Em 4 de setembro, o promoted fansite TibiaBariloche.com.ar entrevistou um dos testers oficiais da CipSoft, o Bolfrim. Abaixo você pode conferir a tradução na íntegra desta entrevista.

Tibia Bariloche: Você poderia apresentar-se… Seu nome real, idade, de onde você é, onde você vive, que tipo de atividades você gosta, músicas, etc.
Bolfrim: Meu nome real é Sebastian, tenho 34 anos e eu sou da Alemanha (a maior parte do tempo eu morei no sul da Alemanha, mas também passei algum tempo perto e em Hamburgo). Eu sou umgamer e eu jogo em diferentes plataformas (PC, Xbox 360, PS3, PS Vita e às vezes no meu celular Android). Eu também gosto de assistir a filmes e ler livros. Eu estou interessado em fotografia (agora digital, mas eu comecei na analógica). No que diz respeito a música, eu gosto de coisas como Greenday e Billy Talent.
Tibia Bariloche: Você acha que a implementação dos Premium Scrolls está permitindo algumas pessoas ter mais dinheiro do que as outras devido ao dinheiro real?
Bolfrim: Acho que o sistema é bastante justo, porque o número de pergaminhos que alguém pode transferir para o jogo é limitado.
Tibia Bariloche: O que você acha dos Target Dummies serem removidos, e do treino offline ser introduzido?
Bolfrim: Pessoalmente eu nunca treinei minhas habilidades, então o treinamento offline é um recurso que acomoda o meu estilo de jogar Tibia. Por isso eu gosto e eu vou terminar regularmente minhas sessões de jogo nessas estátuas.
Tibia Bariloche: Você já testou como os diferentes bots trabalham e tentou descobrir alguma coisa para fazer o cheating mais difícil?
Bolfrim: Não, eu nunca testei um bot. Os desenvolvedores que trabalham nas contra-medidas para bots analisam esses programas. Então nós, os testers, verificamos se as contra-medidas implementadas têm algum efeito colateral indesejável no cliente e/ou nos servidores.
Tibia Bariloche: Como você se tornou um tester?
Bolfrim: Eu estudei ciência da computação e mídia e trabalhei algum tempo para uma empresa de internet conhecida como QA Engineer. Então, eu era um tester antes de eu entrar para a CipSoft. Como eu sempre quis trabalhar na indústria de jogos, eu aproveitei a oportunidade e apliquei-me sobre um anúncio de emprego da CipSoft. E aqui estou eu.
Tibia Bariloche: Como você reconhece um bug? Poderia descrever um dia normal de trabalho?
Bolfrim: Quando eu chego no escritório eu costumo checar meus e-mails, os relatórios de bugs dos tutores e nosso bug tracker interno para novos relatórios ou problemas resolvidos. Para o Tibia, eu também dou uma olhada no fórum para saber quais são os problemas atuais e se há algo relacionado a uma recente atualização ou correção de bugs. Depois eu tento verificar todos os relatórios nos nossos sistemas de testes internos e, se algo é classificado como um erro e é reproduzível eu entro com uma descrição do problema em nosso bug tracker e atribuo-o para as pessoas certas.
Além destes trabalhos do dia-a-dia, geralmente existem testes planejados para novas funcionalidades e conteúdos (para Tibia, TibiaME e Fiction Fighters ou algumas de nossas ferramentas internas) ou nós temos que verificar se uma correção de bug funciona como pretendido e não quebra o jogo. Sabemos que algo é um bug quando ele não funciona como especificado. Na maioria das vezes eu estou testando algo para Fiction Fighters, ocasionalmente – particularmente quando tem maiores updates/patches – eu fico envolvido em testes do Tibia e do TibiaME.
Tibia Bariloche: Nós todos sabemos que no início dos servidores de teste, sempre há bugs em abundância. Como é o seu dia de trabalho quando você tem que testar novos conteúdos e habilidades?
Bolfrim: Antes de iniciar os servidores de teste, há uma fase de testes internos e se estamos confiantes de que um servidor de teste já é possível, preparamos tudo para a execução. Na fase de testes internos temos documentos que descrevem como missões ou outros novos conteúdos devem funcionar. Se reconhecemos um erro, tentamos descobrir se isso é um bug ou, por exemplo, apenas uma descrição clara nos documentos.
