PvP Preview em Aurora e Aurera!


Está na hora de entrar para o campo de batalha! A pré-visualização do PvP nos mundos de testes começa hoje. Afie suas armas, estoque munições e recursos e… LUTE!

Imagem Postada

No ano passado, a CipSoft já havia dado um resumo de como seria o novo PvP, e agora, finalmente, chegou a hora de testar as novas regras do PvP e seus limites. A CipSoft está curiosa para saber sobre a sua experiência, por isso certifique-se de deixar o seu feedback no tópico criado no fórum de Aurora e Aurera. A CipSoft espera feedbacks construtivos, dê razões e exemplos e explique os seus pensamentos para que a CipSoft entenda o que você quer dizer. E mais importante ainda, tenha a mente aberta, experimente o PvP e veja como ele funciona antes de formar uma opinião.

Como testar

Tenha em mente que o novo PvP só está disponível nos mundos de testes, Aurora e Aurera.
Se você usa o cliente em flash para jogar, o patch será baixado automaticamente quando você escolher um personagem nesses mundos.
Já se você pretende usar o cliente stand-alone, você terá que baixar e instalar uma versão especial que está disponível no seção de downloads.

O novo PvP

1) Lembrete: O que “pré-visualização” significa para o servidor?

Durante a fase de pré-visualização, os mundos de testes (Aurora e Aurera) têm uma versão diferente do Tibia.

Tanto o cliente stand-alone quanto o cliente em flash estarão disponíveis para uso. O cliente em flash irá carregar automaticamente com base no personagem que você selecionar. O cliente stand-alone está disponível na seção de downloads. Esses clientes, porém, são diferentes dos clientes dos servidores de testes. Eles usam as mesmas configurações, hotkeys e mapas dos clientes regulares. Isso significa que você terá todas as configurações, hotkeys e mapas que você tinha antes. Nota: Quando a visualização acabar e você desinstalar o cliente, verifique se você não irá remover as configurações, porque isso removerá suas configurações do seu cliente normal também.

Seja qual for o assunto da pré-visualização, o que a CipSoft quer é que esse assunto seja testado por um tempo e seja usado por uma comunidade de jogadores de verdade. Eles esperam que coisas precisem ser arrumadas. Por isso, irão acompanhar o que está acontecendo nesses mundos e para isso criaram um tópico nos fóruns desses mundos onde vocês podem deixar seus comentários sobre as alterações.

Durante a fase de pré-visualização, algumas mudanças podem não sair perfeitas, e haverá situações em que vocês dirão que o que foi feito não foi bom, nem justo, etc. Também pode acontecer bugs, coisas que não funcionam e mortes que não deveriam ter acontecido. Dependendo da gravidade dos problemas, a CipSoft pode decidir corrigir, mas não irá compensar os jogadores pelos resultados destes erros. No geral, a compensação para estes efeitos é que você tem experiência e skills em dobro nesses servidores.

Se o problema for realmente grave, pode acontecer um reset, que no pior dos casos será até o início da fase de pré-visualização. Isso significa que seus personagens nos mundos de testes voltariam para o estado que tinham no dia em que começou a pré-visualização. No entanto, é improvável que isso aconteça. Neste caso também não haverá nenhuma compensação pela perda de tempo, nem premium. Isso foi comunicado quando você criou seus personagens no mundo de teste.

2) O tema desta pré-visualização é: “Revisão das regras básicas para PvP”

2.1) Se eu não quiser ler tudo isso e nem testá-lo, o que eu preciso saber?

O objetivo deste novo sistema é ser absolutamente auto-explicativo e automaticamente seguro para aqueles que não estão realmente interessados ​​nos detalhes do PvP. Então, se você só quer jogar Tibia e ser capaz de defender-se por si próprio, vá em frente e jogue. Tudo será ajustado à maneira que for possível e você não correrá o risco de ficar com uma skull acidentalmente.

Uma vez que isso é uma pré-visualização, existem apenas duas regras básicas que você deve ter em mente:

1) Se acontecer alguma coisa nova e você não receber uma mensagem que explique isso ou alguma mudança na tela (novas placas, cores, molduras, caveiras, etc), então é provável que seja um bug.
2) Se acontecer algo novo juntamente uma nova mensagem ou uma nova tela, então é provável que seja intencional.

