Este mês nossos parceiros do Tibia Venezuela entrevistaram Count Tofifti, Content Designer do Tibia. Confira na íntegra!
———————————————–
TibiaVenezuela: Você poderia nos contar um pouco sobre você? O que você faz na CipSoft?
Count Tofifti: Olá TibiaVenezuela. Meu nome é Count Tofifti, e sou Alex na vida real. Tenho 37 anos, moro em Regensburg e me juntei a equipe de conteúdo de Tibia há 3 anos e meio. Atualmente eu sou o líder da equipe de conteúdo e meus principais tópicos são monstros e balanceamento. De qualquer forma, nós não somos restritos somente a esses assuntos. Em poucas palavras: Nós todos estamos trabalhando juntos em conceitos para os updates com os Product Managers, e nós implementamos os updates com a equipe de conteúdo. Além disso, procuramos analisar onde podemos melhorar e também trabalhamos em novas ideias.
TibiaVenezuela: E como foi o começo do seu trabalho na CipSoft? Por que você escolheu ele?
Count Tofifti: Foi ótimo, parecia ser um desafio e eu gostei (e ainda gosto) do Tibia. O primeiro encontro com a Chayenne, que era o líder da equipe de conteúdo quando eu me candidatei, foi muito bom. Eu imediatamente me senti confortável com a equipe e com o trabalho.
TibiaVenezuela: Você estava familiarizado com o jogo de antemão?
Count Tofifti: A primeira vez que eu ouvi sobre Tibia, foi seis anos antes de eu começar a trabalhar na CipSoft. Você tem que saber que eu estudei em Regensburg e portanto, é muito provável – se você gosta de jogos- que você conheça uma empresa de jogos em sua cidade… Algo assim é sempre interessante para gamers.
TibiaVenezuela: Por que “Count Tofifti”?
Count Tofifti: Não há como explicar. Em comparação aos meus colegas, meu nome é pura bobagem.
TibiaVenezuela: Qual foi a primeira coisa que você fez, quando se juntou a equipe?
Count Tofifti: Eu disse “Bom Dia, eu sou o novo idiota agora!” Não, eu estou apenas brincando. Eu tentei subornar todo mundo trazendo bolo e salsichas! A situação do escritório inteira estava diferente se comparada de como é hoje em dia. Nós compartilhamos um escritório com os artistas gráficos naquela época e a equipe fez o meu começo muito suave e agradável. Foi incrível.
TibiaVenezuela: Muitas pessoas, que não estão associados com o desenvolvimento de jogos em geral, não conseguem definar a diferença entre um designer e um designer de jogos. Você poderia por favor, nos dizer algo a mais sobre o trabalho de um designer de jogos?
Count Tofifti: Bem, eu tenho que assumir que você fala sobre a diferença de um designer de conteúdo e de um designer de jogo. Cada empresa trata isso de uma forma específica e define as responsabilidades e deveres relacionados com a situação.
No nosso caso: nós somos designer de conteúdo de jogos, e nosso trabalho consiste em vários aspectos como disigner de nível, escrita do jogo, design de cenário… Nós designers de conteúdo de jogos fazemos os conteúdos aparecerem . O designer de jogo em contra mão, foca principalmente no mecanismo do jogo, e a estrutura em geral.
TibiaVenezuela: Qual é a sua vocação preferida e porque?
Count Tofifti: Por favor, entenda que é impossível para eu nomear uma vocação favorita. Eu estou trabalhando com elas profissionalmente, então eu tenho que gostar de todas da mesma maneira, eu sou neutro neste caso! Em um nível mais pessoal, sim, eu tenho uma vocação favorita que eu gosto de jogar, mas eu não vou contar…
TibiaVenezuela: Qual foi inspiração para vocês construirem Roshamuul?
Count Tofifti: É realmente difícil de responder. Primeiro de tudo, nós tivemos uma ideia aproximada do que queríamos no update – basicamente, uma nova área para jogadores de níveis altos-. Em segundo lugar, nós queríamos continuar um pedaço de conhecimento. Nós verificamos as nossas possibilidades e a ideia de sonho e pegar um cenário surreal começou a crescer. A equipe inteira compartilhou ideias.
Normalmente, tudo começa com reuniões de equipe em que todos nós trazemos nossas ideias e na maioria dos casos as ideias começam a crescer a partir de então.
TibiaVenezuela: Como você vê os novos bosses destinados aos jogadores high level?
