[Artigo] Tubarões me mordam! Meu Tibia caiu!


Este é um artigo que visa mostrar de maneira simplificada como a sua conexão com o jogo pode ser influenciada por diversos fatores que fogem aos poderes da CipSoft. O texto aqui apresentado não possui caráter científico.

“Uhul! Falta pouco para que eu finalmente possa upar este level! Fazem mais de 03 horas que estou aqui nessa cave, estou exausto… mas falta pouco, não vou parar agor… ”

 

1501520904.png

 

“O QUÊ!!????” <aperta a hotkey de potion e cura-se freneticamente>

 

1501520934.png

 

“AHH, VAI #*@&**%!”

Cenas como a exemplificada acima são corriqueiras para nós, tibianos. Com certeza você já passou por algo assim durante alguma de suas jogatinas, e com certeza ficou sem logar por uns dois dias após isso. Mas você já se perguntou qual o motivo, razão ou circunstância provoca a ocorrência de problemas de conexão? Imagina qual o trajeto que o seu pressionar de tecla têm de percorrer ao sair de sua casa e chegar até os servidores da CipSoft? Sabia que um tubarão pode te matar… digo matar o seu personagem?

Prepare-se para desligar o seu modem por 10 segundos, dê ipconfig/flushdns e venha desvendar os segredos escondidos à sete léguas submarinas.

Como funciona a internet?

Primeiramente devemos entender que para a internet existir é necessário que haja uma rede, onde milhões de computadores estejam interligados, algo como uma teia de aranha em que todas essas máquinas vão conversar entre si. Uma vez que o seu computador estiver ligado à rede mundial de computadores você poderá navegar em sites, trocar mensagens com seu crush ou mesmo jogar este maravilhoso jogo 2D que vicia mais que coca-cola!

Quando você executa uma ação dentro do Tibia o seu computador envia um comando para os servidores da CipSoft, que retornam sinalizando que sua ação foi entendida e executada.

Provavelmente você está se questionando: “Tá, mas e como que esse monte de computadores estão conectados através do mundo?”

Através de cabos, oras! Porém, vamos deixar isso mais pra frente e voltemos ao troca troca de informações entre seu PC e os servidores de jogo.

A ponta do iceberg

Para que o seu comando chegue até um dos servidores do Tibia é necessário que antes ele passe por uma série de outros computadores (chamados de backbones) e pode acontecer de que o comando enviado acabe não sendo entregue com sucesso, necessitando que o comando seja enviado novamente.

Esquema-de-Conex%C3%A3o-a-Internet-B%C3%

É como se você estivesse brincando de telefone sem fio com seus amigos; Você fala para Pedrinho que “hoje deseja ir ao cinema com a Amanda” mas para a mensagem chegar até Pedrinho é necessário que ela passe antes pelo Joãozinho que antes deve passar pelo Zézinho… Até a mensagem chegar ao destinatário final, ela pode ser alterada, perdendo informações cruciais, e acabar saindo algo como “eu odeio a Amanda e nunca iria ao cinema com ela”. Olha a confusão armada!

DDoS maldito!

Agora imagina várias pessoas mandando um monte de mensagens, todas ao mesmo tempo, para o Pedrinho… pois é… ele não vai entender bulhufas do que está acontecendo. Exatamente assim funciona o famoso ataque DDoS!

ataque-ddos-como-funciona-728x546.png

Uma máquina principal se apodera de vários outros computadores ligados à internet, através de um vírus por exemplo. A máquina principal então envia um comando para que todas as outras envie ao mesmo tempo o mesmo comando para um alvo; Neste caso o servidor do seu Tibinha. Com tanta mensagem sendo recebida o servidor não consegue lidar com todas ao mesmo tempo, sofrendo atraso para entregar a resposta para cada um dos computadores conectados a ele. Inclusive o seu!

Quando o volume de informações recebida pelo servidor é massivo ele pode até mesmo não conseguir mais responder os PCs ligados a ele e acabar “caindo”. Olha o mass kick aí!

 

Lembra dos cabos?

Nem sempre o problema de lag ou kick é por causa de ataques DDoS. Às vezes pode ser que alguns tubarões comeram o cabo que te conectava ao jogo… não entendeu nada? Calma, te explicamos!

Os cabos que fazem a conexão de toda a rede de computadores são submarinos, ou seja: Está tudo lá no fundo do mar.

undersea-cable.jpg

São milhares e milhares de quilômetros de cabos ligando os continentes de nosso lindo planeta azul. São mais de 360 cabos submarinos ao redor do mundo, o que resulta no número impressionante de mais de 800 mil km em cabos. O Brasil conta com apenas sete, e se você joga em servidor europeu pode ter mais problemas ainda, pois há apenas um único cabo ligando a terra tupiniquim ao velho continente. Todos os outros seis cabos fazem conexão com os Estados Unidos.