Em ambos os casos, você está convidado a se perguntar se o que aconteceu foi bom ou não e dizer o que achou sobre isso.

2.2) Glossário:

Aqui será explicado algumas palavras que serão usadas ao longo desse texto. Isso tem por objetivo ajudá-los a verificar o que elas realmente significam, conforme forem aparecendo no restante do texto.

Sanções de PvP: Punições pelo sistema por comportamento em PvP. Isso pode ser um sinal de batalha, impedimento de entrar na área de proteção, caveiras e mortes injustificadas.

Ações agressivas: Qualquer ação que tem uma influência negativa sobre outro jogador. Podem ser dano (direto ou indireto através de fields, ataques de área e danos ao longo do tempo, etc) ou outros efeitos negativos (paralyse, etc) e limitações da liberdade de movimento (magic walls, fields, bloquear a passagem com algum personagem etc).

Ações de suporte: Qualquer ação que tem efeito positivo sobre outro jogador. Podem ser por meio de cura, outros efeitos positivos como as party buffs e o uso de itens como poções.

Situação de PvP: Qualquer situação em que um personagem realiza ações agressivas contra outro personagem. Um personagem pode estar em diferentes situações de PvP com personagens diferentes e para cada situação, ele pode ter um papel diferente.

Ativação de PvP: É a entrada em uma situação de PvP. Pode ser feito através de uma ação agressiva específica contra outro personagem ou através da seleção de um personagem como um alvo. A ativação de PvP ainda é imediata e unilateral, ninguém precisa aceitar nada e não existe espera.

Grupo: Palavra geral para party ou guild.

Agressor: O personagem, incluindo summons, que é a causa da ativação de PvP.

Defensor: O personagem, incluindo summons, que foi alvo de uma ativação de PvP (aquele que foi afetado por uma ação agressiva).

Protetor: Um personagem, incluindo summons, que está no mesmo grupo que o defensor.

2.3) Quais são as metas para essa pré-visualização?

2.3.1) Resumo:

  • Reduzir a possibilidade das pessoas influenciarem o PvP sem receber sanções de PvP (interferência de terceiros);
  • Aumentar a importância e força das parties e das guilds em PvP;
  • Fornecer no jogo a capacidade de conhecer melhor quem está em PvP com quem e quem é o cara mau;
  • Fornecer ao jogador todas as informações necessárias para conhecer quais sanções de PvP ele irá receber por cada ação;
  • Fornecer ao jogador controle total sobre os efeitos de suas ações.

2.3.2) Texto Tibiano (baseado somente em exemplos):

  • Não terá mais skull/injustificado para aqueles que apertarem a hotkey errada ou que estiverem caçando com fire bombs e alguma pessoa aleatória passar por cima do field;
  • Não terá mais noob char jogando magic walls e consequentemente atrapalhando a batalha sem receber skull;
  • Não terá mais skull por defender seus companheiros de guild;
  • Não terá mais injustificado por matar o sujeito que impediu o acesso aos dragons de venore com uma parcel;
  • Não terá mais aquele “eu vou ficar impedido de entrar na pz por atacar esse white skull ou não?;
  • Não terá mais aquele skull atirando GFB no seu inimigo enquanto algum noob estiver ao lado dele.

2.4) O que mudará?

2.4.1) Controles

Você terá 2 grupos de controles no seu cliente para ajudar você com ativações de PvP, porque existirão 2 formas de se fazer ativações de PvP:

Modo PvP:

Esse é um novo grupo de configurações. É uma pré-seleção que determina em todas suas ações se elas irão ou não influenciar outros personagens.

  • “Dove” (Pomba): A configuração mais baixa significa que nenhum dos seus ataques atingirá outro jogador, exceto um agressor, logo essa é a opção de autodefesa. Isso significa que você nunca terá uma caveira ou ficará impedido de entrar nas zonas de proteção.
  • “White Hand” (Mão Branca): A próxima configuração é praticamente igual à anterior, a única diferença é que suas ações serão consideradas agressivas contra alguém que ataque seu grupo, logo essa é a opção do protetor. Isso significa que o pior que pode lhe acontecer é ficar com caveira amarela, mas sem impedimento de entrar em zonas de proteção já que você está ajudando seu grupo.
  • “Yellow Hand” (Mão Amarela): A próxima configuração faz suas ações agressivas contra personagens com caveiras, então essa é a opção do agressor justificado. Ela significa que você pode ficar com caveira amarela e impedido de entrar em zonas de proteção, no caso de você atacar um personagem marcado com caveira que não tenha atacado seu grupo.
  • “Red Fist” (Punho Vermelho): A última configuração faz você ficar totalmente agressivo, logo essa é a opção do agressor injustificado. Isso significa que qualquer coisa que você faça será agressiva contra qualquer outro personagem, logo você poderá pegar todas as caveiras, impedimentos de entrar em áreas de proteção e até matar sem justificativa, mesmo por simplesmente bloquear uma passagem com uma parcel.

