nossos leitores são jogadores ávidos de MMORPG. Você está baseado em Regensburg. Se um de nossos leitores disser: Este é o emprego dos meus sonhos, é para onde quero ir. Como ele deve moldar os próximos 5 anos de sua vida para que você diga: “Nós levamos você.” Eu presumo que apenas jogar MMORPGs não é suficiente, certo?

Vogler: Isso mesmo. ? Mas jogar MMORPGs ainda não é uma má ideia. Sempre perguntamos aos nossos candidatos se eles jogam jogos online. Eu definitivamente recomendaria terminar a escola, treinar ou estudar e fazer desenvolvimento de jogos paralelamente. Portanto, não basta consumir, mas também produzir. Apenas faça o que lhe interessa.

Na CipSoft, existem vários trabalhos diferentes porque, na verdade, fazemos tudo sozinhos, incluindo suporte ao cliente e marketing. Estamos ansiosos para cada aplicação em que percebemos que há uma certa paixão por trás disso.

MeinMMO: Sr. Vogler, muito obrigado pela entrevista.

Os MMORPGs são um desses jogos, alguns dos quais envelhecem de forma notável e são muito melhores hoje do que quando foram lançados. Alguns jogadores realmente apreciam isso:

8 MMORPGs antigos que ainda estão sendo jogados

FONTE: https://mein-mmo.de/deutsches-mmorpg-tibia-boomt-interview/?fbclid=IwAR1YMfmfy1P9E_O3cW1BcGHbp8sjIJJbOmatqwyCY5aLdYfIpB2EcogOrSA

E aí o que acharam da entrevista? Acreditam que o Tibia tende a crescer ainda mais? Deixe sua opinião pra gente…

Tv Epaminondas

Patrocínio

Últimas Notícias

Curta a nossa página!