[Tibiopedia] Entrevista com Umrath!

Ontem o promoted fansite Tibiopedia.pl publicou uma entrevista realizada com Umrath, gerente de operações da CipSoft. A entrevista original, em inglês, pode ser lida aqui. Abaixo você pode conferir a entrevista em português. As artes foram criadas por Xelenty.

TibiopediaEm primeiro lugar, diga-nos algo sobre você – qual é o seu nome, quantos anos você tem, onde você mora, o que você estuda?
Umrath: Meu nome é Thoralf Will, tenho 36 anos e eu vivo, como você deve ter adivinhado, em Regensburg. Eu estudei ciência da computação.

TibiopediaQual é o seu hobby? Com o que você ocupa seu tempo livre?
Umrath: A maior parte do tempo eu passo com meu filho de 4 anos. No meu tempo livre eu sou muito ativo na política. Eu sou presidente distrital de um partido bem novo e nós iremos concorrer a três eleições do próximo mês*. Assim, atualmente, eu passo quase todo o meu tempo livre em campanha. Quando não estou fazendo isso, se houver tempo de sobra para relaxar, gosto de jogar Ingress. Sim, eu sou nível 8. 🙂

TibiopediaComo e quando você conheceu a CipSoft? Como foi sua entrevista? Qual a origem do seu nick?
Umrath: Comecei a trabalhar para a CipSoft em 2003, já como administrador do sistema. Como fui um dos primeiros funcionários, naquela época, minha entrevista foi muito diferente em comparação com o estilo mais profissional que adotamos hoje em dia. Fui convidado por Steve para vir a Regensburg, onde eu conheci ele e Durin, foi uma entrevista bastante descontraída. Logo depois fui contratado para o trabalho.
Meu nick é uma mistura de antigos nomes de personagens, que eu usei em outros jogos. Não há um significado mais profundo para ele.

TibiopediaComo é feita a divisão de trabalho entre você, Craban e novo gerente de produto? Vai ser uma completamente nova pessoa ou alguém de dentro da equipe?
Umrath: Craban lidera a equipe. Ele é responsável pelo Tibia como um todo, coordena a gestão, etc.

Eu sou responsável pelo dia-a-dia. Portanto, o meu título interno e oficial foi mudado para “Operations Manager“. Isso significa que eu sou responsável por aplicar as atualizações, correção de problemas que o suporte não pode solucionar, analisar e corrigir erros no geral, certifico-me de que tudo “simplesmente funciona”. Isso não parece muito, mas acreditem, a execução de um velho jogo, que existe há 16 anos, é um grande desafio.

Nosso novo gerente de produto começará em outubro. Ele será responsável pelo desenvolvimento de novos recursos e atualizações, da mesma forma que Skyrr fazia. Atualmente, esta tarefa está sob responsabilidade do Craban e, em parte por, minha também. É uma demanda extra em relação a nossa carga de trabalho regular, por isso, estamos realmente ansiosos para o nosso novo colega assumir!

TibiopediaO que faltou em Fiction Fighters para ele se tornar um sucesso? Você reviu alguma das conclusões a partir dele?
Umrath: Analisamos várias partes de todo o projeto para examinar essa questão e aprender para projetos futuros. Como erro principal, identificamos nosso foco em questões técnicas, ao invés do jogo em si. Começamos a desenvolver a ideia a partir da renderização de painéis de quadrinhos e tentou-se desenvolver um jogo em torno disso. Má ideia.

TibiopediaVocê trabalhou no FF por um longo tempo, para abandoná-lo duas semanas depois de anunciar um concurso e abri-lo para um público mais amplo. Por que você não tentou lutar pela permanência dos jogadores?
Umrath: Nós tentamos. Foi inaugurado muitos meses antes, como preview e nós reconhecemos rapidamente que Fiction Fighters não iria reter os jogadores. Muita gente entrou e saiu em poucos minutos. Então mudamos grande parte do jogo e tentou-se novamente. O concurso foi destinado a atrair jogadores suficientes para encher os servidores de forma rápida e para atrair jogadores pvp  – o nosso foco principal para Fiction Fighters.