Durante um servidor de teste, verificamos todos os relatórios de bugs que recebemos dos jogadores e olhamos o fórum de teste e, em seguida, tudo é quase como um dia normal de trabalho. Se tivermos tempo, vamos para o servidor de teste e conversamos com as pessoas ou verificamos problemas que as pessoas estejam falando.
Tibia Bariloche: Você tem seus próprios personagens privados para jogar tibia? Que tipo de atividades você mais gosta quando você joga?
Bolfrim: Claro que eu tenho um personagem privado no Tibia! Eu gosto de fazer quests, especialmente junto do Delany e Siramal. E há sempre algum tempo para fazer uma pequena caça. Eu também gosto de ajudar outros Tibianos no chat de ajuda ou simplesmente conversar com as pessoas no english chat.
Tibia Bariloche: O que você considera como o maior problema do Tibia hoje em dia?
Bolfrim: Na minha opinião, bots são o maior problema do Tibia, porque eles têm influência sobre a economia do jogo e arruínam a diversão de outros jogadores de Tibia.
Tibia Bariloche: Você já considerou a ideia de iniciar invasões em servidores diferentes e aleatórios com novos poderosos monstros controlados por testers?
Bolfrim: Soa como uma ideia divertida. Mas seria realmente difícil de controlar monstros em mais de 70 servidores, você não acha?
Tibia Bariloche: Você visita algum fansite? Quais? Você já visitou o TibiaBarilioche antes, em caso afirmativo, como você acha que poderia ser melhorado?
Bolfrim: Eu tenho que admitir que eu visitei o TibiaBariloche apenas uma ou duas vezes (como a maioria dos outros fansites), mas eu realmente gostei do design.
Tibia Bariloche: Você tem testes divertidos ou você acha isso chato?
Bolfrim: Essa é uma pergunta curiosa. É claro que eu gosto do meu trabalho e de trabalhar na CipSoft, e com todas as pessoas incríveis é muito divertido. Como poderia ser chato ser parte de uma equipe que cria jogos que as pessoas de todo o mundo gosta de jogar?
Tibia Bariloche: Você tem quaisquer outras atividades de trabalho no Tibia além de testes?
Bolfrim: Não. Ser um tester de software é um trabalho em tempo integral.
Tibia Bariloche: Como você conseguiu obter a posição de tester? A CipSoft lhe ofereceu essa função ou você se aplicou a ela? Quando entrou, você teve qualquer tipo de teste/exame?
Bolfrim: Eu apliquei-me em um anúncio de emprego e, em seguida, teve uma entrevista de emprego. É o mesmo procedimento como candidato a um emprego como desenvolvedor de software ou trabalhos similares.
Tibia Bariloche: Você já conhecia o jogo antes de aplicar-se para o trabalho, ou era totalmente novo para você?
Bolfrim: Para ser honesto, eu nunca havia ouvido falar de Tibia antes de aplicar para o meu trabalho na CipSoft. Eu tive que fazer algumas pesquisas sobre o assunto e tentei experimentá-lo por algum tempo. Como eu comecei na CipSoft tive a chance de jogar intensamente nas primeiras semanas. Isso é uma coisa importante para um tester, você tem que conhecer o produto que você tem que testar.
Tibia Bariloche: O que o Tibia significa para você? É apenas um jogo? É apenas o seu trabalho? Ou?
Bolfrim: Tibia é um jogo (nada mais e nada menos). Como eu sou parte de seu desenvolvimento e porque é o jogo que fez sucesso na CipSoft, ele definitivamente tem um grande significado para mim do que outros jogos e eu estou ansioso para ver o que o futuro trará.
Tibia Bariloche: Como é que a sua viagem com o Tibia começou?
Bolfrim: Quando eu experimentei o jogo, eu – acidentalmente – fiz um personagem (um sorcerer) em um mundo Open PvP. Eu logo viajei para Darashia e cacei alguns rotworms. É claro que alguns erros estúpidos e um pouco de falta de sorte causou algumas mortes e por isso decidi fazer um monte de novos personagens para experimentar as outras vocações em alguns níveis. No meu primeiro dia de trabalho na CipSoft, eu fiz um novo personagem, um knight, em um mundo Optional PvP desta vez e esse é o meu personagem desde então.