Count Tofifti: Bem, com o update de verão 2013 as nossas possibilidades para a criação de confrontos com bosses cresceu bastante. E, ainda há muito espaço para novas abordagens para a elaboração de futuros confrontos. Roshamuul foi elaborada para ser realmente difícil. De certa forma, todos os bosses lá são difíceis, por exemplo, Gaz’haragoth tem algumas estatégias de combate que até agora nenhum outro boss apresentou. Elaborar bosses requer analizar vários aspectos, como por exemplo: – por que esse ser um chefe? – Que recompensas deveria haver? – Qual é a história por trás do chefe? – O quão difícil deve ser o combate? – Quantas pessoas devem participar do confronto? – Onde tudo vai acontecer? – O que se parece? – É divertido / o cenário é agradável / é desafiador? – Depois de tudo pronto, ele realmente funcionar como o esperado? … É muito bom e gratificante fazer tudo isso!
TibiaVenezuela: Há algum autor/ livro / jogo que servem de inpiração, que obinfluenciam na elaboração de quests?
Count Tofifti: Não, porque , realmente, eu não trabalho assim. Logicamente, muitas coisas diferentes (não apenas livros) me inspiram. Mas, depois de criar ou durante a criação, eu, sinceramente, não penso mais a respeito disso. Assim, é muito dificil responder. Todos somos naturalmente influenciados por algo, seja pela experiência , pensamentos, livros, jogos , outras pessoas , seja lá o que for. E, também por humores e circunstâncias… Escrever sobre algo é uma questão de escolha e, no meu caso, não sou capaz de dizer, mais tarde, o que estava na minha cabeça no momento que estava escrevendo…
TibiaVenezuela: Conte-nos sobre a seu método para criar as criaturas. Você se inspira na vida, ou em algum outro meio? Como você elabora a ambientação a partir das criaturas criadas?
Count Tofifti: Ao criar criaturas existe uma certa dose de características concretas e mas também há uma parte de criação livre. Se por um lado, procuro trabalhar com minha imaginação para criar o ambiente delas, como por exemplo, onde ela deveria estar, com o que esta área deveria parecer, que tipo de efeitos deva produzir e dentre outras coisas. Por outro lado , é simplesmente pura matemática…
TibiaVenezuela: O que responder a uma pessoa que acha que certas áreas ou dungeonsnnão são destinadas aos jogadores regulares, mas para os botters ? Como por exemplo: coryms, dragons , chakoyas , bárbaros , etc…
Count Tofifti: Em um mundo democrático , há liberdade de pensamento ! Somos game content designers e queremos que a comunidade se divirta no Tibia ! É claro que não projetamos para botters , isso é um absurdo! A questão dos bots é ruim tanto para a CipSoft quanto para p fair play do jogo.
Alguns jogadores veem uma conexão direta entre botters e nosso trabalho de desenvolvimento de conteúdo, mas eu não. Estou convencido de que é impossível resolver a questão dos bots com medidas de conteudo. Temos que aceitar o fato, o problema com bots não será solucionado por projetos de desenvolvimento de mapas ou de conteudo. O problema deve ser abordado de outra forma.
TibiaVenezuela: Existe algum projeto dos sonhos com o qual, algum dia, você gostaria de trabalhar ? Ou, um idéia original que você sempre quis testar?
Count Tofifti: Serei cauteloso com a resposta. Sim, sonho em realizar um projeto e também acredito que o Tibia precise dele com certa urgencia. Mas , não me atrevo a citá-lo pois não quero gerar expectativas.
TibiaVenezuela: Há algum projeto de conteudo em larga escala? Como por exemplo, um novo grande continente ?
Count Tofifti: Claro, com certeza temos planos , mas não vou “spoilar” agora, vocês terão que aguardar pelos teasers e update!
TibiaVenezuela: Os trabalhos do Council Group continuarão? Qual será a proxima etapa? Quais áreas vocês estão estudando a possibilidade de expandir ou há novas a serem melhoradas?
Count Tofifti: Até onde eu sei, está prevista a continuidade das discussões do Council Group em geral. Quanto aos projetos futuros não há uma decisão final sobre eles, mas, existem tópicos que provavelmente serão avaliados com o novo grupo de conselheiros.
TibiaVenezuela: Sabemos que a situação dos bots não tem relação com você nem a sua crew (equipe de conteúdo). Contudo, os tibianos vêm notado o impacto provocado pelas exclusões em massa sobre um grande número de jogadores. Por favor, conte-nos a sua opinião sobre isso!
Count Tofifti: Para ser honesto: não quero comentar sobre a situação dos bots. É uma pena, esta é uma questão importante – no Tibia e em muitos outros jogos também. Além disso, este assunto é muito complexo e não quero ir muito longe, pois não podemos discutir possíveis mal-entendidos depois da entrevista. Pessoalmente, espero que no tibia haja um progresso concreto e sustentável na abordagem a esta situação.
TibiaVenezuela: Que tipo de quests que você gosta mais de projetar: tasks, enigmas (como paradox) ou missões em bases (como Banuta)?
Count Tofifti: Eu pessoalmente prefiro a trabalhar nas missões em bases, mas, como tudo na vida, em meu trabalho tenho mais coisas a fazer do que meus gostos pessoais. Minhas atividades principais e mais divertidas são monstros, locais de caça e balanceamento.
