Entrevista com Ulrich Schlott!


For english version, click here!


Neste ano, o Portal Tibia entrevistou o diretor da CipSoft, Ulrich Schlott (Durin).

Tenha uma excelente leitura!
 
Portal Tibia: Quem é Durin? Nos conte brevemente sobre você, seus hobbies, sua vida.
Ulrich Schlott: Durin é um dwarf. Ok, um pouco maior do que um dwarf na vida real, mas um dwarf. Um dwarf que prefere ir para o mar do que a vida em uma montanha. E – bem – realmente jovem para um dwarf, considerando o quão velho os dwarfs podem ser. Em uma nota mais séria, eu sou um dos diretores da CipSoft. Você pode encontrar algumas informações sobre mim no site da CipSoft, por exemplo.

Portal Tibia: Vamos começar do passado. Como surgiu a ideia de lançar um jogo online, quem foi o responsável por convencer os outros membros a embarcarem nessa aventura e quando vocês perceberam que, realmente, fizeram a escolha certa?
Ulrich Schlott: Steve, Stephan e eu já gostávamos muito de programação quando ainda estávamos na escola. A programação era o nosso hobby e nos perguntamos como funcionavam os jogos de computador. Queríamos encontrar uma resposta nós mesmos. Depois que terminamos a escola, a internet tornou-se cada vez mais popular. Assim, nós quisemos combinar a ideia do jogo com o fator online. Os jogos de papel tinham sido de especial interesse para nós. A ideia básica era ter um personagem andando em um mundo virtual, e ver outros personagens que são jogados por outras pessoas no mesmo mundo virtual. Aquele pensamento era fascinante. MUDs (mutiple user dungeons) já existia na época, mas queríamos melhorar a ideia de MUDs, adicionando um componente óptico.
Se bem me lembro, Steve foi realmente uma enorme força por trás do nosso esforço. Não que isso realmente fosse necessário. Nenhum de nós realmente teve que se convencer dessa ideia, fomos todos para ela desde o início. Por isso, também nunca nos perguntamos se essa era a escolha certa. Simplesmente fizemos e foi divertido. Era o nosso hobby.

Portal Tibia: No início você acreditava que o jogo faria tanto sucesso quanto fez ao longo dos anos?
Ulrich Schlott: Na verdade, essa pergunta não era relevante para nós. A questão de saber se Tibia seria um sucesso ou não surgiu mais tarde. Como mencionado antes, simplesmente fizemos o que fizemos e nós gostamos disso. Não foram feitas muitas perguntas.

Portal Tibia: Qual a maior dificuldade de ser Diretor de uma empresa tão grande? E qual a maior vantagem?
Ulrich Schlott: Eu suponho que é realmente comparável a todas as outras empresas, talvez seja um pouco mais divertido no caso da CipSoft, porque estamos lidando com jogos. Eu realmente não quero entrar nisso mais a fundo.

Portal Tibia: Nos últimos anos, vimos que a CipSoft chegou a lançar vários protótipos de jogos que acabaram sendo descontinuados, a CipSoft ainda tem planos de lançar algum outro jogo ou o foco da empresa é apenas o Tibia e TibiaMe?
Ulrich Schlott: Claro que temos planos! No entanto, ainda não estamos num estágio em que anunciaremos publicamente quaisquer detalhes.

Portal Tibia: Tibia recebe 2 grandes updates e vários patches ao longo do ano, após quase 20 anos de existência está difícil de criar conteúdo novo e inovador para o Tibia?
Ulrich Schlott: Nós temos bastantes cabeças criativas em nossa companhia e eu sinto que eles mostraram que é muito possível vim com ideias inovativas e criativas para o Tibia, mesmo depois de 20 anos. Eles sempre têm novas ideias sobre o que pode ser feito no Tibia, por isso estamos bem preparados para o futuro. O nível de criatividade na CipSoft é realmente alto.

Portal Tibia: Sabemos que um dos maiores problemas do Tibia são os ataques DDoS, inclusive em 2013 sofremos muito com isso até que a empresa apresentou algumas contra-medidas, mas que não resolveram por muito tempo, como a CipSoft está planejando resolver esse problema atualmente?
Ulrich Schlott: Nosso departamento técnico está trabalhando em conjunto com nossos provedores. Eles estão analisando os ataques e encontrando novas e melhores formas de proteção. Muito aconteceu com a proteção DDoS nos últimos anos. Este é um tema que tem a nossa atenção constante.

Portal Tibia: Outro grande problema no Tibia são os Botters, e uma pergunta que surgiu recentemente é: Você acredita que o cliente Tibia 11 é uma solução para o fim dos botters?
Ulrich Schlott: Não foi o nosso foco fazer algo contra botters ao desenvolver o Tibia 11. Nossa motivação era criar um novo cliente que nos permitisse desenvolver Tibia ainda mais no futuro. O problema de bots tem de ser abordado de outra forma, embora Tibia 11 possa oferecer algumas oportunidades ao lidar com isso. Estamos constantemente trabalhando nisso, no entanto, não queremos dar detalhes sobre isso.