Imagem PostadaMuitos jogadores vieram, alguns jogaram e saíram. Quando percebemos que não seriamos capazes de manter jogadores suficientes para termos uma comunidade crescente, ficou claro que o jogo não foi bom o suficiente.

TibiopediaO que aconteceu com as pessoas que trabalhavam no FF? Quão grande foi a equipe? Você, agora, trabalha no Tibia, o que acontece com os outros?
Umrath: A equipe do Fighters Fiction era muito menor do que a equipe do Tibia. Nós eramos 3 programadores, 2 artistas gráficos, 1 designer de conteúdo e 2 gerentes de produto. 4 de meus ex-membros da equipe estão agora trabalhando em um novo protótipo e os outros se juntaram às equipes do Tibia e do TibiaME.

Tibiopedia9 meses após descontinuar o  FF, foram lançados novos projetos – InfecTD e Summonia. Quais os planos futuros para estes jogos?
Umrath: Eu, absolutamente, não tenho me envolvido nestes projetos. Não tenho nenhuma ideia de quais são os planos futuros para eles. Entre os responsáveis pelo protótipo do InfecTD estão o designer de conteúdo e um dos programadores, ex-membros da equipe do Fiction Fighters.

TibiopediaPerguntando de um forma um pouco popular –  não seria melhor continuar a melhorar o Tibia e o TibiaME ao invés de desenvolverem novos jogos, nem sempre bem-sucedido?
Umrath: Fazemos os dois. Tibia tem, de longe, a maior equipe aqui e investimos muitos recursos para desenvolvê-lo ainda mais. TibiaME também é atualizado regularmente. Mas, é necessário o desenvolvimento de novos jogos para nos mantermos bem sucedidos e competitivos a longo prazo.

TibiopediaAgora algo sobre um tema recente: quando foi anunciado que os patches poderiam ser divididos em partes devido a mudanças no fluxo de trabalho de vocês, o mesmo foi feito com o update de verão. Foi uma exceção ou você prefere dividir todas as atualizações e patches?
Umrath: Fui eu quem pressionei pela mudança do fluxo de trabalho. Como vocês já devem ter percebido, nós começamos a implementar modificações em pequenos blocos de mudanças mas lançados com mais frequência. Eu prefiro trabalhar desta forma, pois, se as mudanças são menores, é mais fácil isolar um possível problema. Além disso, tem a vantagem dos recursos estarem disponíveis mais rapidamente.

Para responder à pergunta: Sim, eu gostaria de mantê-los dessa maneira e Craban está apoiando minha decisão. Embora, isso não signifique que iremos abrir mão das atualizações maiores de verão e inverno.

TibiopediaSó mais uma pergunta sobre um assunto que tem mantido nossas mentes ocupadas nestes dias. Os ataques DDoS são causados ​​por pessoas. Você trabalha com autoridades de investigação, a fim de apanhá-las? Alguma delas já foi presa, condenada?
Umrath: Eu tenho medo, não estou envolvido em nenhuma atividade legal relativas aos ataques DDoS, não posso fazer nenhuma declaração sobre isso. A coordenação e cooperação com nossos fornecedores e centros de dados é tratada pelo departamento de tecnologia.

Porém, de um modo geral, às vezes os ataques DDoS são tão grande, que os próprios centros de dados são afetados e mais serviços passam a enfrentar problemas sendo eles ou não o alvo real do ataque. Nesses casos, eu diria, que seria até possível para os centros de dados contactar as autoridades.

Então, por enquanto, eu não sei se alguém já foi condenado, espero que sim. E, na minha opinião, uma vez que há várias maneiras de ser registrar queixas legais em caso de grande ataques DDoS, as chances são altas de que alguns atacantes foram pegos no passado.

TibiopediaVamos voltar no tempo, para 28 de Maio, o dia em que o recurso “Additional Death Information” foi anunciado. Ele causou dois erros graves em uma fila, os servidores voltaram ao estado normal às 16 CEST. O que acontece no escritório em dias como esse? É uma espécie de confusão grave e agitação, quem é responsável por lidar com esses problemas e como é feito?
Umrath: Manter a calma é a coisa mais importante, se algo der errado.