TibiaVenezuela: Você acha que os mistérios do Tibia precisam ser melhorados? Você acha que precisamos de mais mistérios? As pessoas pensam que alguns “mistérios” são apenas missões inacabadas, e muitos jogadores nem sequer se preocupam com mistérios e muitos outros perderam o interesse sobre eles com o passar dos anos. Existe uma esperança para completar a Serpentine Quest? Você se importa com mistérios?
Count Tofifti: Mistérios são uma parte essencial do Tibia e, sim, eu me preocupo com mistérios. Mas o que você quer dizer com “precisa ser melhorado”? Todo mundo percebe-os de forma diferente e esse é o ponto. Não se pode generalizar os mistérios. Cada um é único e especial. Sobre Serpentine: Talvez você deva falar com Knightmare sobre isso ^^
TibiaVenezuela: De um modo geral sobre o seu trabalho, o que você mais gostou ou se você já se arrependeu de algo que você fez.
Count Tofifti: Minha parte favorita do trabalho é melhorar as coisas. Eu realmente gostei, por exemplo, do resultado das tarefas do Grizzly (embora ache que elas ainda podem ser melhoradas) e também do que foi feito nos locais de caça sugeridos pelo conselho. Em certas condições, trabalhar com a comunidade é realmente inspirador e divertido. E sim, eu também me arrependo de algumas coisas. Principalmente todas as coisas que construímos com boas intenções, e, mais tarde, elas produziram um resultado inesperado e longe das boas intenções.
TibiaVenezuela: Você já pensou sobre a implementação no jogo de criaturas mitológicas da América Latina? Por exemplo, os bosses relacionados com a cultura asteca, maias, ou incluir alguma do nosso folclore?
Count Tofifti: Para algumas referências em outras mitologias como essas são de fato possíveis, mas somente combinado com um toque tibiano. Bosses precisam ter sua origem no Tibia, eles precisam se encaixar na história do Tibia.
Por isso, estamos abertos a ideias como essas, mas nós precisamos manter todo o escopo tibiano em mente. Se encontrar soluções sobre como estabelecer conexões com a lore está tudo bem. De qualquer forma, criaturas mitológicas são geralmente interessantes.
TibiaVenezuela: Você visita algum site de fãs? Um dos meus funcionário no TibiaVenezuela, também é admin do Tibiagirls, um dos fã de vocês. Como você avalia o impacto dos sites de fãs na América Latina no jogo?
Count Tofifti: Sim, eu visito fansites com freqüência e também conheço o Tibiagirls. Sempre foi divertido conhecer os membros da equipe. Contudo, não tenho certeza de como poderia avaliar o impacto dos fansites. Posso dizer que a paixão e o espírito que os administradores e membros de fansite demonstram pelo tibia é algo muito importante e isso eu valorizo muito. Fico muito agradecido pelo trabalho positivo de todos voces! E isso realmente tem um impacto positivo!
TibiaVenezuela: Algo a dizer sobre o recurso do 3º addon?
Count Tofifti: O que?
TibiaVenezuela: Algum plano de adicionar mais achievements nas novas classes?
Count Tofifti: Até onde sei, não existe nenhum plano concreto no momento, mas as coisas podem mudar rápido por aqui, então: nunca diga nunca!
TibiaVenezuela: Você poderia avaliar o atual balanceamento do jogo?
Count Tofifti: Balanceamento em que contexto? Não há nenhum balanceamento no geral, é preciso sempre ter um contexto… Deixe-me tentar explicar um pouco: Existem alguns aspectos do jogo que são influenciados por alguns tipos de ações balanceadas. Todos estes diferentes aspectos criam no final a impressão de um balanceamento “global”. Assim as coisas são percebidas como balanceadas, no entanto, é subjetivo.
Então deixe-me dizer apenas isso: Existe espaço para melhorias em muitos aspectos do Tibia no que diz respeito ao balanceamento. Neste contexto eu pessoalmente espero por mais alguns Tibia Counsils para que possamos discutir certos problemas e projetos maiores com um grupo representativo. Dessa forma recolhemos diferentes opiniões e conseguimos uma visão muito melhor.
TibiaVenezuela: Obrigado por seu tempo para responder nossas questões para esta entrevista! Nós do TibiaVenezuela & TibiaGirls apreciamos muito seu trabalho dentro da CipSoft, continue fazendo um ótimo trabalho!
Count Tofifti: Muito obrigado e foi um enorme prazer! Aproveitem e continuem ligados! Vejo vocês no Tibia!









Interessante a entrevista deles, apesar de ser praticamente sempre a mesma coisa, digo isso mas não falo daquilo e por aí vai ^^…
é incrível a capacidade deles de se esquivarem todos parecem ser pally.