Portal Tibia: O cliente Tibia 11 veio com a promessa de renovar o código do jogo permitindo que o mesmo fosse atualizado com conteúdo que antes não era possível. Você pode explicar de forma mais clara o que o Tibia 11 permite, que seria impossível no Tibia 10?
Ulrich Schlott: O cliente Tibia 11 é um grande passo no desenvolvimento do Tibia. Todo o processo de atualização do Tibia tornou-se muito mais fácil com ele. As atualizações podem acontecer muito mais rapidamente e muito menos tempo é necessário para mantê-lo. Como consequência direta, os custos para o desenvolvimento do Tibia vão diminuir, o que nos dará mais tempo e liberdade para se concentrar em outros tópicos importantes sobre Tibia.

Portal Tibia: Sabemos que Tibia perdeu muitos jogadores ao longo dos anos, mas sabemos também que muitos desses jogadores ainda acompanham as notícias do jogo e as novidades, o que a CipSoft faz para tentar atrair esses jogadores de volta ao Tibia?
Ulrich Schlott: Damos o nosso melhor ao desenvolver o Tibia, e esperamos que nosso jogo atraia muitas pessoas. Se são os jogadores antigos que estão retornando, ou novos jogadores que acabam de descobrir o Tibia: todos são bem-vindos!

Portal Tibia: Você acredita que a participação dos jogadores no desenvolvimento do jogo, como por exemplo com ideias, é algo positivo ou isso pode atrapalhar os planos da empresa?
Ulrich Schlott: Participação de jogadores é como uma espada de dois gumes. Claro que as propostas de jogadores são relevantes e valiosas para o jogo, uma vez que os jogadores sabem melhor o que eles gostam. No entanto, nunca será possível considerar todas as propostas que são feitas pelos jogadores. Tem que ser avaliado de antemão se uma proposta de jogadores funcionaria corretamente e se caberia no jogo. Nem todas as propostas cumprem estes critérios.

Portal Tibia: Por que as propostas aceitas dos jogadores levam tempo para serem implementadas, mesmo as mais simples? Como você avaliou a experiência com o Council Board? Você acha que ainda teremos uma volta do council?
Ulrich Schlott: Realmente não há tal coisa como “a proposta mais simples”. Cada proposta, cada pequeno recurso tem que ser incorporado em um processo de desenvolvimento. Você não pode simplesmente implementar um recurso individual e, em seguida, liberá-lo por conta própria. Isso aumentaria drasticamente os custos do desenvolvimento de um jogo. Tudo tem que se encaixar. Portanto, existem ciclos de desenvolvimento, nos quais os recursos que se encaixam são implementados em conjunto. Isso precisa de muito planejamento e uma estimativa do esforço que vai ser necessário para a implementação também. E depois da implementação, tem que haver testes. Nada pode ser liberado sem ser testado. Assim – mesmo que algo pareça ser uma proposta muito simples, não pode ser feito exatamente assim.
Além disso, planejamos com antecedência. Então, quando você faz uma proposta, e digamos que seria algo que nós gostamos e aceitamos e que se encaixa muito bem ao nosso conceito, muito provavelmente os recursos para as próximas duas grandes atualizações já estão planejadas e talvez já esteja sendo trabalhada.
Eu não estava envolvido no processo relativo ao council board, por isso não posso comentar sobre isso.

Portal Tibia: Outro problema do Tibia hoje, é o PvP, onde muitos ainda estão insatisfeitos. Atualmente temos 3 tipos de PvP no Tibia (Hardcore, Open e Retro), existe algum plano de unificar todos os PvPs em um único sistema que agrade a maioria dos jogadores?
Ulrich Schlott: Não existe tal plano. Em um primeiro pensamento eu diria que a combinação de três diferentes conceitos de PvP não é realmente possível.

Portal Tibia: O mundo do Tibia hoje é enorme, e temos muitas áreas que geralmente ficam vazias enquanto outras super lotadas, como a CipSoft vê esse problema? Existe algum plano de revisar antigas áreas para torná-las mais atraentes para os jogadores?
Ulrich Schlott: Ao longo da história do Tibia já houve revisões de áreas mais antigas, não somos contra continuar com isso. No entanto, planejar o conteúdo das atualizações para o Tibia não é minha área de especialização como diretor administrativo da CipSoft. O planejamento e o desenvolvimento do Tibia é feito pela equipe do Tibia hoje em dia.