Modo Seguro:

Esse é o que você já tem. Ele funciona de forma parecida com o que temos hoje, mas em combinação com os modos de PvP. Isso significa que você pode, por exemplo, colocar seu modo de PvP em autodefesa, mas se você tem o modo de segurança desligado, você pode instantaneamente atacar qualquer outro personagem simplesmente clicando nele em sua battle list. Isso vai oferecer a você uma ativação de PvP rápida e direta, ao passo que ainda mantém a segurança a respeito de efeitos colaterais durante o modo de PvP. Quando você ligar o modo de segurança, ele vai automaticamente limitar suas ativações de PvP manuais para os mesmos alvos do seu modo de PvP atual, logo, se você está em autodefesa e com o modo de segurança ligado, você pode prejudicar um agressor contra você com suas ações indiretas, como dano de área, além de clicando diretamente nele.

Padrão:

A configuração padrão vai ser o modo de PvP de autodefesa e o modo de segurança ligado. Isso significa que você geralmente não vai prejudicar ninguém acidentalmente, mesmo que você claramente selecione um personagem como alvo em sua battle list, isso só funcionará se o personagem selecionado agrediu você primeiro.

Geralmente, todas as ações agressivas não funcionam contra outros jogadores, a menos que você as configure previamente para fazerem isso. Isso significa que você não vai acertar outros jogadores, seus fields não vão machucá-los, suas magic walls não vão bloquear o caminho deles e eles vão poder praticar swap com você. No entanto, no momento que dois personagens estão em uma situação de PvP entre eles, todo o dano acertará normalmente, todos os fields causará dano e todas as magic walls bloquearão, além desses personagens não poderem mais praticar swap, sem exceções. Tudo o que você precisa para entrar em uma situação de PvP é atacar seu alvo. Tudo o que você tiver utilizado anteriormente vai continuar não fazendo efeito, mas tudo que você fizer depois vai fazer efeito, mas apenas contra aqueles que estão nessa situação de PvP.

2.4.2) Grupos:

No geral, jogadores que estejam em um mesmo grupo (party ou guild) serão incapazes de prejudicar um ao outro de qualquer forma. Isso significa que, em vez de ficar com medo de ser atacado quando você entrar em uma party, você terá certeza que você está seguro de ataques dos outros membros da party.

Além disso, sempre que um membro de um grupo é atacado, os outros membros terão o direito de lutar de volta. Basicamente, todos eles verão uma caveira amarela. A única diferença é que caso ataquem o jogador com a caveira amarela, ele poderá lutar de volta, de forma justificada, contra os protetores.

2.4.3) Mais informações visíveis:

Já que muitas coisas agora podem ter efeitos diferentes, mesmo que pareçam iguais, nós precisamos mostrar isso para vocês. Você precisa ver quais fields são agressivos, quais walls você não poderá passar, que criaturas são summons e se você pode ou não praticar swap com um personagem ou criatura. Tudo isso será feito com molduras amarelas ao redor dos campos em que essas coisas estão. Além disso, você verá se um personagem está em um grupo e quão grande é esse grupo. Isso é importante, pois se você atacar alguém em um grupo, todo o resto do grupo poderá te atacar de volta de forma justificada, então você precisa saber isso antes de decidir atacar.

Imagem Postada

Símbolos nos personagens
Imagem Postada

Guild Symbol: Estes são os que você já deve conhecer do sistema de guerras. Neste sistema, há alguns novos para lhe mostrar que aquele personagem é membro de uma guilda, não importa se a guild está em guerra ou não.

The Flash: Este símbolo mostra que o grupo do personagem tem um determinado tamanho. No momento, ele aparece quando tem pelo menos cinco jogadores do grupo(s)   online (pode ser a soma de seus membros da party e membros da guild).