Este recurso necessitava de algumas mudanças sérias “sob a capa” e, posteriormente, quebrou algumas funcionalidades para um caso muito especial. Felizmente, fomos capazes de identificar rapidamente o problema – mas, naturalmente, leva algum tempo para codificá-lo, testá-lo e, finalmente, implantá-lo. Ao mesmo tempo, tivemos que resetar todos os mundos, se não estou enganado. E Isso, também, não é uma tarefa realizada em cinco minutos .

E sim, é o meu trabalho coordenar o combate a incêndios. Nos casos em que não há 100% de certeza do que deu errado, eu me sento com os responsáveis pelos testes, os programadores e os designers de conteúdo para falar sobre o assunto.

Uma das questões-chave que tenho que responder são: Quais os possíveis impactos do problema? Será que, para evitar mais danos, precisamos desligar os servidores imediatamente?

Muitas vezes, essas perguntas não podem ser respondidas com 100% de certeza, então eu preciso medir as conseqüências e decidir baseado em minhas conclusões.

Imagem PostadaTibiopediaQuando problemas como os citados anteriormente ocorrem, tanto o Auditorium quanto os fóruns dos fansites são inundados por comentários tipo: “lol amadores nem implementar um pequeno patch sem problemas vocês são capazes haha”. Como você se sente com isso? Os jogadores que postam estes comentários estão errados? Por quê?
Umrath: Os Community Management são os responsáveis pelos fóruns e feedbacks. Eu só tenho a versão condensada, a qual não contém nenhuma provocação, apenas os fatos.

Até o momento, o Tibia já tem mais de 16 anos desde seu lançamento. Ao longo do tempo, muitas partes foram alteradas mas o conceito subjacente e várias funcionalidade são mais velhas do que alguns dos nossos jogadores. Assim, é praticamente impossível mudar uma característica importante, sem danificar alguma coisa em um lugar completamente inesperado. A questão fundamental passa a ser: Será que os responsáveis pelos testes encontrão este lugar inesperado? – Normalmente sim. Contudo, por mais que você possa testar muitas coisa, em algum momento você tem que parar e decidir “Ok, eu acho que está funcionando como o esperado.” – E, assim, enviar o projeto.

Você poderia comparar o Tibia a um modelo de Ford-T, que, ao longo dos anos foi remodelado para se transformar em um moderno sedan mas a base é ainda de um carro de 100 anos de idade. Portanto, de vez em quando, temos que esperar algumas peculiaridades e problemas.

TibiopediaEntre os jogadores, qual é o atual interesse no flash? Qual é a tendência: para cima ou para baixo?
Umrath: O interesse está aumentando lentamente, mas ainda longe do nível que esperávamos alcançar.

TibiopediaQuais os planos para aumentar a popularidade do Flash? Ano passado, Craban, em uma entrevista ao TibiaBR anunciou a possibilidade de se reduzir os requisitos de hardware e a possibilidade de download do flash client. Quais os avanços atuais desses projetos?
Umrath: Eles ainda estão em pauta. Estamos constantemente trabalhando para melhorar a performance do flash client. Daremos também uma olhada no Adobe Air, mas isso não está exatamente dentro das minhas responsabilidades, por isso não posso passar nenhuma informação confiável a esse respeito.

TibiopediaHá algum tempo a CipSoft definiu uma regra sobre a liberdade quase que ilimitada para os jogadores… Os efeitos foram, de fato, mundos mortos como Ocera (mundo privativo de uma guilda) ou Premia. Por que, mesmo diante de um enorme feedback negativo sobre isso (por exemplo, na reunião de tutores em janeiro) eles ainda são tão importantes para vocês?
Umrath: O Tibia vive e respira essa liberdade. Se abandonarmos isso, abandonaremos o Tibia. Concordo que existem desvantagens para essa “liberdade ilimitada” e já estamos trabalhando em melhorias.

TibiopediaAs mudanças no PvP, ocorridas em 2009 e 2010 foram, de fato, muito questionadas pelos jogadores e, recentemente, as opiniões dos jogadores atuais, sobre as melhorias, também foram negativas. As vezes, você não fica “de saco cheio” quando quase todas as propostas da Cip sobre o PvP produzem um feedback negativo?
Umrath: Eu comecei a jogar Tibia em 1998, e trabalho para a CipSoft desde 2003. Então, já tenho uma ideia de como a comunidade vai reagir a praticamente qualquer grande mudança. Então eu tenho uma ideia de como a comunidade reage a praticamente qualquer mudança maior. Naquela época, os jogadores declararam v4 e v5 como as melhores e previram v6 e v7 como a morte do Tibia.