Portal Tibia: Nos últimos tempos, vimos a CipSoft fazer diversos World Merges, você acredita que o Tibia tem muitos servidores? Até que ponto um World Merge é benéfico para o jogo? E qual a pior desvantagem disso?
Ulrich Schlott: Isso depende do seu ponto de vista, o que você considera “muitos”. Eu diria que Tibia tem servidores suficientes no momento. World Merges torna-se necessário quando não há mais jogadores suficientes em um servidor. Quando você anda pelo Tibia e não conhece outra alma por algum tempo, por exemplo, isso não se parece com o Tibia mais. Tibia é um MMORPG, ele é projetado para vários jogadores. Basta olhar para eventos mundiais. Se não houver jogadores suficientes em um servidor, é difícil fazê-los.
A desvantagem de um World Merge são óbvias. Você está forçando duas comunidades que podem não se misturar. Talvez os jogadores não gostem um do outro. A comunidade de um servidor mudará com uma fusão. Assim, uma decisão sobre a fusão de servidores não é feita de ânimo leve.

Portal Tibia: Você acredita que o Tibia se tornou pay-to-win?
Ulrich Schlott: Não. Eu não considero Tibia pay-to-win. O seu ponto de vista sobre esta questão depende da sua definição de pay-to-win. No Tibia, todo mundo define por si mesmo qual é a sua vitória. Você pode jogar o quanto você quiser de graça. Claro, se você pagar você terá vantagens. No entanto, não é impossível alcançar o mesmo objetivo sem pagar.

Portal Tibia: Nos últimos meses, a CipSoft está lançando diversos produtos como montarias, outfits e decorações para a Store, na mesma época, vimos uma queda desses produtos implementados no jogo para todos, por exemplo, através de quests. Com a Store, existe uma tendência de que a maioria e os melhores produtos sejam lançados somente na Store?
Ulrich Schlott: Claro que queremos vender muitos produtos na loja, então sim, esperamos ser capazes de oferecer itens agradáveis lá. No entanto, também existem outfits e montarias e outros itens de decorações no jogo. Quando se trata de itens de decoração, é realmente difícil dizer o que é “melhor”. Algo que alguém considera realmente incrível talvez não atenda ao gosto de muitos outros jogadores.

Portal Tibia: O que você pensa sobre o mercado negro do Tibia? Quais medidas a CipSoft pretende tomar contra isso?
Ulrich Schlott: Sem dúvida, o mercado negro prejudica o Tibia. Nós não gostamos do fato de que há um mercado negro no Tibia. Nossa influência neste mercado, no entanto, é realmente limitada. Se você olhar ao redor do mundo, para qualquer que seja a necessidade que não é atendida por meios legais, um mercado negro se desenvolve nela.

Portal Tibia: Apenas após cerca de 18 anos o Tibia recebeu um vídeo promocional. Qual o motivo desta demora? Quais são os futuros planos para promover o Tibia?
Ulrich Schlott: Nós não vimos a necessidade de um vídeo promocional para Tibia no passado, daí o atraso. Planos promocionais para o futuro, bem – você vai ver.

Portal Tibia: Por último, você gostaria de mandar alguma mensagem para os Tibianos e os nossos leitores Brasileiros?
Ulrich Schlott: Sim! Nunca esqueça o seu primeiro dragão – e mantenha-se afastado do Ferumbras! 🙂
Obrigado pelo seu interesse e pela entrevista! Saudações ao Brasil!

  • Ótimas perguntas, porém o entrevistado tratou mais de cuidar da imagem da empresa, concedendo apenas respostas limpas com um lindo sorriso no rosto e com intuito se livrar o mais rápido possível das perguntas hehehe

    • Rafael Dias

      Tive a mesma impressão, ótimas perguntas. Já as respostas parecia que o cara tava assim “que saco responder isso, nem é problema meu”

      • Bisco

        senti a mesma coisa

    • Mano esse cara foi muito frio, pensei que teria respostas pessoal, mas pareceu que a empresa sentou ao lado do cara e respondeu cada palavra com cautela

  • Sam

    Tibia é pay 2 win, Tibia ja nao tem jogadores, Durin mato o jogo cambiando o PVP. falar verdad nao mais mentiras 🙂

  • Leandro Brandão

    Claro, ele é um diretor administrativo, já pensou se ele fala algo que não esta dentro dos seus afazeres e acaba pondo outra parte da equipe em xeque-mate? ele fez o discurso tranquilo, apenas respondendo o simples. Creio que uma entrevista com um dos diretores da área de segurança e de criação (atualmente) seria mais interessante para a parte de bots e updates e etc, tendo em vista que é fato que os mesmos também não iriam liberar informação exclusiva.

  • gui

    perguntas boas, mas não gostei de nenhuma resposta dele, infelizmente

  • Realmente ótimas perguntas, pertinentes ao jogo e de interesse da comunidade, mas acho que não tinha muito a ver com as funções dele, porque o cara só deu respostas simplistas e evasivas…

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!