 

Tudo bem que um ataque de tubarões causar problema sérios em tais cabos é algo EXTREMAMENTE raro, mas já pensou se você está jogando tranquilamente quando de repente a sua conexão cai devido a um ataque da natureza? Caso você jogue em um servidor Americano enfrentará no máximo um pequeno aumento em seu ping. Já se jogar em um servidor europeu é provável que nem se quer consiga logar em seu personagem, ao menos se você estiver aqui no Brasil, pois como explicado acima apenas um cabo faz a conexão “euro-hu3“.

shark.jpg.CROP.promo-mediumlarge.jpg

Calma que temos boas notícias para você, jovem jogador da gringa europeia! Está previsto para o ano de 2019 a inauguração de uma nova rota ligando a nossa terra com a Europa. Trata-se do EllaLink que, ao lado do Atlantis-02, será responsável por enviar dados brasileiros para a Europa e vice-versa.

É até provável que você sinta uma melhora em seu ping no futuro, mas não espere por isso! Encare como um “bônus”. Afinal o caminho físico que os dados devem percorrer e o congestionamento de dados ainda é grande, e passa por dezenas de backbones pelo caminho.

Eis que entra um grande aliado nessa história toda: Os proxys!

 

Pegando um atalho

Pegar um atalho, é basicamente isso que um serviço de proxy faz. O nosso parceiro SemLag explica como isso funciona:

De um modo geral, todos os jogadores acessam os jogos da mesma forma. Como consequência disso, as rotas pelas quais os dados destes jogadores trafegam até os servidores dos jogos tendem a ser semelhantes, gerando um grande congestionamento de dados. O diferencial de ser um assinante do serviço de proxy tunneling SemLag está em “driblar” esse congestionamento com o uso de uma rota alternativa para os servidores dos jogos.

Podemos dizer de forma simplificada que o assinante SemLag tem seus dados trocados com os servidores dos jogos por meio de um tunel seguro no qual o elemento central são nossos servidores.

Desse modo, ao se comunicar com o servidor do jogo, o assinante SemLag estará na verdade se comunicando com o servidor de proxy tunneling SemLag, esse por sua vez repassará os dados de comunicação ao servidor do jogo. O caminho oposto ocorre da mesma forma, o servidor do jogo responde ao nosso servidor que repassa a comunicação ao assinante SemLag. O desvio da rota congestionada se dá justamente pelo fato do assinante SemLag não se comunicar diretamente com o servidor do jogo. A comunicação passa pelo nosso servidor de proxy tunneling, para só então seguir até o servidor do jogo, a troca de dados se realiza por uma rota distinta daquela utilizada pela grande massa de jogadores.

Nem sempre a culpa é da Cip!

Existem ainda uma dezena de outros motivos para que a sua conexão com o Tibia seja comprometida; Furacões, como os ocorridos na última semana nos Estados Unidos, são forças que agem de forma natural e impossibilitam qualquer ação eficaz que vise manter a estabilidade dos servidores.

Portanto, meus caros, agora que você entende o básico do que faz o seu personagem receber a sua ação de utilizar aquela mana potion lembre-se de que, muitas vezes, o culpado pela sua morte no Tibia não é a CipSoft e sim algum dos fatores mostrados neste texto.

Com isso em mente, na próxima vez que a sua conexão cair no meio daquela hunt culpe os tubarões! 🙂

 

Links úteis

Leatrix Latency Fix é um script que modifica o “TCPAckFrequency” aumentando a frequência de pacotes enviados para o servidor do jogo, assim diminuindo de forma significativa a sua latência em jogos on-line.

O SemLag é um serviço de VPN/GPN/Proxy tunneling que serve para diminuir o ping/lag em seus jogos favoritos.

Autor:

Azo

Consultoria:

Henrique Ramos – Geógrafo pela UERJ e Consultor de TI com mais de dez anos de experiência na área.

Referências:

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/05/30/Como-%C3%A9-a-rede-de-cabos-submarinos-que-sustenta-as-comunica%C3%A7%C3%B5es-do-mundo

http://mentalfloss.com/article/60150/10-facts-about-internets-undersea-cables

http://help.semlag.com/hc/pt-br/articles/216002503-2-Como-funciona-o-SemLag-e-o-proxy-tunneling-

 

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!