Molduras na janela do jogo

Moldura Amarela: você só verá molduras amarela quando você estiver envolvido em uma situação de PvP. Nesse caso, você mesmo estará marcado com uma moldura amarela. Além disso, todos os outros personagens, seus summons e todos os seus fields, walls, etc. são marcadas com essa moldura para indicar a você que eles são agressivos para você.

Moldura Laranja: Você verá molduras laranja, se você estiver em um grupo (guild ou party) e alguém executar uma ação agressiva contra alguém em seu grupo. Então, todos aqueles personagens agressivos contra seu grupo e seus summons terão uma moldura laranja. Isso dirá para você quem você pode prejudicar com o modo White Hand no papel de protetor no grupo.

Moldura Marrom: Uma moldura marrom marca qualquer personagem e seu summon que está atualmente em alguma situação de PvP que (ainda) não lhe dizem respeito. Esta informação diz que você não pode curar ou apoiar esses personagens e seus summons, porque eles estão atualmente “em ação PvP”.

2.5) Alguns exemplos para ilustrar:

Um personagem bloqueia a passagem com uma parcel

No momento, o único jeito de se livrar disso é matá-lo. O problema é que você ganha uma caveira e uma morte injustificada por fazer isso. Com esse sistema, você poderá simplesmente praticar swap com esse personagem. Se ele realmente quer bloquear a passagem, ele ainda pode fazer isso, mas ele terá de selecionar o modo de PvP de agressor injustificado. Quando ele tiver isso selecionado, tudo o que você terá que fazer é tentar fazer o swap com ele uma vez. Nesse momento, a configuração dele vai impedir que você tenha sucesso, mas já que ele está praticando uma ação agressiva, ele ficará com uma caveira e vai entrar em uma situação de PvP com você. Isso significa que você ainda terá que matá-lo para poder passar, mas isso será justificado porque foi ele que ativou o PvP.

Um grupo de pessoas perseguem um personagem de level alto

O problema que os agressores têm é que se eles ficarem com caveira enquanto tentam matá-lo, dependendo do que o agredido faça, ele pode fazer swap com eles. Com esse sistema, no momento que os agressores tomarem a responsabilidade por suas ações (com a caveira), o alvo deles será obrigado a lutar. Todos estarão em uma situação de PvP, o que significa que todos bloqueiam todos e ninguém pode fazer swap. Resumindo: sem swap no PvP.

2.6) O que não mudará?

Esse novo sistema tem como objetivo sedimentar as bases para futuros trabalhos no PvP. Esse primeiro passo sozinho não resolverá todos os problemas e não é a solução definitiva. Isso não resolverá o número de injustificados que você poderá tomar e não mudará o sistema de guerra como tal. Ele também não mudará nada no balanceamento entre personagens e grupos e não tocará na penalidade de morte incluindo as regras de luta justa.

Para descobrir mais, é melhor você entrar no jogo e experimentar como as coisas funcionam.

3) Seus canais de comunicação.

Aqueles de vocês que podem fazer relatórios de bugs são solicitados, obviamente, a usar essa habilidade para tudo que não parece estar funcionando como deveria. Todos os outros estão convidados a dar um feedback e discutir as mudanças no respectivo tópico no fórum do seu mundo.

Agora vá em frente e dê uma olhada na pré-visualização!

  • author image
    Bruno
    mar 19, 2013 @ 16:43 pm

    muito complexo na minha opnião, nao vejo como, mas em algum tempo existirão “maneiras” de burlar o sistema e se aproveitar de algumas situações… espero que até la, se mantenha o sistema nos servidores de teste…

    • author image
      jeferson
      mar 20, 2013 @ 10:55 am

      Concordo, o jogo acabara ficando muito “mecânico”…

  • author image
    Bruno Figueiredo
    mar 19, 2013 @ 18:27 pm

    ficou bom pra quem está em guild numerosa.

  • author image
    mar 20, 2013 @ 9:07 am

    gostei de alguams mundaças mais
    outras não

  • author image
    lordyakuza
    mar 20, 2013 @ 11:34 am

    q comece a guerra

  • author image
    Carlos
    mar 20, 2013 @ 15:35 pm

    Gente, preciso de uma informação, se alguém puder me ajudar, agradeço. Vou comprar o Infinity Web Modem da tim e gostaria de saber se com ele eu consigo jogar tibia de boa. Ele tem franquia de 80mb/dia com velocidade máxima de 1MB.. Me digam, com essa opÇão deinternet, consigo rodar meu tibia?