Tibia Bariloche: O que você acha do atual PvP; você acha que é justo como é agora, ou o que gostaria de melhorar/mudar?
Bolfrim: Como eu não sou um jogador de PvP, eu não posso dar uma resposta inteligente para essa questão.
Tibia Bariloche: Por que você acha que a troca de posição e a bênção de PvP foram introduzidos?
Bolfrim: Essa é uma pergunta que um gerente de produto poderia responder muito melhor do que eu. Para dar pelo menos uma resposta curta: Eu acho que essas características foram introduzidas para combater algumas das áreas mais problemáticas do nosso sistema de PvP.
Tibia Bariloche: Como você imagina o Tibia em 5 – 10 anos?
Bolfrim: Nos próximos anos Tibia provavelmente irá mudar um pouco (como todo MMO) e avançar ainda mais. Eu gostaria de ver muitas pessoas e uma comunidade sólida ainda jogando e desfrutando o jogo em 10 anos.
Tibia Bariloche: Qual cliente do Tibia você pessoalmente prefere, Stand Alone ou Flash e por quê?
Bolfrim: Pessoalmente eu prefiro o Flash Client, porque eu posso jogar Tibia em todos os lugares onde eu tiver um navegador disponível. Eu gosto da aparência do Flash Client e do manuseio mais confortável. E eu realmente espero que a luz do ambiente volte em breve no Flash Client, porque ela parecia realmente ótima.
Tibia Bariloche: Por favor, diga-nos qual vocação você se identifica mais e por quê?
Bolfrim: Comecei como sorcerer e depois passei para um knight e no momento é a vocação que eu mais gosto. Na minha opinião aprender a jogar com um knight não é tão complexo como aprender a jogar com uma das outras vocações. Para mim é a vocação perfeita para jogar uma rápida sessão de Tibia de vez em quando.
Tibia Bariloche: Como um tester, há alguma mensagem que você gostaria de dar para a comunidade nesta ocasião?
Bolfrim: Claro! Eu gostaria de agradecer a todas as pessoas por enviar-nos relatórios de bugs ou e-mails e trazer a nossa atenção para as partes do jogo que têm problemas técnicos ou outros. Continue fazendo isso! E experimentem Fiction Fighters!
A equipe do Tibia Bariloche agradece ao Bolfrim e a CipSoft por providenciar essa entrevista. Vale ressaltar que essa entrevista foi feita alguns dias antes do Fiction Fighters ser descontinuado. A versão original desta entrevista, em inglês, pode ser vista aqui.




Boa entrevista, mas às vezes os testers deixam passar cada erro, que fica parecendo que eles não fazem nada…
Tibia Bariloche: O que você considera como o maior problema do Tibia hoje em dia?
Bolfrim: Na minha opinião, bots são o maior problema do Tibia, porque eles têm influência sobre a economia do jogo e arruínam a diversão de outros jogadores de Tibia
Os Bot são o maior problema ?? pela amor de deus bot nunca vai acaba , o que fode com o tibia é a [ops!] dos update olha a [ops!] de player que tem on ‘—-‘ se acha msm que os playes tão saindo do tibia por causa do sistema da cip ?? se atira cara !!
mt bom !
Boa a entrevista, tenho curiosidade sobre o que eles fazem lá dentro
meio ruinzao esse team de test
Maneira
muito coisa,depois eu leio, tenho que jogar lol
ganha bem, será?
huaha
kkkkkkk magina
nada em dinheiro o.o
Bem legal
Interessante a entrevista, Bolfrim tem razão.
Bot’s são o principal problema, é ridiculo a existência de bot’s.
verdade
a clipsost devia ter um melhor
sistema contra bots
concordo com o duff
Tibia Bariloche: O que você acha do atual PvP; você acha que é justo como é agora, ou o que gostaria de melhorar/mudar?
Bolfrim: Como eu não sou um jogador de PvP, eu não posso dar uma resposta inteligente para essa questão.
vergonha, namoral
Hail Tibia Bariloche!!!!!!!
legal, tenho o golden bug dele =p