As previsões sobre o fim do Tibia não mudaram, elas retornam a cada update e isso não vai mudar, não importa o que a CipSoft faça. É da natureza humana, no início, não gostar de grandes mudanças ou, pelo menos, ser cético em relação a elas, especialmente se envolvem mudanças em rotinas diárias. Vamos ver o que o futuro nos traz.

TibiopediaVocê está feliz com o conceito dos mundos preview? Como você considera o seu desenvolvimento depois de mais de um ano de existência?
Umrath: A ideia foi brilhante e eu estou muito feliz com a existência deles. Eu “abuso” dos mundos preview para testar os update de verão nos 2 servidores antes de implantá-lo nos 79 mundos regulares. Isso é algo que não podíamos fazer antes.

TibiopediaEm agosto de 2011 você anunciou que possivelmente tiraria dos druidas a habilidade para usar as SDs. Este rumor regularmente volta a se espelhar entre os jogadores. Hoje, sua opinião sobre isso?
Umrath: Certamente, nesta entrevista, posso dizer-lhes minha opinião pessoal. Afinal, por anos, um dos personagens com o qual eu mais eu joguei é um druida. Eu adoraria ver um papel mais distinto para os druidas. Eu adoraria ter magias e runas mais especializadas e eu estaria disposto a sacrificar a capacidade de usar SDs para isso. Mas, não faço ideia de como os planos internos têm realmente evoluído e nem o que vai acontecer ao final.

Imagem PostadaTibiopediaEm uma pesquisa, ocorrida há pouco tempo atrás, foi perguntado aos jogadores se eles notaram as melhorias em 2013. Quase 75% responderam que sim e apontaram principalmente a melhora da eficácia das medidas anti-trapaças ou algo que foi questionado há anos –  a mudança na taxa de respawn. O que mudou exatamente, a organização do trabalho ou a atitude dos jogadores? Você pretende dar continuidade a isso? E,…. por que tão tarde? 😉
Umrath: Muita coisa mudou. Como você deve ter visto, uma grande quantidade de cheaters de alto nível foram deletados. Estamos constantemente, e isso não é realmente uma promessa vaga, melhorando nossos sistemas e processos para apanhar os trapaceiros. Estou confiante de que os bons tempos para os botters acabaram, nenhum deles irá se sentir seguro novamente.
Sobre a organização do trabalho, posso dizer que realmente, recentemente, fizemos uma espécie de re-estruturação interna pesada. O feedback que recebemos dos jogadores nos ajuda a saber se estamos no caminho certo, e que o trabalho que colocamos essas mudanças internas também vão valer a pena no final.

TibiopediaNo mistério da Chayenne’s key o fórum do Tibiopedia teve 887 respostas e mais de 113 000 visitas, no Gameplay board foram mais mais de 2500 respostas, e 180 000 visitantes. Este grande enigma manteve as mentes dos Tibianos ocupada por quase 2 meses … Teremos mais missões como essa?
Umrath: Erm, o quê? Pergunte-me sobre a linha de raciocínio da paradox tower quest que ai, na minha perspectiva de jogador, eu posso te responder praticamente qualquer coisa. Eu fui o primeiro, no meu servidor, a resolvê-la. Se quiser a opinião da CipSoft sobre isso, temo que você tenha que pedir a alguém da equipe de conteúdo, por exemplo.

Imagem PostadaTibiopediaAgora, uma pergunta típica. Você joga Tibia? Se sim, qual é o seu nível?
Umrath: Eu não sou mais muito ativo, mas, por vários anos, costumava jogar. Como um bom membro da aliança “Guards”, eu perseguia o malvado Chaotic – quando ele era o nível mais alto do Tibia. Em 2003, eu me mantive entre os tops em distance fighting por meses. Acho que o nível mais alto que eu já alcancei foi 74, na época era um nível bem elevado, estava atrás de Bubble que já liderava as estatísticas.