    • author image
      Diego
      mar 21, 2013 @ 12:30 pm

      Carlos vou responder sua pergunta ,internet 3g nao é a mais correta pra se jogar jogos online pois a mesma apresenta instabilidades,ou seja o ping dela é muito instavel o que causará muito lag e freezes no seu jogo,e 80 mb/dia vai rapidinho isso da no maximo 2~3 horas de jogo por dia.

      “obs:ja usei a 3g da tim e pelo menos onde eu moro o sinal é terrivel”

      fica a seu critério assinar o plano ou nao,eu nao recomendo (:
      boa sorte abraços

  • author image
    mar 20, 2013 @ 21:38 pm

    realmente tibia acabo de vez.. fim de game pra min.. se ficar assim do geito q ta na versao 9.90.. tibia volta a ser q nem antes plzzzzzzzz …

  • author image
    mar 21, 2013 @ 10:29 am

    Aff, se a Cipsoft for aplicar a maior parte dessa mundaças vai ser uma coisa muito ruim e bom ao mesmo tempo…

  • author image
    Guilherme
    mar 21, 2013 @ 11:03 am

    Agora vai ser assim quem tem noçao de tibia vai se acostuma , quem nunca jogo , nao vai querer joga um jogo tao complexo , garanto que muitos darao retired

  • author image
    mar 22, 2013 @ 16:14 pm

    Dei retired em todos os meus chares de pvp, dificil acreditar mas ta acontecendo fazer o que :/

    Vendo tudo isso me leva a pensar, vai chegar o dia que um World ‘server’ vai ter 100 players online e não passará disso, e a cipsoft vai ser obrigada a transferir os jogadores para outro mundo e assim, o tibia vai se reduzir a poucos servidores, até que a empresa não vai ver mais como continuar o jogo e o fechara, e prevejo que não vai demorar muito, porque cada vez mais ela coloca coisas contrarias a o que a maioria dos jogadores querem.

    Não sei se o contrato do Tibia é igual, mas uma vez lendo um contrato de um jogo online, neste estava escrito que os desenvolvedores não poderiam fechar ‘acabar’ ‘descontinuar’ o jogo a menos que o jogo chegasse aos pés de 5 mil contas onlines e 50mil ativas.

    Vou procurar saber se o Tibia possui algum contrato que diz algo sobre isso.

  • author image
    Felipe
    mar 22, 2013 @ 19:16 pm

    A parte de a guild atacada poder se defender parece uma boa…

  • author image
    Washington Dias
    mar 23, 2013 @ 2:11 am

    CARALHO MEU, COMPLEXO PAKAS, MAS TAMBÉM MUITO SHOW! gente eu sei que assusta por ser tantas opções mas procurem ler 2~3~4x que vão começar a entender, eu logo de cara percebo q vai ter varias melhorias, como por exemplo pode caçar avontade em pt, sem ofender o bloker o matar aquele noobzin q ta de shoter, etc.. pode caçar usando avalanche sem ser vitima daqueles mal intencionados q se aproximam e vc cata pk… Pode caçar usando fields sem medo de alguem pisar e vc catar pk, etc.. etc..etc..etc.. TA MUITO SHOW MANOS, É SÓ ESPERAR E TESTAR PRA VER NA PRATICA !

  • author image
    De Quester
    mar 25, 2013 @ 9:33 am

    Excelentes modificações e novidades. Quem joga nos mundos preview já consegue notar as melhoras. Quem se sentiu prejudicado mto provavelmente tá inserido no grupo dos trappers cuja graça no Tibia era fazer outros players pegarem Red Skull propositalmente (entre outras coisas). Ainda que a princípio pareçam complexas, todas essas mudanças vieram pra ajudar. E por isso a CipSoft está de parabéns. Salve Racionais! Salve Aurera.

  • author image
    Ricardo
    mar 25, 2013 @ 13:12 pm

    Sinceramente, achei muito confuso e complicado, principalmente pra jogadores iniciantes. Vi um vídeo e também achei que a tela ficou poluída demais.

  • author image
    Henrique
    mar 27, 2013 @ 23:50 pm

    Excelente modificações, gostei muito vai volta ter pvp de novo, esperando pra ver…

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!