Desde o update do qual foi implementado o set ambient light, os tibianos passaram a ter a possibilidade de regular a luz ambiente do jogo. Nas versões anteriores, todos os jogadores ainda tinham que contar com a presença de tochas em suas mochilas, equipar itens que fornecem uma quantidade de luz e fazer uso de magias que geram luminosidade ao local por um determinado tempo, principalmente nos lugares onde há pouca iluminação (como as áreas subterrâneas).


Apesar da possibilidade de alterar a quantidade padrão de luz no jogo (25%) para o fornecimento de luz total no cliente (100%), os efeitos luminosos apenas serão notáveis nitidamente com a ausência total de luz no cliente (0%). Sendo assim, só será possível enxergar os efeitos dos objetos que compõem os cenários do jogo (como postes e cristais) e as formas de se projetar luz já ditas anteriormente.
A seguir explicarei resumidamente um pouco dessa magia luminosa que há no Tibia:
1. Objetos de cenários
1.1 Os cristais
Exemplos:




Os cristais fornecem luminosidade em uma determinada área. Se o local possuir cristais de diversas cores, haverá uma miscelânea de luzes coloridas da qual formará um efeito incrível!


1.2 Postes, Tochas, Lâmpadas e Campfires
Exemplos:







São encontrados em diversos cenários objetos que iluminam o ambiente. Alguns são característicos do local e outros se encontram em mais de um ambiente. Possuem uma pequena iluminação à sua volta e geralmente são encontrados em quantidades em um mesmo local.


2. Itens fornecedores de luz
2.1 Itens que não se desgastam
Exemplos:







Alguns itens possuem luz infinita, ou seja, mesmo utilizados por um longo período sua luz nunca irá se desgastar.

2.1.1 Frozen Starlight

Entre todos eles, a Frozen Starlight com sua luz característica azul é a que fornece luminosidade com mais intensidade.

2.1.2 Monte seu próprio item fornecedor de luz!

A Shimmer Glower pode ser feita combinando um Shimmer Swimmer com um Eye of a Deepling.
Ela fornece menor quantidade de luz azul do que a Frozen Starlight e pode possuir um preço mais alto (dependendo do servidor).
3. Itens que se desgastam com o uso
Exemplos:






São itens que proporcionam luz por um determinado tempo e, depois que atingirem seu limite máximo de uso, somem/desgastam
.
3.1 Tochas

Antes de ser implementado o set ambient light no jogo, eram muito utilizadas para acessarem lugar menos iluminados como as caves. Ao se desgastarem, a visualização do local se tornava muito menos perceptiva.


4. Sombras
Ao selecionar a opção 0% de luz ambiente do jogo, as sombras ficarão mais nítidas. Elas aparecem nos lugares não iluminados, ou seja, onde não há nenhuma fonte de luz.

Quando o lugar todo é escuro e não há nenhuma fonte de luz para iluminá-lo, mesmo com 0% de luz ambiente haverá uma luz em torno do jogador e em outros lugares como as subidas (por exemplo: nas escadas).
Ainda há a presença de sombras em lugares rodeados por claridade (como, no caso, o magma que reflete luz vermelha)

Obs.: O contraste varia conforme a placa de vídeo. A sombra varia sua intensidade e a escuridão/claridade do lugar também!
5. Fields e Magias
5.1 Fields
Exemplos:

São encontrados em cenários, através de ataques de criaturas (como a Witch) e, também, alguns podem ser provocados ao utilizar runas.
5.2 Magias
5.2.1 Magias de luz:
Utevo Lux
Utevo Gran Lux
5.2.2 Luzes em magias de ataque e runas

(note que a área iluminada é a área ao redor da magia)
6. Montarias
Exemplos:

Até mesmo algumas montarias são capazes de iluminar o ambiente. Exemplo de como a Blazebringer envolve o jogador com sua luz:

Vários efeitos luminosos estão presentes no jogo. Há também os diferentes efeitos que podem ser ocasionados ao combinar luzes diferentes em um mesmo local, utilizando os artifícios citados ao logo desse artigo e, também, outros característicos de lugares únicos que possuem efeitos luminosos próprios como dentro das Warzones, do local onde é feito a Chayenne’s Realm Quest e o local de Vengoth onde ocorre o respawn da Devovorga durante o evento Rise Of Devovorga.
Dica: Aproveitar os efeitos luminosos é uma ótima alternativa para conseguir screenshots bonitas: Seja criativo e abuse das fontes de luz, cores, brilhos e regule a luz ambiente até que a fusão dos artifícios utilizados proporcione um efeito incrível para suas Screenshots




Parabéns pelo artigo!
É muito maneiro jogar com light 0%, principalmente em hunts, porque dá mais emoção, fica muito mais real, e dá bem mais medo também 0o
Só uma coisa: poderia ter colocado umas GIF’s mostrando por exeplo a iluminação do ataque de wands, ou de runas como a SD. Elas deixam meio que um “rasrto” de luz muito legal!
Oi Murilo!
Obrigada pelas sugestões, sempre serão bem vindas.
Porém as efeitos das runas e wands são basicamente os das magias (só iluminam ao redor da área de ataque) por isso achei desnecessário colocar.
Uia! Tema bem escolhido, parabéns! Tbm gosto dos efeitos luminosos do Tibia, uma batalha envolvendo muita magia na penumbra é outra coisa… luzes coloridas cruzando a tela o tempo todo e muito sangue jorrando, o espírito do RPG se intensifica. Acho que a Cip deveria explorar mais tais efeitos, pq é bem legal.
Gente eu não faço nada disso apenas vou em configurações… e coloko o brilho no máximo da para ver em qualquer lugar
Tema muito bem escolhido. Me agrada ver que não só de estatísticas de Loot e cálculos de skill vive o Tibia.
Muito bom ! Pessoa que usa 100% do brilho no tibia, perdem de ver o brilhos de itens como o da frozen starlight (luz da poi ) que é tão bonita ! O meu eu deixo em 75% e fica muito bom !
Parabéns Nath, ficou bem legal! rs
excelente postagem
antigamente eu usava SEMPRE as tochas, era como uma “armor” no seu char, não poderia sair por aí sem uma.
Dica: jogue um pouco com set ambient em 25% ou mesmo 0%, e sua aventura será bem mais fascinante!
Faltou falar de montarias, como crystal wolf ou a da lightbearer
Olá Diego,
Realmente, as montarias proporcionam luz. Mas, além delas, há VÁRIOS outros fatores que não citei que também geram luminosidade. É, realmente, MUITA COISA e, a maioria, são bem específicas então menos relevantes. Como eu disse eu resumi, talvez levaria mêses para eu acabar esse artigo se levasse a fundo. Também, depois que for implementada as mudanças que veremos no testserver seria mais coisa a ser abordada.
Espero que tenha gostado do artigo mesmo assim! 🙂
Editado: Estou providenciando uma parte no artigo para comentar brevemente sobre as montarias. Obrigada pela sugestão e por me lembrar 🙂
É muito legal, pena que muita gente (principalmente os que só querem saber de lvls) não liga pra isso…
Vcs tem que ver o pantano de venore a noite, sem iluminação, fica bonito demais *_*
que bonito 😀
Interessante relembrar dessas fontes de lus, muitos players nem sabem que elas existem
Muito bom, a melhor luz na minha opinião é a da armor “Elite Draken Mail”, a única que fornece luz roxa intensa 😉
nossa, ficou muito bacana mesmo 🙂 , vlw tibiawiki, sempre ajudando nós jogadores !!