TibiopediaOs jogadores já o reconheceram nos servidores de teste ou você prefere ficar na sombra? 😉
Umrath: Talvez. Com alguns certamente já me encontrei em servidores de teste até 2007. Naquela época, eu costumava correr como “Greeny”.

TibiopediaO que você mais gosta no seu trabalho? O que ele significa para você?
Umrath: Eu tenho várias responsabilidades. Ao contrário da maioria das outras pessoas da equipe, não existe um sistema de segurança que evite que eu quebre as coisas. Programadores, designers de conteúdo, artistas gráficos, designers de jogos – todos eles têm uma equipe de teste e outros membros da equipe que supervisionam seu trabalho e verificam se há erros antes do mesmo ser implementado nos servidores. Se eu cometer um erro,  81 servidores podem sofrer uma parada imediata. Se eu me descuido, posso apagar todo o banco de dados com um único comando. Por outro lado, eu posso surpreender os jogadores ou implementar um update de verão em pouco mais de 2 horas. Meu trabalho é desafiador e está em constante mutação. Eu gosto disso.

Imagem PostadaTibiopediaO Tibia e a CipSoft daqui há 10 anos … tente prever o futuro ou talvez você tenha algumas previsões?
Umrath: Ok, sonhos fantásticos, vamos lá:
Tibia 2 será o jogo mais importante do portfólio da CipSoft. Tibia ainda está em execução, mas foi condensado em 20 servidores com uma média de 500 jogadores por servidor.
O Tibia Nano Edition será o sucessor do TibiaME. Foi totalmente reformulado e portado para o Google Glass há alguns anos. Ele usa a realidade ampliada para mapear as masmorras no mapa real.
Por favor, não tomem nenhum desses planos como válidos para CipSoft, estas são apenas algumas das minhas fantasias infundadas!

TibiopediaPara finalizar, quer dizer algo as pessoas que lerem esta entrevista… e que usam de software ilegal ou trapaças?
Umrath: Economize seu tempo e dinheiro. Você vai se arrepender.

Obrigado por responder a todas as nossas perguntas! Agora vamos ver o que os usuários Tibiopedia prepararam para você.

*O partido mencionado é o Pirate Party, já há um certo tempo estável no cenário político alemão. Ele tem representantes em alguns dos Landtags – estados do parlamentos alemão. As três eleições mencionadas são: uma a do Bundestag (parlamento alemão), outra a do parlamento regional da Baviera, e a última a do Bezirkstagswahl – A Baviera é dividida em sete partes chamadas Bezirkastags, sendo que os Bezirkstagswahls são os parlamentos das mesmas. As pesquisas atuais indicam que o Pirate Party tem de 2 a 4% dos votos, tanto em toda a Alemanha quanto na Baviera.

GroshSe você esmagar um caracol por engano, você levaria-o para casa, lavaria-o, faria uma nova concha de massa de modelar e deixaria-o ir com dinheiro suficiente para comprar três quilos de repolho?
Umrath: Se eu esmagasse um caracol eu não teria necessidade de fazer uma nova casa, porque ele estaria morto. 🙁

YooriVocê pretende promover o jogo de alguma forma que permitiria trazer mais jogadores novos?
Umrath: Nós já estamos promovendo. No ano passado, começamos a promover o Tibia através de anúncios e iremos continuar a fazê-lo. Nós ainda estamos aprendendo muito aqui.

Darkside_the_ghostNo futuro você pretende adicionar todas as senhas de banco ou depósito, o que ajudaria a minimizar as perdas ao ser hackeado?
Umrath: Eu não sou muito fã dessa ideia, porque eu não consigo ver como isso iria aumentar a segurança. Pessoalmente, prefiro adicionar dois fatores de autenticação para o Tibia.

Obrigado pela entrevista, esperamos que, assim como nós, os outros também gostem!

  • author image
    sidney
    ago 20, 2013 @ 14:07 pm

    otima entrevista !

  • author image
    Leobahia
    ago 21, 2013 @ 15:24 pm

    Excelente entrevista, ele me parece ser uma pessoa bem simples.

Tv Epaminondas

Patrocínio

Últimas Notícias

Curta a nossa página!